domingo, 16 de janeiro de 2011

Série 10 anos de Kart - 2ª parte - O primeiro campeonato e a descoberta da Granja Viana - 2002

Da esquerda para a direita: Reginaldo (de regata preta), Hugo, Tarcísio e Ederson. Agachados, da esquerda para a direita: Jeferson e Rodrigo - Granja Viana 2002










Após as primeiras corridas, agora estávamos dispostos a disputar um campeonato. A idéia era correr todas as etapas em um traçado diferente do Play Kart Tatuapé, já que lá tínhamos até 12 opções diferentes. A pontuação seria igual à da Fórmula 1 da época: 1º colocado: 10 pontos, 2º colocado: 6 pontos, 3º colocado: 4 pontos, 4º colocado: 3 pontos, 5º colocado: 2 pontos e o 6º colocado: 1 ponto. O pole-position também levava 1 ponto de bonificação. Fizemos ao todo 8 etapas, sendo 6 no Play Kart e as duas últimas etapas na Granja Viana. Os participantes do campeonato, durante o ano, foram os seguintes: Reginaldo, Tarcísio, Rodrigo, Ederson, Jeferson, Fernando, Hugo e Rogério. Vamos então ao resultado das corridas e do campeonato:
1ª etapa - 9 de março de 2002 - Play Kart Tatuapé - Circuito Suzuka
Pole-Position - Rodrigo
1º - Rodrigo
2º - Reginaldo
3º - Fernando
4º - desconhecido
5º - desconhecido
6º - desconhecido
2ª etapa - 7 de abril de 2002 - Play Kart Tatuapé - Circuito Jerez de La Frontera
Pole-Position - Rodrigo
1º - Rodrigo
2º - Rogério
3º - Ederson
4º - Reginaldo
5º - Fernando
6º - Tarcísio
3ª etapa - 30 de maio de 2002 - Play Kart Tatuapé - Circuito Hockenheim
Pole-Position - Rogério
1º - Rogério
2º - Fernando
3º - Tarcísio
4º - Rodrigo
5º - Hugo
6º - Reginaldo
4ª etapa - 9 de julho de 2002 - Play Kart Tatuapé - Circuito Mônaco
Pole-Position - Tarcísio
1º - Fernando
2º - Tarcísio
3º - Rodrigo
4º - Reginaldo
5º - desconhecido
6º - desconhecido
5ª etapa - 3 de agosto de 2002 - Play Kart Tatuapé - Circuito Suzuka
Pole-Position - Rogério
1º - Rogério
2º - Rodrigo
3º - Reginaldo
4º - Ederson
5º - Tarcísio
6º - Jeferson
7ª etapa - 5 de outubro de 2002 - Kartódromo Internacional Granja Viana
Pole-Position - Rogério
1º - Rodrigo
2º - Ederson
3º - Tarcísio
4º - Reginaldo
5º - Rogério
6º - Fernando
8ª etapa - 2 de novembro de 2002 - Kartódromo Internacional Granja Viana
Pole-Position - Rodrigo
1º - Tarcísio
2º - Rodrigo
3º - Ederson
4º - Fernando
5º - Reginaldo
6º - Jeferson
Campeonato após 8 etapas:
1º - Rodrigo - 52 pontos
2º - Rogério - 42 pontos
3º - Fernando - 32 pontos
4º - Tarcísio - 28 pontos
5º - Reginaldo - 26 pontos
6º - Ederson - 17 pontos
7º - Hugo - 2 pontos
8º - Jeferson - 2 pontos
Vitórias:
Rogério - 3
Rodrigo - 3
Tarcísio - 1
Fernando - 1
Poles:
Rogério - 4
Rodrigo - 3
Tarcísio - 1
Destaques e curiosidades do campeonato
Na terceira etapa (Play Kart Tatuapé - circuito Hockeinheim), Reginaldo perdeu o controle do seu kart e deu uma senhora pancada na mureta de pneus dos boxes.
Na 7ª etapa (Granja Viana), Rogério corria bem na ponta quando simplesmente uma das rodas traseiras se desprendeu de seu kart, em pleno retão. Nesta mesma etapa, Hugo não conseguiu fazer uma curva e foi de frente para os pneus, dando uma panca monumental. Ele mesmo se declarou "aposentado" das corridas de kart, tamanho susto que levou.
Em uma das etapas da Granja, Jeferson (que depois iria morar na Austrália, fazendo intercâmbio) perdeu a hora de encontrar com a galera, para irmos todos juntos de carro. Ele não teve dúvidas: pegou um táxi até Cotia. Vê-lo chegar de táxi no kartódromo foi muito engraçado e também foi uma mostra de que ele era realmente fanático por kart.
Na última etapa (Granja Viana), eu liderava e tinha em meu encalço o Tarcísio. Lembro que andamos juntos quase que toda a prova, ele sempre na minha cola. Faltando acho que umas duas ou três voltas, Tarcísio, decidido, colocou de lado no miolo do circuito e me passou. Lembro que fiquei a princípio desesperado em retomar a posição e logo após atrasei uma freada e coloquei de lado, mas Tarcísio ainda tinha um pouco mais de meio kart à frente. Resultado: batemos e os karts deslizaram de lado na curva, Tarcísio em primeiro e eu em segundo. Lembro desta cena e ela passa na minha cabeça em câmera lenta! Quase saímos da pista graças à minha trapalhada, mas conseguimos nos manter e terminar a prova, Tarcísio em primeiro e eu em segundo. Até hoje lembramos deste episódio e damos muita risada!
No final do ano, eu Reginaldo e Renata fomos assistir as 500 Milhas da Granja Viana. Compramos o pit-pass e ficamos a tarde inteira nos boxes. Ficamos bem perto de Rubens Barrichello, Felipe Massa, Tony Kanaan e Felipe Giafone. Rubinho nos cumprimentou e inclusive deu um autógrafo na camiseta do Reginaldo, autógrafo que existe até hoje.
Bem, nem preciso dizer que a pista da Granja Viana nos fascinou de cara. Sem falar dos karts mais potentes. No Play Kart, corríamos com motores de 6,5 HP´s. Na Granja, inicialmente corremos com os de 11 HP´s (dois motores de 5,5) e posteriormente o de 13 HP´s. A partir de então, praticamente somente correríamos na Granja Viana. Mas isso é assunto para o próximo post da série 10 anos de kart.
Bem, como sempre conto aqui com os comentários da galera que vivenciou tudo isso, para enriquecer ainda mais estas lembranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário