domingo, 23 de maio de 2010

CPKA - etapa de maio - um traçado desafiador


Ontem estivemos no Kartódromo Internacional Granja Viana para a disputa da etapa de maio do campeonato da CPKA. A grande expectativa era saber qual a configuração de pista que seria utilizada. Particularmente, estava ansioso por estrear na categoria e também pelos quatro meses de ausência nas pistas.
Confirmei com meus próprios olhos e ouvidos o clima de competição que é a CPKA, relatado anteriormente pelo Reginaldo e Tarcísio. Primeiro, pelo semi-profissionalismo da organização, com detalhes como pesagem, sorteio dos karts, além do nível dos pilotos e por quase todos utilizarem equipamentos (macacão, capacete, luvas) de marcas de automobilismo.


Chegamos cedo no kartódromo, pois queríamos ver qual o traçado seria utilizado. Quando chegamos, a surpresa: correríamos no sentido contrário da pista. O retão seria feito em subida, depois contornaríamos o "S" no final, num esquerda-direita rápido, saindo por cima da parte de cimento após a zebra, ladeira abaixo para contornar um semi-cotovelo à esquerda. Uma pequena reta e encontraríamos mais um grampo para a esquerda. Hora de subir o mergulho para a direita e chegamos na reta da torre, feita em descida. Contorna-se para a direita e pé embaixo despencando a ladeira. Logo à nossa frente, a parte mais difícil deste traçado, na minha opinião: continuando em descida, faz-se um contorno rapidíssimo para a direita e já estamos no cotovelo para a esquerda. É importantíssimo fazer este grampo da melhor forma, pois aí começa a sequência de duas curvas para a esquerda que antecedem o retão principal. Comparei na hora com a subida do café de Interlagos.




Acompanhamos algumas baterias que antecederam à nossa com muita ansiedade para entrar na pista. Na classificação não fomos bem e largamos no pelotão de trás. Após a largada, que é feita com os karts enfileirados, grudados um no outro, conseguimos manter nossas posições, Reginaldo e Tarcísio na minha frente. E foi assim por toda a prova, todos com um bom ritmo. Reginaldo chegou a dar uma escapada, perdendo posições para o Tarcísio e para mim mas depois recuperou-se, me passando e passando o Tarcísio. Os dois correram grande parte da prova colados e no final, quando o Tarcísio estava em oitavo, Reginaldo em nono e eu em décimo, ele escapou da pista com problemas nos pneus. Reginaldo passou para receber a bandeirada em oitavo, me deixando na nona colocação. Tarcísio ainda chegaria na décima-primeira posição. As melhores voltas de cada um: Reginaldo: 55.488, Tarcísio: 55.661 e Rodrigo: 55.678.



No final, todos aprovaram o traçado, classificado por todos como desafiador e veloz. Com relação ao resultado, por estarmos apenas começando na categoria, chegarmos na zona da oitava colocação com quase vinte competidores já é uma boa evolução. É questão de tempo para galgarmos posições melhores.



Bem, agora é esperar o comentário e as impressões dos nossos outros dois pilotos de como foi a prova de cada um. As fotos deste post foram cedidas pelo Reginaldo.

2 comentários:

  1. Desafiador e veloz é realmente a tradução da Granja Viana ao contrário. Somente no dia seguinte senti a "quebradeira" no corpo, principalmente meu braço esquerdo. Enfim adorei o traçado, bem melhor que o da etapa de abril. Estou ansioso pelo próximo e parabéns a vocês Rodrigo e Tarcísio pelo bom desempenho, daqui pra frente é evolução. Claro que temos que contar tamém com a sorte de pegarmos Kart's bons no sorteio. Um Grande Abraço.
    Pereira

    ResponderExcluir
  2. Quando falamos em Granja Viana logo vem a nossa cabeça as palavras desafiadora e veloz, e talvez alguns se perguntam o porque, adentrando a essas palavras podemos concluir que desafiadora em virtude da perícia exigida para contornar as curvas e achar suas tangências para uma perfeira harmonia entre curva e aceleração e veloz por ter retas fantásticas onde conseguimos sentir o poder do motor de 13hp.

    Bom, falando agora desse sábado, posso dizer que a pista anti-horário num primeiro momento me fez broxar, mas quando entrei nela simplesmente meu sentimento era de tesão, como foi gostoso poder correr nesse traçado.

    Agora falando dos pilotos, vou começar com o chegou mais a frente. Pereira de todos nós vc foi o que andou mais rápido, contornando as curvas com mais habilidade, você simplesmente cala a boca daqueles que impõe o pedo como empecilho para correr com os magrelos, provando que você possui muita perícia, então, PARABÉNS!!! Rodrigo, para uma primeira corrida foi bom demais né!!! Se enfiou em algumas briguinhas, mas se saiu melhor, pegou uma posição relativamente boa, tirou a teia de aranha, afinal fazia tempo, rsss!!! Desejo muita, mas muita boa sorte para você e deixar claro que é só uma questão de tempo para vc andar na frente, porque você anda bem p/ K...lho!!! E agora restou eu, hahaha, é claro que não poderia dizer outra coisa, senão... eu só me fodo nesse merda, hahaha!!! Pô, estava na frente, mais precisamente em oitavo, quando infelizmente rodei na curva antes do primeiro grampo, alguns podem dizer que é desculpa, mas meu kart estava sem pneu e por esse motivo rodei, tentei tirar mais do kart quando não tinha o que tirar, mas tá valendo o importante é que todos nós nos divertimos muito, nos reencontramos em nosso ninho, ou seja, a pista, o automobilismo.

    Agora vamos esperar a próxima etapa, para ver qual será o traçado e torcer para pegarmos kart's bons e conseguir decifrar o traçado para fazer voltas rápidas e, assim, como consequência, chegar numa posição mais a frente.

    Abraço e parabéns pela matéria.

    Tata!!!

    ResponderExcluir