sábado, 4 de abril de 2009

A voz dos aeroportos



Talvez você não conheça Iris Lettieri. Mas se você já foi em algum aeroporto brasileiro, como por exemplo o Galeão no Rio e Congonhas, em São Paulo, já ouviu aquela locução feminina, uma voz aveludada anunciando os vôos do dia. Uma locução tranqüila, feita de forma intencional com o intuito de acalmar os passageiros mais amendrontados com a idéia de voar. Para alguns, a voz de Iris também transmite sensualidade.


Iris é locutora desde 1976, inicialmente trabalhando no Galeão. Em uma enquete promovida pela revista alemã Der Spiegel, sua voz foi considerada a mais lida do mundo.


No link, uma matéria curiosa do programa Hoje em Dia, da Rede Record, de vozes conhecidas, que ouvimos nas esperas telefônicas, dos anúncios dos trens e em muitas outras situações do cotidiano: http://www.youtube.com/watch?v=O6FKVRMM_jI


A voz de Iris será retirada do aeroporto do Galeão até o final do ano, com a alegação de poluição sonora, por conta do elevado número de mensagens nos horários de maior movimento. O anúncio ficará a cargo de cada companhia, na sala de embarque. Nos demais locais, os passageiros serão orientados pelos painéis eletrônicos.


Se a ausência da voz marcante de Iris nos aeroportos for mesmo confirmada, será o fim de uma fase marcante na aviação brasileira. Uma fase que já ficou na história, em que viajar de avião era um acontecimento glamuroso, onde as pessoas se vestiam especialmente para a ocasião e nos saguões dos aeroportos entusiastas tomavam café vendo os pousos e decolagens de Electras, Caraveles, Boieng 727, Samurais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário