Salve amigos! Um pouco atrasado por conta dos problemas mais recentes do Speedy e também ao feriadão prolongado, mas vale o registro.
A temporada 2009 da Fórmula 1 tem tudo para ser uma das mais disputadas dos últimos anos. Dessa vez, depois de tantas tentativas dos dirigentes da categoria, parece que as mudanças no regulamento técnico surtiu o efeito que todos esperavam: competitividade. Na verdade, já estávamos todos cansados daquela procissão monótona que eram as provas de Fórmula 1 nos últimos anos, com ultrapassagens feitas muitas das vezes somente nas paradas de boxe.
O Grande Prêmio da Malásia nos mostrou que poderemos ter uma temporada emocionante e com favoritos diferentes dos habituais. A Brawn GP continua sendo a grande força, seguida nesta ordem por Toyota, Red Bull e Williams.
Bem, a prova foi muito disputada. Button largou na pole mas logo caiu para a 4ª posição. Neste momento, Nico Rosberg assumia a ponta. Alonso e Barrichello, que largara na 9ª posição por conta de uma punição por ter trocado o câmbio nos treinos, fizeram ótimas largadas.
Por conta dos interesses comerciais de transmissão da prova para o continente europeu, a corrida começou as 5 horas da tarde no horário local da Malásia. Pilotos chegaram a alertar sobre possíveis problemas de visibilidade por conta da parca luz natural do horário.
Próximo da volta 20, o tempo começou a fechare uma tempestade bíblica armava-se sobre a pista. Primeiro, a chuva caiu de leve. Nesse momento, vários pilotos pararam para trocar os pneus e a pouca aderência da pista proporcionou excelentes momentos de disputas na pista.
Destaque positivo para a Toyota, que acertou na estratégia de colocar pneus intermediários quando a chuva fina caiu e negativo para a estratégia da Ferrari em colocar o pneu de chuva forte no carro de Kimi Raikkonen quando a pista ainda nem estava molhada por completo. O finlandês destruiu seus pneus inapropriados para a situação e ali sua corrida simplesmente acabou.
Na volta 35, cai um dilúvio em Sepang. Pace car na pista, nas câmeras on board percebia-se que a visibilidade era quase zero. Resultado: bandeira vermelha na volta 36. Neste momento os pilotos, dirigentes das equipes e comissários da categoria discutiam se a prova deveria ser reiniciada, pelas condições tanto da pista quanto da visibilidade por conta da pouca luz natural das 6 da tarde. Mark Webber, líder dos pilotos, percorreu carro por carro, conversando com todos os pilotos para saber se a prova deveria ser reiniciada. O que deve ter ouvido é que estava muito difícil pilotar naquelas condições. Teve piloto que disse ter dificuldades em acompanhar o safety car naquele aguaçeiro.
Enquanto todos discutiam sobre a continuação da prova, o mundo presenciou pelas imagens da prova uma cena no mínimo curiosa. Kimi Raikkonen, dentro do box da Ferrari, de bermudas, saboreando um vistoso picolé de chocolate e abrindo a geladeira e pegando um refrigerante. Esse finlandês... Depois de quase uma hora, a decisão. A prova seria encerrada, muito antes de completarmos mais de metade da prova, o que daria aos pilotos metade da pontuação.
Segue a classificação da prova e do campeonato:
GP da Malásia 2009:
1º Jenson Button (Brawn-Mercedes-Benz) - 5 pontos
2º Nick Heidfeld (BMW) - 4 pontos
3º Timo Glock (Toyota) - 3 pontos
4 º Jarno Trulli (Toyota) - 2,5 pontos
5 º Rubens Barrichello (Brawn-Mercedes-Benz) - 2 pontos
6 º Mark Webber (Red Bull-Renault) - 1,5 pontos
7 º Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes-Benz) - 1 ponto
8 º Nico Rosberg (Williams-Toyota) - 0,5 ponto
9 º Felipe Massa (Ferrari)
10 º Sebastien Bourdais (Toro Rosso-Ferrari)
11 º Fernando Alonso (Renault)
12 º Kazuki Nakajima (Williams-Toyota)
13 º Nelson Piquet (Renault)
14 º Kimi Räikkönen (Ferrari)
15 º Sebastian Vettel (Red Bull-Renault)
16 º Sébastien Buemi (Toro Rosso-Ferrari)
17 º Adrian Sutil (Force India-Mercedes-Benz)
18 º Giancarlo Fisichella (Force India-Mercedes-Benz)
Campeonato de pilotos após duas etapas:
1º Jenson Button - 15 pontos
2º Rubens Barrichello - 10 pontos
3º Jarno Trulli - 8.5 pontos
4º Timo Glock - 8 pontos
5º Nick Heidfeld - 4 pontos
6º Fernando Alonso - 4 pontos
7º Nico Rosberg - 3.5 pontos
8º Sébastien Buemi - 2 pontos
9º Mark Webber - 1.5 ponto
10º Lewis Hamilton - 1 ponto
2º Rubens Barrichello - 10 pontos
3º Jarno Trulli - 8.5 pontos
4º Timo Glock - 8 pontos
5º Nick Heidfeld - 4 pontos
6º Fernando Alonso - 4 pontos
7º Nico Rosberg - 3.5 pontos
8º Sébastien Buemi - 2 pontos
9º Mark Webber - 1.5 ponto
10º Lewis Hamilton - 1 ponto
11º Sébastien Bourdais – 1 ponto
Contrutores:
1º Brawn-Mercedes-Benz - 25 pontos
2º Toyota - 16.5 pontos
3º BMW - 4 pontos
4º Renault - 4 pontos
5º Williams-Toyota - 3.5 pontos
6º Toro Rosso-Ferrari - 3 pontos
7º Red Bull-Renault - 1.5 ponto
8º McLaren-Mercedes-Benz - 1 ponto
9º Ferrari - 0
10º Force India Mercedes-Benz - 0
2º Toyota - 16.5 pontos
3º BMW - 4 pontos
4º Renault - 4 pontos
5º Williams-Toyota - 3.5 pontos
6º Toro Rosso-Ferrari - 3 pontos
7º Red Bull-Renault - 1.5 ponto
8º McLaren-Mercedes-Benz - 1 ponto
9º Ferrari - 0
10º Force India Mercedes-Benz - 0
A próxima temporada dessa emocionante Fórmula 1 2009 será no domingo que vem, com o Grande Prêmio da China, as 4 da manhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário