quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Pontuação do campeonato de Kart 2009

Bem meus amigos. Infelizmente, durante o ano, nem todos os pilotos puderam participar regularmente do campeonato organizado por nós Por exemplo, a briga pela liderança tinha Eduardo Moro como um dos protagonistas, mas na última prova ele não pode participar e perdeu pontos preciosos na disputa. Agora vejam o equilibrio entre o segundo colocado, Tarcisio e o terceiro, Reginaldo, separados apenas por 1 ponto. Ao todo, 30 pilotos diferentes largaram nas 4 etapas do campeonato.

Após quatro etapas, segue a pontuação do campeonato:


1º - Rodrigo Carelli - 101 pontos
2º - Tarcisio Frederice - 82
3º - Reginaldo Pereira - 81
4º - Luis Henrique - 77
5º - Eduardo Moro - 69
6º - Marcelo Martinez - 65
7º - Aristinélio Jr. - 57
8º - Vagner Kustor - 56
9º - Rodrigo Alves - 43
10º - Rafael - 38
11º - Izael - 35
12º - Rosiel - 28
13º - Vinicius - 26
14º - Guido - 22
15º - Renato - 20
16º - Rodrigo Posto - 20
17º - Marcio Mormille - 17
18º - Marcelo Oliveira - 17
19º - João Vitor - 17
20º - Marcelo Harnebach - 16
21º - Alex - 16
22º - Dandine - 15
23º - Juscelino Tavares - 14
24º - Bruno - 14
25º - Bruno M. - 13
26º - Marcelo Pugliesi - 12
27º - Lincoln Watanabe - 9
28º - David - 8
29º - Lucas - 7
30º - David - 6

Abraços!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Campeonato de Kart 2009 na Granja Viana - 4ª etapa


Céu azul, sol e muito calor. Este era o clima no último sábado, 7 de novembro, ao chegarmos no Kartódromo Internacional Granja Viana para a disputa da 4º etapa do ano. Eram 18h00 quando chegamos e conseguimos ainda acompanhar a última corrida da Copa São Paulo de Kart. Corriam os karts carenados de 4 tempos. Como várias categorias correram por toda a tarde, a pista estava bastante emborrachada no traçado, o que seria uma vantagem, porém, era preciso tomar cuidado com a sujeira fora do trilho.


Nossa bateria teria 12 pilotos e começaria as 20h00. Porém, por conta de alguns contratempos na chegada dos pilotos, transferimos a prova para as 21h00. Esse fato mudaria a história da prova, como vocês poderão conferir mais à frente.


Algumas ausências de pilotos que habitualmente correm com a gente foram sentidas. Vagner Kustor, Marcelo Martinez e Marcelo Harnebach não compareceram. Eduardo Moro, o vice-líder do campeonato até então e que participa da temporada 2009 da Amika, teve de viajar às pressas ao interior para visitar sua mãe, hospitalizada com pneumonia. Graças a Deus, no próprio sábado ela deixou o hospital para se restabelecer em casa. Mas também temos novos pilotos tomando parte das provas, como por exemplo Renato, Alex e seus amigos Vinicius e Dandine.






Ainda estava bastante abafado e úmido o clima quando os 12 pilotos foram para a tomada de tempos. Após 5 minutos de classificação, Pole Position para Rodrigo Posto. Tarcísio fechava na segunda posição, a terceira era minha, Reginaldo largava em quarto e Aristinélio Jr. em quinto. O novato do ano Luis Henrique largava mais atrás, no bolo.


Sinal verde e largada! Rodrigo Posto manteve a liderança e Tarcísio pulou para a segunda posição, logo mais à frente, na chicane. Eu mantive a terceira posição, segurando Reginaldo em quarto. Mais atrás, acontecia uma intensa briga entre Aristinélio Jr. e Luis Henrique. A disputa arrancou elogios de Jr. para o novato Luis Henrique. "Tem futuro esse garoto".


Duas voltas depois, o líder Rodrigo Posto enroscou-se com o retardatário Bruno M., perdendo a liderança para Tarcísio, que vinha seguido de Reginaldo e Rodrigo Carelli. Reginaldo ainda passaria Tarcísio e assumiria a liderança da prova até a oitava prova, quando começou a chover.




Na verdade, não foi uma chuva. Foi um dilúvio de proporções bíblicas que despencou no Kartódromo Internacional da Granja Viana, naquela noite. Em pouco tempo a pista estava encharcada. O Spray passou a compor o cenário da prova. Para se ter uma idéia da proporção da chuva, o tempo de volta despencou 40 segundos.


A partir daí, as mudanças na liderança da prova eram constantes. Tarcísio e Reginaldo disputavam a ponta. No meio do aguaceiro, alguns pilotos se destacaram. Aristinélio Jr. passou do meio do pelotão para disputar a liderança da prova e Renato, que dsputava as últimas posições no seco, após a chuva subiu para a quinta posição no final da prova. Ele disse que a experiência anterior com chuva na Granja Viana o ajudou nesta prova.


Quem não teve muita sorte foi Tarcísio. Seu motor apagou, muito provavelmente por conta da grande quantidade de água, quando ele ia para receber a bandeirada, na segunda posição. Ele ainda terminaria em quarto. Outro que teve o motor apagado foi Luis Henrique, mas ele conseguiu cruzar a linha de chegada.

Depois de 13 voltas e muita emoção, vitória espetacular de Reginaldo. Espetacular pois ele chegou a rodar mais de uma vez na chuva e manteve a calma, até porque, vejam, sua viseira se desprendeu do capacete, no meio daquele aguaceiro todo. Haja garra!


Vejam o resultado final da prova:

1º - Reginaldo
2º - Aristinélio Jr.
3º - Rodrigo Carelli
4º - Tarcísio
5º - Renato
6º - Luis Henrique
7º - Rodrigo Posto
8º - Vinicius
9º - Alex
10º - Dandine
11º - Bruno
12º - Bruno M.

Parabéns ao Reginaldo pela vitória, pela persistência e pela garra. E também pela grande fase que está passando atrás do volante, pilotando muito. Foi muito bom vê-lo no pit-lane comemorando sua vitória como uma criança.

Os cliques são de Adriana Gonçalves e da namorada do Renato. Créditos para as moças!


Bem colegas amantes da velocidade, provavelmente esta foi a última prova do ano na Granja Viana. Para todos aqueles que participaram das provas, se divertiram, se emocionaram, compartilharam conosco as emoções e a vibração deste esporte fascinante que é o automobilismo, muito obrigado. Esperamos que vocês tenham gostado, que tenham guardado bons momentos e que participem conosco das próximas corridas. Um agradecimento em meu nome, em nome do Tarcísio e em nome de Reginaldo.

Um grande abraço e continuem prestigiando o blog!

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Kartodromo Ayrton Senna - nós andamos lá


E foi no último domingo, na última bateria disponível. Uma chuva leve quase atrapalhou nossos planos, mas depois de parar deu para andar e no final da prova, a pista estava quase seca. A pista é muito boa, seletiva a bastante rápida, apesar de ser totalmente plana, diferente do sobe e desce da Granja Viana. Vejam as fotos e, no pódio, o resultado da prova.












quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Interlagos 2009


Com um pouco de atraso, confesso, relato aqui uma experiência fantástica, que foi assistir ao Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, em Interlagos. A turma era a seguinte: Eu, Reginaldo, Tarcisio, Thais, Luis Henrique, Silvio, Marcinho, Leandro (Nenê) e Romnei. O sábado foi de muita, muita chuva. Como estávamos no Setor G, descoberto, não houve capa de chuva que segurou tanta água. O treino livre da manhã começou com atraso e teve pouco tempo de duração. Mesmo andando em velocidade menor, foi o primeiro contato com a velocidade, o barulho e as cores dos carros de Fórmula 1.

Mais uma pausa e logo a classificação começaria. Neste intervalo, a nossa amiga chuva não nos deixou. E a classificação foi a mais longa da temporada, interrompida várias vezes por conta da pista encharcada. No final, alegria geral com a pole-position de Rubens Barrichello, que ainda tinha chances de brigar pelo título.

Chovia as 4 da manhã, horário que acordamos para ir para a pista pegar um bom lugar no setor G. Ao chegar no autódromo, ela já havia ido embora e armava-se um céu azul e uma esperança de sol por todo dia, que se confirmou.

Enfim, poderíamos conferir toda a velocidade dos carros. Bem, a corrida vocês sabem, Rubinho liderou no início, estava mais leve, parou cedo, depois Mark Webber abriu absurdamente e caminhou firme para a sua segunda vitória na categoria. Barrichello tinha um firme terceiro lugar quando teve um pneu furado e teve de parar, caindo para a oitava posição. E vimos Jenson Button ser campeão, merecidamente, depois de um começo de temporada arrasador, com seis vitórias em 7 corridas. Cozinhou o galo no tempero na segunda metade do ano e teve a calma de terminar as provas e somar pontinhos preciosos, mesmo com a aproximação impressionante e inesperada de seu companheiro de equipe na tabela de pontuação. Barrichello ganhou duas provas e chegou a Interlagos com chances de levar o título. Em um ano maluco, onde uma equipe estreante foi a campeã do mundo e os principais times, como McLaren e Ferrari, penaram com os carros muitas vezes nas últimas filas do grid.

E a temporada 2009, uma das mais legais de acompanhar dos últimos anos, termina este fim de semana, no moderno circuito Yas Marina, em Abu Dhabi. Bem. para terminar, gostaria de agradecer a todos que estiveram conosco em Interlagos, principalmente ao Reginaldo e ao Tarcisio, que nos encorajou a comprar o ingresso e a realizar o sonho de ver as máquinas mais incríveis do planeta, ao vivo.

As fotos de Interlagos estão abaixo:






































sexta-feira, 16 de outubro de 2009

E falando em Interlagos...

Tivemos a oportunidade de andar em Interlagos de carro, graças ao evento Quatro Rodas Experiêncie. Foi uma oportunidade única, principalmente porque fomos nos dois primeiros anos do evento (2006 e 2007), com boas opções de carros para andar na pista. Foram os melhores anos do evento. Ultimamente os ingressos estão caros e as opções de carros não são boas.

Para ilustrar o post, seguem as fotos destes momentos inesquecíveis.












Está chegando a hora!

Bem meus amigos. Conforme anunciei a algumas semanas atrás, estaremos em Interlagos acompanhando a penúltima etapa do campeonato mundial de Fórmula 1. Foi uma semana de muita expectativa e emoção, principalmente para quem vai pela primeira vez ver a Fórmula 1, como eu.


Toda a cobertura do treino que define o grid de largada para o GP do Brasil 2009, inclusive com fotos, você confere aqui no Blog do Carelli.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

A dança dos cockpits para 2010

O anúncio da contratação de Fernando Alonso pela Ferrari na semana passada deu o start para a movimentação do mercado de pilotos para a temporada 2010 da Fórmula 1. Felipe Massa, que essa semana testará no simulador da Ferrari na Itália e pode andar nas próximas semanas em uma Ferrari de Fórmula 1 antiga ou até mesmo de GP2, foi confirmado como companheiro de Alonso. Já Kimi Raikkonen pode ser o companheiro de Lewis Hamilton na McLaren.


Na Renault, está próximo o anúncio de Robert Kubica como o substituto de Alonso. Seu companheiro de equipe pode ser Heikki Kovalainen, egresso da McLaren.


Já Nico Rosberg e Rubens Barrichello podem trocar de lugar. O alemão iria para a Brawn GP, por força dos motores Mercedes e Barrichello iria para a Willians, para ajudar no desenvolvimento do segundo piloto Nico Hulkenberg, campeão desse ano da GP2.


Essas são as primeiras movimentações, ou especulações sobre a movimentação dos pilotos para a próxima temporada. Muito buxixo ainda está por vir.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Avro RJ85 pronto

E já que estamos falando de aviação... Está pronto o Avro RJ85! Calma, eu explico. Ganhei de presente de aniversário de meus colegas Tarcísio e Reginaldo, uma miniatura escala 1:144, marca Revell, de um Avro RJ85.

Aproveitei as férias para montar e utilizei duas semanas para tanto, entre colagem e pintura e a montagem propriamente dita. O mais legal é que a sequência de montagem assemelha-se à de um avião de verdade. Primeiro monta-se todo o conjunto dos trens de pouso traseiros (dois) e o dianteiro (um). A seguir, junta-se os trens de pouso com a sessão central do avião (mais conhecido como charuto). A partir daí, são montadas as asas principais (que no Avro RJ85 são altas) e as quatro turbinas e suas naceles, juntando-as às asas. Utilizando-se sempre, claro, da eficaz cola.

A partir daí, chega a fase final, composta pela adesivagem e pintura, dando um tempinho para secar. E eis que está pronto, não para voar como o de verdade, mas para compor a coleção na prateleira.




Posso garantir para vocês que estes kits para montar são muito divertidos e não são difíceis como inicialmente parecem. É um excelente hobby, tanto que já estou à procura de outro kit para montar! Seguem as fotos do modelo pronto.







Passaredo e Trip à jato


A Aviação Regional sempre se utilizou de eficientes aeronaves turbo-hélices em suas operações, principalmente equipamentos como os ATR-42/72 ou mesmo os EMB-120 Brasília. As exceções mais conhecidas foram a Rio-Sul (antiga subsidiária regional da Varig), que operou com ERJ-145 e mais recentemente a Azul Linhas Aéreas, com o também Embraer ERJ195.




Nos últimos meses, duas companhias regionais passaram a oferecer a seus clientes o conforto, a rapidez e segurança de aeronaves à jato. A Trip inovou e adquiriu para sua frota moderníssimos ERJ-175 da Embraer, com capacidade para 86 passageiros e pitch (espaço entre poltronas) de 79cm.




Já a Passaredo Linhas Aéreas optou pelo também Embraer, só que do modelo ERJ-145. São duas aeronaves já em operação, para diversos destinos no país, com capacidade para 50 passageiros cada.




Estas novas aquisições são uma amostra de que a Aviação Regional brasileira se fortalece e se estabelece cada vez mais.

sábado, 3 de outubro de 2009

Rio 2016

É inegável que o Brasil tem muito a ganhar com a realização dos Jogos Olímpicos em 2016. Reconhecimento e fortalacimento do país no cenário mundial (isso já aconteceu, a própria escolha do país para sede das Olímpíadas é uma mostra), melhorias na infra-estrutura das praças esportivas e no entorno delas, melhorias também nas estruturas de transportes públicos, geração de empregos diretos e indiretos, aquecimento das atividades turísticas e muito mais.



Mas existem alguns aspectos que me preocupam (deixando um pouco de lado a euforia geral que toma conta de todos nestas ocasiões), e aí alguns podem não concordar com o que vou escrever a seguir (lá vem polêmica). O primeiro tem relação com o esporte brasileiro. É preciso existir um maior e melhor incentivo ao esportista (e aí excluo as modalidades mais populares, como futebol, vôlei, basquete, natação, que já possuem patrocínios e parcerias de empresas privadas), que muitas vezes, por não conseguir patrocínio, precisa colocar investimento "do bolso" para manter-se e representar o país. Cansamos de ver, por exemplo, esportistas de atletismo sem possuir um simples par de tênis adequado para a prática do esporte. É preciso investir desde já e sempre no atleta nacional e na estrutura que deve exisitir para que ele seja um esportista de ponta e faça frente às potências mundias do esporte. Espero que, dos bilhões que serão investidos em toda a estrutura para os Jogos de 2016, uma parcela seja dedicada ao apoio ao atleta nacional.



Outro aspecto que me preocupa é a quantia a ser gasta e a forma como será empregada. Voltando a 2007, mais precisamente aos Jogos Panamericanos, veremos que o gasto com as obras superou e muito o inicialmente planejado. Os complexos esportivos construídos, modernos, muito bem aparelhados, hoje não são utilizados, justamente por não existir aquele investimento de base no qual falei anteriormente. E o pior. Hoje o automobilista carioca tem a prática esportiva prejudicada, pois Jacarepaguá, além de estar abandonado, com arquibancadas ruindo, mato crescendo, ou seja, completamente esquecido, teve seu traçado cortado fatalmente para a construção de arenas para o Pan. Aliás, um traçado (o original) muito seletivo, sempre elogiado por todos os pilotos. E não falo isso porque sou fã de automobilismo e defendo este esporte. Interlagos, com a administração de Roberto Seixas e Francisco Rosa, é um bom exemplo de que pode-se utilizar o autódromo para outras atividades, sejam elas esportivas ou sociais, sem alterações no traçado. Provas de ciclismo, escolinha de futebol, shows de música e até provas de patins são realizadas no autódromo, que tem uma importante parceria com a São Paulo Turismo.



Infelizmente, acredito que vão utilizar o que restou da pista de Jacarepaguá para a construção de novos complexos esportivos para 2016. Prometeram construir uma nova pista. Não acredito que farão. Me solidarizo com os pilotos cariocas.