terça-feira, 10 de novembro de 2009

Campeonato de Kart 2009 na Granja Viana - 4ª etapa


Céu azul, sol e muito calor. Este era o clima no último sábado, 7 de novembro, ao chegarmos no Kartódromo Internacional Granja Viana para a disputa da 4º etapa do ano. Eram 18h00 quando chegamos e conseguimos ainda acompanhar a última corrida da Copa São Paulo de Kart. Corriam os karts carenados de 4 tempos. Como várias categorias correram por toda a tarde, a pista estava bastante emborrachada no traçado, o que seria uma vantagem, porém, era preciso tomar cuidado com a sujeira fora do trilho.


Nossa bateria teria 12 pilotos e começaria as 20h00. Porém, por conta de alguns contratempos na chegada dos pilotos, transferimos a prova para as 21h00. Esse fato mudaria a história da prova, como vocês poderão conferir mais à frente.


Algumas ausências de pilotos que habitualmente correm com a gente foram sentidas. Vagner Kustor, Marcelo Martinez e Marcelo Harnebach não compareceram. Eduardo Moro, o vice-líder do campeonato até então e que participa da temporada 2009 da Amika, teve de viajar às pressas ao interior para visitar sua mãe, hospitalizada com pneumonia. Graças a Deus, no próprio sábado ela deixou o hospital para se restabelecer em casa. Mas também temos novos pilotos tomando parte das provas, como por exemplo Renato, Alex e seus amigos Vinicius e Dandine.






Ainda estava bastante abafado e úmido o clima quando os 12 pilotos foram para a tomada de tempos. Após 5 minutos de classificação, Pole Position para Rodrigo Posto. Tarcísio fechava na segunda posição, a terceira era minha, Reginaldo largava em quarto e Aristinélio Jr. em quinto. O novato do ano Luis Henrique largava mais atrás, no bolo.


Sinal verde e largada! Rodrigo Posto manteve a liderança e Tarcísio pulou para a segunda posição, logo mais à frente, na chicane. Eu mantive a terceira posição, segurando Reginaldo em quarto. Mais atrás, acontecia uma intensa briga entre Aristinélio Jr. e Luis Henrique. A disputa arrancou elogios de Jr. para o novato Luis Henrique. "Tem futuro esse garoto".


Duas voltas depois, o líder Rodrigo Posto enroscou-se com o retardatário Bruno M., perdendo a liderança para Tarcísio, que vinha seguido de Reginaldo e Rodrigo Carelli. Reginaldo ainda passaria Tarcísio e assumiria a liderança da prova até a oitava prova, quando começou a chover.




Na verdade, não foi uma chuva. Foi um dilúvio de proporções bíblicas que despencou no Kartódromo Internacional da Granja Viana, naquela noite. Em pouco tempo a pista estava encharcada. O Spray passou a compor o cenário da prova. Para se ter uma idéia da proporção da chuva, o tempo de volta despencou 40 segundos.


A partir daí, as mudanças na liderança da prova eram constantes. Tarcísio e Reginaldo disputavam a ponta. No meio do aguaceiro, alguns pilotos se destacaram. Aristinélio Jr. passou do meio do pelotão para disputar a liderança da prova e Renato, que dsputava as últimas posições no seco, após a chuva subiu para a quinta posição no final da prova. Ele disse que a experiência anterior com chuva na Granja Viana o ajudou nesta prova.


Quem não teve muita sorte foi Tarcísio. Seu motor apagou, muito provavelmente por conta da grande quantidade de água, quando ele ia para receber a bandeirada, na segunda posição. Ele ainda terminaria em quarto. Outro que teve o motor apagado foi Luis Henrique, mas ele conseguiu cruzar a linha de chegada.

Depois de 13 voltas e muita emoção, vitória espetacular de Reginaldo. Espetacular pois ele chegou a rodar mais de uma vez na chuva e manteve a calma, até porque, vejam, sua viseira se desprendeu do capacete, no meio daquele aguaceiro todo. Haja garra!


Vejam o resultado final da prova:

1º - Reginaldo
2º - Aristinélio Jr.
3º - Rodrigo Carelli
4º - Tarcísio
5º - Renato
6º - Luis Henrique
7º - Rodrigo Posto
8º - Vinicius
9º - Alex
10º - Dandine
11º - Bruno
12º - Bruno M.

Parabéns ao Reginaldo pela vitória, pela persistência e pela garra. E também pela grande fase que está passando atrás do volante, pilotando muito. Foi muito bom vê-lo no pit-lane comemorando sua vitória como uma criança.

Os cliques são de Adriana Gonçalves e da namorada do Renato. Créditos para as moças!


Bem colegas amantes da velocidade, provavelmente esta foi a última prova do ano na Granja Viana. Para todos aqueles que participaram das provas, se divertiram, se emocionaram, compartilharam conosco as emoções e a vibração deste esporte fascinante que é o automobilismo, muito obrigado. Esperamos que vocês tenham gostado, que tenham guardado bons momentos e que participem conosco das próximas corridas. Um agradecimento em meu nome, em nome do Tarcísio e em nome de Reginaldo.

Um grande abraço e continuem prestigiando o blog!

2 comentários:

  1. E aí Rodriguinho,

    Como sempre seus relatos sobre as corridas são fenomenais, conseguindo retransmitir todas as sensações, emoções e frustrações que ocorreram com todos os pilotos.

    E, para aqueles que correram e leêm, resta apenas as gargalhadas das lembranças da prova, afinal você expressa por meio da escrita, tudo o que aconteceu com entusiasmo, empolgação e uma pitada de comédia.

    Continue escrevendo sobre as nossas corridas, com certeza é um lado impar dos nossos encontros e um item que deve ser feito somente por você em virtude dessa peculiaridade e da tríade citada no parágrafo anterior.

    Obs.: quando meu motor apagou estava na primeira posição, sonhando em conseguir levar o kart a vitória, mas ficou apenas na vontade, rsss.

    Abraço,

    Tarcísio.

    ResponderExcluir
  2. Grande Rodrigo

    Perfeita a descrição da prova
    Parabéns pelo texto, cheio de detalhes e muito bem redigido.
    Mais uma vez, foi uma experiência muito legal correr junto com vocês, e pegar um pouco mais de conhecimento.
    Larguei em 7º,e rodei sozinho na primeira volta, o que me fez cair para último.. e como você bem disse, o fato de eu já ter corrido na chuva neste kartódromo, fez com que eu conseguisse chegar em 5º.
    Tenho que comemorar porque ainda fiquei na mesma volta que vocês...rs...
    Grande Abraço!!!

    ResponderExcluir