A oitava e última etapa da temporada 2025 do Britcar Endurance Championship foi disputada no tradicional circuito de Brands Hatch, na configuração de traçado “Indy”, mais curto, com 1.944 metros de extensão. Mais uma vez, a prova foi transmitida, de forma inédita e em língua portuguesa, pelo Portal e TV High Speed Brazil na plataforma do Youtube, em suas demais multi plataformas, pelo CBTV e seus multi canais e também pela plataforma da PicTV, com narração de Matheus Furlan e comentários de Rodrigo "Pancho" Favoretto e meus. A programação da Britcar em Brands Hatch contou com duas corridas de 45 minutos cada de duração, sendo que a segunda corrida do dia foi disputada na noite do sábado.
A etapa contou com 33 carros no grid, prometendo ser caótica devido à mistura de categorias (como GT, Cup e Trophy) e a grande diferença de velocidade entre os veículos, com os mais lentos virando até 8 segundos a mais por volta. A Gineta número 41, de Manet e Will, conquistou a pole position, superando a Ferrari 16 (do Grahams e do Molen) por mais de meio segundo. O grid era diversificado, incluindo modelos como Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio, Subaru, TCR, Volkswagen Scirocco, Porsches 911, Ferrari, Ginetas e diversas gerações de BMWs.
O brasileiro Adriano Medeiros foi o destaque da etapa, principalmente da corrida noturna
Corrida 1
O Brasil estava novamente representado na pista por Adriano Medeiros, pilotando a Ginetta número 3 (ao lado de Nick Casey). Eles haviam perdido a melhor volta da classificação devido a uma punição. A prova teve a duração prevista de 45 minutos. Logo na largada, a Ferrari #16 assumiu a ponta brevemente na curva Paddock Hill, mas a Ginetta 41 a reassumiu após um toque e disputa porta-com-porta. O traçado estava particularmente sujo devido a um estouro de motor de uma categoria anterior, que jogou óleo em praticamente toda a pista, exigindo uso de pó químico.
Houve problemas logo no início. A BMW 888 teve um incidente na volta de apresentação (sendo tocada na curva Druids), o que danificou a suspensão, forçando uma parada não programada nos boxes e a fazendo perder uma volta, caindo para a última colocação. Próximo aos 10 minutos de prova, o brasileiro Adriano Medeiros e Nick Casey (Ginetta #3) ficaram pelo caminho após um enrosco feio com o Cupra TCR #14. A Ginetta #3 sofreu quebra de semieixo e problemas na suspensão. Outro carro importante a abandonar foi a BMW #4 do Team Brit (Bob Trundley e Asha Silva), que estava brigando pelo campeonato.
Por conta dos múltiplos carros acidentados ou parados na pista (incluindo o #3, #4 e #14), o Safety Car foi acionado por um longo período, permanecendo até faltarem aproximadamente 26 minutos para o fim. A janela de pit stops (pit window) abriu sob Safety Car. O líder, a Ginetta #41 decidiu permanecer na pista, enquanto a maioria dos concorrentes parou, uma estratégia que o fez cair no pelotão.
Após a relargada, a disputa pelo primeiro lugar no geral se concentrou entre o Porsche #74 (Malone e Smiley) e a Ferrari #16 (Grimes e Molen). O tráfego intenso se tornou o principal desafio. A Ferrari #16 demonstrou agressividade para ultrapassar retardatários (como uma McLaren e o Subaru), assumindo a liderança virtual.
No entanto, o Porsche #74, buscando pontos importantes para o campeonato, conseguiu superar a Ferrari e assumir a liderança geral da prova. Os líderes tiveram que fazer ultrapassagens "na raça", sem a vida facilitada pela bandeira azul, pois os pilotos mais lentos defendiam suas posições de categoria. Um novo Safety Car foi acionado perto do fim quando a Ginetta #42 escapou na Paddock Hill, faltando cerca de 10 minutos para o término.
A corrida teve um relargada com 5 minutos do fim. O Porsche #74 (Malone/Smiley) manteve a liderança. O Porsche #18 (Moldon/Kellet) se destacou no final, virando a volta mais rápida da prova (46.4 segundos) e descontando a diferença para o líder (que era de 6.7 segundos). Apesar da velocidade do Porsche #18, não houve tempo suficiente para brigar pela vitória.
Resultado Final (44 voltas):
Vitória Geral: Porsche #74 (Malone e Smiley).
Segundo Lugar: Porsche #18 (Moldon e Kellet).
Terceiro Lugar: Ferrari #16 (Graham e Molen).
O Porsche vencedor da corrida 1 em Brands Hatch
Apenas os quatro primeiros colocados terminaram na volta do líder, evidenciando a intensidade do tráfego e as diferenças de equipamento. A BMW 23 (Nathan Wells) venceu na categoria GT.
Pós-Corrida
Os vencedores ficaram contentes, especialmente porque seus rivais diretos no campeonato (BMW #4) abandonaram. Os pilotos descreveram a corrida como "carnificina" (carnage) devido à dificuldade de ultrapassar.
Adriano Medeiros e sua equipe estavam trabalhando para tentar consertar a Ginetta #3 a tempo para a Corrida 2. A próxima corrida era aguardada com expectativa, pois aconteceria ao anoitecer, adicionando o desafio da iluminação, pista fria e suja.
A transmissão da corrida 1 no Youtube do Portal High Speed Brazil - clique para assistir
Corrida 2
A corrida 2 trazia a expectativa de uma prova caótica e intensa, marcada pela corrida noturna, onde a visibilidade limitada e o intenso tráfego no traçado curto de 1.944 metros adicionariam um “tempero” extra. O grid contou com 33 carros, sendo 29 deles presentes para a largada.
A briga pelo título na classificação geral estava acirrada. Os principais candidatos eram o Team Brit (BMW #4, Bob Trundley/Asha Silva, Classe Cup), que liderava com 279 pontos. Eles precisavam igualar o resultado do Porsche #74. AMSPEED Team (Porsche #74, Dom Malone/Adam Smadley, Classe Challenge), que havia vencido a corrida 1 e estava com 268 pontos. A Ginetta número 41 (Benet/Wills), que havia conquistado a pole na corrida 1. Para esta corrida 2, o grid inicial apresentava o Porsche #74 em primeiro, o Porsche #18 em segundo e a BMW #23 em terceiro.
O brasileiro Adriano Medeiros, dividindo a Ginetta #3 com Nick Casey (Box3 / Datum Motorsports), estava de volta à pista após a equipe conseguir corrigir um problema no semieixo ocorrido na primeira corrida. Eles largaram da 31ª colocação.
A prova foi marcada por múltiplas intervenções do Safety Car, dificultando o ritmo e a recuperação de posições. O primeiro Safety Car foi acionado logo na primeira volta, após a Gineta #26 (Classe GT) escapar e ficar presa na caixa de brita na curva Druids. O segundo Safety Car foi acionado devido ao Aston Martin #189 escapar na Padock Hill e ficar atolado na caixa de brita. A remoção do Aston Martin foi lenta e complicada devido à escuridão e à brita fofa, exigindo um trator e estendendo o período de neutralização.
Durante as neutralizações, a dificuldade de dirigir à noite foi destacada pelos pilotos, mencionando a falta de marcadores de frenagem e o ofuscamento dos faróis. O piloto de apenas 16 anos, Michael Wheeler (McLaren GT4), expressou para a reportagem da transmissão que seu principal objetivo era trazer o carro inteiro para casa, evitando toques.
A Ferrari #16, forte concorrente à vitória na classificação geral e em sua classe, não apareceu na tabela de cronometragem, levantando a questão se houve um problema técnico ou uma decisão estratégica de não participar da prova noturna. Diversos carros receberam múltiplas punições de drive-through ou stop-and-go, como o carro #14 (três punições) e, notavelmente, o BMW #40, que acumulou quatro punições por excesso de velocidade nos boxes (50 km/h é o limite).
A janela obrigatória de pit stops dura 8 minutos). Após sua abertura, o Porsche #74 (Malone/Smiley) perdeu terreno após a parada, caindo para o 14º posto. O Porsche #18 (Moldon/Kellet), que vinha na liderança, fazendo a melhor volta da prova (46.118 segundos), também parou tarde e voltou muito atrás (15º no geral, a cerca de 50 segundos da liderança). O Team Brit BMW #4 (Trundley/Silva), que largou em último devido ao abandono na Corrida 1, fez uma boa recuperação inicial (ganhando 10 posições). Com as paradas, a liderança momentaneamente caiu para as BMWs, com a #36 (Smith/Jones) e a #23 (Wells) assumindo a ponta.
O brasileiro Adriano Medeiros assumiu a Ginetta #3 para o stint final. Ele demonstrou um ritmo muito rápido na parte noturna da corrida. Casey entregou o carro após ganhar 10 posições, e Medeiros continuou a recuperação. Medeiros estava virando tempos significativamente mais rápidos (49.2 segundos) do que muitos carros da classe Challenge, incluindo o Porsche #18 (50.5 segundos). A dupla do brasileiro liderava a classe Gineta e estava em sexto lugar no geral com pouco tempo restante.
Nos minutos finais, o Porsche #74 (Malone/Smiley), que estava focado na recuperação, alcançou e ultrapassou a BMW #23, assumindo a liderança geral da prova, virando cerca de 2 segundos mais rápido por volta do que o líder anterior. A prova foi encerrada após 45 voltas.
Resultados Finais (Top 4):
Porsche #74 (Malone/Smiley) - Vitória Geral.
BMW #23 (Nathan Wells) - 1º na categoria GT.
BMW #36 (Smith/Jones).
Gineta #3 (Nick Casey/Adriano Medeiros) - 1º na categoria Ginetta.
Mais uma vitória para o Porsche #74 e a conquista do campeonato na classificação geral e na classe Challenge
Pós-Corrida
O segundo colocado, Nathan Wells (#23 BMW), estava feliz com o P2 geral, mas admitiu que não podia competir com o ritmo do Porsche #74, que era "muito mais rápido". Os vencedores, Malone e Smiley, estavam extasiados com a vitória dupla (Corrida 1 e 2) e com o "mega" desempenho de Dom Malone. Eles estavam ansiosos pela confirmação dos pontos do campeonato, indicando que a briga final estava "inacreditavelmente acirrada" (possivelmente 1 ponto de diferença).
O Team Brit (#4), principal rival no título, terminou apenas na 23ª colocação geral (3ª na classe Cup), um resultado que complicou suas chances de conquistar o campeonato geral contra o Porsche #74.
A corrida noturna foi considerada um fechamento "com chave de ouro" para a temporada. A temporada de 2025 do Britcar foi concluída e a próxima está agendada para começar em 21 de março de 2026, em Donington Park, circuito Grand Prix.
A transmissão da corrida 2 no Youtube do Portal High Speed Brazil - clique para assistir
Classificação do campeonato 2025:
Geral
1º - Dom Malone / Adam Smalley (PRO) / Charles Rainford (PRO) – 308 pontos
2º - Bobby Trundley (PRO) / Asha Silva – 306 pontos
3º - Rob Ellick / Fynn Jones – 292 pontos
Classe Challenge
1º - Dom Malone / Adam Smalley / Charles Rainford – Porsche 911 Evo 991 Cup #74 – 308 pontos
2º - Bonamy Grimes / Johnny Mowlen – Ferrari 488 Challenge EVO #16 – 166 pontos
3º - Ash Muldoon / James Kellet – Porsche 911 Evo 991 Cup #74 – 154 pontos
Classe GT
1º - Chris Bingham / Michael Lyons - Ginetta G55 GT4 #63 – 287 pontos
2º - Martin Addison - Aston Martin Vantage GT4 #189 – 256 pontos
3º - Noah Cosby / Caleb McDuff / Aaron Morgan - McLaren 570S GT4 – 210,5 pontos
Classe Trophy
1º - Chris Murphy – BMW M3 E36 #721 – 273 pontos
2º - Calum Bates – BMW M3 E46 #10 – 265,5 pontos
3º - James Harrison / Steve Harrison Ginetta G56 GTA #62 – 191 pontos
Classe Ginetta
1º - Marco Anastasi / Maurizio Sciglio – Ginetta G55 Supercup #47 – 281 pontos
2º - Nick Casey / Adriano Medeiros – Ginetta G55 Supercup #3 – 247 pontos
3º - Dave May / Mark Skeats – Gineta G55 Supercup #118 – 212,5 pontos
Classe TCR
1º - Rob Ellick / Fynn Jones – Seat Cupra Gen 1 TCR #7 – 292 pontos
2º - Ashley Woodman – Cupra Competicion TCR Gen2 #60 – 223 pontos
3º - Nick Hull / Richard Avery – Cupra Competicion Gen2 #24 – 159 pontos
Classe Cup
1º - Bobby Trundley / Asha Silva – BMW M240i #4 – 306 pontos
2º - Christopher Hayes / Jamie Hayes – Seat Supercopa – 281 pontos
3º - Dennis Storey / Alan McCullough – BMW 130 – 158 pontos
Cedric Bloch e seu Audi TCR
Seat Cupra Gen 1 TCR de Jamie Hayes / Alex Read
BMW E46 de Nathan Wells
Ginetta G55 Supercup de Marco Anastasi / Maurizio Sciglio
BMW M2CSR de Andrew Dawber / Nathan Wright
Ginetta G56 GTA de Archie Buttle
Volkswagen Scirocco de Tom MacFarlane
Ferrari 488 Challenge EVO de Bonamy Grimes / Johnny Mowlem
BMW M240i de Bobby Trundley / Asha Silva
Ginetta G55 Supercup de Stephen Fresle / Simon Green / Jack Mitchell
Os campeões de 2025, Dom Malone e Adam Smalley
Aston Martin Vantage GT4 de Martin Addison
BMW E36 de Mark Smith / Karl Jones
Ginetta G55 Supercup de Nick Casey / Adriano Medeiros
Adriano Medeiros e Nick Casey
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