Mil Milhas Chevrolet Absoluta 2023 - GP Cidade de São Paulo
Estivemos presentes em mais uma edição das Mil Milhas, tradicional prova de longa duração do nosso automobilismo. Com a organização capitaneada por Thiago Pereira, essa foi a edição de afirmação da prova, que voltou a ser realizada em 2020 - depois de um hiato de mais de 10 anos - quando a Elione Queiroz foi a responsável por resgatar o evento. Com mais de 40 carros no grid e presença de protótipos de topo do nosso automobilismo, as Mil Milhas voltaram definitivamente ao mapa do esporte a motor nacional. Tudo isso sem deixar de lado a sua essência, que é a de ser uma prova democrática, capaz de receber todo o tipo de modelo de carro em sua disputa.
Os treinos livres mostraram que os protótipos AJR e Sigma dominariam as ações no topo da tabela de tempos. Ao todo, dois AJR e um Sigma (a evolução G5) tomariam parte da prova. Um segundo Sigma (a evolução G4, que ganhou a prova do ano passado) teve problemas de motor e ficou alijado da disputa ainda nos treinos livres.
A tomada de tempos classificatórios para o grid de largada seria disputada na sexta-feira a tarde. A sessão chegou a ser disputada por alguns minutos, mas uma chuva forte fez a direção de prova decretar bandeira vermelha. Como a situação de chuva densa se estendeu, o qualificatório não foi realizado e as posições de largada foram definidas pelas melhores voltas realizadas nos treinos livres.
A pole position então ficou com o protótipo AJR 175 da equipe FTR Motorsport, do quarteto Fernando Fortes, Henrique Assunção, Emilio Padron e Fernando Ohashi, com o tempo de 1min31s320.
O protótipo AJR da equipe FTR Motorsport cravou a pole position e levou a vitória nas Mil Milhas 2023 (Foto: Rodrigo Carelli)
A entrada para o público era franca e foi disponibilizado um ingresso para acesso ao paddock e visitação aos boxes, por 450 reais. No final da tarde e começo de noite de sábado, as arquibancadas estavam lotadas, principalmente por conta da presença dos clubes de Opala, uma vez que a Old Stock Race fez corridas preliminares.
A grande pergunta a ser respondida - pelo menos para mim - era se os protótipos de topo (AJR´s e Sigma) iriam aguentar o ritmo de uma corrida longa. A história de cada um na prova foi diferente. O Sigma liderou a corrida na fase da madrugada, mas teve problemas no alternador e perdeu um total de 15 voltas. A equipe trabalhou bem, devolveu o bólido para a pista mas no começo da manhã o carro teve problemas de suspensão, abandonando a disputa. O AJR 72 não teve vida fácil, com seguidos problemas mecânicos. Não finalizou a prova.
Já o AJR 175 teve problemas em um pit stop e despencou para a décima segunda posição na classificação geral. Os pilotos trabalharam em uma recuperação para buscar a liderança, que naquele momento estava nas mãos da tripulação do Porsche 914 Cayman GT4, da categoria GT2. Em questão de tempo, O AJR 175 do quarteto Fernando Ohashi, Emilio Padron, Fernando Fortes e Henrique Assumpção assumiu a ponta e não mais saiu de lá até a bandeirada. Foi a segunda vitória seguida da equipe FTR Motorsport nas Mil Milhas, que na edição de 2022 ganhou com o Sigma G4.
No mais, foi uma prova bastante conturbada, com diversas intervenções do safety car por conta de incidentes e carros parados na pista por problemas mecânicos. Mas foi uma prova com bom índice técnico, com destaque para as categorias de turismo com baixa tecnologia embarcada, mas que se notabilizam invariavelmente pela resistência.
Mil Milhas 2023 - Resultado final:
1)#175 Emilio Padron/Fernando Ohashi/Fernando Fortes /Henrique Assumpção – AJR V8 – Categoria Protótipos 1 – 359 voltas em 12 horas, 5 minutos e 17 segundos – 1.546 Km e 931 metros – média de 128.45 Km/h (Equipe FTR Motorsports) - Vencedor na classificação geral e na Categoria Protótipos 1
7) #777 Rogério Barbato/Ricardo Domenech/ /Evandro Camargo – Chevrolet Astra V8 Stock Car – Categoria GT3 Light – 315 voltas (Equipe RTC Racing Team) - Vencedor na Categoria GT3 Light
8) #111 Vinicius Lira/Augusto Santin/Alessandra Menini/Iures Delfino /José Santiago – Ford Courier DTM – Categoria Turismo Nacional 1 A – 308 voltas (Equipe Lira Racing) - Vencedor na Categoria Turismo Nacional 1 A
9) #216 R.Savio/R.Parente/C.Lisi – Chevrolet Corsa – Categoria Turismo Nacional 1 A – 303 voltas (Equipe Oto Racing)
10) #118 V.Marcon/R.Fernandes/E.Divani /T.Cabrera/C.Wagemaker – Mitsubishi Lancer Evolution - Categoria Turismo Nacional 1 A – 300 voltas (Equipe Marcon Racing Team)
11) #56 Carlos Barcelos/Mauro Weck/Alexandre Hoerlle/Ricardo Barth /Julio Picolli – Chevrolet Corsa – Categoria Turismo Nacional 1.4 – 298 voltas (Equipe RS Sports Desenvolvimentos) - Vencedor na Categoria Turismo Nacional 1.4
12) #37 Ricardo Gouveia/Rafa Paschoalin/ C.Neto Ronaldo/R.Mourão – Volkswagen Fusca – Categoria Turismo Nacional Clássicos – 293 voltas (Equipe R37 Driver Academy) - Vencedor na Categoria Turismo Nacional Clássicos
13) #17 Vinicius Salva/Ricardo Kasai/Otávio Carmacio – Chevrolet Celta - Categoria Turismo Nacional 1 A – 291 voltas (Equipe Oto Racing)
14) #20 Enzo Gianfratti/Luc Monteiro/Marcelo Zebra/Silvio Gatão/Tiago Riberi – Hyundai HB20 RSpec - Categoria Turismo Nacional 1 A – 290 voltas (Equipe H Racing)
16) #28 Miguel Mallaco/Wilton Pena/Ivan Mendes/Matheus Martins – R1 Indian Spyder – Categoria Protótipo Nacional 1 A – 286 voltas (Equipe Luizão Racing) - Vencedor na Categoria Protótipo Nacional 1 A
17) #43 Emerson Piedade/Alexandre Peppe/Luiz Cirino/ Arthur Fortunato – Chevrolet Onix – Categoria Turismo Nacional 1 – 281 voltas (Equipe Alpie Competições) - Vencedor na Categoria Turismo Nacional 1
18) #112 G. Cardoso/L. Cardoso/I. Cardoso/D. Oliveira/C. Labrea – Chevrolet Onix – Categoria Turismo Nacional 1.4 – 280 voltas (Equipe M3 Motorsports)
19) #174 R. Mazieri/H. Bueno/M. Nivoloni/B. Tedesco/Gabi Morais – Chevrolet Corsa – Categoria Turismo Nacional 1.4 – 280 voltas (Equipe Juka Motors)
20) #14 M. Lucas/J. Carvalho/A. Santin/ M. Shan/F. Ferreira – Ford Fiesta – Categoria Turismo Nacional 1 – 279 voltas (Equipe Lira Racing)
21) #178 Humberto Guerra Jr./Matheus/José Mario Dias /E. Alexandre – Aldee – Categoria Protótipo Nacional 1 – 272 voltas (Equipe HT Guerra)
22) #66 L. Rezende/M. Tanure/R. Leite/ F. Santos – Renault Sandero RS – Categoria Turismo Nacional 1 A – 260 voltas (Equipe RennTechMotors)
35) #84 Lu Klai/Mauricio/Marcelo/ Bernardo – Volkswagen Gol – Categoria Turismo Nacional Clássicos – 145 voltas (Equipe MI Motors)
36) #222 Carlos Vallone/Roberto Dal Pont/Gabriel Valone – Volkswagen Gol “Tomahawk” – Categoria Turismo Nacional 1 A – 142 voltas (Equipe Arias Motorsports)
Ótimo!!! bacana Rodrigo!!! Obrigado por dedicar tanto por nosso Automolismo!!!
ResponderExcluirObrigado!!
ExcluirMelhor cobertura das 1000 milhas 2023
ResponderExcluirValeu!!
ExcluirParabéns pela cobertura, meu irmão! Ainda acompanharemos uma Mil Milhas juntos.
ResponderExcluirCom certeza, essa é a minha expectativa!!
ResponderExcluir