sábado, 2 de abril de 2022

DTM Courier Picape – Divisão de Turismo Metrocar – Temporada de 2001


O dia 29 de abril de 2001, um domingo ensolarado em São Paulo, entrou para a história pela realização da primeira prova da história da DTM Courier Picape, a categoria monomarca que estreava em Interlagos e prometia bons pegas e presença de ótimos pilotos. Até aquele momento, um total de 25 Ford Courier tinham sido vendidas, porém nesta primeira etapa, 18 carros efetivamente ficaram prontos e tomaram parte da prova. Eduardo Homem de Mello, animado, contava suas expectativas para a reportagem da revista Racing: "com base nesses números e na aceitação que a categoria teve entre os pilotos e o público presente em Interlagos, acreditamos que na segunda prova teremos pelo menos 25 carros alinhando no grid. E, que até o final do ano, cerca de 40 pilotos estarão disputando o DTM Picape."







Os custos da categoria eram um dos principais atrativos. Em valores de 2001, o aporte para participar de cada corrida era de aproximadamente 3 mil reais. Os carros utilizavam pneus radiais, o que facilitava os custos porém não trazia um desempenho tão satisfatório. As evoluções técnicas eram prometidas para os próximos meses pelo organizador, Eduardo Homem de Mello: "a partir da próxima prova, as equipes receberão um câmbio com relações de marchas mais curtas, o que deverá proporcionar um aumento de performance. Em breve, estaremos utilizando os pneus slick, o que melhorará de quatro a cinco segundos nos tempos de volta", revelou à revista Racing.



1ª Etapa – Interlagos (SP) – 29 de abril de 2001


Um total de 18 pilotos participou da primeira de onze etapas da DTM Courier Picape, temporada de 2001, em Interlagos. O piloto Cláudio Gontijo cravou a melhor volta no treino classificatório, porém cometeu o erro de reabastecer seu carro e foi punido com a perda da volta cronometrada. Resultado: largou na décima colocação e deixou a pole position para o carioca Sérgio Bürger, da equipe Fly Linhas Aéreas, que entrou para a história como o primeiro piloto a largar na frente da DTM Picape.




As picapes largando para a primeira prova da história da DTM Picape



O acerto de Cláudio Gontijo estava ótimo e ele tratou de fazer uma prova de recuperação para buscar as primeiras posições. Contou com um pouco de sorte pois os pilotos Leandro de Almeida e Marcos Cardoso se enroscaram na última volta e abriram caminho para a vitória de Gontijo, que contou como foi seu fim de semana para a revista Racing: "a minha sorte foi que a equipe conhecia bastante os ajustes para um carro equipado com pneu radial, e, por isso, a minha picape estava muito no 'chão', o que me possibilitou realizar uma boa prova de recuperação."


Gontijo entrou para a história ao vencer a primeira corrida da história da DTM Courier Picape em uma prova bastante disputada e bem movimentada. Era o prenúncio de uma temporada muito agitada e de bastante disputa. Apesar da animação geral com a estreia, os carros ainda careciam de desenvolvimento, como por exemplo um câmbio com novo escalonamento, mais curto. Os pilotos sequer trocavam de quarta marcha para quinta na reta principal, o que denotava uma caixa com relações muito longas. O reflexo foi que os tempos de volta não variaram da casa de 2 minutos e 12 segundos.




Cláudio Gontijo, o primeiro vencedor da história da DTM Picape



Além do triunfo de Gontijo, o destaque também foi para a equipe Fly Linhas Aéreas, que conquistou o segundo e terceiro lugares com os irmãos Sérgio e Ricardo Bürger.


Resultado final:


1º - Cláudio Gontijo – 40min13s324 – 20 pontos
2º - Sérgio Bürger – 15 pontos
3º - Ricardo Bürger – 12 pontos
4º - Fábio Santos – 10 pontos
5º - Nelson Donato Jr. – 8 pontos
6º - Paulo Rovella – 6 pontos
7º - João Dantas – 4 pontos
8º - Leonardo Burti – 3 pontos
9º - Flávio Secolin – 2 pontos
10º - Ricardo Matarazzo – 1 ponto
11º - Celso Jordão
12º - Robson Vieira
13º - Gilberto Podboi
14º - Otávio Mesquita
15º - Belmiro Jr.
16º - Luiz Corazzari



2ª Etapa – Interlagos (SP) – 19 de maio de 2001


O tempo de 2min09s332 cravado pelo pole position Luiz Renato Frediani mostrou que as alterações técnicas realizadas pela organização nas picapes começavam a surtir efeito. As relações de marcha foram trocadas e no motor foi trocada a bomba de combustível por uma peça de melhor vazão. Outra boa notícia desta segunda etapa era a participação de mais carros que na primeira corrida, um total de 21 picapes.


Frediani foi seguido na classificação por Leandro de Almeida, Cláudio Gontijo e Robson Vieira. Após a largada, os quatro primeiros colocados no grid mantiveram suas posições e vinham duelando. Leandro de Almeida assumiu a ponta mais à frente, depois de superar Luis Frediani na freada para a curva do lago. Logo depois, o piloto Paulo Rovella teve um estouro de motor e "lavou" de óleo a curva do laranjinha. Vários pilotos escorregaram no óleo, dentre eles o líder da prova, Frediani. Depois dessa confusão, Leandro de Almeida assumiu a ponta, seguido de Cláudio Gontijo, Belmiro Jr. e Sérgio Bürger.


Na décima primeira volta, Gontijo e Leandro de Almeida se enroscam no esse do Senna, na briga pela primeira colocação. No lance, Cláudio Gontijo abandonou a prova e Leandro de Almeida conseguiu voltar para a corrida, porém com o capô do motor da sua Courier avariado. Nessa altura, Almeida era o segundo, mas teria que cumprir uma punição de 10 segundos pelo lance com Gontijo. Belmiro Jr. assumiu a ponta.


E as emoções não cessaram. Fábio Santos e Robson Vieira brigavam pela terceira colocação, faltando duas voltas para o final, quando se enroscaram no laranjinha. Robson Vieira se deu mal e abandonou ali a prova. Fábio Santos acabou sendo punido nesse lance.


Depois de muita movimentação, Belmiro Jr. cruzou a linha de chegada em primeiro, seguido de Sérgio Bürger e Paulo Tavares. Leandro de Almeida, que havia sido punido, ainda conseguiu salvar uma quarta colocação. Um animado Belmiro Jr. deu sua palavra para a revista Racing, depois da corrida: "com a vitória, entrei na briga pelo título. Meu preparador Alfredo Guaraná Menezes realizou verdadeira obra de arte na minha picape."




Belmiro Jr. venceu depois de muita briga em Interlagos



Resultado final:


1º - Belmiro Ferreira Jr. (Equipe Bio Ritmo/Cantaluz/A. Guaraná) – 39min41s059 – 20 pontos
2º - Sérgio Bürger (Equipe Fly Linhas Aéreas) – 15 pontos
3º - Paulo Tavares (Equipe Dupé/Hot Car) – 12 pontos
4º - Leandro de Almeida (Equipe Souza Ramos) – 10 pontos
5º - Nelson Donato Jr. (Equipe Arias/Rodoágua) – 8 pontos
6º - Leonardo Burti (Equipe Team Duka Motorsport) – 6 pontos
7º - Luiz Corazzari – 4 pontos
8º - Otávio Mesquita (Equipe Faculdades Oswaldo Cruz) – 3 pontos
9º - Wagner Cardoso (Equipe CNA/Hot Car) – 2 pontos
10º - Ricardo Matarazzo (Equipe RM Cargas) – 1 ponto
11º - Celso Jordão
12º - Flávio Secolin (Equipe Bioritmo/Cantaluz/A. Guaraná)
13º - João Dantas (Equipe Bioritmo/Cantaluz/A. Guaraná)
14º - Luiz Frediani Jr. (Equipe Paioli Racing/Cernet)
15º - Robson Vieira (Equipe Advance/CV Tecidos)
16º - Ricardo Bürger (Equipe Fly Linhas Aéreas)


Classificação do campeonato até o momento:


1º - Sérgio Bürger – 30 pontos
2º - Cláudio Gontijo – 20 pontos
3º - Belmiro Jr. – 20 pontos
4º - Nelson Donato Jr. – 16 pontos
5º - Ricardo Bürger – 12 pontos
6º - Paulo Tavares – 12 pontos
7º - Fábio Santos – 10 pontos
8º - Leandro de Almeida – 10 pontos
9º - Leonardo Burti – 9 pontos
10º - Paulo Rovella – 6 pontos
11º - João Dantas – 4 pontos
12º - Luiz Corazzari – 4 pontos
13º - Otávio Mesquita – 3 pontos
14º - Flávio Secolin – 2 pontos
15º - Ricardo Matarazzo – 2 pontos
16º - Wagner Cardoso – 2 pontos




O pódio da segunda etapa





3ª Etapa – Interlagos (SP) – 10 de junho de 2001


A terceira etapa da temporada de 2001 da DTM Picape teve o terceiro vencedor de corridas inédito. A vez foi de Fábio Carreira. A pole position foi conquistado por Ricardo Bürger, com a marca de 2min09s641. As primeiras foram completadas pelos pilotos Cláudio Gontijo, Sérgio Bürger, Marcos Paioli, Wagner Cardoso e Fábio Carreira.


A disputa nas primeiras voltas da corrida foi intensa entre Ricardo Bürger, Fábio Carreira, Cláudio Gontijo e Marcos Paioli. Ao longo da prova, alguns pilotos foram ficando pelo caminho, como por exemplo Cláudio Gontijo, que foi perdendo rendimento e Ricardo Bürger, que teve uma escapada de pista. Marcos Paioli deixou a corrida mais à frente, com um furo de radiador na sua Courier.


Depois de toda essa movimentação, com 39 minutos de prova, Fábio Carreira cruzou a linha de chegada em primeiro, e contou que estava confiante na vitória, para a equipe de reportagem da revista Racing: "apesar de ter me classificado na terceira fila, eu sabia que tinha um bom equipamento nas mãos e, por isso, procurei realizar uma corrida forte e constante. Com essa vitória entrei para a briga pela liderança do campeonato." Ao final da prova ainda foram divulgadas punições para os pilotos Sérgio Bürger e Robson Vieira.




A vitória na terceira etapa mostrou que Fábio Carreira era um forte candidato ao título




Na tabela do campeonato de pilotos, o carioca Sérgio Bürger tinha apenas dois pontos de vantagem para Cláudio Gontijo e agora era o líder. Belmiro Jr., com os bons resultados nas primeiras etapas, era o terceiro colocado.


Resultado final:


1º - Fábio Carreira (Equipe Alfacar) – 39min34s756 – 20 pontos
2º - Gilberto Podboi (Equipe Scuderia André Bragantini) – 15 pontos
3º - Cláudio Gontijo (Equipe ViaBrasil) – 12 pontos
4º - Jorge Falletti (Equipe Revenda Ford) – 10 pontos
5º - Paulo Tavares (Equipe Dupé/Hot Car) – 8 pontos
6º - Wagner Cardoso (Equipe CNA/Hot Car) – 6 pontos
7º - Sérgio Bürger (Equipe Fly Linhas Aéreas) – 4 pontos
8º - Nelson Donato Jr. (Equipe Arias/Rodoágua) – 3 pontos
9º - Robson Vieira (Equipe Advance/CV Tecidos) – 2 pontos
10º - Leonardo Burti (Equipe Babos Motorsport) – 1 ponto
11º - Otávio Mesquita (Equipe Mesquita)
12º - Ricardo Matarazzo (Equipe RM Cargas Aéreas)
13º - Flávio Secolin (Equipe Bio Ritmo/Cantalupe/Escola de Pilotagem Interlagos)
14º - Marcelo Boscaini (Equipe MP/Boscaine/D. Rogério/Festiva)
15º - Marcos Paioli (Equipe Paioli Racing/Cernet)
16º - Luiz Corazzari (Equipe Firestone/Dacar Pneus/Bridgestone)
17º - Paulo Rovella (Equipe Mariner/Metrocar)
18º - João Dantas (Equipe Bio Ritmo/Cantalupe/A. Guaraná)
19º - Celso Jordão
20º - Belmiro Jr. (Equipe Bio Ritmo/Cantalupe/Escola de Pilotagem Interlagos)


Classificação do campeonato até o momento:


1º - Sérgio Bürger - 34 pontos
2º - Cláudio Gontijo - 32 pontos
3º - Belmiro Jr. - 20 pontos
4º - Paulo Tavares - 20 pontos
5º - Fábio Carreira - 20 pontos
6º - Nelson Donato Jr. - 19 pontos
7º - Gilberto Podboi - 15 pontos
8º - Ricardo Bürger - 12 pontos
9º - Fábio Santos - 10 pontos
10º - Leandro de Almeida - 10 pontos
11º - Leonardo Burti - 10 pontos
12º - Jorge Falletti - 10 pontos
13º - Wagner Cardoso - 8 pontos
14º - Paulo Rovella - 6 pontos
15º - João Dantas - 4 pontos
16º - Luiz Corazzari - 4 pontos
17º - Otávio Mesquita - 3 pontos
18º - Flávio Secolin - 2 pontos
19º - Ricardo Matarazzo - 2 pontos
20º - Robson Vieira - 2 pontos


Após esta etapa, todos os motores das Ford Courier foram recolhidos pelo time do Instituto Mauá de Tecnologia para realização de revisão e manutenção, além de incrementos para melhorias de performance, tais como uma alteração na borboleta de admissão de ar, que garantiria mais 5 cavalos de potência.



4ª Etapa – Interlagos (SP) – 1º de julho de 2001


O equilíbrio nas disputas vinha sendo a marca da primeira fase da DTM Courier Picape em 2001. Na quarta etapa, tivemos o quarto vencedor diferente até então. Wagner Cardoso faturou a etapa e sua vitória começou a ser construída na classificação, quando cravou a pole position. Na corrida, sua batalha foi contra Fábio Carreira, o vencedor da etapa anterior. Cardoso levou a melhor e venceu a etapa, com Carreira chegando em segundo no seu encalço. O que Fábio Carreira não contava era que seria penalizado depois da prova por irregularidades na sua Courier. Sérgio Bürger então herdou o segundo lugar - o que lhe garantiu a liderança do campeonato de pilotos - e Cláudio Gontijo finalizou em terceiro. O carioca Sérgio Bürger alcançava a liderança na tabela de pilotos graças à sua regularidade, uma vez que não havia ainda alcançado até agora o topo do pódio.




Wagner Cardoso foi mais um vencedor inédito na temporada de 2001




Resultado final:


1º - Wagner Cardoso (Equipe CNA/Hot Car) – 39min34s756 – 20 pontos
2º - Sérgio Bürger (Equipe Fly Linhas Aéreas) – 15 pontos
3º - Cláudio Gontijo (Equipe ViaBrasil) – 12 pontos
4º - Jorge Falletti (Equipe Revenda Ford) - 10 pontos
5º - Belmiro Ferreira Jr. (Equipe GFS/A. Guaraná/Escola de Pilotagem Interlagos/Software) - 8 pontos
6º - Gilberto Podboi (Equipe Scuderia André Bragantini) - 6 pontos
7º - João Dantas (Equipe Bio Ritmo/Cantalupe/A. Guaraná) - 4 pontos
8º - Ricardo Matarazzo (Equipe RM Cargas Aéreas) - 3 pontos
9º - Paulo Tavares (Equipe Dupé/Hot Car) - 2 pontos
10º - Paulo Rovella (Equipe Mariner/Metrocar) - 1 ponto
11º - Ricardo Bürger (Equipe Fly Linhas Aéreas)
12º - Flávio Secolin (Equipe Bio Ritmo/Cantalupe/Escola de Pilotagem Interlagos)
13º - Nilton Silva (Equipe Sorocred/MP Comp.)
14º - Luiz Corazzari (Equipe Firestone/Dacar Pneus/Bridgestone)
15º - Claudia Regina Hespanhol
16º - Murilo Macedo Filho (Equipe Altitude/Icedc/Cacique)
17º - Otávio Mesquita
18º - Robson Vieira (Equipe Advance/CV Tecidos)
19º - Leonardo Burti (Equipe Babos Motorsport)


Classificação do campeonato até o momento:


1º - Sérgio Bürger - 49 pontos
2º - Cláudio Gontijo - 44 pontos
3º - Belmiro Jr. - 28 pontos
4º - Wagner Cardoso - 28 pontos
5º - Paulo Tavares - 22 pontos
6º - Gilberto Podboi - 21 pontos
7º - Fábio Carreira - 20 pontos
8º - Jorge Falletti - 20 pontos
9º - Nelson Donato Jr. - 19 pontos
10º - Ricardo Bürger - 12 pontos
11º - Fábio Santos - 10 pontos
12º - Leandro de Almeida - 10 pontos
13º - Leonardo Burti - 10 pontos
14º - João Dantas - 8 pontos
15º - Paulo Rovella - 7 pontos
16º - Ricardo Matarazzo - 5 pontos
17º - Luiz Corazzari - 4 pontos
18º - Otávio Mesquita - 3 pontos
19º - Flávio Secolin - 2 pontos
20º - Robson Vieira - 2 pontos



5ª Etapa – Interlagos (SP) – 29 de julho de 2001


O homem da quinta etapa, realizada no final do mês de julho de 2001, foi Belmiro Jr. O piloto da Courier vermelha número 15 conquistou a pole position com o tempo de 2min08s762 e, apesar de receber forte pressão de Wagner Cardoso, conseguiu manter a ponta e seguir para a sua segunda vitória na temporada.


Belmiro falou depois da corrida para a reportagem da revista Racing: "devo essa vitória ao Alfredo Guaraná Menezes, o preparador da equipe, pois ele descobriu um segredo na suspensão da nossa Courier, que melhorou bastante o ´chão´ do carro, permitindo que eu fosse rápido no miolo do circuito. Com essa vitória, entro de vez na briga pelo título da temporada 2001." Depois da prova e do excelente desempenho de Belmiro Jr., o preparador Alfredo Guaraná Menezes disponibilizou a Courier da equipe para que os demais preparadores da categoria pudessem testar e incrementar os acertos dos carros. Sérgio Chamon, organizador da DTM Picape, disse que "essa atitude mostra o quanto o integrantes da categoria estão unidos."




Belmiro Jr. conquistou a sua segunda vitória na temporada



Resultado final:


1º - Belmiro Ferreira Jr. (Equipe GFS/A. Guaraná/Escola de Pilotagem Interlagos/Software) – 40min59s293 – 20 pontos
2º - Wagner Cardoso (Equipe CNA/Hotcar) – 15 pontos
3º - Ricardo Bürger (Equipe Fly Linhas Aéreas) – 12 pontos
4º - Fábio Carreira (Equipe Carreira Racing) – 10 pontos
5º - Gilberto Podboi (Equipe Scuderia André Bragantini) – 8 pontos
6º - Sérgio Bürger (Equipe Fly Linhas Aéreas) – 6 pontos
7º - Murilo Macedo Filho (Equipe Altitude/Icedc/Cacique) – 4 pontos
8º - Beto Falletti (Equipe Revenda Ford) – 3 pontos
9º - Cláudio Gontijo (Equipe ViaBrasil) – 2 pontos
10º - Hélio de Lima Saraiva “Pingo” (Equipe Advance/CV Tecidos) – 1 ponto
11º - Eduardo Garroux (Equipe Nilma Racing)
12º - Paulo Rovella (Equipe Mariner/Metrocar)
13º - Nelson Donato Jr. (Equipe Rodoágua)
14º - Ricardo Matarazzo (Equipe RM Cargas Aéreas)
15º - Paulo Tavares (Equipe Dupé/Hot Car)
16º - João Marcelo Reiman (Equipe Bio Ritmo/Cantalupe/Paioli Racing)
17º - Flávio Secolin (Equipe Bio Ritmo/Cantalupe/Paioli Racing)
18º - Nilton Silva (Equipe Sorocred/MP Competições)
19º - Marcelo Boscaini (Equipe MP Competições/Sorocred/Grigoleto)


Classificação do campeonato até o momento:


1º - Sérgio Bürger – 57 pontos
2º - Belmiro Jr. – 48 pontos
3º - Cláudio Gontijo – 46 pontos
4º - Wagner Cardoso – 41 pontos
5º - Fábio Carreira – 30 pontos
6º - Gilberto Podboi – 29 pontos
7º - Ricardo Bürger – 24 pontos
8º - Beto Falletti – 23 pontos
9º - Paulo Tavares – 22 pontos
10º - Nelson Donato Jr. – 19 pontos
11º - Fábio Santos – 10 pontos
12º - Leandro de Almeida – 10 pontos
13º - Leonardo Burti – 10 pontos
14º - João Dantas – 8 pontos
15º - Paulo Rovella – 7 pontos
16º - Ricardo Matarazzo – 5 pontos
17º - Luiz Corazzari – 4 pontos
18º - Murilo Macedo Filho – 4 pontos
19º - Otávio Mesquita – 3 pontos
20º - Flávio Secolin – 2 pontos
21º - Robson Vieira – 2 pontos




Belmiro Jr. feliz com a conquista




6ª Etapa - Interlagos (SP) - 19 de agosto de 2001


A sexta etapa da DTM Picape trouxe mais um vencedor inédito para a temporada de 2001. Agora foi a vez de Luiz Renato Frediani Jr. subir no lugar mais alto do pódio. Frediani havia se ausentado de algumas provas por conta de problemas de orçamento. Voltava agora em ótima performance, cravando a pole position com o tempo de 2min09s824. Destaque também para a estreia na categoria do piloto Eduardo Homem de Mello, um dos organizadores da DTM Picape.


As primeiras posições do grid de largada ficaram assim:


1º - Luiz Renato Frediani Jr.
2º - Sergio Bürger
3º - Beto Falletti
4º - Belmiro Jr.
5º - Cláudio Gontijo
6º - Gilberto Podboi
7º - Fábio Carreira


Após a largada, houve uma boa disputa pela liderança, com trocas de posições entre Frediani e Sérgio Bürger, que sou deu sossego para Frediani depois que sua picape passou a perder rendimento, a partir da oitava volta. Mais atrás, as brigas estavam espetaculares. Nada menos do que seis pilotos - Beto Falleti, Belmiro Jr., Otávio Mesquita e Wagner Cardoso - se engalfinharam por várias voltas, dando espetáculo para quem estava nas arquibancadas de Interlagos.


Depois de vencer a prova, Frediani falou para a equipe de reportagem da revista Racing: "não poderia ter sido melhor o meu retorno à categoria. A picape estava bastante equilibrada, o que me permitiu marcar a pole position no sábado e conquistar essa vitória. Gostaria de dedicar essa conquista à equipe, pois realizou um grande trabalho na montagem e preparação do meu carro." Marcos Paioli, dono e chefe da equipe de Frediani, também deu a sua palavra: "não tenho palavras para definir a emoção que estou sentindo com essa primeira colocação, que foi fruto de um trabalho árduo de toda a equipe, pois em dez dias conseguimos montar um carro e colocá-lo em condição de brigar pela vitória."




Luiz Frediani Jr. liderando o pelotão rumo a vitória



No campeonato de pilotos, após os resultados dessa sexta etapa, Belmiro Jr., que terminou a sexta etapa na segunda posição, assumiu a liderança, com 63 pontos conquistados, deixando para trás Sérgio Bürger, que tinha 57 pontos.


Resultado final:


1º - Luiz Frediani Jr. (Equipe Paioli Racing/Cernet Trema) - 18 voltas em 39min25s349 - 20 pontos
2º - Belmiro Ferreira Jr. (Equipe GFS/A, Guaraná/Escola de Pilotagem Interlagos /Softwatre) - 15 pontos
3º - Beto Falletti (Equipe Revenda Ford/Autoracing/Guaraná/Red Nose/Kiko) - 12 pontos
4º - Fábio Carreira (Equipe Carreira Racing) - 10 pontos
5º - Wagner Cardoso (Equipe CNA Inglês Denifitivo/Hot Car) - 8 pontos
6º - Otávio Mesquita - 6 pontos
7º - Cláudio Gontijo (Equipe Via Brasil) - 4 pontos
8º - Ricardo Bürger (Equipe Fly Linhas Aéreas) - 3 pontos
9º - Eduardo Homem de Mello (Equipe Revenda Ford/DTM/Scuderia 111) - 2 pontos
10º - Murilo Macedo Filho (Equipe Altitude/Icedc/Cacique) - 1 ponto
11º - Leonardo Burti (Equipe Manelão Competições)
12º - Sérgio Bürger (Equipe Fly Linhas Aéreas)
13º - Luiz Corazzari
14º - Cláudia Hespanhol (Equipe Pixole/MZM/Kiko/Real Foods)
15º - Marcelo Boscaini (Equipe MP Competições/Sorocred/Grogoleto/Boscaini)
16º - Francisco Moreira
17º - Nilton Silva (Equipe MP Competições/Sorocred)
18º - Robson Vieira (Equipe Advance Têxtil/Comércio Vieira Tecidos)
19º - Marcelo Dantas (Equipe Bio Ritmo/Paioli Racing)


Classificação do campeonato até o momento:


1º - Belmiro Jr. – 63 pontos
2º - Sérgio Bürger – 57 pontos
3º - Cláudio Gontijo – 50 pontos
4º - Wagner Cardoso – 49 pontos
5º - Fábio Carreira – 40 pontos
6º - Beto Falletti – 35 pontos
7º - Gilberto Podboi – 29 pontos
8º - Ricardo Bürger – 27 pontos
9º - Paulo Tavares – 22 pontos
10º - Luiz Frediani Jr. - 20 pontos
11º - Nelson Donato Jr. – 19 pontos
12º - Fábio Santos – 10 pontos
13º - Leandro de Almeida – 10 pontos
14º - Leonardo Burti – 10 pontos
15º - Otávio Mesquita – 9 pontos
16º - João Dantas – 8 pontos
17º - Paulo Rovella – 7 pontos
18º - Ricardo Matarazzo – 5 pontos
19º - Murilo Macedo Filho – 5 pontos
20º - Luiz Corazzari – 4 pontos
21º - Flávio Secolin – 2 pontos
22º - Robson Vieira – 2 pontos




O pódio da sexta etapa




7ª Etapa – Interlagos (SP) – 23 de setembro de 2001


Nelson Donato Jr. foi o sexto vencedor diferente em sete etapas disputadas, ao cruzar a linha de chegada em primeiro, na sétima corrida da primeira temporada da DTM Courier Picape. Nem nos melhores sonhos os organizadores do certame, Eduardo Homem de Mello e Sérgio Chamon, esperavam tamanho equilíbrio.


As primeiras posições no grid de largada foram as seguintes:


1º - Murilo Macedo Filho - 2min20s125 - média de 110,293 Km/h
2º - Fábio Carreira
3º - Cláudio Gontijo
4º - Jorge Falletti
5º - Gilberto Podboi
6º - Luizito Carreira


A primeira volta da prova foi bastante tumultuada, com toques e batidas entre Jorge Falletti e Leonardo Burti, que abandonaram ali a corrida, além dos pilotos Gilberto Podboi Luiz Frediani Jr. e Wagner Cardoso, que também se enroscaram, todos na freada para a curva do lago.


Fábio Carreira assumiu a ponta depois de passada a confusão da volta inicial. Mas Carreira não teria melhor sorte: o motor da sua Courier "abriu o bico" na quarta passagem e passou a despejar fumaça no caminho para o laranjinha. O piloto da picape 29 foi obrigado a abandonar a corrida.


A etapa continuou movimentada. Murilo Macedo foi para a ponta, mas três voltas depois perdeu a liderança para Belmiro Jr. e ainda foi ultrapassado por Nelson Donato Jr. No mesmo momento, Luiz Carreira saiu da pista no esse do Senna e estampou a barreira de pneus. A frente da sua Courier ficou destruída. O incidente demandou a entrada do safety car para o recolhimento do carro e detritos.


Na última volta, a briga pela liderança estava insana. Belmiro Jr. e Nelson Donato Jr., primeiro e segundo colocados, se enroscaram no final da reta oposta. Belmiro levou a pior, pois sua Courier acertou com muita energia o guard rail, de frente. Belmiro saiu do carro com fortes dores de cabeça e uma hemorragia, sendo internado em uma UTI para recuperação.


Com o abandono depois do acidente, Belmiro Jr. perdeu a liderança do campeonato de pilotos, que voltou para as mãos de Sérgio Bürger, que foi o segundo colocado nesta sétima etapa. Sua regularidade nos resultados o premiaram como líder da tabela de pontos até esse momento.




Nelson Donato Jr. venceu uma etapa bastante movimentada em Interlagos



Resultado final:


1º - Nelson Donato Jr. (Equipe Arias Motorsports/Rodoágua) – 18 voltas em 40min09s402 – 20 pontos
2º - Sérgio Bürger (Equipe Fly Linhas Aéreas) – 15 pontos
3º - Otávio Mesquita (Equipe Mesquita) – 12 pontos
4º - Cláudio Gontijo (Equipe ViaBrasil) – 10 pontos
5º - Ricardo Bürger (Equipe Fly Linhas Aéreas) – 8 pontos
6º - Wagner Cardoso (Equipe CNA Inglês/Hotcar) – 6 pontos
7º - Luiz Frediani Jr. (Equipe Paioli Racing/Cernet Trema) – 4 pontos
8º - Celso Jordão (Equipe Mart Center) – 3 pontos
9º - Eduardo Homem de Mello (Equipe Scuderia América On Line/DTM Motorsport) – 2 pontos
10º - Luiz Corazzari – 1 ponto
11º - Flávio Secolin (Equipe Bio Ritmo/Cantalupe/Paioli Racing)
12º - Marcelo Boscaini (Equipe MP Competições/Sorocred/Grogoleto/Boscaini)
13º - Paulo Tavares (Equipe Dupé/Hot Car)
14º - Cláudia Hespanhol (Equipe Pixolé/MZM/Kiko/Real Food)
15º - Francisco Moreira
16º - Belmiro Ferreira Jr. (Equipe GFS/A. Guaraná/Escola de Pilotagem Interlagos/Software)
17º - Nilton Silva (Equipe Sorocred/MP Competições)
18º - Luiz Vicente Galafassi (Equipe Serata Racing Team)
19º - Murilo Macedo (Equipe Altitude/Tcec/Caciou/Paioli Racing)


Classificação do campeonato até o momento:


1º - Sérgio Bürger – 72 pontos
2º - Belmiro Jr. – 63 pontos
3º - Cláudio Gontijo – 60 pontos
4º - Wagner Cardoso – 55 pontos
5º - Fábio Carreira – 40 pontos
6º - Nelson Donato Jr. – 39 pontos
7º - Ricardo Bürger – 35 pontos
8º - Beto Falletti – 35 pontos
9º - Gilberto Podboi – 29 pontos
10º - Luiz Frediani Jr. – 24 pontos
11º - Paulo Tavares – 22 pontos
12º - Otávio Mesquita – 21 pontos
13º - Fábio Santos – 10 pontos
14º - Leandro de Almeida – 10 pontos
15º - Leonardo Burti – 10 pontos
16º - João Dantas – 8 pontos
17º - Paulo Rovella – 7 pontos
18º - Ricardo Matarazzo – 5 pontos
19º - Murilo Macedo Filho – 5 pontos
20º - Luiz Corazzari – 5 pontos




O pódio da sétima etapa




8ª Etapa - Interlagos (SP) - 7 de outubro de 2001


A oitava etapa da temporada da DTM Picape foi mais uma corrida emocionante no ano. Fábio Carreira venceu a sua segunda corrida em 2001 e entrou de cabeça na briga pelo título de pilotos.


A pole position foi conquistada por Otávio Mesquita, que marcou o tempo de 2min10s03 e 118,989 Km/h de média. Mesquita largou bem e foi seguido por Fábio Carreira. Na terceira volta, tivemos um dos lances mais emocionantes da etapa e do ano: quatro picapes emparelharam na reta principal, na disputa pela liderança da corrida. Os autores da façanha foram Otávio Mesquita, Fábio Carreira, Ricardo Bürger e Cláudio Gontijo.


Fábio Carreira assumiu a ponta e foi seguido pelo seu irmão Luizinho Carreira. No final da prova, ainda tivemos um enrosco entre Otávio Mesquita e Belmiro Jr., que saíram da pista e perderam posições. Além da dobradinha dos irmãos Carreira, destaque também para a participação de Flávio Nonô Figueiredo, que finalizou a corrida na décima primeira posição.




Fábio Carreira obteve mais uma vitória na temporada e seguia subindo na tabela de potuação




Resultado final:


1º - Fábio Carreira (Equipe Carreira Racing) - 18 voltas em 39min39s270 - 20 pontos
2º - Luiz Carreira (Equipe Carreira Racing) - 15 pontos
3º - Ricardo Bürger (Equipe Fly Linhas Aéreas) - 12 pontos
4º - Jorge Falletti (Equipe Revenda Ford/Autoracing/Guaraná/Red Nose/Kiko) - 10 pontos
5º - Luiz Frediani Jr. (Equipe Paioli Racing/Cernet Trema) - 8 pontos
6º - Leonardo Burti (Equipe Manelão Competições) - 6 pontos
7º - Murilo Macedo Filho (Equipe Altitude/Tcec/Caciou/Paioli Racing) - 4 pontos
8º - Belmiro Ferreira Jr. (Equipe GFS/A. Guaraná/Escola de Pilotagem Interlagos/Software) - 3 pontos
9º - Wagner Cardoso (Equipe CNA Inglês/Hotcar) – 2 pontos
10º - Otávio Mesquita (Equipe A. Guaraná/Fly Linhas Aéreas/Perfil 2000) - 1 ponto
11º - Flávio Nonô Figueiredo (Equipe Scuderia América On Line)
12º - Sérgio Bürger (Equipe Fly Linhas Aéreas)
13º - Paulo Tavares (Equipe Dupé/Hot Car)
14º - Luiz Vicente Galafassi (Equipe Serata Competições)
15º - Marcelo Dantas (Equipe Bio Ritmo/Cantalup/Paioli Racing)
16º - Celso Jordão (Equipe Mart Center)
17º - Marcelo Boscani (Equipe MP Competições/Sorocred/Grogoleto/Boscaini)
18º - Francisco Moreira (Equipe Mondial Turismo)
19º - Flávio Secolin (Equipe BIo Ritmo/Cantalupe/Paioli Racing)
20º - Luiz Corazzari (Equipe Dacar Pneus/Bridgestone/Firestone)


Classificação do campeonato até o momento:


1º - Sérgio Bürger – 72 pontos
2º - Belmiro Jr. – 66 pontos
3º - Cláudio Gontijo – 60 pontos
4º - Fábio Carreira – 60 pontos
5º - Wagner Cardoso – 57 pontos
6º - Ricardo Bürger – 47 pontos
7º - Jorge Falletti - 45 pontos
8º - Nelson Donato Jr. – 39 pontos
9º - Luiz Frediani Jr. – 32 pontos
10º - Gilberto Podboi – 29 pontos
11º - Paulo Tavares – 22 pontos
12º - Otávio Mesquita – 22 pontos
13º - Leonardo Burti – 16 pontos
14º - Luiz Carreira - 15 pontos
15º - Fábio Santos – 10 pontos
16º - Leandro de Almeida – 10 pontos
17º - Murilo Macedo Filho – 9 pontos
18º - João Dantas – 8 pontos
19º - Paulo Rovella – 7 pontos
20º - Ricardo Matarazzo – 5 pontos
21º - Luiz Corazzari – 5 pontos



9ª Etapa - Interlagos (SP) - 28 de outubro de 2001


Fábio Carreira atravessava grande fase na disputa da DTM Courier Picape, em sua primeira temporada. Na nona etapa, não deu chance aos adversários e conquistou mais uma vitória. Com o resultado, assumiu a liderança do campeonato de pilotos.


A pole position para esta etapa foi conquistada por Ricardo Bürger, que cravou a melhor volta com o tempo de 2min09s758 e 119,244 Km/h de média. O piloto André Bragantini Jr. estreou na categoria e já conquistou a segunda posição. As primeiras posições do grid ficaram assim:


1º - Ricardo Bürger
2º - André Bragantini Jr.
3º - Sérgio Bürger
4º - Nelson Donato Jr.
5º - Gilberto Podboi
6º - Wagner Cardoso
7º - Otávio Mesquita
8º - Leonardo Burti
9º - Fábio Carreira
10º - Luiz Frediani Jr.
11º - Beto Falletti


Ricardo Bürger largou bem e manteve a ponta, seguido de Bragantini, Sérgio Bürger e Nelson Donato. Mais à frente, Ricardo Bürger foi ultrapassado por Bragantini, seu irmão Sérgio e Donato. Fábio Carreira, nessa altura, vinha imprimindo uma prova de recuperação e também superou Ricardo Bürger. Ele escalou o pelotão, superando um a um. Enquanto Bragantini e Donato brigavam pela liderança, Carreira aproximava-se, graças à perda de tempo dos dois com a batalha.


Fábio Carreira deu o bote em Bragantini e Donato na reta principal, momento em que se aproximou com a ajuda do vácuo proporcionado pelas duas picapes e realizou uma ultrapassagem dupla, com sua Courier colada no muro dos boxes. Assumiu a ponta e foi nela até receber a bandeira quadriculada.





Fábio Carreira venceu mais uma etapa e finalmente assumiu a liderança do campeonato




Resultado final:


1º - Fábio Carreira (Equipe Carreira Racing) - 18 voltas em 39min32s523 - 20 pontos
2º - André Bragantini Jr. (Equipe Triboil/MEF) - 15 pontos
3º - Nelson Donato Jr. (Equipe Guaraná/Rodoágua) - 12 pontos
4º - Otávio Mesquita (Equipe A. Guaraná/Fly Linhas Aéreas/Perfil 2000) - 10 pontos
5º - Ricardo Bürger (Equipe Fly Linhas Aéreas) - 8 pontos
6º - Leonardo Burti (Equipe Manelão Preparações) - 6 pontos
7º - Cláudio Gontijo - 4 pontos
8º - Jorge Faletti - 3 pontos
9º - Luiz Frediani Jr. (Equipe Paioli Racing/Cernet Trema) - 2 pontos
10º - Gilberto Podboi (Equipe Scuderia André Bragantini) - 1 ponto
11º - Murilo Macedo Filho (Equipe Altitude/Tcec/Caciou/Paioli Racing)
12º - Marcelo Boscani (Equipe Transportadora Boscaini/Festiva)
13º - Cláudia Hespanhol (Equipe Pixolé/MZM/Sorocred/Tent Beach)
14º - Sérgio Bürger (Equipe Fly Linhas Aéreas)
15º - Wagner Cardoso (Equipe CNA Inglês Definitivo/Hot Car)
16º - Eduardo Homem de Mello (Equipe Scuderia América On Line/DTM Motorsport)
17º - Luiz Vicente Galafassi (Equipe Serata Racing Team)
18º - João Marcelo Dantas (Equipe Bio Ritmo/Cantalup/Paioli Racing)
19º - Luiz Corazzari
20º - Nilton F. Silva (Equipe Sorocred/MP Competições)


Classificação do campeonato até o momento:


1º - Fábio Carreira – 90 pontos
2º - Sérgio Bürger – 72 pontos
3º - Belmiro Jr. – 66 pontos
4º - Cláudio Gontijo – 64 pontos
5º - Wagner Cardoso – 57 pontos
6º - Ricardo Bürger – 55 pontos
7º - Nelson Donato Jr. – 51 pontos
8º - Beto Falletti - 48 pontos
9º - Luiz Frediani Jr. – 34 pontos
10º - Otávio Mesquita – 32 pontos
11º - Gilberto Podboi – 30 pontos
12º - Paulo Tavares – 22 pontos
13º - Leonardo Burti – 22 pontos
14º - André Bragantini Jr. - 15 pontos
15º - Luiz Carreira - 15 pontos
16º - Leandro de Almeida – 10 pontos
17º - Fábio Santos – 10 pontos
18º - Murilo Macedo Filho – 9 pontos
19º - João Dantas – 8 pontos
20º - Paulo Rovella – 7 pontos
21º - Ricardo Matarazzo – 5 pontos
22º - Luiz Corazzari – 5 pontos





O pódio da nona etapa




10ª Etapa - Interlagos (SP) - 11 de novembro de 2001


A primeira temporada da história da DTM Courier Picape estava chegando na sua reta final. Os organizadores da categoria realizaram um teste, antes desta etapa, com uma picape equipada com pneus slicks, semelhantes aos usados na Copa Corsa Metrocar. O desempenho agradou: "a Courier virou um tempo cinco segundos mais rápido que o habitual, sem que nenhum ajuste fosse feito no carro para esse tipo de pneu", revelou Sérgio Chamon, um dos organizadores da categoria, para a reportagem da revista Racing. A promessa era de começar a utilizar os pneus slicks na temporada de 2001.


Outra novidade foi a mudança no formato dos treinos classificatórios nessa etapa. Agora, cada piloto faria sua tomada de tempo sozinho, tendo direito a duas voltas cronometradas. A alteração visou trazer mais equilíbrio, pois eliminava a possibilidade dos competidores utilizarem o recurso do vácuo, com vários carros na pista.


André Bragantini Jr. se adaptou muito bem à categoria e na sua segunda participação, já conquistou a pole position, com o tempo de 2min10s684. O grid seria formado, nas primeiras posições, assim:


1º - André Bragantini Jr.
2º - Jorge Falletti
3º - Nelson Donato Jr.
4º - Fábio Carreira
5º - Otávio Mesquita
6º - Cláudio Gontijo


Foi um corrida muito movimentada. Bragantini e Donato brigaram pela liderança da prova de forma ferrenha, e a troca de posições entre os dois foi feita por dezoito vezes! E a vitória de André Bragantini Jr. foi somente confirmada na última volta, quando ultrapassou Nelson Donato Jr.




André Bragantini Jr. (picape branca e vermelha) mal estreou na categoria e já venceu sua primeira prova



No campeonato de pilotos, Fábio Carreira tinha agora 100 pontos, contra 80 de Sérgio Bürger. A decisão do título ficaria para a última etapa da temporada, no dia 9 de dezembro.


Resultado final:


1º - André Bragantini Jr. (Equipe Triboil/MEF) - 18 voltas em 39min16s916 - 20 pontos
2º - Nelson Donato Jr. (Equipe Guaraná/Rodoágua) - 15 pontos
3º - Luiz Frediani Jr. (Equipe Paioli Racing/Cernet Trema) - 12 pontos
4º - Fábio Carreira (Equipe Carreira Racing) - 10 pontos
5º - Sérgio Bürger (Equipe Fly Linhas Aéreas) - 8 pontos
6º - Ricardo Bürger (Equipe Fly Linhas Aéreas) - 6 pontos
7º - Wagner Cardoso (Equipe CNA Inglês Definitivo/Hot Car) - 4 pontos
8º - Cláudio Gontijo (Equipe Gontijo Racing/MF/CM Motors/Via Brasil) - 3 pontos
9º - Eduardo Homem de Mello (Equipe Scuderia América On Line/DTM Motorsport) - 2 pontos
10º - Gilberto Podboi (Equipe Scuderia André Bragantini) - 1 ponto
11º - Otávio Mesquita (Equipe A. Guaraná/Fly Linhas Aéreas/Perfil 2000)
12º - Leonardo Burti (Equipe Manelão Preparações)
13º - Murilo Macedo Filho (Equipe Altitude/Tcec/Caciou/Paioli Racing)
14º - Luiz Corazzari (Equipe Dacar Pneus/Bridgestone/Firestone)
15º - Francisco Moreira (Equipe Mondial Turismo)
16º - Cláudia Hespanhol (Equipe Pixolé/MZM/Sorocred/Tent Beach)
17º - Marcelo Boscani (Equipe Transportadora Boscaini/Festiva)
18º - José Ricardo Serata (Equipe Bolivar/Mariner/Metrocar/Blokit)
19º - Nilton F. Silva (Equipe Sorocred/MP Competições)
20º - Luiz Carreira (Equipe Carreira Racing)


Classificação do campeonato até o momento:


1º - Fábio Carreira – 100 pontos
2º - Sérgio Bürger – 80 pontos
3º - Cláudio Gontijo – 67 pontos
4º - Nelson Donato Jr. – 66 pontos
5º - Belmiro Jr. – 66 pontos
6º - Wagner Cardoso – 61 pontos
7º - Ricardo Bürger – 61 pontos
8º - Beto Falletti - 48 pontos
9º - Luiz Frediani Jr. – 46 pontos
10º - André Bragantini Jr. - 35 pontos
11º - Otávio Mesquita – 32 pontos
12º - Gilberto Podboi – 31 pontos
13º - Paulo Tavares – 22 pontos
14º - Leonardo Burti – 22 pontos
15º - Luiz Carreira - 15 pontos
16º - Leandro de Almeida – 10 pontos
17º - Fábio Santos – 10 pontos
18º - Murilo Macedo Filho – 9 pontos
19º - João Dantas – 8 pontos
20º - Paulo Rovella – 7 pontos
21º - Eduardo Homem de Mello - 6 pontos
22º - Ricardo Matarazzo – 5 pontos
23º - Luiz Corazzari – 5 pontos




O pódio da décima etapa





11ª Etapa - Interlagos (SP) - 9 de dezembro de 2001


Chegamos na última etapa da primeira temporada da história da DTM Courier Picape com o título de pilotos a ser decidido. Para o líder do campeonato, Fábio Carreira, bastava terminar a prova na zona de pontuação, para levar o caneco para casa. A corrida teria a inscrição de participantes especiais, como o piloto do mundial de motovelocidade Alexandre Barros e da piloto Suzane Carvalho.


A pole position foi conquistada por Heferson Guimarães, com a marca de 2min11s303 e média de 117,632 Km/h. O grid teria, nas suas primeiras posições, os seguintes pilotos:


1º - Heferson Guimarães
2º - André Bragantini Jr.
3º - Ricardo Bürger
4º - Fábio Carreira
5º - Cláudio Gontijo
6º - Nelson Donato Jr.


A prova foi disputada com pista molhada e teve muitas disputas e agitação. Após a largada, André Bragantini Jr. tratou logo de assumir a ponta da prova e abrir vantagem. Atrás, vários pilotos disputavam posições e saídas de pista aconteceram, como a de Alexandre Barros, que passou reto no esse do Senna, e Nelson Donato Jr., que escapou na reta oposta e ficou atolado na caixa de brita.


Na nona passagem, foi a vez da piloto Cláudia Hespanhol dar uma escapada e bater nos pneus, no esse do Senna. O acidente forçou a direção de prova a mandar o safety car para a pista, para que a área fosse limpa e o carro retirado. Após a saída do safety car, André Bragantini Jr. voltou a abrir vantagem e seguiu direto para a vitória, a segunda em três corridas disputadas pelo piloto, que chegou na categoria arrasando a concorrência. Destaque também para o motociclista Alexandre Barros, que finalizou a prova em uma ótima quarta posição, um excelente resultado para uma estreia.




André Bragantini Jr. conquistou mais uma vitória, mostrando plena adaptação na categoria



Fábio Carreira terminou a prova na sexta colocação, o suficiente para entrar para a história como primeiro campeão da história da DTM Courier Picape - o saldo foi de 114 pontos conquistados contra 90 de Sérgio Bürger, o vice. Carreira falou para a reportagem da revista Racing sobre sua conquista e fez também um balanço geral da temporada: "o início do ano foi difícil, com inúmeros problemas. Mas recuperamos a desvantagem e chegamos ao final da temporada em condições de brigar pelo título. Gostaria de agradecer a todos da Carreira Racing por isso."




O pódio da décima primeira etapa



Eduardo Homem de Mello também estava animado, mas com o trabalho que ele e Sérgio Chamon, os organizadores do campeonato, fizeram nesta primeira temporada. Mello falou para a reportagem da revista Racing e fez um balanço sobre o ano: "foi extremamente gratificante ver a ótima receptividade que o DTM Picape teve entre os pilotos, preparadores, patrocinadores e público. Todos estão de parabéns pela temporada que fizeram, pois deram o melhor de si durante todo o ano, proporcionando um verdadeiro espetáculo."


Esta foi a primeira temporada da história da DTM Courier Picape. Todos agora estavam ansiosos e curiosos para as novidades da temporada 2002. Mas isso é assunto para a próxima matéria.


Resultado final:


1º - André Bragantini Jr. (Equipe Triboil/MEF) - 16 voltas em 39min34s527 - 20 pontos
2º - Heferson Guimarães (Equipe Limieri Locações Veículos) - 15 pontos
3º - Cláudio Gontijo (Equipe Gontijo Racing/MF/CM Motors/Via Brasil) - 12 pontos
4º - Alexandre Barros (Equipe Scuderia América On Line/DTM Motorsport) - 10 pontos
5º - Ricardo Bürger (Equipe Fly Linhas Aéreas) - 8 pontos
6º - Fábio Carreira (Equipe Carreira Racing) - 6 pontos
7º - Luiz Frediani Jr. (Equipe Paioli Racing/Cernet Trema) - 4 pontos
8º - Sérgio Bürger (Equipe Fly Linhas Aéreas) - 3 pontos
9º - Otávio Mesquita (Equipe A. Guaraná/Fly Linhas Aéreas/Perfil 2000) - 2 pontos
10º - Gilberto Podboi (Equipe Scuderia André Bragantini) - 1 ponto
11º - Murilo Macedo Filho (Equipe Altitude/Tcec/Caciou/Paioli Racing)
12º - Leonardo Burti (Equipe Manelão Preparações)
13º - Suzane Carvalho (Equipe Golden Cross/Botafogo/A. Guaraná)
14º - Nilton Silva (Equipe Sorocred/MP Competições)
15º - João Dantas (Equipe Bio Ritmo/Cantalup/Paioli Racing)
16º - Francisco Moreira (Equipe Mondial Turismo)
17º - Luiz Vicente Rovella (Equipe Serata Racing Team)
18º - Flávio Secolin (Equipe Bio Ritmo/Cantalup/Paioli Racing)
19º - Paulo Tavares (Equipe Dupé/Hot Car)


Classificação final do campeonato


1º - Fábio Carreira – 114 pontos
2º - Sérgio Bürger – 90 pontos
3º - Cláudio Gontijo – 90 pontos
4º - Ricardo Bürger – 80 pontos
5º - Nelson Donato Jr. – 74 pontos
6º - Belmiro Jr. – 66 pontos
7º - Wagner Cardoso – 63 pontos
8º - Luiz Frediani Jr. – 60 pontos
9º - Beto Falletti - 49 pontos
10º - Otávio Mesquita – 41 pontos
11º - André Bragantini Jr. - 35 pontos
12º - Gilberto Podboi – 33 pontos
13º - Leonardo Burti – 27 pontos
14º - Paulo Tavares – 22 pontos
15º - Luiz Carreira - 15 pontos
16º - Heferson Guimarães - 15 pontos
17º - Murilo Macedo Filho – 14 pontos
18º - Leandro de Almeida – 10 pontos
19º - Fábio Santos – 10 pontos
20º - Alexandre Barros - 10 pontos
21º - João Dantas – 9 pontos
22º - Paulo Rovella – 7 pontos
23º - Eduardo Homem de Mello - 6 pontos
24º - Ricardo Matarazzo – 5 pontos
25º - Luiz Corazzari – 5 pontos




Fábio Carreira, o primeiro campeão da história da DTM Courier Picape





Mais imagens da temporada de 2001:




O motociclista Alexandre Barros estreou com um ótimo resultado - quarta posição - na última etapa do ano





Leandro de Almeida na frente de Wagner Cardoso, na primeira etapa





André Bragantini Jr. na nona etapa da temporada




Belmiro Jr. na sexta etapa




Beto Falletti na sexta etapa






A piloto Cláudia Hespanhol





Cláudio Gontijo




Gilberto Podboi





Wagner Cardoso na quarta etapa





Jorge Falletti





Paulo Tavares






Sérgio Bürger





Wagner Cardoso dando um "currupeio" na entrada do esse do Senna






Eduardo Homem de Mello, que acumulou as funções de organizador e piloto






Fábio Carreira na décima etapa




Cláudio Gontijo na última etapa do ano




Gilberto Podboi na quarta etapa



Ricardo Bürger na oitava etapa


    

Heferson Guimarães, o pole position da décima primeira etapa





Jorge Falletti na oitava etapa




Otávio Mesquita "tascando" um beijo na piloto Cláudio Hespanhol





Gilberto Podboi na quinta etapa




Sérgio Bürger na segunda etapa





Cláudio Gontijo na sétima etapa





Fábio Carreira na oitava etapa




Leandro de Almeida na segunda etapa





Leonardo Burti na nona etapa




Luiz Carreira na oitava etapa





Luiz Frediani Jr. na décima etapa





Jorge Falletti na quarta etapa




Nelson Donato Jr. na décima etapa




Wagner Cardoso na sexta etapa






Cláudio Gontijo na quarta etapa





Luiz Frediani Jr. liderando o pelotão na oitava etapa






Nelson Donato Jr. na nona etapa





Gilberto Podboi na terceira etapa





Sérgio Bürger na quarta etapa






Jorge Falletti na terceira etapa





Leonardo Burti na oitava etapa





Cláudia Hespanhol






Nelson Donato Jr. na segunda etapa




Visão da largada da oitava etapa




Registro da etapa inaugural da temporada 2001




Ricardo Bürger na décima etapa




Otávio Mesquita na nona etapa






Leonardo Burti na segunda etapa




Registro do grid de largada da primeira etapa




A largada da quinta etapa





Otávio Mesquita na primeira etapa





Ricardo Bürger na nona etapa




Ricardo Santos na primeira etapa





Paulo Tavares na segunda etapa




Ricardo Bürger na quinta etapa






Otávio Mesquita na sétima etapa





Ricardo Bürger na oitava etapa




O grid de largada da quarta etapa





Sérgio Bürger na sétima etapa




Wagner Cardoso na quinta etapa





Cláudia Hespanhol





Sérgio Bürger na terceira etapa





O grid de largada da segunda etapa





Sérgio Bürger na quinta etapa






Otávio Mesquita na sexta etapa






Cláudio Gontijo na terceira etapa





Paulo Tavares na terceira etapa







Ricardo Bürger na última etapa






Fábio Carreira na quinta etapa




Suzane Carvalho






Sérgio Bürger na decima etapa






O pelotão seguindo para o Laranjinha, na sétima etapa - Wagner Cardoso na liderança





Ricardo Bürger e Leandro de Almeida na freada do esse do Senna, primeira etapa da temporada





Registro da sexta etapa da temporada






Wagner Cardoso





Belmiro Jr. na quinta etapa





Folder de propaganda da piloto Cláudia Hespanhol





A propaganda do patrocinador de Wagner Cardoso






Publicidade aproveitando o título de pilotos de Fábio Carreira






Fábio Carreira, o campeão da DTM Courier Picape 2001, aqui na sexta etapa do ano





2 comentários:

  1. muito bacana,não tem reportagem da copa corsa metrocar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado! A Copa Corsa Metrocar está na minha pauta, o problema é encontrar material deste campeonato, está bem difícil. Se tiver algum material, peço a gentileza de entrar em contato. Abraço!

      Excluir