sábado, 26 de março de 2022

DTM Courier Picape – Divisão de Turismo Metrocar - Introdução


O formato de categoria monomarca é muito difundida no automobilismo de competição, por trazer consigo diversas facilidades e atrativos, como por exemplo custos reduzidos, facilidade de padronização, equilíbrio desportivo e também a possibilidade maior de ter o apoio oficial de uma fábrica de automóveis.


Certamente com alguns destes predicados no pensamento, o piloto e empresário paulista Eduardo Homem de Mello criou, em parceria com Sérgio Chamon, na segunda metade da década de 90 a Copa Corsa Metrocar. A categoria utilizava o pequeno hatch fabricado pela General Motors do Brasil e foi sucesso de crítica, público e principalmente entre os pilotos. Mello competia desde o ano de 1977, quando iniciou as competições no kartismo. Correu por diversas categorias, foi bicampeão da Fórmula 200 (Karts carenados e bem potentes), venceu nas Mil Milhas e levou campeonatos também na Copa Corsa Metrocar.




Os primeiros esboços da Ford Courier de corrida



No início dos anos 2000, com todo o "know-how" adquirido anteriormente, principalmente na Copa Corsa, Eduardo Homem de Mello, mais uma vez em parceria com Sérgio Chamon, cria uma categoria monomarca. Dessa vez, a novidade seria a utilização de picapes. Era criada, para a temporada de 2001, a DTM Courier Picape, a primeira categoria monomarca de picapes do Brasil, que utilizava a Ford Courier, utilitário derivado do Fiesta. A sigla DTM, nada tinha relação com o Deutsche Touringwagen Masters, a sigla do Campeonato Alemão de Turismo. Tratava-se da Divisão de Turismo da Metrocar, concessionário de venda de veículos de São Paulo.







Eduardo Homem de Mello, que foi o responsável pela gestão da categoria de 2001 até 2005, respondeu algumas perguntas para mim na rede social Twitter, e nos deu informações interessantes sobre a DTM Courier Picape. Aspas para ele: "criei a categoria com tempo determinado de duração. Fiz isso para que os interessados pudessem avaliar com precisão sobre o valor investido na compra do carro. Por contrato, seriam cinco temporadas - de 2001 a 2005 -, com 11 etapas em cada temporada. Entreguei um total de 55 corridas realizadas nesses anos, além da transmissão de televisão nas corridas que foram preliminares da Fórmula Truck, além de um custo muito acessível para os pilotos. Importante ressaltar que batemos o recorde mundial de picapes em um grid, com 47 carros largando em uma preliminar da Fórmula Truck, em Interlagos."


A programação no primeiro ano era que a categoria fizesse parte integrante da programação do Campeonato Paulista de Automobilismo, com todas as 11 etapas sendo realizadas no Autódromo de Interlagos. O carro escolhido era a Ford Courier, que utilizaria motorização de 1.600cm³, de oito válvulas e 135 cavalos de potência aproximada. A preparação e equalização dos propulsores seria de responsabilidade do Instituto Mauá de Tecnologia, parceria idêntica à que foi feita com a Fórmula Chevrolet. Os carros seriam financiados pelo Banco Ford e já chegariam aos competidores com todas as mudanças necessárias para entrar na pista. O custo total, já inclusos os kits aerodinâmicos instalados na picape, ficava em torno de 18 mil reais, em valores de 2001. Outro grande atrativo seria a transmissão pelo canal de esportes por assinatura ESPN Brasil.





O evento de apresentação da categoria




"A criação de uma competição com este tipo de picape é uma novidade no país e isso atraiu muitos pilotos", falava animado um dos organizadores do evento, Sérgio Chamon, em entrevista para a revista Racing, no evento de apresentação da categoria. Na ocasião, uma Courier que seria utilizada no campeonato estava exposta no local. Assim, foi possível ver as principais modificações realizadas para que a picape se tornasse um carro de corridas. Internamente, banco concha, extintor, barras do Santo-Antônio, volante e instrumentos especiais, além do cinto de segurança de competição estavam devidamente instalados. Externamente era possível ver as rodas especiais de liga montadas em pneus radiais, aerofólios, saias laterais e a cobertura de fibra da caçamba.


Eduardo Homem de Mello também falou à equipe de reportagem da revista Racing: "todos os pontos positivos de promoção e organização de evento que utilizamos na Copa Corsa Metrocar foram repassados para a DTM Picape. E estas duas categorias serão as melhores opções para aqueles que quiserem participar de corridas da categoria Turismo no país."









A lista dos primeiros inscritos para a primeira temporada da DTM Courier Picape estava assim composta: Paulo Rovella, Luís Corazzari, Robson Vieira, Nelson Donato Jr., Paulo Tavares, Fábio Sotto Mayor, Belmiro Luís Ferreira Jr., João Marcelo, Marcos Paioli, Flávio Cecolin, Cláudio Gontijo, Augusto Faletti, Leonardo Burti, Fábio Carreira, Gilberto Podboi, Sérgio Bürger, Ricardo Matarazo, Sérgio Chamon e Eduardo Homem de Mello.


Com os pilotos inscritos, carros prontos, regulamento aprovado e calendário agendado, era a hora de dar início à primeira temporada. Mas isso é assunto para a próxima postagem.




Os detalhes da Courier de corrida






Aerofólio e tampa de fibra na caçamba














O cockpit da Courier de corrida



8 comentários:

  1. Rodrigo, bom dia. Primeiramente o meu muito obrigado por seu trabalho em resgatar o automobilismo brasileiro com suas matérias e em segundo lugar, se me permite, duas informações sobre essa matéria que se inicia da DTM Pick-up...toda a parte de desenvolvimento do projeto visual dessa categoria foi de autoria do José Geraldo Pavão, minha, do Edu Homem de Melo e do Sérgio Chamon. Caso tenha interesse tenho algumas fotos da época e algumas pequenas informações do desenvolvimento desse projeto.Grato mais uma vez Rodrigo.

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    1. Olá meu amigo! Muitíssimo obrigado pelo seu valioso comentário! Eu gostaria sim de mais fotos e informações, isso enriqueceria sobremaneira o nosso registro! Vou deixa o meu e-mail para você fazer essa gentileza de mandar essas informações e fotos: rcarellimarques@bol.com.br Muito obrigado pelo seu contato, e fico aguardando. Abraços!!

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  2. Ótimo trabalho! Tenta pegar algum relato tbm com o Sérgio... Certeza que tem boas histórias

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  3. Mais ótimas leituras pela frente... Show Rodrigo! Obrigado por estar sempre valorizando o nosso Automobilismo!

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  4. Irmão, você precisa lançar um guia do automobilismo brasileiro! Essa é mais uma categoria que você resgata a história, e novamente, o trabalho tem sido brilhante. Meus parabéns!!!

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    1. Muito obrigado meu amigo! Esse elogio pra mim vale ouro, e me dá cada vez mais força para fazer mais. Um grande abraço!

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