quinta-feira, 8 de julho de 2021

Campeonato Sul-Americano de Superturismo SUDAM (Copa de Las Naciones) – Temporada de 1997


A primeira temporada do Superturismo SUDAM - Copa de Las Naciones foi realizada no ano de 1997, em que pese os campeonatos de Superturismo no mundo já existissem desde o começo da década. Se o Superturismo demorou a chegar na América do Sul, por outro lado havia uma ótima expectativa entre as equipes e pilotos que se interessaram em tomar parte deste campeonato. Durante todo o ano, a maioria dos pilotos que participaram do campeonato eram argentinos (25 pilotos), seguidos do Brasil, com 8 pilotos. O Chile e o Paraguai tiveram apenas um representante cada.







Pilotos argentinos:

Oscar "Poppi" Larrauri
Osvaldo "Cocho" López
José Luis di Palma
Patricio Spinella
Javier Balzano
Oscar Fineschi
Juan Manuel "Cochito" López
Patricio di Palma
Anibal Zaniratto
Ricardo Risatti
Hugo Olmi
Daniel Marrocchi
Alejandro Pagani
Eduardo Canedo
Francisco Mayorga
Adalberto dos Santos
Fabián Malta
Miguel Angel Guerra
Roberto Vido
Miguel Alisi
Carlos Okulovich
Emiliano Spataro
José Visir
Ernesto "Tito" Bessone
Néstor Gurini


Pilotos brasileiros:

Djalma Fogaca
Flavio "Nono" Figueiredo
Paulo de Tarso Marques
Luis Otávio Paternostro
Maurizio Sandro Sala
Roberto "Beto" Giorgi
Felipe Maluhy
Luis Fernando Baptista "Batistinha"


Pilotos chilenos:

Martin Ferrer


Pilotos paraguaios:

Danny Candia


Inicialmente, vieram para o Brasil, oriundos do exterior, três Fords Mondeo (vindos da Alemanha), um Toyota Corona (vindo da Inglaterra), duas Alfa-Romeo 155 TS (vindas da Itália), além de dois Chevrolet Vectra 16V (Vectra "B"), um Vectra GT (Vectra "A"), um Honda Accord, um Peugeot 406 e quatro BMW 318i. Durante o ano mais carros destas marcas vieram tomar parte do campeonato.




Honda Accord





Alfa-Romeo 155 TS





BMW 318i





Toyota Corona





Ford Mondeo Ghia V6





Peugeot 406



Para iniciar a temporada, foi organizada uma corrida extra-campeonato como preliminar do Grande Prêmio da Argentina de Fórmula 1, no autódromo Oscar Gálvez, em Buenos Aires, sem contar pontos para o campeonato. O intuito era de, com este evento teste, fazer com que pilotos e equipes se aclimatassem com os equipamentos. Seria possível também apresentar a categoria para o grande público aficcionado, afinal, estavam presentes nas arquibancadas mais de 100 mil espectadores.


A corrida contou com os 15 carros que estavam disponíveis no momento e foi vencida pelo argentino Javier Balzano, de Ford Mondeo. Patricio Spinella, também de Ford Mondeo, foi o segundo colocado. Nesta corrida, não tivemos a participação de pilotos brasileiros. A primeira corrida oficial seria disputada no mês de junho, tempo suficiente para que as equipes e pilotos se preparassem para a devida participação do campeonato.
















Corrida de apresentação - Premio Presentación - Buenos Aires - 13 de abril de 1997


Resultado final:


1º #16 - Javier Balzano - Ford Mondeo Ghia
2º #11 - Patricio Spinella - Ford Mondeo Ghia
3º #17 - José Luis di Palma - Chevrolet Vectra 16V
4º #18 - Osvaldo "Cocho" López - Alfa Romeo 155 TS
5º #20 - Martin Ferrer - Honda Accord
6º #26 - Daniel Marrocchi - Chevrolet Vectra 16V
7º #28 - Danny Candia - BMW 318i
8º #30 - Patricio di Palma - Peugeot 406
9º #29 - Eduardo Canedo - BMW 318i
10º #22 - Francisco Mayorga - BMW 318i
11º #23 - Adalberto dos Santos - BMW 318i


Abandonos:

#14 - Ricardo Risatti - Ford Mondeo Ghia
#19 - Fabián Malta - Alfa Romeo 155 TS
#24 - Alejandro Pagani - Chevrolet Vectra GT
#32 - Oscar Fineschi - Toyota Corona E



1ª Etapa – Autódromo Oscar Galvez (Buenos Aires - Argentina) – 01 de junho de 1997


A primeira etapa do campeonato mostrou que a briga pelo título de 1997 estaria polarizada entre dois argentinos experientes e muito talentosos: Osvaldo "Cocho" Lopez, um fera no turismo argentino e Oscar "Poppi" Larrauri, ex-Fórmula 1 e com diversas participações no Campeonato Mundial de Esporte-Protótipos. Nos treinos classificatórios a pole position ficou com Cocho, que corria com Alfa Romeo 155 TS.


A corrida foi vencida por Poppi Larrauri, com a BMW 318i da equipe Proas. Cocho chegou em segundo e José Luis di Palma, da equipe INI, com Vectra, fechou o pódio no Oscar Gálvez. O Brasil teve apenas um representante, o sorocabano Djalma Fogaça, que havia recém saído da Stock Car e ingressado em 1997 na Fórmula Truck. Djalma, que correu com uma BMW 318i da equipe Diablo, abandonou a prova. Seguem os resultados da corrida em Buenos Aires, que contou com um grid de 16 carros:







Registros do primeiro brasileiro a participar do Superturismo SUDAM, o sorocabano Djalma Fogaça



Pole Position - Osvaldo "Cocho" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS


Resultado final da prova:


1º #29 - Oscar "Poppi" Larrauri (Equipe Proas Team) - BMW 318i (42min06s380) - 20 pontos
2º #18 - Osvaldo "Cocho" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 16 pontos
3º #17 - José Luis di Palma (Equipe INI Racing) - Chevrolet Vectra 16V - 12 pontos
4º #22 - Patricio Spinella (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i - 10 pontos
5º #16 - Javier Balzano (Equipe INI Racing) - Chevrolet Vectra 16V - 8 pontos
6º #33 - Oscar Fineschi (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E - 6 pontos
7º #19 - Juan Manuel "Cochito" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 4 pontos
8º #31 - Patricio di Palma (Equipe EFSA) - Peugeot 406 - 3 pontos
9º #28 - Danny Candia (Equipe Proas Team) - BMW 318i - 2 pontos
10º #20 - Anibal Zaniratto (Equipe Honda Team ) - Honda Accord - 1 ponto
11º #14 - Ricardo Risatti (Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia
12º #11 - Hugo Olmi (Equipe Mega Sport) - Ford Mondeo Ghia
13º #26 - Daniel Marrocchi (Equipe Sólido Motorsport) - Chevrolet Vectra 16V


Abandonos:

#23 - Djalma Fogaca (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i
#24 - Alejandro Pagani (Pagani Racing Team) - Chevrolet Vectra GT
#30 - Martin Ferrer (Equipe EFSA) - Peugeot 406



2ª Etapa – Curitiba – Brasil – 22 de junho de 1997


O Superturismo SUDAM fazia em Curitiba a sua primeira corrida em território brasileiro. Teríamos nesta etapa a participação de dois pilotos do Brasil: Flávio "Nonô" Figueiredo, que correria com uma BMW 318i da equipe Diablo e Paulo de Tarso Marques, que competiria com uma Alfa-Romeo 155 TS da equipe Race Car. Nonô faria em 1997 uma temporada completa do Vauxhall Vectra Challenge V6 na Inglaterra, certame monomarca, em paralelo ao Superturismo.


A pole position em Curitiba ficou com o argentino Alejandro Pagani, que compete com um Vectra GT, a primeira versão do sedã de origem Opel. Na corrida, Pagani foi tirado da pista por Javier Balzano na disputa pela liderança. Foi uma ótima etapa para os carros da BMW, com a vitória de Patricio Spinella e uma excelente segunda posição para Nonô Figueiredo. Paulo de Tarso, correndo em "casa", abandonou a prova. Já o líder do campeonato, o argentino Poppi Larrauri, sequer largou.




Nonô Figueiredo estreou com um excelente resultado




Paulo de Tarso, correndo de Alfa 155, não teve sorte e abandonou a prova




Seguem os resultados da corrida:


Pole Position: Alejandro Pagani (Equipe Pagani Racing Team) - Chevrolet Vectra GT


1º #22 - Patricio Spinella (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i (41min56s733) - 20 pontos
2º #23 - Flavio "Nono" Figueiredo (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i - 15 pontos
3º #31 - Patricio di Palma (Equipe EFSA) - Peugeot 406 - 12 pontos
4º #14 - Ricardo Risatti (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia - 10 pontos
5º #26 - Daniel Marrocchi (Equipe Sólido Motorsport) - Chevrolet Vectra 16V - 8 pontos
6º #16 - Javier Balzano (Equipe INI Racing) - Chevrolet Vectra 16V - 6 pontos
7º #33 - Oscar Fineschi (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E - 4 pontos
8º #28 - Danny Candia (Equipe Proas Team) - BMW 318i - 3 pontos
9º #17 - José Luis di Palma (Equipe INI Racing) - Chevrolet Vectra 16V - 2 pontos
10º #18 - Osvaldo "Cocho" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 1 ponto


Abandonos:

#19 - Paulo de Tarso Marques (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS
#20 - Anibal Zaniratto (Equipe Honda Team) - Honda Accord
#24 - Alejandro Pagani (Equipe Pagani Racing Team) - Chevrolet Vectra GT
#30 - Luis Otávio Paternostro (Equipe EFSA) - Peugeot 406


Não largou:

#29 - Oscar "Poppi" Larrauri (Equipe Proas Team) - BMW 318i


Campeonato de pilotos até o momento:


1º - Patricio Spinella - 30 pontos
2º - Oscar "Poppi" Larrauri - 20 pontos
3º - Osvaldo "Cocho" López - 17 pontos
4º - Patricio di Palma - 15 pontos
5º - Flavio "Nono" Figueiredo - 15 pontos
6º - José Luis di Palma - 14 pontos
7º - Javier Balzano - 14 pontos
8º - Oscar Fineschi - 10 pontos
9º - Ricardo Risatti - 10 pontos
10º - Daniel Marrocchi - 8 pontos
11º - Danny Candia - 5 pontos
12º - Juan Manuel "Cochito" López - 4 pontos
13º - Anibal Zaniratto - 1 ponto
14º - Alejandro Pagani - 1 ponto



3ª Etapa – Resistência – Argentina – 06 de julho de 1997


O Superturismo SUDAM volta para a Argentina, para a etapa na cidade de Resistência, capital da província de Chaco. O traçado de 2.695 Km de extensão do circuito Santiago Yaco Guarnieri proporcionou excelentes disputas. A pole position foi conquistada por Poppi Larrauri e a briga pela vitória ficou polarizada entre ele e Cocho. Os dois veteranos abriram vantagem dos demais competidores, abrindo mais de 40 segundos para o terceiro colocado, com um forte ritmo de corrida.




O traçado do circuito de Resistência, na Argentina



A briga boa mesmo ficou no pelotão intermediário, principalmente pelo terceiro lugar, entre Miguel Angel Guerra, de Mondeo, Javier Balzano de Vectra e Patricio Spinella de BMW. Nonô Figueiredo, um dos brasileiros na prova, finalizou a corrida na quinta colocação com a BMW 318i da equipe Diablo. O outro brasileiro na corrida, Luis Otavio Paternostro, teve problemas de motor no seu Peugeot 406 e finalizou a prova na décima terceira colocação.


O vencedor Poppi Larrauri, com os resultados de Resistência, assumiu a liderança do campeonato dos pilotos. O argentino falou à Revista Racing como conduziu sua vitória de ponta a ponta: "aproveitei que todos disputavam posições e, com pista limpa, abri uma boa vantagem".



Poppi Larrauri, o vencedor em Resistência



Resultados finais em Resisténcia:


Pole Position: Oscar "Poppi" Larrauri (Equipe Proas Team) - BMW 318i


1º #29 - Oscar "Poppi" Larrauri (Equipe Proas Team) - BMW 318i (42min49s146) - 20 pontos
2º #18 - Osvaldo "Cocho" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 15 pontos
3º #16 - Javier Balzano (Equipe INI Racing) - Chevrolet Vectra 16V - 12 pontos
4º #22 - Patricio Spinella (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i - 10 pontos
5º #23 - Flavio "Nono" Figueiredo (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i - 8 pontos
6º #26 - Daniel Marrocchi (Equipe Sólido Motorsport) - Chevrolet Vectra 16V - 6 pontos
7º #33 - Oscar Fineschi (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E - 4 pontos
8º #31 - Patricio di Palma (Equipe EFSA) - Peugeot 406 - 3 pontos
9º #14 - Ricardo Risatti (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia - 2 pontos
10º #11 - Miguel Angel Guerra (Equipe Mega Sport) - Ford Mondeo Ghia - 1 ponto
11º #20 - Anibal Zaniratto (Equipe Honda Team) - Honda Accord
12º #28 - Danny Candia (Equipe Proas Team) - BMW 318i
13º #30 - Luis Otávio Paternostro (Equipe EFSA) - Peugeot 406


Abandonos:

#17 - José Luis di Palma (Equipe INI Racing) - Chevrolet Vectra 16V
#24 - Alejandro Pagani (Equipe Pagani Racing Team) - Chevrolet Vectra GT


Campeonato de pilotos até o momento:


1º - Oscar "Poppi" Larrauri - 41 pontos
2º - Patricio Spinella - 40 pontos
3º - Osvaldo "Cocho" López - 32 pontos
4º - Javier Balzano - 26 pontos
5º - Flavio "Nono" Figueiredo - 23 pontos
6º - Patricio di Palma - 18 pontos
7º - José Luis di Palma - 14 pontos
8º - Oscar Fineschi - 14 pontos
9º - Daniel Marrocchi - 14 pontos
10º - Ricardo Risatti - 12 pontos
11º - Danny Candia - 5 pontos
12º - Juan Manuel "Cochito" López - 4 pontos
13º - Anibal Zaniratto - 1 ponto
14º - Alejandro Pagani - 1 ponto
15º - Miguel Angel Guerra - 1 ponto



4ª Etapa – Rosário – Argentina – 03 de agosto de 1997


O Superturismo SUDAM continuava na Argentina para a quarta etapa em Rosário, no autódromo municipal Juan Manuel Fangio, província de Santa Fé. Os 2.925 Km de extensão do autódromo foram favoráveis às performances dos Vectras. Alejandro Pagani largou na segunda colocação, assumiu a ponta e foi seguido por José Luis di Palma, também de Vectra.


A briga pela terceira colocação foi travada até a última volta entre Oscar Fineschi de Toyota Corona, Javier Balzano de Vectra e Oscar Larrauri de BMW, com vantagem para Fineschi que conquistou o último lugar no pódio. Nesta etapa não tivemos a participação de pilotos brasileiros. Nonô Figueiredo, por exemplo, estava na Inglaterra disputando o Vectra Challenge.




Alejandro Pagani levou seu Vectra GT ao triunfo em Rosário



O vencedor Alejandro Pagani falou para a equipe de reportagem da revista Racing: "apesar de competir com um carro 1995, um ano mais velho que os da maioria dos pilotos, consegui um acerto excelente. Tenho certeza que poderei andar junto aos Vectra 1996 e das outras marcas, tanto é que fiz a pole em Curitiba e vinha liderando a prova quando fui tirado da pista pelo Javier Balzano. Coisas de corrida, paciência. Mas a vitória acabou vindo em Rosário, o que deixou a equipe muito motivada".


Resultados finais em Rosário:


1º #24 - Alejandro Pagani (Equipe Pagani Racing Team) - Chevrolet Vectra GT (44min30s418) - 20 pontos
2º #17 - José Luis di Palma (Equipe INI Racing) - Chevrolet Vectra 16V - 15 pontos
3º #33 - Oscar Fineschi (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E - 12 pontos
4º #16 - Javier Balzano (Equipe INI Racing) - Chevrolet Vectra 16V - 10 pontos
5º #23 - Oscar "Poppi" Larrauri (Equipe Proas Team) - BMW 318i - 8 pontos
6º #14 - Ricardo Risatti (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia - 6 pontos
7º #11 - Miguel Angel Guerra (Equipe Mega Sport) - Ford Mondeo Ghia - 4 pontos
8º #26 - Daniel Marrocchi (Equipe Sólido Motorsport) - Chevrolet Vectra 16V - 3 pontos
9º #28 - Danny Candia (Equipe Proas Team) - BMW 318i - 2 pontos
10º #30 - Roberto Vido (Equipe EFSA) - Peugeot 406 - 1 ponto


Abandonos:


#20 - Anibal Zaniratto (Equipe Honda Team) - Honda Accord
#21 - Miguel Alisi (Equipe Honda Team) - Honda Accord
#22 - Patricio Spinella (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i
#31 - Patricio di Palma (Equipe EFSA) - Peugeot 406


Não largaram:


#18 - Osvaldo "Cocho" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS
#19 - Fabian Hermoso (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS


Campeonato de pilotos até o momento:


1º - Oscar "Poppi" Larrauri - 49 pontos
2º - Patricio Spinella - 40 pontos
3º - Javier Balzano - 36 pontos
4º - Osvaldo "Cocho" López - 32 pontos
5º - José Luis di Palma - 29 pontos
6º - Oscar Fineschi - 26 pontos
7º - Flavio "Nono" Figueiredo - 23 pontos
8º - Alejandro Pagani - 21 pontos
9º - Patricio di Palma - 18 pontos
10º - Ricardo Risatti - 18 pontos
11º - Daniel Marrocchi - 17 pontos
12º - Danny Candia - 7 pontos
13º - Miguel Angel Guerra - 5 pontos
14º - Juan Manuel "Cochito" López - 4 pontos
15º - Anibal Zaniratto - 1 ponto
16º - Roberto Vido - 1 ponto



5ª Etapa – Londrina – Brasil – 31 de agosto de 1997


O Superturismo SUDAM voltou para o Brasil, para a quinta etapa em Londrina, no Paraná. Dois brasileiros tomaram parte desta corrida: Maurizio Sandro Sala, estreante, que correria com uma BMW 318i e Flávio "Nonô" Figueiredo, que passaria a correr com Chevrolet Vectra da equipe INI Racing. Ambos teriam o patrocínio da Petrobrás.






A pole position foi conquistada por Cocho Lopez de Alfa-Romeo 155, que também dominou todos os demais treinos do fim de semana. Cocho e sua Alfa conseguiram uma ótima adaptação ao traçado de Londrina e venceram a prova com quatro segundos de vantagem para Patricio Spinella, com BMW.


Nonô Figueiredo conquistou uma excelente segunda colocação no grid mas largou muito mal, caindo para a nona colocação. O brasileiro abandonaria a prova na sexta volta com problemas de freios no seu Vectra. Maurizio Sandro Sala, estreando na categoria, passou por diversos problemas técnicos na sua BMW e a sexta colocação foi um prêmio por todas as dificuldades enfrentadas.




Bom resultado para Maurizio Sala


Quem fez uma corrida apoteótica foi Oscar Larrauri. Vindo de trás do pelotão, Poppi alcançou a segunda colocação na corrida já na décima volta, e tratou de perseguir Cocho Lopez em busca da vitória. Estava tão rápido que cravou a melhor volta da etapa. Porém, Larrauri teve uma quebra de suspensão, abandonando a prova.


Outra briga boa foi travada entre Ricardo Rissati de Ford Mondeo e Javier Balzano de Vectra, pela terceira colocação. Rissati abandonou a disputa e a prova com a quebra do câmbio do seu carro.


Com a palavra para a equipe de reportagem da revista Racing, o vencedor Osvaldo Cocho Lopez, aspas para ele: "para mim a vitória teve um sabor especial. Foi sensacional vencer no Brasil, terra de minha mãe, que mora em São Paulo. O que me empolgou foi levar a Alfa para a primeira vitória, já que somos os campeões de poles. Agora, vai ser difícil nos segurar na segunda metade do campeonato".






Cocho Lopez foi impecável em Londrina e faturou a primeira vitória da Alfa na temporada




Seguem os resultados da etapa de Londrina:


Pole Position: Osvaldo "Cocho" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS


1º #18 - Osvaldo "Cocho" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS (46min46s526) - 20 pontos
2º #22 - Patricio Spinella (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i - 15 pontos
3º #16 - Javier Balzano (Equipe INI Racing) - Chevrolet Vectra 16V - 12 pontos
4º #33 - Oscar Fineschi (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E - 10 pontos
5º #19 - Fabian Hermoso (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 8 pontos
6º #29 - Maurizio Sandro Sala (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i - 6 pontos
7º #21 - Miguel Alisi (Equipe Honda Team) - Honda Accord - 4 pontos
8º #20 - Anibal Zaniratto (Equipe Honda Team) - Honda Accord - 3 pontos
9º #11 - Miguel Angel Guerra (Equipe Mega Sport) - Ford Mondeo Ghia - 2 pontos
10º #26 - Daniel Marrocchi (Equipe Sólido Motorsport) - Chevrolet Vectra 16V - 1 ponto
11º #30 - Carlos Okulovich (Equipe EFSA) - Peugeot 406


Abandonos:


#14 - Ricardo Risatti (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia
#17 - Flavio "Nono" Figueiredo (Equipe INI Racing) - Chevrolet Vectra 16V
#23 - Oscar "Poppi" Larrauri (Equipe Proas Team) - BMW 318i
#31 - Patricio di Palma (Equipe EFSA) - Peugeot 406


Não largou:


#24 - Alejandro Pagani (Equipe Pagani Racing Team) - Chevrolet Vectra GT



6ª Etapa - Autódromo Oscar Galvez (Buenos Aires - Argentina) – 14 de setembro de 1997


A sexta etapa do Superturismo SUDAM voltava para Buenos Aires, no Autódromo Oscar Galvez. Dessa vez a disputa seria realizada na opção número 7 do circuito, um traçado super veloz, num formato tri-oval. A pole position foi conquistada por Oscar Fineschi, com a marca de 1m23s999 e mais de 200 Km/h de média horária de velocidade.



O rápido traçado da sexta etapa



Nos treinamentos houve um forte acidente com a Alfa 155 de Fabian Malta, que bateu de frente contra um guard-rail a 175 km/h, destruindo a frente do carro. Não foi possível recuperar a Alfa para a corrida e Malta ficou de fora da etapa. Daniel Marrocchi também escapou em alta velocidade, na entrada do retão oposto e quase capotou o seu Vectra no desnível fora da pista.


Oscar Larrauri não conseguiu melhor posição no grid de largada por conta de problemas no motor do seu BMW. Poppi teve que trocar o propulsor da sua BMW e, por regulamento, teve que largar na última colocação. O brasileiro Nonô Figueiredo teve sérios problemas de freios e sequer conseguiu participar do treino classificatório. Os dois pilotos largariam no final do grid.


O grid de largada ficou assim:


1º - #33 - Oscar Fineschi (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E - 54s629
2º - #14 - Ricardo Risatti (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia - 54s724
3º - #16 - Javier Balzano (Equipe INI Racing) - Chevrolet Vectra 16V - 55s100
4º - #22 - Patricio Spinella (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i - 55s777
5º - #18 - Osvaldo "Cocho" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS
6º - #21 - José Luis di Palma (Equipe Honda Team) - Honda Accord
7º - #26 - Daniel Marrocchi (Equipe Sólido Motorsport) - Chevrolet Vectra 16V
8º - #11 - Miguel Angel Guerra (Equipe Mega Sport) - Ford Mondeo Ghia
9º - #29 - Maurizio Sandro Sala (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i
10º - #31 - Patricio di Palma (Equipe EFSA) - Peugeot 406
11º - #28 - Danny Candia (Equipe Proas Team) - BMW 318i
12º - #30 - Carlos Okulovich (Equipe EFSA) - Peugeot 406
13º - #20 - Anibal Zaniratto (Equipe Honda Team) - Honda Accord
14º - #17 - Flavio "Nono" Figueiredo (Equipe INI Racing) - Chevrolet Vectra 16V
15º - #23 - Oscar "Poppi" Larrauri (Equipe Proas Team) - BMW 318i


Fineschi largou bem e manteve a liderança, seguido de perto por Balzano. Ainda na primeira volta, na saída da velocíssima curva Ascari, Patricío Spinella se encoscou com os dois Ford Mondeo, de Risatti e Guerra, levantando muita poeira. Marrocchi e Sala também escaparam da pista, sendo que o brasileiro levou a pior. Os dois Mondeos, muito danificados, ficaram de fora da corrida. Spinella seguiu a prova com o seu BMW danificado. Maurizio Sala falou à reportagem da revista Racing sobre essa carambola: "não teve jeito. Naquele ponto os carros já estavam a 210 Km/h e foi impossível desviar. O pior é que o Spinella, que causou tudo, saiu com o carro inteiro".




A largada em Buenos Aires, com o Toyota de Fineschi mantendo a ponta



O salseiro forçou a entrada do safety car, pois a pista ficou muito suja e os carros espalhados em locais muito perigosos. Entre a largada e a entrada do carro de segurança, Poppi Larrauri havia saído de último para a sexta colocação, seguido de Nonô Figueiredo, que largara em penúltimo.


O pace car ficou na pista por quatro voltas. Após a saída, a corrida seguiu com Fineschi na liderança da prova, seguido muito de perto pelo Vectra de Javier Balzano, o "Toro de Santa Fé", puxando Cocho Lopez na terceira posição. Nonô levou o seu Vectra até a quarta colocação, mas na vigésima oitava volta o câmbio do seu Vectra o traiu, fazendo o brasileiro abandonar a corrida. Fineschi perdeu a liderança para Balzano logo no primeiro trecho da corrida, mas Fineschi, com bom ritmo no seu Toyota, o seguiu sempre muito próximo.


A briga da corrida foi entre Cocho Lopez e Larrauri pela terceira colocação. Poppi Larrauri foi ultrapassado na última volta por Cocho e perdeu a posição no pódio. E por falar em última volta, no curvão após a reta de largada, Balzano rodou no óleo deixado na pista por Anibal Zaniratto, que teve o motor de seu Honda Accord quebrado na volta anterior. Balzano ainda conseguiu voltar para a pista na segunda colocação, mas abriu caminho para a vitória de Oscar Fineschi. Com a palavra para a revista Racing, o vencedor: "eu vinha confiante demais porque o carro correspondia as minhas expectativas. Quando Balzano me passou achei que tudo estava perdido e que não conseguiria ultrapassá-lo. Mas dei sorte no final quando ele rodou e agora estou muito feliz. Penso que essa foi apenas a primeira vitória, mas agora vamos com tudo para vencer outras provas".




Oscar Fineschi feliz com a vitória



Resultado final:


1º #33 - Oscar Fineschi (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E (39min38s601) - 20 pontos
2º #16 - Javier Balzano (Equipe INI Racing) - Chevrolet Vectra 16V - 15 pontos
3º #18 - Osvaldo "Cocho" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 12 pontos
4º #23 - Oscar "Poppi" Larrauri (Equipe Proas Team) - BMW 318i - 10 pontos
5º #30 - Carlos Okulovich (Equipe EFSA) - Peugeot 406 - 8 pontos
6º #31 - Patricio di Palma (Equipe EFSA) - Peugeot 406 - 6 pontos
7º #22 - Patricio Spinella (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i - 4 pontos
8º #28 - Danny Candia (Equipe Proas Team) - BMW 318i - 3 pontos
9º #21 - José Luis di Palma (Equipe Honda Team ) - Honda Accord - 2 pontos
10º #20 - Anibal Zaniratto (Equipe Honda Team) - Honda Accord - 1 ponto


Abandonos:

#11 - Miguel Angel Guerra (Equipe Mega Sport) - Ford Mondeo Ghia
#14 - Ricardo Risatti (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia
#17 - Flavio "Nono" Figueiredo (Equipe INI Racing) - Chevrolet Vectra 16V
#29 - Maurizio Sandro Sala (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i


Desclassificado:

#26 - Daniel Marrocchi (Equipe Sólido Motorsport) - Chevrolet Vectra 16V



7ª Etapa - Autódromo Oscar Galvez (Buenos Aires - Argentina) – 14 de outubro de 1997


A sétima etapa do Superturismo SUDAM continuava em Buenos Aires, só que em outra opção de traçado, a de número 8, não tão veloz quanto a da etapa anterior, mas que mesmo assim proporcionou muitas emoções e disputas.


Poppi Larrauri mantinha a boa fase marcando a pole position. O argentino contou também com atualizações de aerodinâmica, amortecedores e também de motor na sua BMW 318i que o ajudaram a andar rápido.


O grid de largada ficou assim:


1º - #23 - Oscar "Poppi" Larrauri (Equipe Proas Team) - BMW 318i
2º - #14 - Ricardo Risatti (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia
3º - #18 - Osvaldo "Cocho" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS
4º - #19 - Fabian Hermoso (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS
5º - #16 - Javier Balzano (Equipe INI Racing) - Chevrolet Vectra 16V
6º - #22 - Patricio Spinella (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i
7º - #31 - Patricio di Palma (Equipe EFSA) - Peugeot 406
8º - #33 - Oscar Fineschi (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E
9º - #20 - Anibal Zaniratto (Equipe Honda Team) - Honda Accord
10º - #17 - Flavio "Nono" Figueiredo (Equipe INI Racing) - Chevrolet Vectra 16V
11º - #29 - Emiliano Spataro (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i
12º - #21 - José Luis di Palma (Equipe Honda Team) - Honda Accord
13º - #25 - Miguel Angel Guerra (Equipe Pagani Racing Team) - Chevrolet Vectra GT
14º - #11 - Hugo Olmi (Equipe Mega Sport) - Ford Mondeo Ghia
15º - #26 - Daniel Marrocchi (Equipe Sólido Motorsport) - Chevrolet Vectra 16V
16º - #30 - Carlos Okulovich (Equipe EFSA) - Peugeot 406


Debaixo de muito sol e calor, Larrauri largou bem e deixou a confusão para trás. Cocho Lopez pulou bem e deixou Risatti para a terceira posição. Ainda na primeira volta, na freada forte para a curva "Horquilla", Javier Balzano deu um empurrão na BMW de Patrício Spinella, que abalrroou o Honda Accord de Anibal Zaniratto. A BMW 318i de Spinella ficou bem destruída, mas ele voltou para a prova.


Nonô Figueiredo teve mais uma prova para esquecer. Fez uma prova de recuperação mas a quebra de um parafuso do cabo de acelerador do seu Vectra foi a responsável por mais um abandono do brasileiro.


Balzano não se contentou em dar a porrada em Spinella e, na mesma curva, deu outra cacetada, só que agora no Ford Mondeo de Ricardo Risatti, que segurou o carro e não rodou. Balzano passou e seguiu na terceira colocação, com Fabian Hermoso em segundo e Larrauri na liderança, abrindo cada vez mais vantagem. Mais atrás, Risatti brigava intensamente com o Toyota de Oscar Fineschi, com Cocho Lopez acompanhando "de camarote" a batalha.


A briga entre Risatti e Fineschi acabou com um toque do Toyota no Mondeo. Dessa vez, Risatti rodou e ficou para tras. Nessa, Cocho Lopez ganhou duas posições. E quem vinha fazendo uma bonita prova de recuperação era José Luis di Palma, que chegava no pelotão da frente com o seu Honda Accord, que nesta etapa recebeu um novo motor.


Balzano seguia andando rápido e chegava em Fabian Hermoso, sacramentando a ultrapassagem na freada do final da reta dos boxes. O Vectra rendia bem e o "Toro de Santa Fé" descontava a diferença para o líder Larrauri. Mais à frente, Hermoso passou reto na freada da curva "Horquilla" e ficou para trás do pelotão.


No terço final da prova, com 10 voltas para o final, o safety car foi acionado por conta de uma escapada de pista do Ford Mondeo de Ricardo Risatti, que ficou atolado na brita em um local perigoso. Nesta altura, Poppi Larrauri já tinha aberto mais de 17 segundos de vantagem para o segundo colocado, o Vectra de Javier Balzano.


Com a saída do safety car, Larrauri passou a se defender dos ataques de Balzano, mas logo Poppi mostrou que seu equipamento estava muito superior aos outros em desempenho, abrindo uma distância segura. Enquanto isso, José Luis di Palma fazia uma excelente prova, passando Cocho Lopez para conquistar a terceira colocação.


Larrauri vence a corrida, seguido de Balzano e Di Palma. Balzano foi ao pódio, estourou a champagne mas não levou a segunda colocação. Os comissários reviram a fita da corrida e as duas pancadas que o "Toro de Santa Fé" deu em Spinella e Rissati e decidiram punir o argentino. Assim, José Luis di Palma subiu para a segunda colocação e Cocho Lopez para terceiro.




Mais uma vitória na temporada para Oscar Larrauri





O pódio em Buenos Aires, ainda com Balzano, antes da desclassificação do argentino




Resultado final:


1º #23 - Oscar "Poppi" Larrauri (Equipe Proas Team) - BMW 318i (28 voltas em 45min16s041) - 20 pontos
2º #21 - José Luis di Palma (Equipe Honda Team) - Honda Accord - 15 pontos
3º #18 - Osvaldo "Cocho" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 12 pontos
4º #33 - Oscar Fineschi (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E - 10 pontos
5º #31 - Patricio di Palma (Equipe EFSA) - Peugeot 406 - 8 pontos
6º #29 - Emiliano Spataro (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i - 6 pontos
7º #19 - Fabian Hermoso (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 4 pontos
8º #20 - Anibal Zaniratto (Equipe Honda Team) - Honda Accord - 3 pontos
9º #11 - Hugo Olmi (Equipe Mega Sport) - Ford Mondeo Ghia - 2 pontos
10º #22 - Patricio Spinella (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i - 1 ponto


Abandonos:


#14 - Ricardo Risatti (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia
#17 - Flavio "Nono" Figueiredo (Equipe INI Racing) - Chevrolet Vectra 16V
#25 - Miguel Angel Guerra (Equipe Pagani Racing Team) - Chevrolet Vectra GT
#26 - Daniel Marrocchi (Equipe Sólido Motorsport) - Chevrolet Vectra 16V
#30 - Carlos Okulovich (Equipe EFSA) - Peugeot 406


Desclassificado:

#16 - Javier Balzano (Equipe INI Racing) - Chevrolet Vectra 16V


Campeonato de pilotos até o momento:


1º - Oscar "Poppi" Larrauri - 80 pontos
2º - Osvaldo "Cocho" López - 77 pontos
3º - Oscar Fineschi - 67 pontos
4º - Javier Balzano - 63 pontos
5º - Patricio Spinella - 60 pontos
6º - José Luis di Palma - 47 pontos
7º - Patricio di Palma - 32 pontos
8º - Flavio "Nono" Figueiredo - 23 pontos
9º - Alejandro Pagani - 21 pontos
10º - Ricardo Risatti - 18 pontos
11º - Daniel Marrocchi - 18 pontos
12º - Fabian Hermoso - 12 pontos
13º - Danny Candia - 10 pontos
14º - Carlos Okulovich - 8 pontos
15º - Anibal Zaniratto - 8 pontos
16º - Miguel Angel Guerra - 7 pontos
17º - Maurizio Sandro Sala - 6 pontos
18º - Emiliano Spataro - 6 pontos
19º - Juan Manuel "Cochito" López - 4 pontos
20º - Miguel Alisi - 4 pontos
21º - Hugo Olmi - 2 pontos
22º - Roberto Vido - 1 ponto



8ª Etapa – Tarumã – Brasil – 16 de novembro de 1997


O Superturismo SUDAM desembarcou em Tarumã e o traçado gaúcho foi alvo de muitos elogios dos pilotos da categoria, pelo percurso desafiador e rápido. Nonô Figueiredo aproveitou-se do bom conhecimento da pista e, com bom acerto no seu Vectra, cravou a pole position com o excelente tempo de 1m09s652. Ao seu lado mais um Vectra, do seu companheiro de equipe Javier Balzano, o "Toro de Santa Fé". A se destacar nessa etapa a estréia do argentino Ernesto "Tito" Bessone, fera do turismo argentino e o jovem brasileiro Roberto "Beto" Giorgi, campeão da Copa Palio no Brasil em 1997.


Nos treinos um acidente assustou a todos no autódromo: o argentino Patrício di Palma escapou com seu Peugeot 406 e acertou de frente um morro, na saída da curva 1. O carro chegou a capotar depois da pancada, tamanha a inércia do impacto. "Pato" di Palma saiu sozinho do carro e ficou deitado na grama, esperando o atendimento. Os fiscais de pista chegaram rápido e prontamente atenderam o piloto, que foi levado para o hospital na sequência. O carro ficou destruído e o piloto não participou da prova.






Imagem do acidente de Patricio di Palma e o estado que ficou o seu Peugeot 406




O grid de largada em Tarumã:


1º - #17 - Flavio "Nono" Figueiredo (Equipe INI Racing) - Chevrolet Vectra 16V - 1m09s652 (tempo no Top Qualify)
2º - #16 - Javier Balzano (Equipe INI Racing) - Chevrolet Vectra 16V - 1m10s176 (tempo no Top Qualify)
3º - #18 - Osvaldo "Cocho" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 1m10s796 (tempo no Top Qualify)
4º - #22 - Patricio Spinella (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i - 1m11s024 (tempo no Top Qualify)
5º - #29 - Emiliano Spataro (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i - 1m11s024 (tempo no Top Qualify)
6º - #23 - Oscar "Poppi" Larrauri (Equipe Proas Team) - BMW 318i - 1m10s886
7º - #28 - Ernesto "Tito" Bessone (Equipe Proas Team) - BMW 318i - 1m10s942
8º - #25 - Miguel Angel Guerra (Equipe Pagani Racing Team) - Chevrolet Vectra GT - 1m11s368
9º - #14 - Ricardo Risatti (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia - 1m11s403
10º - #33 - Oscar Fineschi (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E - 1m11s485
11º - #31 - Patricio di Palma (Equipe EFSA) - Peugeot 406 - 1m11s985 (não largou)
12º - #11 - Roberto "Beto" Giorgi (Equipe Mega Sport) - Ford Mondeo Ghia - 1m12s023
13º - #30 - José Visir (Equipe EFSA) - Peugeot 406 - 1m12s513
14º - #20 - Anibal Zaniratto (Equipe Honda Team) - Honda Accord - 1m13s418
15º - #26 - Daniel Marrocchi (Equipe Sólido Motorsport) - Chevrolet Vectra 16V - 1m13s599


O domingo em Porto Alegre estava muito ensolarado, com uma temperatura ambiente de 32 graus, um clima muito propício para o gaúcho lotar as dependências do autódromo e fazer aquele famoso churrasco à beira da pista, tão tradicional nas corridas do sul do país. Nonô largou bem e manteve a ponta da prova de forma sólida, abrindo vantagem segura para Balzano. Poppi Larrauri "engasopou" com seu BMW e ficou parado no grid. Ele saiu bem atrás do pelotão e começou ali uma corrida de recuperação que foi uma das atrações da prova.



Nonô puxando o pelotão após a largada


Patricio Spinella, que largou bem e vinha ocupando a terceira colocação à frente de Cocho Lopez e Tito Bessone, abandonou a prova logo no começo com problemas no seu BMW 318i. A partir daí, a briga boa da prova ficou entre Cocho Lopez e Tito Bessone, com um show de pilotagem de Tito, que vinha colocando sua BMW "de lado" em quase todas as curvas. No mesmo momento, MIguel Angel Guerra parava no box com problemas de coletor de escapamento no seu Vectra.


Poppi Larrauri vinha escalando as posições e lá no pelotão intermediário o brasileiro Beto Giorgi fazia uma corrida consistente, sempre na zona de pontuação. O argentino José Visir escapou e acertou de frente os pneus. Mais um Peugeot 406 destruído no fim de semana. Este acidente obrigou a entrada do safety car. Nonô Figueiredo, que tinha colocado dois segundos e meio de vantagem para Balzano na liderança, teve que trabalhar um pouco mais para voltar com a vantagem depois da saída do carro de segurança. E o brasileiro trabalhou muito bem e voltou a colocar distância do companheiro de equipe, para além dos dois segundos de vantagem, mostrando que a vitória naquele domingo era dele.


No terço final de prova, as grandes brigas ficaram entre Tito Bessone e Cocho Lopez e também a prova de recuperação de Oscar Larrauri, que finalizou a corrida na sexta colocação, angariando pontos preciosos na briga pelo campeonato de pilotos.



Cocho Lopez angariou pontos preciosos na luta pelo campeonato


E a vitória no Tarumã ficou mesmo com Nonô Figueiredo, que não deu chances para a concorrência e conquistou o primeiro triunfo de um piloto brasileiro no Superturismo SUDAM. O outro brasileiro em disputa, Beto Giorgi, também foi merecedor de destaque, terminando a prova na zona de pontuação, na nona colocação.


Com a palavra para a reportagem da revista Racing, o vencedor, Nonô Figueiredo: "finalmente parece que a maré de azar passou. Estive rápido em outras provas, mas sempre com problemas. Dessa vez, tudo funcionou bem e posso dizer que foi uma emoção muito grande ser o primeiro brasileiro a vencer na categoria. Essa marca será minha para sempre e mostra a outros pilotos essa opção que temos por aqui."






O Vectra de Nonô Figueiredo e sua alegria após a sua primeira vitória no SUDAM




Resultado final:


1º #17 - Flavio "Nono" Figueiredo (Equipe INI Racing) - Chevrolet Vectra 16V (43min57s918) - 20 pontos
2º #16 - Javier Balzano (Equipe INI Racing) - Chevrolet Vectra 16V - 15 pontos
3º #18 - Osvaldo "Cocho" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 12 pontos
4º #28 - Ernesto "Tito" Bessone (Equipe Proas Team) - BMW 318i - 10 pontos
5º #29 - Emiliano Spataro (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i - 8 pontos
6º #23 - Oscar "Poppi" Larrauri (Equipe Proas Team) - BMW 318i - 6 pontos
7º #14 - Ricardo Risatti (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia - 4 pontos
8º #20 - Anibal Zaniratto (Equipe Honda Team) - Honda Accord - 3 pontos
9º #11 - Roberto "Beto" Giorgi (Equipe Mega Sport) - Ford Mondeo Ghia - 2 pontos
10º #26 - Daniel Marrocchi (Equipe Sólido Motorsport) - Chevrolet Vectra 16V - 1 ponto


Abandonos:


#22 - Patricio Spinella (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i
#25 - Miguel Angel Guerra (Equipe Pagani Racing Team ) - Chevrolet Vectra GT
#30 - José Visir (Equipe EFSA) - Peugeot 406
#33 - Oscar Fineschi (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E


Não largou:


#31 - Patricio di Palma (Equipe EFSA) - Peugeot 406


Campeonato de pilotos até o momento:


1º - Osvaldo "Cocho" López - 101 pontos
2º - Oscar "Poppi" Larrauri - 91 pontos
3º - Javier Balzano - 78 pontos
4º - Oscar Fineschi - 73 pontos
5º - Patricio Spinella - 70 pontos
6º - Flavio "Nono" Figueiredo - 65 pontos
7º - José Luis di Palma - 47 pontos
8º - Patricio di Palma - 32 pontos
9º - Ricardo Risatti - 32 pontos
10º - Emiliano Spataro - 31 pontos
11º - Alejandro Pagani - 21 pontos
12º - Daniel Marrocchi - 21 pontos
13º - Fabian Hermoso - 12 pontos
14º - Anibal Zaniratto -11 pontos
15º - Miguel Angel Guerra - 11 pontos
16º - Danny Candia - 10 pontos
17º - Carlos Okulovich - 8 pontos
18º - Maurizio Sandro Sala - 6 pontos
19º - Juan Manuel "Cochito" López - 4 pontos
20º - Miguel Alisi - 4 pontos
21º - Hugo Olmi - 2 pontos
22º - Roberto Vido - 1 ponto



9ª Etapa – Interlagos – Brasil – 23 de novembro de 1997


A segunda etapa consecutiva no Brasil teve a participação de mais brasileiros. Além de Nonô Figueiredo e Beto Giorgi, que já tinham corrido em Tarumã, os pilotos Felipe Maluhy (que andou de Ford Mondeo) e Luis Fernando Baptista "Batistinha" (que pilotou um Peugeot 406).


Pela segunda etapa consecutiva, Nonô Figueiredo foi dominante, valendo-se do ótimo conhecimento do traçado de Interlagos. Abocanhou a pole position e fez mais uma corrida acachapante, não abrindo espaço para os demais pilotos. Mesma sorte e desempenho não tiveram os demais brazucas: Batistinha se enroscou com Beto Giorgi e os dois abandonaram; Felipe Maluhy também não completou a prova em Interlagos. E a disputa do título de pilotos, que naquela altura, faltando apenas uma etapa para o fim do campeonato, estava entre Cocho Lopez e Poppi Larrauri, ficaria mesmo para a corrida em Buenos Aires, em dezembro.












Não foi um bom resultado para Poppi Larrauri em Interlagos




Segunda vitória consecutiva de Nonô Figueiredo no campeonato



Resultado final:


1º #17 - Flavio "Nono" Figueiredo (Equipe INI Racing) - Chevrolet Vectra 16V (44min33s366) - 20 pontos
2º #29 - Emiliano Spataro (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i - 15 pontos
3º #18 - Osvaldo "Cocho" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 12 pontos
4º #22 - Patricio Spinella (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i - 10 pontos
5º #14 - Ricardo Risatti (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia - 8 pontos
6º #33 - Oscar Fineschi (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E - 6 pontos
7º #25 - Miguel Angel Guerra (Equipe Pagani Racing Team) - Chevrolet Vectra GT - 4 pontos
8º #23 - Oscar "Poppi" Larrauri (Equipe Proas Team) - BMW 318i - 3 pontos


Abandonos:


#11 - Roberto "Beto" Giorgi (Equipe Mega Sport) - Ford Mondeo Ghia
#15 - Felipe Maluhy (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia
#16 - Javier Balzano (Equipe INI Racing) - Chevrolet Vectra 16V
#20 - Anibal Zaniratto (Equipe Honda Team) - Honda Accord
#21 - José Luis di Palma (Equipe Honda Team) - Honda Accord
#26 - Daniel Marrocchi (Equipe Sólido Motorsport) - Chevrolet Vectra 16V
#30 - Luis Fernando Baptista "Batistinha" (Equipe EFSA) - Peugeot 406



10ª Etapa - Autódromo Oscar Galvez (Buenos Aires - Argentina) – 14 de dezembro de 1997


Com o palco pronto para a decisão da primeira temporada do Superturismo SUDAM, o circuito número nove do complexo Oscar Galvéz, em Buenos Aires, viu um ótimo desempenho nas provas de classificação do argentino Tito Bessone, que levou o seu BMW para a pole position.


Para dar aquele "tempero especial", a largada da corrida no domingo foi dada embaixo de muita chuva. Inicialmente, a disputa pela ponta ficou polarizada entre Bessone, Larrauri, Balzano e Nonô Figueiredo. Na oitava volta, após um acidente, os rumos da prova passavam a ser definidos com a parada nos boxes de Ricardo Risatti para colocar pneus para pista seca, fazendo uma aposta na secagem da pista nas próximas voltas. E foi uma aposta certeira: Risatti rumou para a sua primeira vitória na temporada, surpreendendo a todos.



BMW 318i de Tito Bessone











Com relação ao campeonato de pilotos, com os resultados de Buenos Aires, Poppi Larrauri e Cocho Lopez terminaram empatados com 107 pontos e o título foi dado a Larrauri pela vantagem do maior número de vitórias no ano. Mais equilibrado que isso, impossível!


Com a palavra para a reportagem da revista Racing, o campeão de 1997 Oscar Larrauri: "o Superturismo SUDAM me deu a oportunidade de voltar a pilotar um carro de alta tecnologia. Por ser a primeira temporada na América do Sul, a categoria já deu claros sinais que deverá crescer muito em 1998."



Celebração entre o vencedor da prova, Ricardo Risatti (esquerda) e o campeão da temporada, Poppi Larrauri





Momento da bandeirada no Oscar Galvez



Resultado final:


1º #14 - Ricardo Risatti (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia (45min45s233) - 20 pontos
2º #23 - Oscar "Poppi" Larrauri (Equipe Proas Team) - BMW 318i - 15 pontos
3º #16 - Javier Balzano (Equipe INI Racing) - Chevrolet Vectra 16V - 12 pontos
4º #29 - Emiliano Spataro (Equipe Diablo Motorsport - BMW 318i - 10 pontos
5º #17 - Flavio Figueiredo (Equipe INI Racing) - Chevrolet Vectra 16V - 8 pontos
6º #18 - Osvaldo "Cocho" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 6 pontos
7º #30 - Luis Fernando Baptista "Batistinha" (Equipe EFSA) - Peugeot 406 - 4 pontos
8º #28 - Ernesto "Tito" Bessone (Equipe Proas Team) - BMW 318i - 3 pontos
9º #21 - Miguel Angel Guerra (Equipe Honda Team) - Honda Accord - 2 pontos
10º #19 - Juan Manuel "Cochito" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 1 ponto
11º #22 - Patricio Spinella (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i
12º #20 - Anibal Zaniratto (Equipe Honda Team ) - Honda Accord
13º #24 - Alejandro Pagani (Equipe Pagani Racing Team ) - Chevrolet Vectra GT
14º #26 - Daniel Marrocchi (Equipe Sólido Motorsport) - Chevrolet Vectra 16V


Abandonos:


#11 - Néstor Gurini (Equipe Mega Sport) - Ford Mondeo Ghia
#33 - Oscar Fineschi (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E


Resultado final do campeonato de pilotos:


1º - Oscar "Poppi" Larrauri - 107 pontos
2º - Osvaldo "Cocho" López - 107 pontos
3º - Javier Balzano - 90 pontos
4º - Oscar Fineschi - 73 pontos
5º - Flavio "Nono" Figueiredo - 73 pontos
6º - Patricio Spinella - 72 pontos
7º - Ricardo Risatti - 52 pontos
8º - José Luis di Palma - 47 pontos
9º - Emiliano Spataro - 41 pontos
10º - Patricio di Palma - 32 pontos
11º - Alejandro Pagani - 21 pontos
12º - Daniel Marrocchi - 21 pontos
13º - Miguel Angel Guerra - 15 pontos
14º - Fabian Hermoso - 12 pontos
15º - Anibal Zaniratto -12 pontos
16º - Danny Candia - 10 pontos
17º - Carlos Okulovich - 8 pontos
18º - Juan Manuel "Cochito" López - 7 pontos
19º - Maurizio Sandro Sala - 6 pontos
20º - Miguel Alisi - 4 pontos
21º - Hugo Olmi - 2 pontos
22º - Roberto Vido - 1 ponto



Mais imagens da temporada de 1997:




Peugeot 406 de Batistinha na última etapa em Buenos Aires





Felipe Maluhy de Ford Mondeo na etapa de Interlagos





Alfa-Romeo 155 TS de Cocho Lopez. Note os macacos hidráulicos pneumáticos que suspendem o carro





Ford Mondeo Ghia V6 de Beto Giorgi




Peugeot 406 de Patricio di Palma




BMW 318i de Patricio Spinella










Chevrolet Vectra de Daniel Marrochi







Luis Otávio Paternostro






Toyota Corona de Oscar Fineschi




Ford Mondeo Ghia V6 de Ricardo Rissati





Honda Accord de Anibal Zaniratto




Chevrolet Vectra "A" de Alejandro Pagani















Chevrolet Vectra de Javier Balzano com as marcas da batalha














Maurizio Sandro Sala e seu BMW 318i










José Luis di Palma de Vectra








Miguel Angel Guerra e seu Ford Mondeo Ghia V6





















Sala e as grid girls da Petrobrás













A "usina" V6 do Ford Mondeo










A célula de combustível no porta-malas da Alfa-Romeo 155 TS











BMW 318i de Emiliano Spataro








Cockpit da Alfa-Romeo 155 TS







Peugeot 406 de Patricio di Palma





Honda Accord de Miguel Alisi




Nonô Figueiredo no cockpit do seu Vectra






O chileno Martin Ferrer com Honda Accord









2 comentários:

  1. Meus parabéns por esse novo projeto, meu irmão! Como sempre uma matéria de alto nível, sobretudo a respeito de um campeonato de que temos informações limitadas. E bom saber que o Fogaça e o Nonô fizeram história na categoria!

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