domingo, 1 de setembro de 2019

Beasts from the East - a cena de preparação japonesa dos anos 90



O ano era 2004. A Internet nessa época ainda era um vasto campo a ser desbravado. As redes sociais praticamente não existiam. Restava aos aficcionados pelo universo automotivo, para busca de informações, as revistas especializadas e algumas produções de vídeos em DVD, uma vez que o Youtube só surgiria em 2005.


Era a época também da febre do tunning, disseminado principalmente pela franquia de Hollywood "Velozes e Furiosos". E embalada pela cena, a revista quatro rodas lançou nas bancas, nesse ano de 2004, um box com 3 DVDs de produções que mostravam o mundo do Tunning no Brasil e no mundo.




O box com os 3 DVD´s da Revista Quatro Rodas



Adquiri esse box à época e um DVD em específico me chamou muita atenção: a produção da revista inglesa Max Power sobre a cena de preparação japonesa, entitulada "Beast from the East".


A viagem para os jornalistas ao Japão foi em 1999 e o que eles viram foi algo como uma prévia do que apareceu em 2001 em Velozes e Furiosos. Muito dessa cena tunning migrou para os Estados Unidos nos anos seguintes, tomando grande parte do mundo da preparação automotiva dos yankees. Mas o que realmente me chamou a atenção nessa produção da Max Power foi a escolha dos carros e preparadores que foram mostrados e também o nível de preparação e esmero dos nipônicos.





Os ingleses tiveram contato e visitaram preparadoras muito conceituadas na terra do sol nascente, como por exemplo Top Secret, Ab-Flug, Trial, Ms Factory, Top Secret, VeilSide e Amameya´s. A seguir, detalho os principais carros e empresas preparadoras mostradas no vídeo, com detalhes técnicos e fotos dos modelos:




Top Fuel Civic


Imagine um Honda Civic hatch todo aliviado e com uma preparação que eleva a potência do motor de 4 cilindros a 500 cavalos de potência. Os números impressionam: 0 a 100 Km/h em 4 segundos e máxima de 300 Km/h. A melhor definição desse foguetinho é a que foi dada no vídeo: acelera e freia como uma motocicleta!








Subaru Impreza Coupé 2P - Trial


Este Subaru Impreza preparado em Osaka pela Trial chama atenção pela cor, um amarelo "racing", pelas belas rodas de 3 raios mas principalmente pela preparação de performance do tradicional motor boxer turbinado, que chega a 350 cavalos de potência.







Mazda RX7 Ab-Flug


Como se não bastasse a cor pink que mais parece uma embalagem de bombom "Sonho de Valsa", esse Mazda RX7 recebeu um body-kit exclusivo para a carroceria (com direito a capô dianteiro em fibra de carbono) e um veneno no motor rotativo que o faz debitar 450 cavalos de potência e levar esse torpedo para uma velocidade máxima de quase 300 Km/h.

O vídeo ainda mostra o Porsche 911 do presidente da Ab-Flug, pintado na mesma cor Rosa-Pink e com uma preparação de 700 cavalos de potência!









Nissan Skyline Ms Factory


Aqui a coisa começa a ficar séria. A preparação para esse Skyline permite que o motor 6 cilindros em linha turbinado chegue a impressionantes 980 cavalos de potência. O desempenho se traduz em uma máxima de mais de 320 Km/h. A se destacar também o agressivo body-kit instalado e uma pintura que muda de cor de acordo com a incidência da luz.








Mazda RX7 Amameya´s


Este RX7 foi totalmente modificado e seu "look" ficou muito próximo de um Porsche 911, só que roadster. A cor exclusiva e o interior totalmente customizado se destacam. A preparação elevou a potência para 390 cavalos.








Nissan Silva 200 SX Top Secret


A Top Secret é uma conceituada preparadora japonesa. A equipe chefiada por Mr. Nagata é capaz de preparar um motor 4 cilindros do Nissan Silvia para atingir impressionantes 800 cavalos. O modelo apresentado no vídeo está com muitos extras, como roll cage, pneus semi-slicks e bancos e cintos de competição.








Nissan Skyline Top Secret


Se você sem impressionou com o Silvia de 800 cavalos, então vai gostar desse Skyline: são 1.200 cavalos de potência, preparação extrema, biturbo, capaz de passar de 330 km/h de velocidade. Mr. Nagata em pessoa, o presidente da Top Secret, levou o jornalista da Max Power para um "Top Speed" em um túnel. A velocidade chegou a 328 Km/h. As imagens e sons são impressionantes!









O vídeo na integra, "Beasts from the East", produção da Max Power TV:








Um comentário: