domingo, 8 de dezembro de 2013

Meus nacionais preferidos - Volkswagen Voyage Sport 1.8/S


A família de modelos denominada BX, da Volkswagen, foi um dos grandes casos de sucesso da nossa indústria automobilística. Primeiramente com o Gol, criado para substituir o aclamado Fusca e depois com seus derivados Saveiro (picape), Parati (perua) e Voyage (sedan), a família BX, graças principalmente à motorização AP (alta performance) 1.6, 1.8 e 2.0 litros consolidou junto ao consumidor brasileiro o famoso slogan da propaganda "você conhece, você confia".




O Voyage surgiu em 1981 e teve ótima aceitação do público. Seu desenho moderno, motorização 1.5 litros de refrigeração líquida oriunda do Passat e o bom espaço no porta-malas ajudaram na sua popularidade. Chegou a ser vendido nos Estados Unidos e Canadá, juntamente com a Parati, com a alcunha de Fox, nome posteriormente reutilizado pela filial brasileira, como todos bem sabem.




Foi em 1993, já na segunda reestilização, que o sedan ganhou a sua versão mais esportiva e completa: a Sport 1.8/S. O modelo vinha recheado de bons equipamentos, visual esportivo e seu principal trunfo era o motor de 1.8 litros, que equipava o Gol GTS. Este motor era equipado com um comando de válvulas mais "brabo" e carburação retrabalhada, o que trazia ganho em performance: 105 cavalos.




E a esportividade não se restringia apenas ao plano mecânico. Externamente, o Sport trazia párachoques e retrovisores pintados na cor do carro, faróis de neblina, lanternas traseiras escurecidas, pára-brisa degradê e frisos estilizados. As rodas em liga leve BBS, em aro 14 davam o toque definitivo ao visual muito agradável.




Internamente, a exclusividade continua. Começamos pelos belíssimos e funcionais bancos Recaro, em tecido exclusivo e encostos de cabeça dianteiros vazados. Retrovisores, travas e vidros eram elétricos e ar-condicionado e direção hidráulica fechavam o excelente pacote de equipamentos. Destaque para o clássico volante de quatro raios e as quatro "bolinhas" de acionamento da buzina, além do painel chamado de "satélite", com os comandos de lanterna, pisca-pisca e desembaçador em botões laterais.




A versão Sport durou apenas três anos e em 1995 terminava a produção regular do sedan. Nessa altura, seu irmão principal, o Gol, já havia mudado de carroceria. No lugar do Voyage, a Volkswagen trouxe o Polo Classic, primo próximo do Seat Córdoba. O brasileiro voltaria a ver o Voyage nas ruas em 2009, quando a Volkswagen recriou o sedan a partir da última geração do Gol. Mas toda a aura e carisma do primeiro modelo já havia ficado no passado.

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