sábado, 5 de novembro de 2011

Tim Richmond

Na década de 80, o mundo foi assombrado por uma doença misteriosa e mortal. A cura para esta doença era desconhecida. Ela levava a morte em pouco tempo, sem dar qualquer chance. Era a AIDS. Sem um tratamento eficaz e com pouco conhecimento sobre a doença, o terroe era generalizado. As pessoas tinham medo até do simples toque em uma pessoa com AIDS, com medo de ser infectado, uma amostra do clima de pavor da época, além da total desinformação das formas de contágio.


Os acometidos pela doença praticamente isolavam-se do mundo, por conta do preconceito, principalmente. Um dos poucos exemplos de pessoa que tenha assumido publicamente a doença foi o cantor brasileiro Cazuza.


E foi justamente nessa época que surgiu talvez o primeiro e único caso de AIDS no meio automobilístico que se tenha conhecimento, pelo menos no que tange aos pilotos. E este caso se passou nos Estados Unidos, com um competidor da Nascar, a stock car americana.





Tim Richmond nasceu em 7 de junho de 1955, no estado de Ohio. Começou a carreira nos Karts e logo passou para os monopostos. Correu na Fórmula Indy. Foi o Rookie of the Year nas 500 Milhas de Indianápolis em 1980, ou seja, o melhor estreante no ano na prova.


Richmond logo se transferiria para a Nascar, onde conheceria a glória (venceu 13 provas na categoria principal), mas também encontraria o seu destino derradeiro.





Tim Richmond era o expoente máximo do piloto bem sucedido na carreira, além de fazer muito sucesso com o público feminino, uma vez que era jovem e "boa pinta". Correu pela equipe de Richard Childress, uma das mais importantes da categoria, e teve em 1986 sua melhor temporada, terminando na terceira colocação entre os pilotos, com 4174 pontos  7 vitórias, ficando apenas atrás de Dale Earnhardt e Darrell Waltrip no campeonato.


A AIDS foi diagnosticada no auge da sua carreira, porém nunca houve divulgação para o público, imprensa e para a Nascar, até a sua morte. Tim começou a ter complicações com pneumonias a partir de 1986 e aos poucos a doença foi debilitando-o. Em 13 de agosto de 1989, com apenas 34 anos de idade, Tim Richmond precocemente falecia. Um piloto com grande potencial e um futuro campeão.



3 comentários:

  1. Ele nunca correu pela RCR. Informe-se melhor.

    ResponderExcluir
  2. Zoi, obrigado por me alertar e desculpe-me pelo ato falho, na verdade pensei na equipe Hendrick e escrevi Richard Childress, muito obrigado pelo aviso!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir