sábado, 5 de novembro de 2011

Impressões de Gran Turismo 5 - Playstation 3

Após alguns meses de dedicação ao simulador de corridas Gran Turismo 5, lançado aqui no país em dezembro último, a primeira impressão que o jogo nos passa é de que essa versão é muito mais difícil de se jogar do que as 4 edições anteriores, incluindo aí a versão intermediária Prologue.






Para avançar no jogo, ou seja, conseguir grana, ganhar carros e abrir novas etapas, é preciso "ralar" muito. Além disso, a pilotagem, ou melhor, a simulação, está muito mais fidedigna. Se o jogador possuir um conjunto de volante e pedaleiras (e aqui recomendo as séries G-25 e G-27, da Logitech), a brincadeira torna-se ainda mais profissional. Fica difícil controlar os carros mais potentes e em situações de pista molhada, por exemplo, é necessária muita perícia e suavidade na condução.


Se a sensação de realismo presente na jogabilidade impressiona, o visual, seja dos carros quanto dos cenários, bem como os variados sons, são dignos de classificar GT5 como o melhor jogo de automóveis já idealizado na história, até então.




Estamos no nível Endurance (digo estamos pois "divido o cockpit" com o Luiz Henrique e eventualmente o Tarcísio e o Reginaldo), o mais difícil, já que são disputadas provas de longa duração, como por exemplo as 24 Horas de Le Mans, 500 Milhas de Indianápolis e 24 Horas de Nurburgring, onde a estratégia de paradas nos boxes, além da paciência são fatores preponderantes para o sucesso.


Os eventos especiais foram bem elaborados pela turma de Kazunori Yamauchi, o produtor do jogo, existem provas de kart, de rally, nos ovais da Nascar e até uma academia especial da Mercedes-Benz. Outro destaque são as provas disputadas no traçado utilizado pelo programa de televisão da BBC de Londres, chamado Top Gear. Em uma destas provas, o desafio é pilotar uma clássica Kombi.




A quantidadee a variedade de carros disponíveis no jogo também é um departamento à parte. Desde a já citada Kombi "pão-de-forma" até os mais modernos e velozes protótipos "Le Mans", não há como não agradar o amante da velocidade e do mundo do automóvel. Outro diferencial em Gran Turismo 5 é que existem 200 carros classificados como "premium", ou seja, que permitem o piloto virtual comandar a máquina de dentro do habitáculo, com direito a todos os mínimos detalhes do painel e dos mostradores.




Uma coisa é certa: para o amante do automóvel e das corridas, Gran Turismo 5 é presença obrigatória na prateleira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário