sábado, 5 de novembro de 2011

Os 10 aviões mais belos da história

Apresento a vocês a minha seleção dos 10 aviões mais belos e importantes da história:





Boeing 747 - a primeira vez que vi o "Jumbo" ao vivo, fiquei sem ar. Afinal, sempre admirei o mito por fotos e vídeos. O 747 mudou o conceito mundial de vôos intercontinentais no final da década de 60.  Na foto, um dos modelos utilizados pela "Pioneira" Varig.




Lockheed L-188 Electra - o "rei da Ponte-Aérea" cumpriu com louvor seu papel no país, sem nenhum incidente mais grave. O turboélice marcou época numa fase em que voar era um acontecimento social. Tempos de catering sofisticado e uísque a bordo. Infelizmente, esse charme deu lugar à economia e rapidez dos novíssimos 737-300, em 1992.




Airbus A380 - um avião com capacidade para mais de 550 passageiros parecia algo impossível. Mas o consórcio europeu Airbus conseguiu a façanha com o A380, um avião ultramoderno e super seguro. O passageiros dispõem de dois dec´s e classes luxuosas para defrutar.




ATR-72 - sempre tive predileção pelos turboélices, principalmente os de asa alta. O italiano ATR é o principal avião para rotas regionais de médio alcance e aqui no Brasil é utilizado pela Azul Linhas Aéreas e pela Trip (Foto). Um avião elegante e funcional.




Bae 146 - Avro RJ 100 - mais uma aeronave regional, porém agora movida a jato. O Avro foi a primeira miniatura de avião que montei, presente dos amigos Reginaldo e Tarcísio. A Hawker Siddeley projetou uma aeronave em uma configuração pouco usual: quadri-turbina e asa alta. O resultado ficou visualmente agradável de se ver.






Sud-Aviation Caravelle SE 210 - o Caravelle talvez seja um dos mai charmosos aviões da história, com seu desenho arredondado da proa à deriva. No Brasil, foi utilizado pela Varig e pelas falecidas Panair e Cruzeiro.






Aerospatiale / BAC Concorde - talvez a principal aeronave já produzida na história. O vôo supersônico estava reservado apenas às aeronaves de combate antes da chegada do Concorde. Cruzar o oceano em 3 horas depois do Concorde virou algo comum. British Airways e Airfrance foram as únicas a operar as 20 unidades fabricadas do supersônico, que infelizmente foi aposentado em 2003, após os incidentes do 11 de setembro e do acidente fatal em 2000. Os aeroportos do mundo nunca mais foram os mesmos, sem o ensurdecedor barulho dos reatores na decolagem, a visão surreal do pouso com um ângulo de ataque ultra-agressivo e do charmoso movimento do bico escamoteável, que movimentava-se para a visualização da pista pela tripulação.






Lochheed SuperConstellation - mais um aviação a hélice para a lista, dessa vez movida a pistão. O Connie, como carinhosamente é chamado na aviação, é uma das aeronaves mais carismáticas da história, graças ao seu desenho esguio e às pontas das asas em formato de gota.




Embraer ERJ 145 - evolução do turboélice Brasília, o ERJ 145 abriu os caminhos da fabricante brasileira para o mundo. Hoje, a Embraer é a terceira fabricante no ranking, atrás apenas das gigantes Boeing e Airbus. É uma referência para o mercado dos jatos regionais. Destaque para o desenho do bico e o enflechamento das asas, um conjunto agradável de se ver.






Embraer EMB 314 Super Tucano - mais um brazuca para a lista, só que este é menos pacato. Sua função bélica fica nítida apenas por uma olhada no armamento à disposição do piloto. O que não tira a graça do desenho e das linhas do Canopy.

13 comentários:

  1. cara,muito massa sua lista!mas faltou o belissimo 707,to tentando até entender o pq de vc nao o colocar na lista!agora mais dois belissimos avioes tambm é o 787 e o A350,mas eu nao os colocaria numa lista de 10 nao pq eu iria nos mais classicos!

    ResponderExcluir
  2. Otima lista!!!
    PR mim sem dúvida o conteletion é o mãos belo de todos os tempos!!!

    ResponderExcluir
  3. Otima lista!!!
    PR mim sem dúvida o conteletion é o mãos belo de todos os tempos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oo Constelation é lindo mas o Comet... bom veja voce mesmo

      Excluir
  4. Otima lista!!!
    PR mim sem dúvida o conteletion é o mãos belo de todos os tempos!!!

    ResponderExcluir
  5. Acertou no Caravelle, Concorde, e no Constellation, faltou o Boeing 707,e o C-47.

    ResponderExcluir
  6. Concordo, acertou Caravelle, concorde, Constellation.... falta grave é o deHavilland Comet

    ResponderExcluir
  7. O Avro RJ 100 foi o avião que tirou a vida da delegação da chapecoense

    ResponderExcluir
  8. Uma lista de aviões mais bonitos sem o Comet não pode ser considerada

    ResponderExcluir
  9. Faltou a fera dos ares o trijato da Boeing 727 avião lindo demais !

    ResponderExcluir