domingo, 28 de junho de 2009

Campeonato de Kart 2009 - 3ª etapa - Uma prova confusa

Pois é meus amigos. Vou tentar descrever aqui um pouco do que foi a corrida ontem, 3ª etapa do Campeonato de Kart 2009. Vou tentar porque a prova foi muito emocionante, confusa, acidentada, com diversos acontecimentos que fica difícil reconstituir o que vimos na pista como pilotos e o que os espectadores nos contaram.





Bem, ontem por volta das 5 da tarde, chovia torrencialmente em São Paulo. Todos os pilotos estavam preocupados com as condições da pista. Por volta das 7 da noite, a chuva cessou, o que nos deu esperança de encontrar a pista seca no horário da nossa corrida, prevista para as 9 da noite. Por conta da chuva, toda a programação do Kartódromo atrasou, e nossa bateria passou a ter previsão de início por volta das 10 da noite.







O jeito era esperar e assistir as baterias anteriores a nossa, onde aconteceram diversas rodadas e acidentes, principalmente na parte mais molhada do traçado, o final da grande reta e a chicane, até a curva a direita da parte baixa. Esta parte da pista também permaneceria molhada quando fomos a pista.





Prenuncio de uma prova bastante movimentada, acidentada e com diversas alternativas. A partir dessa etapa adotamos uma inovação para aumentar ainda mais o equilíbrio da disputa. Nosso Comissário Desportivo, Romnei, sorteou os números dos karts entre os pilotos, não permitindo mais a escolha de cada um.




Dezessete pilotos partiram para a pista e para as voltas de classificação. Pneus frios, pista molhada e as primeiras rodadas aconteciam. No final do qualifiying, pole position para Aristinélio Jr. O restante do grid ficou bem heterogêneo. Mais à frente, largaram Vagner Kustor (que chegou a liderar duas voltas), Tarcisio, Reginaldo e Marcelo Martinez. Eu fiz uma péssima classificação, larguei em antepenúltimo e Luiz Henrique, em último.



A confusão começou já na largada. Com a pista molhada logo à frente, os karts permaneceram embolados e enroscados nas primeiras curvas. Na primeira volta, o primeiro e mais forte acidente da prova. Reginaldo rodou no início da subida rumo à reta da torre de cronometragem e foi colhido na lateral, de forma violenta, por Guido. Posso descrever essa batida pois foi bem à minha frente. O barulho da pancada foi impressionante e a roda dianteira direita do Kart de Reginaldo soltou-se, pulando descontrolada no meio da pista. Essa roda, inclusive, quase me acertou. Tive de desviar dela e até pender um pouco a cabeça para a direita para não ser acertado (mais tarde, outra roda também sairia de um Kart depois de um acidente na chicane).





Reginaldo não desistiu, fez a volta e, com 3 rodas, voltou aos boxes. Quem estava assistindo à prova curtiu neste momento um show, tanto de perícia, por conta da falta de uma das rodas, quanto pelo visual, já que o eixo raspava no chão, produzindo faíscas pela pista. Veja como Reginaldo descreveu este momento em 3 rodas: "fui controlando a distribuição do meu peso no Kart, que balançava muito, para poder conduzir até os boxes e pegar um outro Kart" Reginaldo ainda terminaria a prova na 15ª posição.



A partir daí, o desafio dos 17 pilotos era não rodar no final da reta e nas curvas da chicane logo à frente, ainda muito úmidas. Uns faziam as curvas por fora, outros por dentro, próximo ou em cima das zebras. Não existia um traçado definido. Várias rodadas e batidas ainda aconteceriam nas 17 voltas dessa prova. Um dos mais impressionantes incidentes foi o de Aristinélio Jr. Ele passou reto no final da grande reta e destruiu duas barreiras de pneus. "Pensei na hora: morri", brincou Jr. que chegou na 12ª posição.



Venceu Rodrigo Alves, na sua segunda participação no campeonato. Em segundo, em uma prova brilhante, saindo da última posição, o jovem Luiz Henrique, que disse ter feito uma prova "usando a cabeça", esperando os erros e acidentes com os competidores à sua frente. Eu consegui me recuperar da péssima classificação e cheguei em terceiro. Quase 4 segundos atrás chegou Eduardo Moro, que foi um dos que se envolveu em confusões. Mais atrás, em quinto, Marcelo Martinez. Em sétimo chega Vagner Kustor e em nono, Tarcísio, que ficaria com a melhor volta da prova.



O Campeonato está disputadíssimo. São três pole-positions e três vencedores diferentes em três provas já realizadas. Eu mantive a liderança, com 78 pontos. Eduardo Moro vem e segundo, com 69. Logo após, dois grupos de pilotos estão embolados. Marcelo Martinez em terceiro, com 65 pontos é seguido de perto por Tarcísio, com 61, em quarto. Luiz Henrique, com o bom resultado de ontem, assume a quinta posição, com 58 pontos. Vagner Kustor vem perto, com 56 pontos e Reginaldo, com o péssimo resultado de ontem caiu para a sétima posição, com 54 pontos. Mas todos muito perto na pontuação, ou seja, qualquer resultado bom de um e ruim de outro piloto e a classificação pode mudar.


Bem, agora partimos para a segunda metade da temporada. A próxima etapa, a quarta, é somente daqui a dois meses, no dia 29 de agosto. Acompanhem a seguir a calssificação da prova e do campeonato:



3ª etapa - 17 voltas:

1º - Rodrigo Alves
2º - Luiz Henrique
3º - Rodrigo Carelli
4º - Eduardo Moro
5º - Marcelo Martinez
6º - Bruno Cal
7º - Vagner Kustor
8º - João Vitor
9º - Tarcísio Frederice
10º - Rosiel
11º - Juscelino Tavares
12º - Aristinélio Jr.
13º - Rafael
14º - Izael
15º - Reginaldo Pereira
16º - Vinicius
17º - Guido


Classificação do Campeonato após 3 etapas:


1 - Rodrigo Carelli – 78 pontos
2 - Eduardo Moro - 69
3 - Marcelo Martinez - 65
4 - Tarcísio Frederice - 61
5 - Luiz Henrique - 58
6 - Vagner Kustor - 56
7 - Reginaldo Pereira - 54
8 - Rodrigo Alves - 43
9 – Rafael - 38
10 – Izael - 35
11 - Aristinélio Jr. - 32
12 – Rosiel - 28
13 – Guido - 22
14 - Bruno Cal - 19
15 - Marcio Mormille - 17
16 - Marcelo Oliveira - 17
17 - João Vitor - 17
18 - Marcelo Harnebach - 16
19 - Juscelino Tavares - 14
20 - Marcelo Pugliesi - 12
21 - Lincoln Watanabe - 9
22 – Vinicius - 9
23 – David - 8
24 – Lucas - 7
25 – Diego - 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário