A segunda entrevista do Projeto Resgate e Registro da História do Automobilismo Brasileiro foi realizada com o piloto gaúcho Cezar "Bocão" Pegoraro, em 22 de abril de 2024. "Bocão" nasceu e cresceu no meio das competições, uma vez que é filho de Antônio Pegoraro, piloto histórico do automobilismo gaúcho. Seu irmão Sergio Pegoraro também seguiu carreira no esporte a motor.
Bocão iniciou sua carreira nos karts de competição e efetivamente estrou nos carros em 1968, em uma prova em Curitiba. Foi um começo avassalador, com a conquista da pole position, da melhor volta da prova e da vitória. A partir de 1971, Bocão passou a competir na Fórmula Ford e também se aventurou em provas de longa duração, com a famosa FNM 2.150, vencendo provas importantes como os 500 Quilômetros de Tarumã e as 12 Horas de Tarumã em sua classe. Continuou a disputar corridas na Fórmula Ford e de Divisão 3, até a sua parada na carreira em 1975, por questões de falta de apoio financeiro.
Bocão retomou sua carreira em 1979 em uma categoria que estava em alta no automobilismo brasileiro, o Torneio Nacional Passat. O título não demorou a chegar: em 1980, Bocão venceu o campeonato regional. Depois de uma rápida experiência na Fórmula 3 inglesa ao final de 1981, Bocão ingressou na Hot Car em 1982, de Passat, com seu irmão Sérgio como companheiro de equipe. Foi o ano também da estreia na Fórmula 2 brasileira. Ao final do ano, Bocão sagrou-se campeão da Hot Car.
O título da Fórmula 2 brasileira chegou em 1984. Bocão seguiu em uma sólida carreira nos monopostos, seguindo na Fórmula 2 e posteriormente na Fórmula 3 Sul-Americana e Brasileira, além de paralelamente tomar parte de outras categorias, como a Stock Car Brasileira e o Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos. Sua aposentadoria das pistas chegou em 1993, quando Bocão deixou as competições e entrou definitivamente na galeria dos grandes pilotos da nossa história.
Personagens importantes do nosso automobilismo prestaram depoimentos em homenagem a Cezar "Bocão" Pegoraro e que foram veiculados no programa: Aroldo Bauermann, professor Claudio Mueller, Djalma Fogaça, Jorge Freitas, Luiz Fernando Cruz e Victor Steyer.
Bocão também escolheu melhor o carro que pilotou na carreira, indicando o Ralt de Fórmula 3.
Nenhum comentário:
Postar um comentário