Entre os anos de 1954 e 1966 foi organizado e realizado no paradisíaco país das Bahamas, o “Bahamas Speed Week - Nassau Trophy Race”, ou “Semana de Velocidade das Bahamas”, uma competição automobilística realizada nas instalações do antigo aeroporto de Oakes Field, na capital Nassau, e que reunia no mês de dezembro, além de grandes nomes do automobilismo norte-americano e mundial, muitas celebridades e socialites, em um ambiente misto de competição e festa praiana.
Na edição de 1963, uma das provas preliminares da principal bateria de carros esporte foi uma corrida reunindo os Fórmula Vee´s e os Volkswagen Beetle no mesmo grid, aqui conhecidos como Fuscas. A mistura de carros de fórmula e turismo por si só já é um fato inusitado. Mais inusitado então foi ter nessa corrida a participação do renomado piloto norte-americano Dan Gurney, que naquela altura era piloto da equipe Brabham na Fórmula 1.
A imagem pitoresca dos Fuscas misturados aos Formulas Vees
Gurney contou na prova com um Volkswagen equipado com peças da EMPI, como barra estabilizadora especial, compesador de cambagem e o sistema de escapamento esportivo. A preparação disponível para o piloto norte-americano o ajudou a vencer até com certa facilidade a prova na sua categoria.
Na prova principal de 1963 do Nassau Trophy Race teve a vitória na classificação geral do norte-americano A. J. Foyt, com um Scarab Mk IV com motor Chevrolet, sendo seguido na segunda colocação pelo mexicano Pedro Rodriguez com Ferrari 250 P.
Como curiosidade, Dan Gurney voltou a disputar a prova destinada aos Volkswagens em 1964, desta vez tendo uma companhia ilustre no grid: o seu amigo A. J. Foyt. Gurney passou boa parte da prova literalmente “empurrando” Foyt até que os dois chegaram na ponta da prova. No final, Dan Gurney ultrapassou Foyt para vencer. Ganhou, mas não levou. Um competidor protestou contra irregularidades no carro de Gurney, que foram constatadas pelos comissários. O caneco de vencedor ficou com A. J. Foyt.
Dan Gurney empurrando A. J. Foyt na edição de 1964
O traçado da disputa
O Fusca de A. J. Foyt da edição de 1964
Carelli que matéria sensacional, só você mesmo pra nos brindar com estes fatos históricos do automobilismo!
ResponderExcluirMuito interessante! Parabéns e obrigado por mais uma fantástica história! Abraços... 😉👍🏁 ...
ResponderExcluir