terça-feira, 14 de junho de 2022

DTM Courier Pick-up – Divisão de Turismo Metrocar – Temporada de 2005


A temporada de 2005 da DTM Courier Picape seria o ano derradeiro do certame sendo organizado pela Divisão de Turismo Metrocar. Como relatamos na matéria de introdução deste especial, o contrato para a realização do campeonato, segundo informações de um dos organizadores, Eduardo Homem de Mello, previa a organização de cinco temporadas – de 2001 a 2005.





O pacote técnico das picapes Ford Courier de competição permanecia o mesmo de 2004. Desportivamente, a DTM agora tinha apenas duas divisões: Categoria Super A e Categoria A. A média de carros no grid continuou muito boa em 2005: em cada etapa, ao menos 30 picapes tomaram parte da competição.


A temporada de 2005 teve seu início com a primeira etapa realizada em Interlagos, onde Beto Posses faturou a vitória na classificação geral. Na segunda etapa, realizada em Goiânia, foi a vez de Paulo Vicentin vencer. Na terceira etapa, tivemos o terceiro vencedor diferente: Fábio Carvalho faturou a corrida em Interlagos. Na quarta etapa, disputada em Guaporé, foi a vez de Cássio Homem de Mello vencer. Nesta altura, Paulo Vincentin era o líder do campeonato, com 50 pontos conquistados, e era seguido por Fábio Carvalho, com 47 pontos e Cássio Homem de Mello com 36 pontos. A quinta etapa do campeonato seria disputada em Londrina, no Paraná.



5ª Etapa – Londrina (PR) – 10 de julho de 2005


Por conta de atrasos na programação da Fórmula Truck, evento no qual a DTM Picape faz a prova preliminar, o treino classificatório em Londrina seria disputado na manhã do domingo da corrida.


A prova foi vencida na classificação geral e na categoria Super A pelo baiano Diego Freitas, após 32 voltas de disputa. Cássio Homem de Mello venceu na categoria A, depois de terminar em terceiro na geral.


Segue o resultado final em Londrina:


1º - Diego Freitas (BA/Serata Racing) – Categoria Super A – 32 voltas em 39min26s157
2º - Laírton Miranda (DF/Jordão Racing) - Categoria Super A
3º - Cássio Homem de Mello (SP/A. Guaraná Sports) - Categoria A
4º - Paulo César Vicentin (SP/Guaraná Sports) - Categoria A
5º - Fábio Carvalho (GO/Jordão Racing) - Categoria A
6º - Wellington Kalil (SP/Serata Racing) - Categoria A
7º - Sergio Lúcio (DF/Paioli Racing) - Categoria Super A
8º - Roberto Posses (SP/Manelão Competições) - Categoria Super A
9º - Francisco Moreira (SP/Manelão Competições) - Categoria A
10º - José Spada Júnior (SP/Guichaco Racing) - Categoria Super A
11º - Peter M. Gottschalck (SP/Paioli Racing) - Categoria A
12º - Eduardo Garcia (DF/Paioli Racing) - Categoria Super A
13º - Luiz Corazzari (SP/A. Guaraná Sports) - Categoria Super A
14º) Roberto dos Santos (SP/Paioli Racing) - Categoria A
15º) Fábio Carvalho (GO/Jordão Racing) - Categoria A


Não terminaram:


Murillo Macedo (SP/Jordão Racing), a 8 voltas
Ruy Delfin Vasco (SP/Serata Racing), a 9 voltas
Rolf Gemperli (SP/A. Guaraná Sports), a 11 voltas


Campeonato de pilotos até o momento:


Categoria A:


1º - Paulo Vicentim – 65 pontos
2º - Fábio Carvalho – 59 pontos
3º - Cássio Homem de Mello – 56 pontos


Categoria Super A:


1º - Lairton Miranda – 65 pontos
2º - Leandro Camargo – 55 pontos



7ª Etapa – Campo Grande (MS) – 7 de agosto de 2005


O baiano Diego Freitas enfrentava boa fase e venceu sua segunda prova consecutiva na temporada de 2005, na classificação geral. Nesta etapa, foi dominante: ponteou todos os treinos livres, cravou a pole position e não deu chances a ninguém na corrida. De lambuja, ainda conquistou a melhor volta da corrida, com o tempo de 1min45s623 e média de 117,009 km/h de velocidade, na sétima passagem da prova. O baiano deu sua palavra ao site F1 Mania: “foi uma das corridas mais disputadas e difíceis. Os carros são muito parelhos, o Laírton estava muito bem e a pista tem poucos pontos de ultrapassagens.”


Os primeiros colocados foram os seguintes:


1º - Diego Freitas – 20 voltas em 39min25s650
2º - Lairton Miranda, 39min27s501
3º - Jose Sapada Jr, 39min30s974
4º - Peter Gottschalk, 39min33s157
5º - Cassio Homem de Mello, 39min35s987
6º - Rolf Gemperli, 39min45s266



8ª Etapa – Curitiba (PR) – 18 de setembro de 2005


Na etapa realizada no Autódromo Internacional Raul Boesel, em Curitiba, Diego Freitas venceu mais uma vez e entrou em definitivo na briga pelo título da categoria Super A, contra seu principal adversário, o líder do campeonato, Lairton Miranda, que nessa corrida terminou em segundo. A categoria A teve como vencedor Peter Gottschalk.


No campeonato da categoria Super A, Lairton Miranda agora tinha 95 pontos, contra 81 pontos de Diego Freitas. Leandro Camargo seguia em terceiro na tabela, com 77 pontos conquistados.


Diego Freitas, depois de vencer, falou ao site F1 Mania: “a equipe esteve perfeita, estamos entre os melhores, mas precisamos continuar trabalhando como fizemos até aqui, para não quebrar esta série de bons resultados e manter nossas chances de brigar pelo título.”


A DTM Picape ainda disputou a nona etapa no autódromo de Interlagos, no dia 9 de outubro de 2005 e a décima etapa em Tarumã, no dia 6 de novembro de 2005, onde tivemos as vitórias de Peter Gottschalk na categoria A e Diego Freitas na categoria Super A. A última etapa foi disputada em Brasília, no dia 11 de dezembro, palco da disputa dos títulos, que ficaram nas mãos de Lairton Miranda - categoria Super A - e Cássio Homem de Mello, na categoria A.


A história da DTM Courier Picape, no formato original, terminava ali. Porém, as picapes Ford Courier teriam ainda uma sobrevida, dentro da programação do campeonato paulista de automobilismo, com provas exclusivamente em Interlagos, no ano de 2006. Era criada a CTC Pick-Up, com algumas mudanças técnicas nos carros, mas isso é assunto para a próxima e última matéria desta série especial.


Algumas imagens da temporada de 2005:



















































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário