sábado, 12 de fevereiro de 2022

Um Corsa da Copa Metrocar de volta para as pistas

 

No fim de semana passado, assistindo às provas da Super Liga de Automobilismo em Interlagos, especificamente na etapa da categoria Força Livre, um GM Corsa amarelo me chamou a atenção na pista. Ao olhar com mais detalhes as fotos realizadas pelo fotógrafo Caique Roberto, comecei a desconfiar de que se tratava de um carro clássico.


A minha desconfiança era de que aquele Corsinha era um exemplar da extinta Copa Corsa Metrocar,  categoria monomarca do pequeno hatch da Chevrolet, realizada no final dos anos 90 e início dos anos 90 com grids cheios e muito sucesso entre pilotos e público. O que me chamou a atenção, além da pintura amarela com faixas vermelhas e verdes, foram alguns detalhes no carro, como por exemplo os para-choques da época, sem alterações, além das capas de plástico no lugar dos faróis dianteiros, as molduras das caixas de roda, além do aerofólio da tampa traseira. Esses detalhes me fizeram acreditar de cara que ser tratava de um carro daquele campeonato. O número 55 no carro me fez ter a convicção de que se tratava, enfim, do carro utilizado pelo piloto Paulo Salustiano, na temporada de 2001 da Copa Corsa Metrocar.


Como o carro estava sendo cuidado pela equipe OtoCity na corrida do fim de semana passado, resolvi contatar o Otávio Carmacio, chefe, dono e idealizador da equipe Oto, para tirar essa dúvida. E o meu trabalho de "Sherlock Holmes" estava correto. O carro era mesmo um Corsa da Copa Metrocar. Otávio nos deu mais detalhes, na conversa que tivemos hoje: "o carro estava com motor 1.4 e 1 bico para gasolina da época. Ele andou até derreter pistão, hoje subiu minha receita OTO que é 2.0 original com câmbio de 1.4. O carro também estava com pneus slick´s aro 13, passei uma nova suspensão e pneus radiais aro 14."


Para finalizar, as fotos do carro, a primeira com Paulo Salustiano pilotando em 2001, e as fotos feitas no fim de semana passado, na etapa da Força Livre. Mais um trabalho de investigação do blog finalizado com sucesso!




O Corsinha pilotado por Paulo Salustiano na temporada de 2001 da Copa Corsa Metrocar, na época com patrocínio da Arisco



O Corsa atualmente, disputando a etapa da Força Livre da Liga Paulista, no fim de semana passado



2 comentários: