quinta-feira, 22 de abril de 2021

Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos – Temporada de 1985



Após duas temporadas o Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos ganhou um “Sponsor Name”, um patrocinador que foi incorporado ao nome do evento. O nome “Copa Shell” foi criado e utilizado até 1994, tempo em que durou o patrocínio e também o certame. O leque de novidades para 1985 também contemplava mudanças no regulamento técnico. Os motores deveriam agora ser de 1.300 centímetros cúbicos de capacidade volumétrica, deixando os motores 1.6 para trás. O combustível a ser utilizado deveria ser o álcool.


Para as fábricas, o desafio seria adaptar os motores ao novo regulamento técnico. No caso da Fiat e da Ford, elas já tinham os motores nesta configuração. Já para a Volkswagen, a engenharia precisou realizar uma adaptação a partir do motor AP-800, de 1.800 centímetros cúbicos, fazendo alterações no miolo do motor e cabeçote. Foi adotado um novo virabrequim para que os pistões tivessem um menor curso. No cabeçote, houve a adoção de molas de válvulas especiais para atender ao maior regime de rotações. O carburador foi adaptado para dar maior fluxo à mistura. Os números de performance do motor reportavam 130 cavalos de potência líquida a 8 mil rotações por minuto.


A grande baixa de 1985 foi a saída da Chevrolet, que deixou de apoiar oficialmente as equipes. A relação nunca foi boa e o protesto de Ingo Hoffmann e equipe na última etapa de 1984 expôs os problemas de relação entre as equipes e a fabricante americana. Ingo passaria a pilotar para a Volkswagen, com a expectativa de passar a ganhar mais competitividade com melhor equipamento.


Volkswagen e Fiat traziam carros novos para o campeonato de 1985. Gol e o novo Uno se juntavam ao Escort da Ford para compor o certame. Modelos novos, com motores de 1.300 centímetros cúbicos. Um calendário com dez provas de longa duração, novas equipes e pilotos tomando parte do campeonato. Tudo isso trazia uma boa expectativa a todos para esta temporada. E a primeira prova seria tradicionalmente em São Paulo, com as 6 Horas de Interlagos, no mês de junho.



6 Horas de Interlagos - 15 de junho de 1985


Chegamos a Interlagos com uma previsão de 40 competidores para a prova de 6 horas. Eram esperados por volta de 17 carros da Volks, 12 da Ford e 11 da Fiat. A programação, como mandava a tradição, contaria com duas sessões de treinos livres na quinta-feira, classificação na sexta e a corrida no sábado, com largada às 14h.


Nos treinos os melhores tempos ficaram na casa 3m27s com pneus novos. Nos classificatórios da sexta-feira os cariocas Toni Rocha e Armando Balbi levaram seu Gol para a pole position com o tempo de 3m27s78. O Uno começava bem a sua jornada no Brasileiro de Marcas conquistando a segunda colocação, com a dupla Walter Travaglini e Zeca Giaffone e o tempo de 3m27s94. Em quarto mais um Gol, da dupla Paulo Júdice e Egígio "Chichola" e na quinta posição Zeca David e Arthur Bragantini de Fiat Uno. A Ford decepcionou na classificação e o melhor Escort apareceu na décima terceira posição com Fábio Grecco e Lian Duarte. A se destacar no classificatório uma dificuldade adicional aos pilotos: uma pista muito suja e com muito óleo. Por fim, os 40 carros previstos para tomar parte da corrida se concretizaram em 28 participantes.








E na primeira prova do ano já tínhamos a primeira polêmica da temporada relacionada ao regulamento técnico. Os Fiats Uno foram equipados com uma barra estabilizadora na suspensão traseira que não havia sido homologada pela Confederação Brasileira de Automobilismo. Os comissários desportivos identificaram a irregularidade e as equipes precisaram retirar o aparato dos carros.


Na corrida, os VW Gols pontearam a prova, com alternância na liderança entre os pole-positions Toni Rocha e Armando Balbi, de Toninho da Matta e Jorge de Freitas e Chichola e Paulo Júdice. Os Fiats só não andaram melhor por conta da proibição da barra estabilizadora traseira, que debitou desempenho dos Unos. Walter Travaglini e Zeca Giaffone, uma das duplas fortes de Fiat Uno, tiveram um furo de tanque de combustível que alijou a dupla da disputa por posições no pelotão de frente. A se destacar o ótimo trabalho nas paradas de boxes dos carros da Volkswagen, que garantiu, somado ao ótimo desempenho, as três primeiras colocações ao final das seis horas de prova. A vitória ficou com o VW Gol da equipe Refricentro, da dupla Chichola e Paulo Júdice, após 803 quilômetros percorridos nas 6 horas de prova, com 101 voltas completadas e média de 131,39 km/h.







O Gol de Chichola e Júdice, começando bem a temporada




Resultado final:


1º - #5 Egídio "Chichola" Micci / Paulo Júdice - Volkswagen Gol (Equipe Refricentro/VW) - 101 voltas em 6h03m22s36 - média de 131,394 Km/h
2º - #70 Xandy Negrão / Jaime Figueiredo - Volkswagen Gol (Equipe Rodão/Kovak/VW)
3º - #58 José Rubens Coelho / Amadeu Rodrigues - Volkswagen Gol (Equipe Malt 90/VW)
4º - #47 Valdir Florenzo / Luis Rosenfeld - Ford Escort (Equipe Greco/Ford)
5º - #1 Toninho da Matta / Jorge de Freitas - Volkswagen Gol (Equipe Dimep/VW)
6º - #38 José Junqueira / Clemente de Farias - Fiat Uno (Equipe Banco Bandeirantes/Localiza)
7º - #22 Fábio Sotto Mayor / Paulo Gomes - Fiat Uno (Equipe HG/Metalpó)
8º - #26 Arthur Bragantini / Zeca David - Fiat Uno (Equipe Milano)
9º - #35 João Aguiar / Luiz Rondinone - Fiat Uno (Equipe Lécio Pneus/Ferticentro)
10º - #6 Ingo Hoffmann / Claudio Girotto - Volkswagen Gol (Equipe Irmãos Giustino/VW)
11º - #33 Murilo Pilotto / João Carlos "Capeta" Palhares - Fiat Uno (Equipe Vicauto)
12º - #3 Dimas de Melo Pimenta / Walter "Tucano" Barchi - Volkswagen Gol (Equipe Dimep/VW)
13º - #50 Armando Balbi / Toni Rocha - Volkswagen Gol (Equipe Refricentro/VW)
14º - #45 Affonso Giaffone / René Lofti Jr. - Ford Escort (Equipe Greco/Ford)
15º - #46 Fabio Greco / Lian Duarte / Edmar Ferreira - Ford Escort (Equipe Greco/Ford)
16º - #4 Luiz Antonio Massa / José Massa Neto / José Roberto Cardarelli - Volkswagen Gol (Equipe Caio/Hidroplás)
17º - #44 Walter Travaglini / José Próspero Giaffone - Fiat Uno (Equipe Sultan)
18º - #48 Renato Conill / Pedro Grendene Bartelle - Fiat Uno (Equipe Taurus)
19º - #59 Paulo Sarmento / Nelson Balestieri - Volkswagen Gol (Equipe Malt 90/VW)
20º - #56 Rogério dos Santos / Julio Inácio Horn - Volkswagen Gol (Equipe Sport Veículos Jania)
21º - #62 Antonio Carlos Avallone / Luiz Evandro Aguia - Ford Escort (Equipe Fabrini/Al Car)
22º - #11 Edson Yoshikuma / Cesar "Bocão" Pegoraro - Fiat Uno (Equipe Marshall/Localiza)
23º - #23 Roberto Manzini / Renato Cattalini - Fiat Uno (Equipe Cattalini Transportes)
24º - #7 Roberto Coutinho Nogueira / Fabio Crespi - Ford Escort (Equipe Souza Ramos)


Volta mais rápida: 3m30s38, média de 134,736 - #50 Armando Balbi / Toni Rocha - Volkswagen Gol (Equipe Refricentro/VW)




A Volkswagen "surfando a onda" dos bons resultados no campeonato





500 Quilômetros do Rio de Janeiro - 06/07/1985


Para a prova do Rio de Janeiro a expectativa era a de que a Volkswagen continuaria a sua hegemonia. Os Gols andaram muito bem em São Paulo e a esperança era de que os Unos chegassem mais perto dos carros da fábrica alemã em desempenho e que a Ford finalmente melhorasse a performance dos Escorts. Chico Serra, que não tinha participado da primeira etapa por estar disputando uma etapa da Fórmula Indy, faria a dupla com Walter Travaglini no Fiat Uno e era tido como um ótimo reforço na luta contra a Volkswagen.




O bonito Uno de Chico Serra e Walter Travaglini



E esta expectativa se converteu no melhor tempo de Serra nos treinos livres em Jacarepaguá, com o tempo de 2m22s01. Mas na hora do "vamos ver" das sessões de classificação, a Volkswagen mostrou seu poderio, com o registro da pole position do Gol da dupla Atila Sipos e Luis Otávio Paternostro, com o tempo de 2m20s58. Em segundo mais um Gol, dos pilotos locais Armando Balbi e Tony Rocha, que cravaram 2m20s81. Serra e Travaglini ficaram em terceiro com o tempo de 2m20s95.


A largada para a corrida, prevista para as 11h do sábado, foi dada com atraso de aproximadamente 10 minutos por queda de energia no autódromo. A previsão era de quatro horas de prova e o que se viu no Rio foi uma etapa agitada, com diversos incidentes. Logo na largada, Chico Serra encostou no Gol de Atila Sipos. Mais à frente, os dois se chocaram na curva atrás dos boxes e abandoraram a prova. Seus companheiros de equipe, Luis Otávio Paternostro e Walter Travaglini, quase que imediatamente discutiram e brigaram nos boxes.




A confusão da largada no Rio



A CBA teria trabalho para avaliar esta confusão entre Serra e Atila e também um protesto impetrado por Paulo Gomes e Fabinho Sotto Mayor, que reclamavam de irregularidades no motor e suspensão do Gol da dupla Andreas Mattheis e Elio Seikel, que venceram a corrida. Eles fizeram uma excelente prova largando da décima sétima colocação. Paulão e Fabinho terminaram na segunda colocação, mostrando a evolução dos Unos, que conseguiram 5 das oito primeiras colocações na classificação final.


Resultado Final:


1º - Andreas Mattheis / Élio Seikel - Volkswagen Gol
2º - Paulo Gomes / Fabio Sotto Mayor - Fiat Uno
3º - Egidio "Chichola" Micci / Paulo Júdice - Volkswagen Gol
4º - José Junqueira / Clemente de Faria - Fiat Uno
5º - Renato Conil / Vinicius Pimentel - Fiat Uno
6º - Aluisio Andrade Filho / Ciro Aliperti Jr. - Ford Escort




O Gol vencedor da dupla Mattheis e Seikel




500 Quilômetros de Brasília - 28 de julho de 1985


A terceira etapa do campeonato seria mais uma prova de 500 quilômetros, dessa vez no seletivo traçado de 5.475 metros de Brasília. A vitória de Andreas Mattheis e Élio Seikel no Rio de Janeiro foi mantida pela CBA e o campeonato neste momento via como líderes a dupla Chichola e Paulo Júdice com 35 pontos e os cariocas Mattheis e Seikel vice-líderes, com 20 pontos. Na tabela das marcas, a Volkswagen era líder com 81 pontos, Fiat em segundo com 46 pontos e Ford com 16 pontos.


As novidades do fim de semana davam conta que Chico Serra e Walter Travaglini realizaram alterações de suspensão e acertos de chassi no seu Fiat Uno e a dupla César "Bocão" Pegoraro e Edson Yoshikuma teriam um novo motor desenvolvido e acertado na Itália. Nos treinos classificatórios, a pole position ficou mais uma vez com um Volkswagen Gol, da dupla Atila Sipos e Luis Otavio Paternostro.







A corrida foi bem movimentada na disputa pela vitória, com brigas entre Florenzo/Rosenfeld e Sipos/Paternostro, além de Chichola/Júdice. A partir da volta 70 a dupla carioca Balbi/Rocha pulou para a liderança para não mais perdê-la, conquistando a primeira vitória no campeonato, mais uma do Volkswagen Gol. Já os líderes do campeonato Chichola/Judice não fizeram uma boa prova, terminando na vigésima-nona colocação.


Armando Balbi, em entrevista para a Folha de São Paulo, explicou um pouco mais do desempenho na prova: "questão de mecânica, boa técnica e despreocupação. Assim chegamos ao final provando que, para vencer numa disputa dessas, não é necessário largar na ponta". Toninho da Matta também falou à "Folha": "o Gol melhora o seu desempenho a cada prova. Ele provou isso nas etapas anteriores e na de agora. Vamos trabalhar ainda mais para que o carro continue na frente e comigo pilotando. Cheguei em segundo mas pretendo a ponta na próxima prova". Renato Conil, o melhor com Fiat Uno em Brasília, deu seu depoimento: "o Fiat foi bem na prova mas terá melhores oportunidades em circuitos menores, como o de Goiânia. Ali nós vamos provar a nossa disposição de quebrar a supremacia do Gol. E o Uno tem condições para isso. Podem apostar".


No campeonato de marcas a disputa agora estava assim: Volkswagen com 132 pontos disparada na frente; Fiat com 54 pontos e Ford com 34 pontos. O campeonato de pilotos tinha sua tabela neste momento com a liderança da dupla Egidio Chichola/Paulo Júdice com 35 pontos. Andreas Mattheis/Elio Seikel em segundo com 32 pontos e Toninho da Matta/Jorge de Freitas com 23 pontos na terceira posição - todos com Volkswagen Gol.


1º - Armando Balbi / Tony Rocha - Volkswagen Gol (Refricentro) - 92 voltas
2º - Toninho da Matta / Jorge de Freitas - Volkswagen Gol (Dimep)
3º - Andreas Mattheis / Elio Seikel - Volkswagen Gol (Rodão/Kovac)
4º - Luis Rosenfeld / Waldir Florense - Ford Escort (Grecco-Ford)
5º - Renato Conil / Vinicius Pimentel - Fiat Uno (Taurus/Cesarin)
6º - Silvio Zambelo / Edmar Ferreira / Renê Lefti Jr - Ford Escort (Grecco-Ford)





Mais uma vitória do VW Gol, dessa vez da dupla Armando Balbi e Toni Rocha




12 Horas de Goiânia - 11/08/1985


O Campeonato Brasileiro de Marcas chegava a Goiânia para a primeira prova de mais longa duração da temporada. Com largada à meia-noite de sábado, a corrida teria um total de 376 voltas e 1.441 quilômetros a percorrer. Nos treinos classificatórios, mais uma pole-position contabilizada para a Volkswagen, do Gol número 25 da dupla Atila Sipos e Luis Otávio Paternostro, com a marca de 1m49s68.


Com 30 carros largando à meia-noite de sábado e um excelente público estimado de 40 mil pessoas, a prova em Goiânia viu o domínio da Ford e a primeira vitória do Escort na história do campeonato. As cem primeiras voltas foram de domínio dos Fords nas três primeiras colocações. O Escort do trio Silvio Zambelo / Edmar Ferreira / Renê Lofti Jr teve que parar nos boxes na volta trezentos com problemas do motor, abandonando a briga na ponta. Porém a Ford continuou dominando e após 12 horas de prova, a vitória ficou com o Escort da dupla Lian Duarte e Fábio Grecco. A dobradinha foi completada com Valdir Florenzo e Luiz Rosenfeld. Dos 30 carros que largaram, 21 terminaram a maratona em Goiânia, sendo onze Gols, três Escorts, seis Unos e um Voyage.








E para não "perder o costume", tivemos mais um protesto para os comissários técnicos da CBA avaliarem: as duplas Walter Barchi/Dimas de Melo Pimenta e Luis Massa/José Cardareli acusaram de irregularidades os Escorts primeiro e segundo colocados - eixo do comando de válvulas do motor e diferencial com autoblocante eram os objetos da reclamação.




Lian Duarte na condução do Escort



Resultado Final:


1º - Lian Duarte / Fábio Grecco - Ford Escort - 382 voltas
2º - Valdir Florenzo / Luiz Rosenfeld - Ford Escort
3º - Armando Balbi / Tony Rocha - Volkswagen Gol
4º - Toninho da Matta / Jorge de Freitas - Volkswagen Gol
5º - Ingo Hoffmann / Claudio Girotto - Volkswagen Gol
6º - José Junqueira / Clemente de Faria / Vinicius Pimentel - Fiat Uno




A bandeirada histórica para os Escorts em Goiânia




Mil Quilômetros de Brasília - 01/09/1985


O Brasileiro de Marcas voltava para Brasília para a disputa da tradicional prova de Mil Quilômetros. A dobradinha dos Escorts na etapa anterior foi mantida pela CBA após analisar os protestos realizados por irregularidades técnicas nos Fords. O bom desempenho dos Escorts em Goiânia acendia uma luz amarela de alerta para a Volkswagen, que fez um excelente início de campeonato.


Nos treinos classificatórios, a Volkswagen voltou a dominar as ações, com o melhor tempo registrado pela dupla carioca Armando Balbi e Toni Rocha, seguidos dos companheiros de marca Chichola e Paulo Júdice. Os Fiats Uno vieram na sequência, com Paulão Gomes e Fabinho Sotto Mayor em terceiro, Chico Serra e Walter Travaglini em quarto e José Junqueira, Clemente de Faria e Vinicius Pimentel em quinto. O melhor Escort só apareceu na sexta colocação, com a dupla Valdir Florenzo e Luiz Rosenfeld.


Mas na corrida, que teve largada às 9h30 da manhã do domingo, as coisas foram diferentes e a Ford virou o jogo, conquistando a segunda vitória consecutiva no campeonato, desta vez com a dupla Valdir Florenzo e Luiz Rosenfeld. Em segundo completaram Armando Balbi e Tony Rocha de Gol e em terceiro o Uno do trio José Junqueira, Clemente de Faria e Vinicius Pimentel. Três marcas diferentes nas três primeiras colocações.




Bom resultado para o Uno de Junqueira / Farias / Pimentel



Resultado final:


1º - Valdir Florenzo / Luiz Rosenfeld - Ford Escort
2º - Armando Balbi / Tony Rocha - Volkswagen Gol
3º - José Junqueira / Clemente de Faria / Vinicius Pimentel - Fiat Uno



500 Quilômetros de Goiânia - 08/09/1985


O certame do Campeonato Brasileiro de Marcas continuava no centro-oeste do país, voltando agora para Goiânia, para a disputa da prova de 500 quilômetros. Os treinos classificatórios foram disputados em um calor de 35 graus, característicos desta região e mais uma vez tiveram o domínio da Volkswagen, com a pole conquistada pela dupla Chichola e Paulo Júdice, seguidos do Gol de Armando Balbi e Tony Rocha. O melhor Escort, o dos líderes do campeonato neste momento, Valdir Florenzo e Luiz Rosenfeld, classificou na sexta colocação. O grid de largada para a prova ficou assim:


1º - Egidio "Chichola" Micci / Paulo Júdice - Volkswagen Gol - 1m49s07
2º - Armando Balbi / Tony Rocha - Volkswagen Gol - 1m49s12
3º - Paulo Gomes / Fabio Sotto Mayor - Fiat Uno - 1m49s14
4º - Atila Sipos / Luis Otavio Paternostro - Volkswagen Gol - 1m49s29
5º - Xandy Negrão / Jaime Figueiredo - Volkswagen Gol - 1m49s56
6º - Valdir Florenzo / Luiz Rosenfeld - Ford Escort - 1m49s67



Com largada às 11h da manhã de sábado e 183 voltas pela frente, a corrida foi caracterizada pelo forte calor de mais de 35 graus, clima presente em todo o fim de semana goiano. Tal fato atrapalhou bastante o desempenho principalmente dos VW Gols, que não tiveram bom desempenho na prova, com diversas quebras e dificuldades mecânicas. Balbi e Rocha tiveram problemas de superaquecimento, Chichola e Júdice com os freios e Ingo Hoffmann e Claudio Girotto com quebra do trambulador do câmbio. Toninho da Matta e Jorge de Freitas se viram às voltas com diversas falhas mecânicas. Foi um dia difícil para a Volkswagen: todos abandonaram a prova, apesar do domínio na parte inicial da corrida.







O caminho então ficou livre para mais uma vitória - com direito ao pódio completo - da Ford. Lian Duarte e Fabio Grecco foram os vencedores, seguidos de Valdir Florenzo e Luiz Rosenfeld e Silvio Zambelo e Edmar Ferreira. Florenzo e Rosenfeld mantiveram a liderança na tabela de pilotos com este resultado.


A tabela de classificação entre as marcas agora mostrava a Volkswagen líder com 204 pontos, seguida da Ford com 146 pontos e a Fiat com 98 pontos. Entre os pilotos, Valdir Florenzo / Luiz Rosenfeld eram os líderes com 70 pontos, seguidos dos companheiros Lian Duarte e Fabio Grecco com 47 pontos. Armando Balbi e Tony Rocha são os terceiros colocados também com 47 pontos.



Os Escorts da equipe Greco dominaram as primeiras posições em Goiânia



Resultado final:

1º - Lian Duarte / Fabio Grecco - Ford Escort (Equipe Greco/Ford) - 131 voltas
2º - Valdir Florenzo / Luiz Rosenfeld - Ford Escort (Equipe Greco/Ford)
3º - Silvio Zambelo / Edmar Ferreira - Ford Escort (Equipe Greco/Ford)
4º - José Junqueira / Clemente de Faria / Vinicius Pimentel - Fiat Uno (Equipe Banco Bandeirantes/Localiza)
5º - Xandy Negrão / Jaime Figueiredo - Volkswagen Gol (Equipe Rodão/Kovak/VW)
6º - Renato Conil / Claudio Muller - Fiat Uno (Equipe Taurus/Casarin)
7º - Elio Seikel / Andreas Mattheis - Volkswagen Gol (Equipe Petropolis/Castro/VW)
8º - Luis Otavio Paternostro / Atila Sipos - Volkswagen Gol (Equipe Rodão/Kovak/VW)
9º - Chico Serra / Walter Travaglini - Fiat Uno (Equipe Sultan/Fiat)
10º -João Aguiar / Luiz Rondinone - Fiat Uno (Equipe Lécio Pneus / Ferticentro)





O pódio de Goiânia



6 Horas de Guaporé - 06/10/1985


A primeira prova do Brasileiro de Marcas no sul seria disputada em Guaporé, um traçado mais curto que os anteriores em disputa no campeonato e que exige bastante de freios e das caixas de câmbio. A pole position finalmente foi conquistada por um carro da Ford em 1985, e coube aos vice-líderes da tabela dos pilotos - Lian Duarte e Fábio Grecco - a façanha, com a marca de 1m24s93. Ao seu lado mais um Escort, da dupla gaúcha que estreava na temporada - Ronaldo Ely / Egon Ertzfeldt, com o tempo de 1m25s01. Em terceiro no grid o Fiat Uno de Renato Conil e César "Bocão" Pegoraro, com a marca de 1m25s36. Na quarta colocação saíram os líderes do campeonato, Valdir Florenzo e Luiz Rosenfeld, com o tempo de 1m25s65.


Com um público - apaixonado, como é o gaúcho - de aproximadamente 30 mil pessoas, a largada foi dada às 10h da manhã do domingo, com previsão de duração de seis horas. A corrida, como era de se esperar, foi muito disputada. A briga pela vitória ficou entre o Escort da dupla Lian Duarte/Fabio Grecco e o Uno de Paulão Gomes e Fabinho Sotto Mayor, que saíram da disputa pelo caneco quando tiveram que recolher aos boxes com problemas de freios no seu Fiat. Mesmo assim, asseguraram a segunda colocação da prova, atrás do Escort de Lian e Grecco. Foi uma prova desgastante para os equipamentos: dos 28 carros que largaram, 15 finalizaram a corrida.




Ótima segunda colocação para Paulão Gomes e Fabinho Sotto Mayor



Agora a liderança da tabela de pilotos estava dividida entre as duas duplas da Ford (Fábio Grecco/Lian Duarte e Valdir Florenzo / Luiz Rosenfeld) com 70 pontos conquistados. Na disputa das marcas, a Volks continua líder com 237 pontos, com a Ford em segundo com 174 e a Fiat com 118 pontos.


Resultado final:


1º - Lian Duarte / Fabio Grecco - Ford Escort
2º - Paulo Gomes / Fabio Sotto Mayor - Fiat Uno
3º - Egidio "Chichola" Micci / Paulo Júdice - Volkswagen Gol




O Escort no grid em Guaporé: ótima fase dos carros da Ford




500 Quilômetros de Tarumã - 13/10/1985







O circo do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos desembarcou em Tarumã para antepenúltima etapa. Nos treinos classificatórios os melhores tempos ficaram com os gaúchos Ronaldo Ely e Egon Ertzfeldt com Ford Escort (1m18s34), seguidos de Ingo Hoffman e Claudio Girotto de VW Gol e Armando Balbi e Tony Rocha, também de VW Gol (1m18s92).


A prova foi vencida pela Fiat, quebrando um jejum de 14 corridas. A façanha coube à dupla José Junqueira e Vinicius Pimentel, que levou o Uno à vitória após 166 voltas completadas. A Fiat foi bem no Tarumã e completou a dobradinha com outro Uno, de Renato Conil e César "Bocão" Pegoraro. Na terceira colocação chegou o Ford Escort da dupla Aluisio Andrade Filho e Ciro Aliperti Jr. Não foi uma boa etapa em geral para a Ford: Lian Duarte/Fabio Grecco, Valdir Florenzo/Luiz Rosenfeld e Ronaldo Ely/Egon Ertzfeldt abandonaram respectivamente com problemas de motor e de alimentação de combustível.








O campeonato de marcas tinha neste momento como líder a Volkswagen com 255 pontos, seguida da Ford com 186 pontos e da Fiat com 159 pontos. Na tabela dos pilotos, a disputa estava quente e nada mais nada menos do que 9 duplas tinham chance de levar o título, com duas etapas ainda em disputa.


Resultado final:

1º - José Junqueira / Vinicius Pimentel - Fiat Uno
2º - Renato Conil / César "Bocão" Pegoraro - Fiat Uno
3º - Aluisio Andrade Filho / Ciro Aliperti Jr. - Ford Escort
4º - Andreas Mattheis / Elio Seikel - Volkswagen Gol
5º - Ingo Hoffmann / Claudio Girotto - Volkswagen Gol
6º - Arthur Bragantini / Zeca David - Fiat Uno




O Uno número 38 dos vencedores



500 Quilômetros do Rio de Janeiro - 10/11/1985


O calor típico da cidade maravilhosa era um dos grandes desafios para máquinas e pilotos em Jacarepaguá, na disputa da penúltima etapa do campeonato de 1985. Nos treinos livres a temperatura na pista chegou a bater 36 graus. Renato Conil foi o mais rápido com 2m22s01, mas a turma preferiu não levar os equipamentos ao limite para evitar quebras indesejadas logo de cara.




O Uno de Bocão e Yoshikuma em ação no Rio



No classificatório a pole ficou com os locais Andreas Mattheis e Elio Seikel, de Gol, com o tempo de 2m20s15, seguidos de João Carlos "Capeta" Palhares e Murilo Pilotto, com a marca de 2m20s22. Seguem os dez mais rápidos para o grid de largada no Rio:


1º - Andreas Mattheis / Elio Seikel - Volkswagen Gol - 2m20s15
2º - João Carlos "Capeta" Palhares e Murilo Pilotto - Fiat Uno - 2m20s22
3º - Ingo Hoffmann / Claudio Girotto - Volkswagen Gol - 2m20s39
4º - Ronaldo Ely / Egon Ertzfeldt - Ford Escort - 2m20s59
5º - Lian Duarte / Fabio Grecco - Ford Escort - 2m20s64
6º - José Junqueira / Clemente de Faria / Vinicius Pimentel - Fiat Uno - 2m20s65
7º - Egidio "Chichola" Micci / Paulo Júdice - Volkswagen Gol - 2m20s66
8º - Valdir Florenzo / Luiz Rosenfeld - Ford Escort - 2m20s84
9º - Armando Balbi / Tony Rocha - Volkswagen Gol - 2m20s85
10º - Paulo Gomes / Fabio Sotto Mayor - Fiat Uno - 2m21s02


A corrida foi vencida pela dupla Lian Duarte/Fabio Grecco, graças à ordem do chefe da equipe Grecco, o "trovão" Luis Antonio Grecco, para que a dupla gaúcha Ronaldo Ely/Egon Ertzfeldt cedesse a primeira posição - uma vez que não estavam brigando diretamente pelo título. Dessa forma Lian e Fábio dispararam na tabela com 90 pontos, face a José Junqueira com 81 pontos e 79 pontos de Vinicius Pimentel. A dupla da Ford Valdir Florenzo/Luiz Rosenfeld mantinha os 70 pontos. Na briga das marcas, com o resultado do Rio, a Volkswagen levou o campeonato com uma etapa de antecipação.


Resultado final:

1º - Lian Duarte / Fabio Greco - Ford Escort
2º - Ronaldo Ely / Egon Ertzfeldt - Ford Escort
3º - José Junqueira / Clemente de Faria / Vinicius Pimentel - Fiat Uno
4º - Andreas Mattheis / Elio Seikel - Volkswagen Gol
5º - Arthur Bragantini / Zeca David - Fiat Uno
6º - Armando Balbi / Tony Rocha - Volkswagen Gol




Mais uma vitória para a dupla Greco e Lian




A Ford não deixou de aproveitar o sucesso nas pistas pra fazer a sua propaganda




Mil Quilômetros de Interlagos - 01/12/1985


Chegamos à última etapa da temporada 1985 do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos com um título de pilotos a decidir. Nos bastidores, tínhamos a informação sobre o julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Automobilismo, que determinou a suspensão de 90 dias para o piloto Atila Sipos, no incidente com Chico Serra na segunda etapa do campeonato, os 500 Quilômetros do Rio de Janeiro, em Julho. Sipos deveria apelar aos seus advogados a solicitar uma liminar para poder participar da última etapa em São Paulo.


A lista de inscritos para Interlagos contou com 37 carros, sendo dezesseis VW Gol, um VW Voyage, um GM Chevette, um Fiat 147, seis Ford Escort e doze Fiat Uno:


#01 - Toninho da Matta / Jorge de Freitas - Equipe Dimep/VW - Volkswagen Gol
#02 - Marcelo Aiquel / Luiz Alberto Andrade / Ernani Mello - Equipe Taurus - Fiat 147
#03 - Walter "Tucano" Barchi / Dimas de Melo Pimenta - Equipe Dimep/VW - Volkswagen Gol
#04 - Luiz Antonio Massa / José Cardarelli - Equipe Caio/Hidroplas - Volkswagen Gol
#05 - Paulo Judice / Egídio "Chichola" Micci - Equipe Refricentro/VW - Volkswagen Gol
#06 - Ingo Hoffmann / Claudio Girotto - Equipe Irmãos Giustino/Molybras/VW - Volkswagen Gol
#07 - Fabio Crespi / Jorge Claudio Schuback / Caetano Alipert - Equipe Souza Ramos/Staroup - Ford Escort
#08 - Ricardo Soares / Nelson Silva - Equipe Atri/Kalembeck - Fiat Uno
#09 - Nelson "Bola" Lacerda / Alcides Lopes Jr. - Equipe Beg Financeira - Volkswagen Voyage
#11 - Edson Yoshikuma / Denísio Casarini - Equipe Localiza National - Fiat Uno
#15 - João Dionizio / Della Penna / Rodrigo Otavio - Equipe Helta/Informática Brago/Rota S/D - Chevrolet Chevette
#17 - Sérgio Louzão / Djalma Fogaça - Equipe Torre Veículos - Volkswagen Gol
#22 - Paulo Gomes / Fabio Sotto Mayor - Equipe HG/Metalpó - Fiat Uno
#23 - Renato Cattalini / Roberto Manzini - Equipe Cattalini Transportes - Fiat Uno
#26 - Zeca David / Arthur Bragantini - Equipe Milano/Fiat - Fiat Uno
#33 - Murilo Pilotto / José Carlos "Capeta" Palhares - Equipe Vicauto - Fiat Uno
#34 - Marcelo Toldi / Silvio Zambelo - Equipe Sultan - Fiat Uno
#35 - Luiz Rondinone / João Aguiar - Equipe Lecio Pneus/Ferticentro -Fiat Uno
#37 - Sérgio Louzão / Victor Foresti - Equipe Torre Veículos - Volkswagen Gol
#38 - José Junqueira / Clemente de Farias / Vinicius Pimentel - Equipe Localiza/Banco Bandeirantes/Cetibras - Fiat Uno
#44 - Chico Serra / Walter Travaglini - Equipe Sultan/Fiat - Fiat Uno
#45 - Egon Herzfeldt / Ronaldo Ely - Equipe Greco/Ford - Ford Escort
#46 - Fábio Greco / Lian Duarte - Equipe Greco/Ford - Ford Escort
#47 - Luiz Rosenfeld / Waldir Florenzo - Equipe Greco/Ford - Ford Escort
#48 - Renato Conill / César "Bocão" Pegoraro - Equipe Taurus - Fiat Uno
#50 - Armando Balbi / Toni Rocha - Equipe Refricentro/VW - Volkswagen Gol
#56 - Rogério dos Santos / Julio Inácio Horn - Equipe Confecções Jaina/Esporte Veículos - Volkswagen Gol
#58 - Amadeu Rodrigues / José "Coelho" Romano - Malt 90/Banerj/VW - Volkswagen Gol
#59 - Paulo Sarmento / John O´Donnell - Equipe Malt90/Brasas/VW - Volkswagen Gol
#60 - Sérgio José Paim / Armando Pires - Equipe Tamoyo - Volkswagen Gol
#64 - Luis Otávio Paternostro / Atila Sipos - Equipe Rodão - Volkswagen Gol
#70 - Jaime Figueiredo / Xandy Negrão - Equipe Rodão/Kovak/VW - Volkswagen Gol
#72 - Elio Seikel / Andreas Mattheis - Equipe Petrópolis Veículos/Castro/VW - Volkswagen Gol
#77 - Aloisio Andrade Filho / Ciro Aliperti Jr. - Equipe Souza Ramos/Staroup - Ford Escort
#80 - Alládio Teixeira Jr. / Cairo Fontes / Luiz Calil - Equipe Pavimento/Valetur/Pousada do Rio Quente - Ford Escort
#81 - Renato Crosta / Walter Spinelli - Equipe Laguna/Marchezan - Fiat Uno
#91 - Tide Dalécio / Marcio Salomão - Equipe Torre Veículos - Volkswagen Gol


Nos treinos livres a dupla líder do campeonato Lian Duarte e Fábio Grecco fez a melhor marca com 3m27s03. Atila Sipos conseguiu a liminar no STJD. participou dos treinos e, animado, foi o segundo mais rápido ao lado de Luis Otavio Paternostro, com o tempo de 3m27s03. Valdir Florenzo e Luis Rosenfeld ficaram com a terceira melhor marca - 3m28s25.


Nos treinos classificatórios a pole-position ficou com o Fiat Uno da dupla Renato Conil e Cesar "Bocão" Pegoraro, que marcaram o melhor tempo em 3m25s00, seguidos dos líderes do campeonato, Lian Duarte e Fabio Grecco. Em terceiro no grid largariam José Junqueira/Clemente de Farias, adversários diretos no título e Chico Serra e Walter Travaglini na quarta posição. Depois vinham Walter "Tucano" Barchi/Dimas de Melo Pimenta e Zeca David/Arthur Bragantini. Um ótimo resultado para os Fiat Uno, mostrando a evolução da fábrica.



O Uno pole-position




O Uno de Paulão/Fabinho ultrapassando outro Uno, de Ricardo Soares/Nelson Silva



Foi uma corrida bem movimentada e acidentada, recheada de emoções. No início da prova um acidente envolvendo cinco carros entre as curvas 1 e 2 forçou a interrupção da disputa. Na relargada, Chico Serra teve um incidente com Lian Duarte e acabou por chocar-se com o Escort. Serra levou a pior e abandonou a prova. Na volta 53, um episódio insólito: uma das rodas do Fiat Uno de Cesár "Bocão" Pegoraro soltou-se na curva do sol, forçando sua saída da corrida. Ao final da prova, dos 34 carros que largaram em Interlagos, apenas 11 completaram a competição. Por fim a grande disputa pela vitória foi emocionante entre o Escort de Ronaldo Ely/Egon Ertzfeldt e o Uno de José Junqueira/Clemente de Faria/Vinicius Pimentel, com melhor resultado - a vitória - para a dupla gaúcha. Com as combinações de resultados e a quarta posição em Interlagos, a dupla Lian Duarte e Fabio Greco sagrou-se campeã de pilotos da temporada.


Resultado final:

1º - Ronaldo Ely / Egon Ertzfeldt - Ford Escort
2º - José Junqueira / Clemente de Faria / Vinicius Pimentel - Fiat Uno
3º - Valdir Florenzo / Luiz Rosenfeld - Ford Escort
4º - Lian Duarte / Fabio Greco - Ford Escort
5º - Armando Balbi / Tony Rocha - Volkswagen Gol
6º - Egidio "Chichola" Micci / Paulo Júdice - Volkswagen Gol





O Escort vencedor de Interlagos




Comemorações de sobra para a Ford




Ford comemorando o título de pilotos...



...e Volkswagen celebrando o título de marcas - divulgação na grande imprensa





Classificação final do Campeonato de Pilotos:

1º - Lian Duarte / Fabio Grecco - Ford Escort - 100 pontos
2º - José Junqueira / Vinicius Pimentel - Fiat Uno - 91 pontos
3º - Valdir Florenzo / Luiz Rosenfeld - Ford Escort - 82 pontos
4º - Armando Balbi / Tony Rocha - Volkswagen Gol - 71 pontos


Classificação final do Campeonato de Marcas:

Volkswagen - 258 pontos
Ford - 249 pontos
Fiat - 182 pontos



Mais imagens da temporada de 1985:











Gol de Luis Otávio Paternostro / Atila Sipos






Escort de Aloisio Andrade Filho / Ciro Aliperti Jr.




Gol de Amadeu Rodrigues / José "Coelho" Romano





Gol de Toninho da Matta / Jorge de Freitas






Uno de Conil / Bocão






Edson Yoshikuma e Bocão Pegoraro



Amadeu Rodrigues







Registro das 6 Horas de Interlagos




O pódio das 6 Horas de Interlagos, da esquerda para a direita: Xandy Negrão, Egídio Chichola, Paulo Júdice e Cláudio Girotto



Parada de box do Ford Escort da dupla Affonso Giaffone / Renê Lofti Jr, nas 6 Horas de Interlagos




Gol de Andreas Mattheis / Élio Seikel liderando o pelotão nos 500 Quilômetros do Rio




Gol de Armando Balbi e Tony Rocha na bandeirada dos 500 Quilômetros de Brasília




Gol de Egídio "Chichola" Micci e Paulo Júdice nas 6 Horas de Interlagos







Uno de Clemente de Farias e José Junqueira nas 6 Horas de Interlagos




Lian Duarte e Fábio Greco levando o Escort para a bandeirada nas 12 Horas de Goiânia





Gol dos cariocas Andreas Mattheis e Élio Seikel em ação nos 500 Quilômetros do Rio de Janeiro




Uno da dupla Paulão Gomes e Fabinho Sotto Mayor nos 500 Quilômetros do Rio












Valdir Florenzo Luiz Rosenfeld nos 500 Quilômetros de Brasília




Gol de Jaime Figueiredo e Xandy Negrão nas 6 Horas de Interlagos




Observação: as fotos aqui reproduzidas foram localizadas na Internet. Se você conhece ou é o autor das mesmas, peço por gentileza entrar em contato com o blog para registrarmos os devidos créditos. Obrigado!

5 comentários:

  1. Esse campeonato era sensacional. Belas fotos também.

    ResponderExcluir
  2. tem alguma coisa por ai do ricardo serata ?

    ResponderExcluir
  3. Legal a retrospectiva, Rodrigo! Aguardo as próximas temporadas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que honra Sanco por aqui! Que legal, as próximas temporadas chegarão em breve no blog. Abraço!!

      Excluir