Lançamos em nosso canal no Youtube uma série denominada corridas antigas, em que a ideia principal é trazer a transmissão de corridas que não foram televisionadas aqui no Brasil, com narração, comentários e informações em português.
A primeira temporada dessa série será o DTM do ano de 2000. O campeonato alemão de turismo, ou DTM (Deutsche Tourinwagen Masters) foi disputado com muito sucesso (de público, de crítica, de televisionamento e também desportivamente) até o ano de 1995, quando se tornou um campeonato com status de mundial, o ITC (International Tourincar Championship), ou campeonato internacional de carros de turismo. Esse campeonato durou apenas 1 ano (1996), na ocasião em que o alemão Manuel Reuter sagrou-se campeão, pilotando um Opel Calibra. Os carros e o regulamento eram os mesmos do DTM, porém, devido aos crescentes custos que o certame demandava das equipes (na época, estavam envolvidas oficialmente a Alfa-Romeo, a Opel e a Mercedes-Benz), o campeonato acabou.
Após 3 anos de um hiato, o DTM voltava a ser disputado na Alemanha. Dessa vez, com um regulamento mais austero, provas somente na Alemanha e o envolvimento oficial das fábricas, marca dos campeonatos anteriores e que estavam mais dispostas a tomar parte de uma competição com menores custos envolvidos.
Falando em regulamento, apesar da demanda menor em relação ao orçamento, a tecnologia não deixou de fazer parte dos carros, um ponto que sempre foi marcante no DTM. Todos os carros deveriam ter a construção do chassi em estrutura tubular, com carroceria de fibra de carbono e célula de sobrevivência no cockpit. O peso total não deveria ultrapassar os 1.080 quilos.
Os motores deveriam respeitar a especificação V8 a 90 graus, de 4.0 litros de capacidade volumétrica e 4 válvulas por cilindro. Os motores da Mercedes-Benz rodavam a 7.500 RPM´s e tinham aproximadamente 450 cavalos de potência. Já os propulsores da Opel rendiam 460 cavalos nas mesmas 7.500 RPM´s. Por fim, os motores da Audi rodavam a 6.800 RPM´s e rendiam 450 cavalos de potência.
O tanque de combustível deveria ter a capacidade máxima de 70 litros e o câmbio utilizado por todas as marcas tinha a configuração de 6 marchas, trocadas de forma seqüencial (ao puxar a alavanca, aumentava-se as marchas e empurrando, reduzia-se). As rodas tinham de ser de 18 polegadas e a fornecedora oficial dos pneus foi a marca francesa Dunlop. Os freios poderiam ser de carbono, mas sem assistência de ABS.
Abaixo, a apresentação dos 3 modelos do DTM 2.000, em fotos:
MERCEDES-BENZ CLK-DTM 2000
AUDI TT-R 2000
OPEL ASTRA V8 COUPÉ DTM 2000
Equipes e pilotos - ao todo, ao longo do campeonato, tivemos um total de 11 equipes, sendo 4 da Mercedes-Benz, 5 da Opel e duas da Audi. Segue a apresentação das equipes e pilotos, com fotos do carro de cada um e também a idade de cada competidor no ano 2000:
Equipe D2 AMG-MERCEDES
BERND SCHNEIDER (ALEMANHA) #1 - 36 ANOS
THOMAS JÄGER (ALEMANHA) #2 - 24 ANOS
EQUIPE WARSTEINER AMG-MERCEDES
MARCEL FÄSSLER (SUÍÇA) #6 - 24 ANOS
KLAUS LUDWIG (ALEMANHA) #5 - 51 ANOS
EQUIPE ORIGINAL TEILE AMG MERCEDES
MARCEL TIEMANN (ALE) #14 - 26 ANOS
EQUIPE MERCEDES TEAM ROSBERG
DARREN TURNER (INGLATERRA) #15 - 26 ANOS
PEDRO LAMY (PORTUGAL) #14 - 28 ANOS
EQUIPE OPEL TEAM PHOENIX
MANUEL REUTER (ALEMANHA) #7 - 39 ANOS
MICHAEL BARTELS (ALEMANHA) #8 - 32 ANOS
EQUIPE OPEL TEAM HOLZER I
UWE ALZEN (ALEMANHA) #3 - 33 ANOS
JOACHIM WINKELHOCK (ALEMANHA) #4 - 40 ANOS
EQUIPE OPEL TEAM HOLZER II
TIMO SCHEIDER (ALEMANHA) #17 - 22 ANOS
ÉRICK HÉLARY (FRANÇA) #11 - 34 ANOS
EQUIPE OPEL TEAM IRMSCHER
CHRISTIAN MENZEL (ALEMANHA) #12 - 29 ANOS
EQUIPE OPEL EUROTEAM
STEFANO MODENA (ITÁLIA) #16 - 37 ANOS
EQUIPE AUDI ABT SPORTSLINE I
EQUIPE MERCEDES TEAM ROSBERG
DARREN TURNER (INGLATERRA) #15 - 26 ANOS
PEDRO LAMY (PORTUGAL) #14 - 28 ANOS
EQUIPE OPEL TEAM PHOENIX
MANUEL REUTER (ALEMANHA) #7 - 39 ANOS
MICHAEL BARTELS (ALEMANHA) #8 - 32 ANOS
EQUIPE OPEL TEAM HOLZER I
UWE ALZEN (ALEMANHA) #3 - 33 ANOS
JOACHIM WINKELHOCK (ALEMANHA) #4 - 40 ANOS
EQUIPE OPEL TEAM HOLZER II
TIMO SCHEIDER (ALEMANHA) #17 - 22 ANOS
ÉRICK HÉLARY (FRANÇA) #11 - 34 ANOS
EQUIPE OPEL TEAM IRMSCHER
CHRISTIAN MENZEL (ALEMANHA) #12 - 29 ANOS
EQUIPE OPEL EUROTEAM
STEFANO MODENA (ITÁLIA) #16 - 37 ANOS
EQUIPE AUDI ABT SPORTSLINE I
CHRISTIAN ABT (ALEMANHA) #10 - 33 ANOS
LAURENT AIELLO (FRANÇA) #9 - 31 ANOS
EQUIPE AUDI ABT SPORTSLINE II
KRIS NISSEN (DINAMARCA) #20 - 40 ANOS
JAMES THOMPSON (INGLATERRA) #21 - 26 ANOS
ROLAND ASCH (ALEMANHA) #23 - 50 ANOS
A temporada: o campeonato do ano 2000 do DTM teve um total de 9 etapas disputadas, sendo que cada etapa era composta por duas baterias. As corridas daquele ano foram disputadas conforme o calendário abaixo:
1 - HOCKENHEIM - 28/05/2000
2 - OSCHERSLEBEN - 18/06/2000
3 - NORISRING - 09/07/2000
4 - SACHSENRING - 06/08/2000
5 - NURBURGRING - 20/08/2000
6 - LAUSITZRING - 03/09/2000
7 - OSCHERSLEBEN - 24/09/2000
8 - NURBURGRING - 08/10/2000
9 - HOCKENHEIM - 29/10/2000
Primeira etapa - Hockenheim - disputada no circuito curto - sem a floresta negra - de 2.638 quilômetros de extensão, a primeira etapa teve como pole position o alemão Bernd Scheneider da Mercedes, com o tempo de 1:01.679, com média de 153.971 Km/h de velocidade na volta rápida. Seguem os tempos do treino classificatório, o resultado da primeira e segunda baterias e a classificação do campeonato de pilotos e equipes, Tivemos um domínio absoluto de Schneider e da Mercedes-Benz. A corrida também teve a presença da chuva (em dado momento, muito forte) na segunda bateria.
O "short circuit" da primeira etapa do DTM 2000, sem as famosas retas e chicanes da floresta negra
TREINOS CLASSIFICATÓRIOS:
1 - BERND SCHNEIDER (ALE) #1 - D2 AMG-MERCEDES - 1:01.679
2 - MANUEL REUTER (ALE) #7 - OPEL TEAM PHOENIX - 1:01.773
3 - TIMO SCHEIDER (ALE) #17 - OPEL TEAM HOLZER II - 1:01.773
4 - MARCEL FÄSSLER (SUI) #6 - WARSTEINER AMG-MERCEDES - 1:01.855
5 - UWE ALZEN (ALE) #3 - OPEL TEAM HOLZER I - 1.01.905
6 - MICHAEL BARTELS (ALE) #8 - OPEL TEAM PHOENIX - 1:01.924
7 - THOMAS JÄGER (ALE) #2 - D2 AMG-MERCEDES - 1:02.098
8 - PETER DUMBRECK (ESC) #19 - ORIGINAL TEILE AMG MERCEDES - 1:02.115
9 - JOACHIM WINKELHOCK (ALE) #4 - OPEL TEAM HOLZER I - 1:02.135
10 - ÉRICK HÉLARY (FRA) #11 - OPEL TEAM HOLZER II - 1:02.276
11 - DARREN TURNER (ING) #15 - MERCEDES TEAM ROSBERG -1:02.518
12 - CHRISTIAN MENZEL (ALE) #12 - OPEL TEAM IRMSCHER - 1:02.521
13 - MARCEL TIEMANN (ALE) #14 - ORIGINAL TEILE AMG MERCEDES - 1:02.539
13 - PEDRO LAMY (POR) #14 - MERCEDES TEAM ROSBERG - 1:02.596
15 - KLAUS LUDWIG (ALE) #5 - WARSTEINER AMG-MERCEDES - 1:02.648
16 - STEFANO MODENA (ITA) #16 - EUROTEAM - 1:03.538
17 - CHRISTIAN ABT (ALE) #10 - ABT SPORTSLINE I - 1:04.155
18 - LAURENT AIELLO (FRA) #9 - ABT SPORTSLINE I - 1:04.263
19 - KRIS NISSEN (DIN) #20 - ABT SPORTSLINE II - 1:05.467
RESULTADO DA CORRIDA 1:
1 - BERND SCHNEIDER (ALE) #1 - D2 AMG-MERCEDES - 38 VOLTAS -20 PTS
2 - MARCEL FÄSSLER (SUI) #6 - WARSTEINER AMG-MERCEDES - 20.955S -15PTS
3 - MANUEL REUTER (ALE) #7 - OPEL TEAM PHOENIX - 26.643S - 12 PTS
4 - TIMO SCHEIDER (ALE) #17 - OPEL TEAM HOLZER II - 28.771S - 10 PTS
5 - PETER DUMBRECK (ESC) #19 -ORIGINAL TEILE AMGMERCEDES - 33.146S - 8
6 - MARCEL TIEMANN (ALE) #14 -ORIGINAL TEILE AMGMERCEDES - 34.045S - 6
7 - THOMAS JÄGER (ALE) #2 - D2 AMG-MERCEDES - 34.813S - 4 PTS
8 - MICHAEL BARTELS (ALE) #8 - OPEL TEAM PHOENIX - 46.691S - 3 PTS
9 - KLAUS LUDWIG (ALE) #5 - WARSTEINER AMG-MERCEDES - 48.095S - 2 PTS
10 - JOACHIM WINKELHOCK (ALE) #4 - OPEL TEAM HOLZER I - 50.712S - 1 PT
11 - PEDRO LAMY (POR) #14 - MERCEDES TEAM ROSBERG - 51.941S
12 - DARREN TURNER (ING) #15 - MERCEDES TEAM ROSBERG - 52.430S
13 - STEFANO MODENA (ITA) #16 - EUROTEAM - 37 VOLTAS
14 - CHRISTIAN MENZEL (ALE) #12 - OPEL TEAM IRMSCHER - 37 VOLTAS
15 - LAURENT AIELLO (FRA) #9 - ABT SPORTSLINE I - 37 VOLTAS
16 - KRIS NISSEN (DIN) #20 - ABT SPORTSLINE II - 36 VOLTAS
17 - UWE ALZEN (ALE) #3 - OPEL TEAM HOLZER I - 28 VOLTAS (ABANDONO)
18 - CHRISTIAN ABT (ALE) #10 - ABT SPORTSLINE I - 19 VOLTAS (ABANDONO)
19 - ÉRICK HÉLARY (FRA) #11 - OPEL TEAM HOLZER II -4 VOLTAS(ABANDONO)
RESULTADO DA CORRIDA 2:
1 - BERND SCHNEIDER (ALE) #1 - D2 AMG-MERCEDES - 38 VOLTAS -20 PTS
2 - MARCEL FÄSSLER (SUI) #6 - WARSTEINER AMG-MERCEDES - 13.571S -15PTS
3 - MICHAEL BARTELS (ALE) #8 - OPEL TEAM PHOENIX - 20.871S - 12 PTS
4 - TIMO SCHEIDER (ALE) #17 - OPEL TEAM HOLZER II - 22.368S - 10 PTS
5 - PETER DUMBRECK (ESC) #19 -ORIGINALTEILE AMG MERC -24.172S - 8 PTS
6 - JOACHIM WINKELHOCK (ALE) #4 - OPEL TEAM HOLZER I - 28.401S - 6 PTS
7 - ÉRICK HÉLARY (FRA) #11 - OPEL TEAM HOLZER II - 29.473S - 4 PTS
8 - DARREN TURNER (ING) #15 - MERCEDES TEAM ROSBERG - 34.341S - 3 PTS
9 - KLAUS LUDWIG (ALE) #5 - WARSTEINER AMG-MERCEDES - 34.950S - 2 PTS
10 - STEFANO MODENA (ITA) #16 - EUROTEAM - 36.738S - 1 PONTO
11 - CHRISTIAN MENZEL (ALE) #12 - OPEL TEAM IRMSCHER - 48.981S
12 - MARCEL TIEMANN (ALE) #14 -ORIGINAL TEILE AMGMERCEDES - 59.330S
13 - MANUEL REUTER (ALE) #7 - OPEL TEAM PHOENIX - 1:01.970
14 - THOMAS JÄGER (ALE) #2 - D2 AMG-MERCEDES - 30 VOLTAS
15 - PEDRO LAMY (POR) #14 - MERCEDES TEAM ROSBERG - 18 VOLTAS (ABAN)
16 - CHRISTIAN ABT (ALE) #10 - ABT SPORTSLINE I - 5 VOLTAS (ABANDONO)
17 - KRIS NISSEN (DIN) #20 - ABT SPORTSLINE II - 4 VOLTAS (ABANDONO)
NÃO LARGARAM:
LAURENT AIELLO (FRA) #9 - ABT SPORTSLINE I
UWE ALZEN (ALE) #3 - OPEL TEAM HOLZER I
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO DE PILOTOS:
1º BERND SCHNEIDER - 40 PONTOS
2º MARCEL FÄSSLER - 30 PONTOS
3º TIMO SCHEIDER - 20 PONTOS
4º PETER DUMBRECK - 16 PONTOS
5 ª MICHAEL BARTELS - 15 PONTOS
6º MANUEL REUTER - 12 PONTOS
7º JOACHIM WINKELHOCK - 7 PONTOS
8ª MARCEL TIEMANN - 6 PONTOS
9º THOMAS JÄGER - 4 PONTOS
10º ÉRIC HÉLARY - 4 PONTOS
11º KLAUS LUDWIG - 4 PONTOS
12º DARREN TURNER - 3 PONTOS
13º STEFANO MODENA - 1 PONTO
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO DE EQUIPES:
1º D2 AMG-MERCEDES - 44 PONTOS
2º WARSTEINER AMG-MERCEDES - 34 PONTOS
3º OPEL TEAM PHOENIX - 27 PONTOS
4º OPEL TEAM HOLZER II - 24 PONTOS
5 ª ORIGINAL TEILE AMG-MERCEDES - 22 PONTOS
6º OPEL TEAM HOLZER I - 7 PONTOS
7º MERCEDES TEAM ROSBERG - 3 PONTOS
8ª EUROTEAM - 1 PONTO
2 - MARCEL FÄSSLER (SUI) #6 - WARSTEINER AMG-MERCEDES - 20.955S -15PTS
3 - MANUEL REUTER (ALE) #7 - OPEL TEAM PHOENIX - 26.643S - 12 PTS
4 - TIMO SCHEIDER (ALE) #17 - OPEL TEAM HOLZER II - 28.771S - 10 PTS
5 - PETER DUMBRECK (ESC) #19 -ORIGINAL TEILE AMGMERCEDES - 33.146S - 8
6 - MARCEL TIEMANN (ALE) #14 -ORIGINAL TEILE AMGMERCEDES - 34.045S - 6
7 - THOMAS JÄGER (ALE) #2 - D2 AMG-MERCEDES - 34.813S - 4 PTS
8 - MICHAEL BARTELS (ALE) #8 - OPEL TEAM PHOENIX - 46.691S - 3 PTS
9 - KLAUS LUDWIG (ALE) #5 - WARSTEINER AMG-MERCEDES - 48.095S - 2 PTS
10 - JOACHIM WINKELHOCK (ALE) #4 - OPEL TEAM HOLZER I - 50.712S - 1 PT
11 - PEDRO LAMY (POR) #14 - MERCEDES TEAM ROSBERG - 51.941S
12 - DARREN TURNER (ING) #15 - MERCEDES TEAM ROSBERG - 52.430S
13 - STEFANO MODENA (ITA) #16 - EUROTEAM - 37 VOLTAS
14 - CHRISTIAN MENZEL (ALE) #12 - OPEL TEAM IRMSCHER - 37 VOLTAS
15 - LAURENT AIELLO (FRA) #9 - ABT SPORTSLINE I - 37 VOLTAS
16 - KRIS NISSEN (DIN) #20 - ABT SPORTSLINE II - 36 VOLTAS
17 - UWE ALZEN (ALE) #3 - OPEL TEAM HOLZER I - 28 VOLTAS (ABANDONO)
18 - CHRISTIAN ABT (ALE) #10 - ABT SPORTSLINE I - 19 VOLTAS (ABANDONO)
19 - ÉRICK HÉLARY (FRA) #11 - OPEL TEAM HOLZER II -4 VOLTAS(ABANDONO)
RESULTADO DA CORRIDA 2:
1 - BERND SCHNEIDER (ALE) #1 - D2 AMG-MERCEDES - 38 VOLTAS -20 PTS
2 - MARCEL FÄSSLER (SUI) #6 - WARSTEINER AMG-MERCEDES - 13.571S -15PTS
3 - MICHAEL BARTELS (ALE) #8 - OPEL TEAM PHOENIX - 20.871S - 12 PTS
4 - TIMO SCHEIDER (ALE) #17 - OPEL TEAM HOLZER II - 22.368S - 10 PTS
5 - PETER DUMBRECK (ESC) #19 -ORIGINALTEILE AMG MERC -24.172S - 8 PTS
6 - JOACHIM WINKELHOCK (ALE) #4 - OPEL TEAM HOLZER I - 28.401S - 6 PTS
7 - ÉRICK HÉLARY (FRA) #11 - OPEL TEAM HOLZER II - 29.473S - 4 PTS
8 - DARREN TURNER (ING) #15 - MERCEDES TEAM ROSBERG - 34.341S - 3 PTS
9 - KLAUS LUDWIG (ALE) #5 - WARSTEINER AMG-MERCEDES - 34.950S - 2 PTS
10 - STEFANO MODENA (ITA) #16 - EUROTEAM - 36.738S - 1 PONTO
11 - CHRISTIAN MENZEL (ALE) #12 - OPEL TEAM IRMSCHER - 48.981S
12 - MARCEL TIEMANN (ALE) #14 -ORIGINAL TEILE AMGMERCEDES - 59.330S
13 - MANUEL REUTER (ALE) #7 - OPEL TEAM PHOENIX - 1:01.970
14 - THOMAS JÄGER (ALE) #2 - D2 AMG-MERCEDES - 30 VOLTAS
15 - PEDRO LAMY (POR) #14 - MERCEDES TEAM ROSBERG - 18 VOLTAS (ABAN)
16 - CHRISTIAN ABT (ALE) #10 - ABT SPORTSLINE I - 5 VOLTAS (ABANDONO)
17 - KRIS NISSEN (DIN) #20 - ABT SPORTSLINE II - 4 VOLTAS (ABANDONO)
NÃO LARGARAM:
LAURENT AIELLO (FRA) #9 - ABT SPORTSLINE I
UWE ALZEN (ALE) #3 - OPEL TEAM HOLZER I
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO DE PILOTOS:
1º BERND SCHNEIDER - 40 PONTOS
2º MARCEL FÄSSLER - 30 PONTOS
3º TIMO SCHEIDER - 20 PONTOS
4º PETER DUMBRECK - 16 PONTOS
5 ª MICHAEL BARTELS - 15 PONTOS
6º MANUEL REUTER - 12 PONTOS
7º JOACHIM WINKELHOCK - 7 PONTOS
8ª MARCEL TIEMANN - 6 PONTOS
9º THOMAS JÄGER - 4 PONTOS
10º ÉRIC HÉLARY - 4 PONTOS
11º KLAUS LUDWIG - 4 PONTOS
12º DARREN TURNER - 3 PONTOS
13º STEFANO MODENA - 1 PONTO
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO DE EQUIPES:
1º D2 AMG-MERCEDES - 44 PONTOS
2º WARSTEINER AMG-MERCEDES - 34 PONTOS
3º OPEL TEAM PHOENIX - 27 PONTOS
4º OPEL TEAM HOLZER II - 24 PONTOS
5 ª ORIGINAL TEILE AMG-MERCEDES - 22 PONTOS
6º OPEL TEAM HOLZER I - 7 PONTOS
7º MERCEDES TEAM ROSBERG - 3 PONTOS
8ª EUROTEAM - 1 PONTO
Abaixo, segue o vídeo que produzimos para o nosso canal do Youtube, com narração, comentários e informações da primeira prova do DTM 2000 em português:
Nenhum comentário:
Postar um comentário