quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Força Livre - um grid imaginário de peso


Com o tempo livre já que estou em férias, hoje estava lembrando de carros de corrida incríveis que eu vi correndo em Interlagos ou por vídeo, de épocas passadas ou mais recentes. Como sempre gostei da categoria Força Livre, onde competem diversos modelos de variadas categorias e motorizações, resolvi criar um "grid imaginário" com algumas das máquinas especiais:



Dodge Challenger de Andre Carrillo

Um monstro negro com motorização V8, estrutura de Stock Car e carroceria do Dodge Challenger. Labaredas nos escapes laterais e o trovejar do poderoso propulsor são as marcas registradas dessa maravilhosa "barata", que pude ter o privilégio de ver em ação nos 500 Quilômetros de Interlagos de 2017.









Ford Maverick Automotor #16 do Batistinha

Uma lenda do nosso automobilismo, um dos carros mais antigos ainda em atividade nas pistas, recentemente modernizado com câmbio sequencial, body kit exclusivo e mais de 450 cavalos de potência. Dispensa mais apresentações.






Chevrolet Omega V8 Katalogo da família Parra - Mil Milhas Brasileiras de 2006

Um Chevrolet Omega com motorização V8 pilotado por pai e filha (Fernando e Fernanda Parra) foram um dos diversos destaques das Mil Milhas Brasileiras de 2006, que nesse ano foi "invadida" por equipes européias. No meio de grandes carros e poderosas equipes, o valente Omega V8 da família Parra terminou a maratona na décima-terceira posição e em segundo na sua categoria.






Ford Maverick "Febre Amarela" - Mil Milhas Brasileiras

Um Maverick criado e desenvolvido por apaixonados pela motorização V8 da cidade de Petrópolis (RJ) foi destaque em diversas provas de longa duração nos anos 90. Em 1996, por exemplo, o "febre amarela" terminou em uma excelente terceira posição nas Mil Milhas Brasileiras.







Chevrolet Astra V8 Stock Car de João Ometto Neto

Mais um torpedo que tive a oportunidade de presenciar em ação nas provas da excelente Stock Paulista. O esmero na preparação e conservação desse modelo oriundo das provas da Stock Car brasileira sempre me impressionaram.





Ford Ka 2.0 de Leandro de Almeida e Sérgio Louzão - Mil Milhas Brasileiras ano 2001

Pouco peso (770 Kg), grande potência (220 cavalos). Excelente receita para um foguete preparado para as pistas com motorização 2.0 Zetec oriunda do Ford Mondeo. Leandro de Almeida e Sérgio Louzão disputaram as Mil Milhas Brasileiras em 2001 com essa baratinha.






Chevrolet Montana V8 - Absoluta Racing - piloto Ney Faustini

Acompanhei diversas corridas dessa picape tanto na Stock Paulista quanto na categoria Força Livre em Interlagos. Preparada por Carlos Tigueis e pilotada pelo veterano Ney Faustini, a Montana sempre foi competitiva em todas as provas em que disputou.






Ford Maverick "Red Ford" de Marcos Phillippi

Mas um torpedo que tive a oportunidade de ver em ação em Interlagos. A preparação foi idealizada para andar em track days e também em corridas oficiais se necessário. O vermelhão tem um V8 de mais de 450 cavalos de potência e a receita inclui freios superdimensionados, rodas especiais montadas em pneus slicks e alivio de peso por toda a carroceria.






Mitsubishi Lancer Turbo de Eduardo Souza Ramos e Leandro de Almeida

Apesar do chassi baseado no modelo da Stock Car brasileira, esse Lancer azul escuro era equipado com motorização do Lancer original, turbo. O carro andava muito. Destaque para a quase vitória nos 500 Quilômetros de Interlagos em 2006 - a quebra de uma junta homocinética tirou a vitória a uma volta do final da prova.





Chevrolet Cobatl V8 - Absoluta Racing - piloto Ney Faustini

O modelo Stock Car ganhou "face-lift" para o modelo Cobalt pela equipe de Ney Faustini. O carro sempre andou bem e disputou diversas provas do Campeonato Brasileiro de Endurance. Acompanhei o modelo em batalha nos 500 Quilômetros de Interlagos no ano passado, onde realizei o clique abaixo.





Chevrolet Opala V8 de Guido Borlenghi - Mil Milhas Brasileiras

Este Opala Cupê era equipado com um motor V8 de origem Nascar de 5,9 litros e mais de 600 cavalos de potência. Além das provas em circuitos, participou de competições de arrancada e provas de máxima de velocidade






Ford Mustang 1966 - Oficina Automotor

O ateliê do Sr. Baptista caprichou na preparação desse veterano. O V8 com kit especial "Shelby" rendia mais de 300 cavalos de potência. O modelo participou de diversas categorias, como Classic Cup e provas de longa duração.





Mitsubishi Eclipse de Eduardo de Souza Ramos

Eduardo de Souza Ramos preparou o cupê japonês para participar de provas de longa duração. O carro rendia mais de 400 cavalos de potência. O trio Eduardo de Souza Ramos, Geraldo Piquet e Leandro de Almeida largou na terceira posição nas Mil Milhas Brasileiras de 2008 e finalizou a prova em uma excelente segunda posição.





Um comentário:

  1. Um grid de alto nível! Grandes máquinas que deixaram suas marcas em nossas pistas, sobretudo Interlagos.

    ResponderExcluir