domingo, 31 de janeiro de 2016

All Le Mans - Cobertura da primeira corrida - 30/01/2016


Foram mais de seis meses sem um campeonato organizado pelo grupo Racing. Ontem, nas fendas da Shelby, os pilotos retornaram às competições para a disputa da primeira corrida do All Le Mans. Aberta a receber carros das principais eras dos campeonatos mundias de carros esporte, o All Le Mans contou com a participação de 7 pilotos. Ausências foram sentidas: Alexandre Mello (Ford GT GT3) e Chico "Lauda" Takahashi (Audi R8C), que infelizmente não puderam comparecer.

A programação previa um treino livre, o treino classificatório e a corrida de 20 minutos de duração. Antes dos carros irem para as fendas, Marcelo Jaworski fez questão de repassar com todos o regulamento do campeonato, semelhante aos certames disputados anteriormente. Após o sorteio da fendas, os pilotos foram para a pista em busca do melhor aquecimento e preparação do equipamento. A distribuição das cores ficou assim:

Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - Verde
Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - Amarela
André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - Azul
Rodrigo Barbour - Porsche 911 GT1 EVO98 - Vermelha
Jhones Santana - Nissan R89C - Branca
Teddy Putz - Ford GT GT3 - Roxa
Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - Preta

Nos treinos livres, os pilotos encontraram as fendas bem escorregadias, principalmente as mais baixas, como a preta e a roxa. A tabela de tempos ficou assim:

1º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 8.2257
2º - Rodrigo Barbour - Porsche 911 GT1 EVO98 - 8.3096
3º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 8.5669
4º - Jhones Santana - Nissan R89C - 8.6908
5º - Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - 8.8829
6º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 9.2094
7º - Teddy Putz - Ford GT GT3 - 10.737


Sem paradas, todos foram para o treino classificatório para definição do grid de largada. Rápido como sempre, Rodrigo Barbour cravou a pole position e assegurou o primeiro ponto do campeonato:

1º - Rodrigo Barbour - Porsche 911 GT1 EVO98 - 8.0963
2º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 8.1560
3º - Jhones Santana - Nissan R89C - 8.4340
4º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 8.4894
5º - Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - 8.5812
6º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 8.9539
7º - Teddy Putz - Ford GT GT3 - 9.5102


Após a largada, Jaworski e Barbour disputaram a liderança, mas o pole position logo escapou e Marcelo, na liderança da prova, passou a imprimir um ritmo tão forte que o distanciou do segundo posto, a ponto dos demais competidores não mais conseguirem o alcançar. 

A disputa do segundo lugar foi quente, entre Jhones Santana, André Hiebra, Sidney Lombardo e Rodrigo Carelli. Hiebra foi alijado da disputa quando o pneu traseiro direito da sua McLaren F1 amarela começou a descolar do cubo da roda. Na reta principal era possível ouvir nitidamente o barulho do pneu solto. Ao final, a segunda posição ficou com com o Nissan R89C de Jhones Santana, seguido de Rodrigo Carelli e o Nissan R390 GT1 azul. Ainda acertando o carro, Sidney Lombardo avaliou como excelente a quarta colocação.

Ao final, vitória de Marcelo Jaworski, 10 voltas à frente do segundo colocado. Jaworski também foi o dono da melhor volta da prova:

1º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 142 voltas - melhor volta da prova: 8.0920
2º - Jhones Santana - Nissan R89C - 132 voltas - melhor volta: 8.4450
3º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 130 voltas - melhor volta: 8.9161
4º - Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - 128 voltas - melhor volta - 8.5726
5º - Rodrigo Barbour - Porsche 911 GT1 EVO98 - 120 voltas - melhor volta: 8.0965
6º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 94 voltas - melhor volta: 8.8217
7º - Teddy Putz - Ford GT GT3 - 90 voltas - melhor volta: 9.0547


A pontuação do campeonato até o momento é a seguinte:

1º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 11 pontos
2º - Jhones Santana - Nissan R89C - 6 pontos
3º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 4 pontos
4º - Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - 3 pontos
5º - Rodrigo Barbour - Porsche 911 GT1 EVO98 - 3 pontos
6º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 1 ponto
7º - Teddy Putz - Ford GT GT3 - 0 ponto

Seguem os registros fotográficos da prova:













2 comentários: