domingo, 27 de abril de 2014

Exposição Ayrton Senna Sempre - 20 anos


No feriado prolongado nos dirigimos ao Shopping Villa Lobos para acompanhar a exposição Ayrton Senna Sempre, em homenagem aos 20 anos do desaparecimento do piloto tri-campeão mundial de Fórmula 1. Por ser uma homenagem tão importante quanto esta, na minha opinião, a exposição deveria contar com mais atrativos e itens do piloto brasileiro.

Estavam expostos alguns capacetes, um macacão preto da época na Lotus-JPS, diversos troféus - inclusive os 3 prêmios entregues pela FIA na festa de premiação pelo campeonato mundial - e a principal atração da mostra: uma Lotus 98-T Renault turbo, utilizada por Senna na temporada de 1986. Destaque para o capacete utilizado na primeira vitória do brasileiro na Fórmula 1, no circuito de Estoril (Portugal), com diversas marcas de pedradas.

Ayrton Senna da Silva morreu aos 34 anos, em um acidente no circuito de Ímola, San Marino. Na sétima volta uma quebra na barra de direção fez a Williams-Renault escapar da pista na rápida curva tamburello e bater com violência no muro de concreto. Uma fatalidade fez com que uma das barras da suspensão dianteira direita, quebrada e portanto afiada como uma lâmina, perdurasse a viseira do capacete, ocasionando lesões mortais.Ironicamente, o piloto heptacampeão Michael Schumacher, que estava logo atrás de Senna na corrida, 20 anos depois sofreria um grave acidente de esqui na França, com lesões gravíssimas também na cabeça.

Depois do fim de semana de corridas em San Marino, que viu também um acidente grave de Rubens Barrichello na sexta-feira e a morte do austríaco Roland Ratzemberger nos treinos de sábado, a Fórmula 1 adotou diversas mudanças na segurança dos carros e dos circuitos. Nunca mais houve acidentes fatais seja em treinos ou corridas.

Abaixo, algumas fotos da exposição:















Nenhum comentário:

Postar um comentário