terça-feira, 18 de março de 2014

Exposição Velocult 2014


Ontem estivemos no Conjunto Nacional, Avenida Paulista, para prestigiar a 5ª edição do Velocult, idealizada e organizada pelo artista plástico Paulo Solaris, um grande entusiasta do automobilismo nacional. Este ano as homenagens foram direcionadas para os 40 anos do segundo título de Emerson Fittipaldi, com a McLaren em 1974, a Wilsinho Fittipaldi pela iniciativa da criação da única equipe brasileira na Fórmula 1 (Copersucar-Fittipaldi). Homeageados também foram Marinho Cesar Camargo, piloto da equipe DKW-Vemag, Bird Clemente, Paulo Gomes e Ayrton Senna.

Na exposição, destaque para o Copersucar FD-01, restaurado em parceria com a DANA em 2007. Além dele, estavam expostos uma réplica do Opala que ganhou o primeiro título da história da Stock-Car brasileira, em 1979, com Paulo Gomes no comando. A berlineta Willys Interlagos de Bird Clemente e uma Carretera Chevrolet de Chico Landi, ao lado de um Kart Mini que pertenceu a Emerson Fittipaldi, nos remetem ao ambiente das corridas da década de 60.

Um protótipo Heve da equipe Hollywood nos faz lembrar que já tivemos uma categoria de protótipos no Brasil, o que nos deixa em contrapartida muito tristes em constatar que a situação do nosso automobilismo nos dias atuais é alarmante.

Por fim, para os entusiastas dos besouros, um exemplar dos "penicos voadores" da Divisão 3, o Fusca de Orlando Belmonte Jr. em sua clássica cor negra.

De resto, em exposição belíssimos quadros de autoria de Paulo Solaris, sempre como tema principal o automobilismo nacional.

Para quem gosta de automobilismo é uma visita obrigatória, principalmente para quem quer aprender e conhecer um pouco mais da história do esporte em nosso país.

A seguir, os meus registros fotográficos da Velocult 2014.



























































Nenhum comentário:

Postar um comentário