quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Pão de forma


O ano de 2013 ficará marcado para os entusiastas por carros, especialmente os antigos. A Kombi, depois de 63 anos de produção ininterrupta, deixará de ser produzida, graças à regulamentação que trará a obrigatoriedade, a partir do ano que vem, de todos os modelos produzidos no país saírem de fábrica com o ABS e Airbag. As adaptações necessárias para a adequação a esta nova exigência mataram a Kombi, pois tais mudanças no projeto encareceriam a tal ponto de inviabilizar a produção do utilitário.

A Kombi, que em Portugal é carinhosamente chamada de Pão de Forma, fez história no Brasil. Primeiro modelo a ser fabricado na filial tupiniquim, o modelo já ultrapassou a marca de 1,5 milhão de unidades produzidas, em diversas configurações como a de passageiros, furgão, cabine dupla, picape (a famosa cabrita) e já utilizou motorizações 1.100, 1.200, 1.500, 1.600 (estes em configuração boxer refrigerado a ar) e a mais recente 1.4, refrigerada a água e movida a bi-combustível (gasolina e etanol).

A Kombi foi e continua sendo utilizada por quase todos os segmentos da sociedade. Transporte escolar, empresas de telefonia, correios e telégrafos, feirantes, essas são algumas das inúmeras utilizações deste versátil modelo.




Para os entusiastas pela Kombi e que dispõem de nada mais, nada menos do que R$ 85 mil, a Volkswagen do Brasil lançou a Last Edition, edição especial repleta de detalhes exclusivos, para marcar o fim da produção do icônico modelo. Serão 1.200 unidades a saírem de fábrica com equipamentos como, por exemplo, rádio com bluetooth, pintura especial retrô (saia e blusa), revestimento especial dos bancos, pneus com faixa branca e diversos outros extras.




Para o mundo dos clássicos, a Kombi é presença obrigatória nas coleções, principalmente nos modelos de fabricação pré 1970. E agora que o modelo deixa de ser produzido, a tendência é o crescimento da valorização deste modelo que já entrou para a história do automóvel nacional.

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