domingo, 6 de junho de 2010

CPKA - etapa de junho - uma amostra de evolução


























Ontem estivemos na Granja Viana para a disputa da etapa de junho da CPKA (Clube Pilotos de Kart Amador). Apesar da chuva em toda a madrugada de sexta para sábado, o dia amanheceu ensolarado e assim permaneceu. Nossa bateria estava marcada para as 3 e meia da tarde, dessa vez não houve atrasos e corremos na hora marcada.
O traçado em sua maioria era conhecido de nós. Com a grande reta no sentido normal, faz-se as duas curvas em decida e depois o segundo grampo à direita. Uma tomada para a esquerda e começamos a subida. Mais uma tomada rápida para a esquerda e estamos na reta da torre de cronometragem. O mergulho mais à frente é tomado à esquerda, e aí está a parte da pista que não conhecíamos. Não fazíamos ele por completo. Ele é tomado bem à esquerda, o ponto mais crítico da pista, na minha opinião. O kart saía demais de traseira e, se houvesse uma escapada para a direita era possível cair, literalmente, em um buraco logo após o cimento que delimita a pista. Depois, seguimos reto para uma curva fechada à direita. A partir daí voltamos à pista conhecida, morro acima, contornando as curvas em "esse" para chegar novamente à reta principal.
No final do qualifying, Tarcísio foi o melhor dos três e largou na sexta posição. Duas posições atrás eu estava, em oitavo. Reginaldo largaria em décimo.
Após a largada, onde todos passaram sem acidentes, começou a disputa. Tarcísio distanciou-se do pelotão atrás dele, onde estavam eu e Reginaldo. As disputas estavam intensas, com muitos toques e empurrões. Eu fui jogado para a grama pelo kart 18, pilotado por Daniel Simões. Consegui controlar e me mantive na pista. Depois dei uma escapada para fora da pista, na parte baixa do circuito. Cheguei a ficar de lado mas um kart que vinha atrás deu um empurrãozinho amigo e voltei para a pista. Tudo isso aconteceu na frente do Reginaldo, que me passou e ficou mais umas três voltas aproximadamente na minha frente. Depois consegui passá-lo, atrasando bastante a freada. Um pouco depois, o mesmo kart 18 que havia me empurrado jogou Reginaldo para fora da pista, mas o prejuízo para ele foi maior e Reginaldo terminou a prova na décima posição. Logo após a direção da prova advertiu o kart 18 por conduta anti-desportiva.
Tive uma boa briga com o kart 10, pilotado por Yuri Sanches e fiquei bastante tempo para ultrapassá-lo. Sempre no final da grande reta colocava de lado, mas o piloto do kart 10 fechava bem a porta. Depois de muita batalha, consegui passá-lo, e logo avistei Tarcísio, que aparentemente perdia rendimento. A explicação do Tarcísio foi que ele machucou as costelas após passar por uma ondulação e chegou até a perder o ar em um momento. Não fosse este incidente, ele chegaria na quarta colocação com folga. Faltando duas voltas para o fim da prova, ultrapassei Tarcísio no final do retão e cheguei na quarta posição. Tarcísio ficou em quinto e Reginaldo, prejudicado pela saída da pista, terminou na décima posição.
Ao sair dos karts, tínhamos um contraste. Eu e Tarcísio felizes pela quarta e quinta posição, respectivamente, que deu direito inclusive a pódio e troféu (na CPKA do 1º ao 6º colocados recebem troféu e vão ao pódio) e Reginaldo visivelmente chateado e bravo com o incidente que o tirou da pista e da disputa por melhores posições. Não fosse este incidente, Reginaldo estaria na balada do quarto e quinto colocados, com certeza, pois estava andando muito.
As melhores voltas de cada um: Reginaldo (55.004 segundos, na terceira volta, com máxima de 65,4 Km/h), Tarcísio (54.741 segundos, na nona volta, com máxima de 65,9 Km/h) e Rodrigo (54.225, com máxima de 66,3 Km/h).
Mais uma vez, convoco os outros dois pilotos, Reginaldo e Tarcísio, a contar nos comentários os detalhes de como foi a corrida de cada um, para enriquecer ainda mais de informações sobre a prova.
Gostaria de agradecer o Luiz Henrique pelo apoio nas fotos deste post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário