quarta-feira, 16 de junho de 2010

As Copas da minha vida

A primeira Copa do Mundo de que tenho lembranças na vida é a de 1986, no México. Não entendia bem sobre futebol, dada a pouca idade, mas adorava a bagunça. Lembro de que todos iam para a rua para pintar o chão e as calçadas com bandeiras brasileiras e os mascotes da copa. Habito que infelizmente se perdeu no tempo. O Brasil foi eliminado pela França do Platini, um super craque, nos pênaltis nas quartas-de- final e a Argentina de Maradona foi campeã em cima da Alemanha Ocidental, de uniforme verde, numa época em que existiam duas Alemanhas.


A Copa de 1990 na Itália foi uma Copa que já curti mais. Com mais idade, já entendia melhor de futebol. Lembro que foi a primeira vez que colecionei um álbum de figurinhas, que inclusive ainda está lá na casa da minha mãe. O Brasil foi eliminado nas oitavas-de-final pela Argentina, por 1 a 0, com gol de Caniggia. Lembro que a sensação da Copa foi a seleção de Camarões, que tinha Roger Milla e que venceu a Argentina, a Romênia e a Colômbia de Higuita e Valderrama e avançou até as quartas, quando perdeu para a Inglaterra. A campeã foi a Alemanha já unificada.


Em 1994, lembro que gravei todos os jogos do Brasil no vídeo cassete. Foi a Copa do Romário, que fez gol em quase todos os jogos e o Brasil foi campeão pela quarta vez. Lembro que toda vez que acabava um jogo da seleção íamos para a rua soltar inocentes morteirinhos.


Em 1998 teve a decepção e o título perdido para a França, em 2002 os jogos de madrugada, a torcida para Brasil e Portugal, o Pentacampeonato, em 2006 de novo a torcida luso-brasileira, a derrota para a França do Zidane, enfim. Toda Copa nos reserva emoções e momentos que ficam guardados em nossas lembranças. Em 2010, não será diferente, por culpa desse esporte apaixonante que é o futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário