domingo, 3 de maio de 2009

Historic Formula 1 no Brasil




Foi confirmada há semanas atrás a vinda ao Brasil de uma categoria fantástica: a Historic Formula One. Regida pela FIA, a Fórmula 1 histórica reúne carros da categoria máxima do automobilismo, dos anos de 1966 até 1985. Isto significa que temos carros de diversas fases da Fórmula 1, como o fim da era "charutinho" (final da década de 60), início dos carros com monocoque e aerofólios (início da década de 70), carros turbo e carros-asa (final da década de 70) e carros com fundo plano e monocoque em fibra de carbono (início dos anos 80).




A categoria foi criada em 1994 e desde o ano de 2003 é uma categoria FIA. Os pilotos também são os proprietários das fantásticas máquinas e não há premiação em dinheiro. Ou seja, eles competem pelo prazer de pilotar máquinas fantásticas, remontando os anos de ouro da Fórmula 1, onde feras como Emerson Fittipaldi, Jackie Stewart, Niki Lauda, Gilles Villeneuve e Alain Prost brilharam em suas carreiras.




Como a disputa é feita com carros de diversas "idades" e características técnicas, é feita uma divisão levando-se em conta estes quesitos. O campeão do ano passado foi um Tyrrel P34, curiosamente o único carro de seis rodas da Fórmula 1.



Interlagos receberá duas provas da Historic Formula One nos dias 15 e 16 de agosto de 2009. Programa imperdível para qualquer aficcionado por automobilismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário