quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

RFinal All Stars Sobre Rodas – o especial de final de ano do programa Quartas com Nathan Sahium no canal Entusiastas Sobre Rodas



No nosso canal do Youtube “Entusiastas Sobre Rodas”, fazemos um programa especial todas as quartas-feiras com o nosso grande parceiro Nathan Sahium, do RFinal. Neste programa, falamos de categorias históricas do automobilismo brasileiro e mundial, sempre com competições e conteúdos que são pouco explorados em língua portuguesa.

O Nathan teve a genial ideia de criar um especial de final de ano com uma corrida fictícia, contando com a valiosa ajuda da inteligência artificial para elaborar todo o enredo. A ideia surgiu no final do segundo semestre e foi sendo aprimorada por nós. O ponto principal era contar com os pilotos das categorias que falamos ao longo do ano.

O resultado final está na transcrição abaixo. Deixo também o vídeo da live que fizemos – a última do ano – no canal Entusiastas Sobre Rodas, falando desse evento fictício mas não menos divertido.









O programa especial no Youtube





RFinal All Stars Sobre Rodas - a transcrição do evento na íntegra


COLETIVA — CHEGADA AO AEROPORTO (GUARULHOS — 17 DEZEMBRO DE 2025)

Presentes:

Tamara Vidali (Super Turismo Italiano 1995)

Piloto X (categoria desconhecida, ainda não revelada)


[CENAS INICIAIS – PORTÃO DE DESEMBARQUE]

A porta automática se abre. Tamara surge com óculos escuros e uma jaqueta branca, puxando uma mala vermelha. Alguns fotógrafos estouram flashes. Logo atrás, vem o Piloto X, discreto, capuz preto, fones no pescoço.


JORNALISTA 1
Tamara! Bem-vinda ao Brasil! Primeira vez correndo em São Paulo?


TAMARA (sorrindo, sotaque italiano leve)
Primeira vez correndo… e primeira vez chegando com esse calor. Em 1995 eu estava acostumada com neve nessa época do ano!

(risos no saguão)


JORNALISTA 2
Tamara, como reage ao fato de que a pista de rua ainda não foi revelada?


TAMARA
Isso deixa tudo mais emocionante. Se fosse fácil, não chamaria All Stars, certo? O Piloto X se aproxima, ouvindo a conversa.


PILOTO X
Ou significa que estão tentando esconder os buracos do asfalto.

(risos gerais)


[COLETIVA IMPROVISADA — MICROFONES SE APROXIMAM]


JORNALISTA 3
Piloto X, você chega como uma das incógnitas do evento. O que pode contar sobre sua categoria?


PILOTO X (calmo)
Por enquanto? Nada. Só que estou aqui pra ganhar. O resto… o Rfinal anuncia quando quiser.

Tamara levanta a mão para brincar:


TAMARA
(brincando) Eu já sei de qual categoria ele veio. Mas se eu contar… acho que ele não corre mais.

(olha para ele rindo)


PILOTO X
Depende. Se você contar, talvez eu corra ainda mais rápido.



[CLIMA ENTRE OS PILOTOS]


JORNALISTA 4
Vocês já se conheciam antes desse evento?


TAMARA
Não pessoalmente. Só ouvi falar dele — dizem que tem fama de frear tarde demais.


PILOTO X
Ah, sim? E dizem que você é perfeita nas curvas… porque não arrisca o suficiente. Tamara ergue uma sobrancelha, provocativa:


TAMARA
Não se preocupe. Em São Paulo eu arrisco o que for preciso.


[ENTRADA DE UM REPÓRTER DO RFNAL]


REPÓRTER RFINAL
Tamara, Piloto X, a organização quer saber: as expectativas para essa corrida, sendo apenas vocês dois os primeiros anunciados?


TAMARA
Eu digo o seguinte: tragam os outros dez. Quero ver quem realmente tem coragem de disputar em rua estreita.


PILOTO X
E quando liberarem o traçado… vou estudar cada centímetro. Não importa se for subida, descida, paralelepípedo ou zebra pintada ontem. Eu corro em qualquer coisa.


[ÚLTIMA PERGUNTA]


JORNALISTA 5
Podemos esperar rivalidade entre vocês? Tamara olha para ele, depois para os jornalistas.


TAMARA
Rivalidade boa? Sempre.


PILOTO X
Mas respeito também. Até acender a luz verde. Depois disso… cada um por si.


[SAÍDA]

Eles começam a caminhar juntos para a saída.


TAMARA
(baixinho, só para ele)
Freia tarde demais… quero ver isso ao vivo.


PILOTO X
(sorrisinho)
E eu quero ver você “arriscando o que for preciso”.


Ambos seguem enquanto câmeras continuam registrando.


Meia hora depois em um voo fretado chegam outros participantes da prova e já chegam respondo perguntas dos jornalistas.


John Paul Jr (Indy e Trans Am)
Dino Morelli (Formula 3000 da década de 90)
Cristiano da Matta (Campeão da Cart em 2002)
Emanuele Pirro (campeão italiano de Super Turismo em 1994 e 1995)
Sebastian Vettel (Tetracampeão de F1)
Dino Capello (Super Turismo Italiano e American Le Mans)
Patrick Dempsey (ator e piloto das 24 horas de Daytona)
Dale Sr (7 vezes campeão da Nascar)
Martin Brundle (IROC)
Brian Simo (Trans Am)
Tamara Vidali (principal piloto mulher do Super Turismo Italiano na década de 90)
Todd Szegedy
Ron Silk (NASCAR Whelen Modified Tour)



AEROPORTO DE GUARULHOS – 30 MINUTOS DEPOIS – CHEGADA DO VOO FRETADO

A porta dupla se abre e uma onda de jornalistas se comprime contra as grades. O voo dos veteranos e lendas finalmente pousou. Gente de Indy, F1, Trans-Am, turismo… todos andando juntos como um esquadrão improvável.


John Paul Jr.
(óculos escuros, postura tranquila)


JORNALISTA 1
John! Bem-vindo ao Brasil! O que te fez aceitar correr em um traçado de rua desconhecido?


JOHN PAUL JR
Se a rua for estreita, melhor ainda. Sempre gostei de lugares onde só passa um carro por vez. Aí a briga fica verdadeira.


Dino Morelli
(energia alta, sotaque irlandês forte)



JORNALISTA 2
Dino, você voltou a correr em alto nível depois de tanto tempo. Como está o preparo?



DINO MORELLI
Preparo? Aeromoça me deu duas águas e um biscoito. Isso já é melhor que alguns boxes que já trabalhei!

(risos gerais)


Cristiano da Matta
(simpático, cumprimenta todos)


JORNALISTA 3
Cristiano, campeão da CART, vai correr “em casa”. Pressão a mais?


DA MATTA
Pressão mesmo vai ser atravessar São Paulo às 18h pra chegar no hotel. O resto? Tranquilo.


Emanuele Pirro
(calmo, elegante)


JORNALISTA 4
Pirro! Bicampeão do Super Turismo Italiano. Como se sente enfrentando pilotos de tantas escolas?


PIRRO
Velocidade é idioma universal. Cada um fala com sotaque… mas a conversa é sempre rápida.


Sebastian Vettel
(sereno, sempre sorrindo)


O tumulto aumenta quando ele aparece. Sebastian! Quatro títulos de F1… o que te atrai em uma corrida de rua no Brasil?


VETTEL
Curiosidade. Barulho de motor ecoando entre prédios… coisas simples da vida.


JORNALISTA 6
E sobre enfrentar Dale Sr. na mesma prova?


VETTEL (sorriso meio tímido)
Ele faz intimidar só de olhar, né?
Mas vamos lá… espero que ele pegue leve comigo na largada.


Dindo Capello
(chega conversando com Pirro em italiano; muito bem-humorado)


JORNALISTA 7
Dindo, você correu em tudo quanto é endurance. Acha estranha uma prova tão curta?


CAPELLO
Estranho é não ter troca de piloto. Mas tudo bem, faço a minha parte sozinho.


Patrick Dempsey
(ator, óculos escuros, carismático)

Gritos de alguns fãs surgem ao fundo.


JORNALISTA 8
Patrick! Aqui você vai correr, não atuar. Muda alguma coisa?


DEMPSEY
A diferença é que aqui não tem segunda tomada. Se eu errar… fica pro mundo inteiro ver.


Dale Earnhardt Sr.
(postura intimidadora, caminhando com calma)


Os jornalistas fazem silêncio natural quando ele chega.


JORNALISTA 9
Dale, bem-vindo. Rua brasileira, pista curta e 11 adversários famosos. Preocupado?


DALE SR.
Preocupado só fico quando o carro não liga. No resto… eu dou um jeito.
(olhar sério, três flashes seguidos)


Martin Brundle
(comentando tudo como se já estivesse no grid)


JORNALISTA 10
Martin, pronto para competir em vez de narrar?


BRUNDLE
Finalmente! E prometo não narrar a mim mesmo… pelo menos até a volta de apresentação.


Brian Simo
(clássico representante da Trans-Am)


JORNALISTA 11
Brian, você está acostumado com carros pesados. Aqui a mistura é total. Problema?


SIMO
Problema é me perguntarem isso antes mesmo de eu pegar a mala.


Todd Szegedy e Ron Silk
(chegam juntos, acostumados a corridas curtas e agressivas)


JORNALISTA 12
Todd! Ron! A Whelen Modified costuma ser porta com porta. Como vão se adaptar?


SZEGEDY
Se tiver curva fechada, melhor pra mim.


RON SILK
E se tiver guard-rail… melhor ainda.


Reencontro com Tamara Vidali

Tamara observa a chegada e acena para eles.


TAMARA (brincando)
Finalmente! Pensei que o voo de vocês tinha dado a volta ao mundo.


PIRRO
Tamara! Você por aqui… achei que viria dirigindo desde a Itália.


DINO MORELLI
Se viesse, chegaria antes do nosso voo!


(o grupo ri)


DALE SR.
(olhando Tamara)
Ouvi dizer que você era dura no turismo italiano.


TAMARA
Só quando alguém tentava me passar por fora.


DALE SR.
Então vai ser divertido.


Sebastian se aproxima de Da Matta

VETTEL
Cristiano, você conhece todas as ruas, becos e buracos de São Paulo?


DA MATTA
Conheço. Mas vou deixar você descobrir sozinho.
(piscadinha)


John Paul Jr. para o Piloto X


JOHN PAUL JR
Você é o “mistério”, né? Todo mundo quer saber de onde veio.


PILOTO X
Melhor assim. Mistério deixa os outros desconfortáveis.


JOHN PAUL JR
Ou faz eles te fecharem na primeira curva.


PILOTO X
Aí a gente descobre quem é quem.



FINAL – ORGANIZAÇÃO INTERVÉM
Um coordenador da RFinal surge.


COORDENADOR
Senhores, precisamos levá-los ao hotel para o primeiro briefing. A pista ainda não pode ser comentada. Por favor, acompanhem.


Os pilotos começam a andar juntos como se fossem um elenco montado especialmente para uma missão impossível — e, de certa forma, é exatamente isso.


ENTRADA DO HOTEL – APRESENTAÇÃO DO SUPER KART OFICIAL


Os carros da organização estacionam em frente ao hotel cinco estrelas. Há tapete vermelho, banners gigantes do RFinal All Stars e um pequeno palco cercado por fotógrafos.


No centro, coberto por um pano preto brilhante, está o carro oficial do evento.


Os pilotos chegam em fila, ainda com malas na mão, quando o mestre de cerimônias levanta o microfone.


MESTRE DE CERIMÔNIAS

Senhoras e senhores, pilotos… bem-vindos ao RFinal All Stars!

Com vocês, o veículo que decidirá tudo: o Super Kart RFinal, potência igual para todos, sem eletrônica, sem ajuste especial… pura mão do piloto.

O pano é puxado dramaticamente.


O SUPER KART

Um kart musculoso, agressivo, motor exposto, pneus largos de rua e um aerofólio

desproporcionalmente grande para sua categoria. É híbrido, mas a parte elétrica só serve para arrancada — tudo equilibrado para não favorecer ninguém.

Alguns pilotos ficam surpresos; outros, animados.






REAÇÕES DOS PILOTOS


VETTEL
(rindo de surpresa)
Isso tem mais downforce que alguns carros que eu já pilotei…


DA MATTA
Isso não é um kart. Isso é uma bomba com volante.


TAMARA
Adorei. Quanto mais simples… mais depende do talento.


PIRRO

E do controle emocional. Que, sinceramente, vai faltar para alguns aqui. Morelli dá risada alto.


MORELLI
Esse negócio vai voar!


DALE SR.
(olhar sério para o kart, braços cruzados)
Hmmm… gostei.


Brundle, claro, já está analisando tudo.
BRUNDLE
O difusor traseiro é… exagerado. Totalmente desnecessário.
(pausa)
Ou seja: perfeito.



COLETIVA OFICIAL – DALE EARNHARDT SR. & MARTIN BRUNDLE

O apresentador chama:


MESTRE DE CERIMÔNIAS

E para representar o grupo na primeira coletiva oficial…

Dale Earnhardt Sr. e Martin Brundle!


A plateia se anima. Dale caminha com seu jeito imponente; Brundle ajeita o blazer como se fosse entrar ao vivo na TV.

Eles sentam-se à mesa com microfones e logo as perguntas se acumulam.


PERGUNTAS DOS JORNALISTAS


JORNALISTA 1
Dale, o Super Kart é bem diferente de stock cars ou carros da Nascar. Alguma preocupação?



DALE SR.
Nenhuma. Um volante é um volante. Um rival é um rival. Se tiver alguém na minha frente… eu resolvo.

(risos nervosos na sala)


JORNALISTA 2
Brundle, você acha que essa mistura de pilotos de F1, Indy, Nascar, Turismo e Endurance pode gerar caos?


BRUNDLE
Caos?
(ele olha para Dale)
Se o Dale largar atrás de mim, sim. Muito caos.
Mas sério: será uma corrida onde experiência e improviso valem mais que currículo. Dale dá um sorrisinho quase imperceptível.


JORNALISTA 3
Dale, você teme enfrentar pilotos muito mais jovens ou ativos?


DALE SR.
Eu corro do mesmo jeito contra qualquer um.
Velho, novo, famoso, misterioso…
(olha rapidamente para o Piloto X, lá no fundo)
…não faz diferença. A pista decide quem é bom.


JORNALISTA 4
Brundle, você costuma comentar corridas. Vai conseguir evitar narrar mentalmente enquanto pilota?


BRUNDLE
Impossível.
Na largada vou estar pensando: “E lá vamos nós, Brundle por fora, Dale por dentro…” Mas prometo não falar no rádio. A equipe me proibiu.


Dale cruza os braços.


DALE SR.
Se ele narrar perto de mim, eu finjo que não escuto. Ou empurro ele pra fora.

A sala explode em risos.


JORNALISTA 5
O que vocês acham do fato de todos terem exatamente o mesmo kart, sem vantagem mecânica?


BRUNDLE
Finalmente uma corrida onde ninguém pode inventar desculpas.


DALE SR.
Concordo.
Quando todo mundo tem a mesma arma… ganha quem puxa o gatilho mais rápido.


Silêncio. Uma frase digna de fazer capa.


INTERAÇÃO FINAL ENTRE OS DOIS



BRUNDLE
Dale, sabe que no briefing disseram que não é permitido contato proposital, né?


DALE SR.
Eles podem dizer o que quiserem. Brundle vira para os jornalistas:


BRUNDLE
É isso que eu temia.


ENCERRAMENTO

O mestre de cerimônias retoma o microfone.



MESTRE DE CERIMÔNIAS

Obrigado, pilotos! Amanhã, reconhecimento do kart e primeiros testes. A contagem regressiva para o RFinal All Stars começou!



Os fotógrafos fazem a última enxurrada de flashes enquanto Dale e Brundle apertam as mãos — uma handshake cheia de respeito… e rivalidade.




SALÃO DE CONFERÊNCIAS DO HOTEL – ANÚNCIO DO REGULAMENTO OFICIAL



Um telão com o logo RFinal All Stars ilumina o ambiente. Os pilotos estão sentados em fileiras, alguns atentos, outros bocejando discretamente. O ambiente tem clima de “agora é sério”.


O diretor de provas, Eduardo Frasson, sobe ao palco com uma pasta vermelha.



FRASSON
Senhoras e senhores… o regulamento oficial da corrida está aprovado. Vamos ao que interessa.

O telão muda para o título:


RFINAL ALL STARS – FORMATO DA CORRIDA



DURAÇÃO E SEGMENTAÇÃO


FRASSON


A prova terá 50 voltas, divididas em três segmentos:

Segmento 1: 20 voltas

Segmento 2: 20 voltas

Segmento 3: 10 voltas (tiroteio final)


Os pilotos começam a murmurar.



REAÇÕES DOS PILOTOS



Vettel
(coçando o queixo, curioso)
Então… é tipo uma mini endurance com final de Nascar?


Da Matta
Isso aqui vai ser loteria. A última parte é puro caos.


Dale Earnhardt Sr.
(curto e grosso)
Tá bom assim. Dez voltas é o suficiente pra decidir quem tem coragem.



REINÍCIO ENTRE SEGMENTOS

O telão destaca:


REINÍCIO PARADO ENTRE CADA SEGMENTO


FRASSON
Ao fim das 20 voltas, bandeira vermelha.
Os karts alinham novamente para uma largada parada. Um burburinho toma a sala.



BRUNDLE
Largada parada… e com Dale atrás de mim. Maravilha.


DALE SR.
Se você largar devagar, vai parecer parada mesmo.

(alguns pilotos riem, inclusive Vettel)



PONTOS NOS SEGMENTOS


FRASSON
Ao fim dos segmentos 1 e 2, os top 3 recebem pontos bônus:


1º – 3 pontos
2º – 2 pontos
3º – 1 ponto

Mas…

(ele levanta o dedo)

Nada disso importa se você não completar as 50 voltas.



SIMO
Legal. Premia quem não dorme no início.


MORELLI
Ou quem não quebra o kart na primeira curva.


PROIBIÇÕES E PENALIDADES

O telão mostra:

Contato proposital – proibido

Bloqueio duplo – proibido

Empurrar na reta – proibido


Protestos – analisados após a corrida

Dale ergue a sobrancelha.



DALE SR.
“Contato proposital proibido”… Isso vai ser… interessante.


Brundle cutuca o microfone:


BRUNDLE
Traduzindo: Dale, comporta-se.



PIT OBRIGATÓRIO



FRASSON
Haverá um pit stop obrigatório, entre as voltas 10 e 30. A escolha do momento é livre.



CAPELLO
Ah, isso ficou bom! Estratégia pura!


PIRRO
Ou desespero, depende da pessoa.



VETTEL
(rindo)
Eu quero ver quem vai parar na volta 10. Esse é corajoso.



INÍCIO DA CORRIDA


FRASSON
A largada oficial está marcada para amanhã às 15h, horário de São Paulo. A pista de rua será revelada hoje à noite, às 21h, no rooftop do hotel.


A sala explode em comentários.



CLÍMAX – A ÚLTIMA PERGUNTA


Um jornalista levanta a mão.



JORNALISTA
O formato favorece alguém aqui? Os pilotos se entreolham.


BRUNDLE
Favorece quem freia tarde.


TAMARA
Favorece quem não tem medo de muro.


MORELLI
Favorece quem não tiver azar.


DA MATTA
Favorece quem não for atingido na primeira volta.


VETTEL
Favorece quem não tem preguiça de acelerar. Dale Sr. levanta lentamente o microfone.


DALE SR.
Favorece quem quer ganhar. Só isso.


Silêncio. Ele basicamente fecha a coletiva com a frase.




SALÃO DO HOTEL – APÓS O ANÚNCIO DO REGULAMENTO


A maioria dos pilotos se levanta, conversas cruzadas, jornalistas correndo atrás de aspas. Só um deles permanece sentado por alguns segundos a mais.

Todo de preto.

Macacão preto fosco.

Luvas pretas.

Capacete fechado, visor escuro, sem reflexo. Nenhum patrocinador visível. O Piloto X se levanta.

O som das conversas diminui naturalmente.



A PERGUNTA QUE TODOS QUEREM FAZER

Um repórter quebra o silêncio.


JORNALISTA
Piloto X… agora que o regulamento foi divulgado, já é hora de revelar quem você é? O salão inteiro olha para ele.


Tamara cruza os braços.


Vettel inclina a cabeça, curioso.


Dale Sr. observa em silêncio absoluto.


O Piloto X caminha até o microfone auxiliar. Não tira o capacete.



A VOZ POR TRÁS DO CAPACETE

A voz sai levemente abafada, mas firme.



PILOTO X
Não.


Alguns risos nervosos. Outros jornalistas levantam a mão.



COMPARAÇÕES INEVITÁVEIS


JORNALISTA 2
Você aparece sempre vestido de preto, capacete fechado… Isso é uma referência ao Corredor X, do Speed Racer?

Um pequeno atraso antes da resposta.



PILOTO X
Talvez.

Ele também deixava os outros desconfortáveis sem dizer uma palavra. Brundle sussurra para Da Matta:


BRUNDLE
Espero que ele não tenha aqueles botões secretos no volante.


REAÇÃO DOS PILOTOS



TAMARA
(em voz alta)
Eu não preciso saber quem ele é.
Só quero saber se ele freia tarde mesmo.



VETTEL
Mistério é bom. Obriga a gente a prestar atenção.


MORELLI
Ou distrai quem se deixa levar.


Dale Sr. finalmente fala, sem microfone, mas com voz firme o suficiente para ecoar.


DALE SR.
Capacete fechado não muda nada. Na pista… todo mundo fica igual.


O Piloto X vira lentamente o capacete na direção de Dale.


UM ÚNICO GESTO


Sem dizer nada, o Piloto X levanta a mão direita e aponta para o telão. Ainda está lá a informação:



SEGMENTO FINAL — 10 VOLTAS


Ele bate de leve com o dedo nessa parte da tela.


PILOTO X
Ali… é onde tudo aparece. Ele se afasta.


BASTIDORES – WHISPERS

Enquanto os pilotos deixam o salão:


PIRRO
(baixo, em italiano)
Esse cara já correu coisa grande.


CAPELLO
E não foi pouca.


DA MATTA
Quem se esconde assim… normalmente tem algo a esconder ou algo a provar.



ENCERRAMENTO CINEMATOGRÁFICO


O Piloto X entra no elevador sozinho. As portas se fecham.


No visor do elevador, o reflexo do capacete lembra — de propósito — o Corredor X do Speed Racer: figura sem rosto, sem passado, só velocidade.


No corredor, um jornalista comenta:


JORNALISTA
Quem é esse cara, afinal?


Do outro lado do corredor, Tamara responde sem virar:


TAMARA
Alguém que vai dar trabalho.



**ROOFTOP DO HOTEL – 21H00



REVELAÇÃO DA PISTA DE RUA – RFINAL ALL STARS**



O skyline de São Paulo brilha ao fundo. Luzes da cidade, som distante de buzinas e o telão gigante no centro do rooftop coberto por um pano escuro.


Os pilotos estão reunidos. Jornalistas, câmeras ao vivo e drones no ar. O diretor de prova sobe ao palco.



DIRETOR DE PROVA

Senhoras e senhores… Chegou a hora.

O pano cai.



No telão surge o mapa oficial do circuito urbano, com linhas azuis destacando o traçado fechado entre ruas estreitas, curvas técnicas e retas curtas. Um desenho compacto, nervoso — feito para erro zero.






A volta on-board no circuito de rua, de Fuscão




Um murmúrio imediato toma o ambiente.



REAÇÕES IMEDIATAS


VETTEL
Curto… técnico… sem respirar.


DA MATTA
Aqui não tem volta de reconhecimento. É leitura instantânea.


BRUNDLE
(apontando para a tela)
Essa sequência aqui… vai separar piloto de passageiro. Dale Sr. observa em silêncio absoluto, braços cruzados.



DESTAQUE FINAL – A ÚLTIMA CURVA



O telão dá zoom na última curva, fechada, à direita, antes da reta principal, localizada na

Rua Arcuri.


O diretor sorri antes de continuar.


DIRETOR DE PROVA


E a última curva do circuito… passa a se chamar oficialmente Curva Arcuri. Os pilotos se entreolham.



ENTRADA DE RICARDO ARCURI


Ricardo Arcuri sobe ao palco, visivelmente emocionado, mas tentando manter o tom técnico.


RICARDO ARCURI
Essa curva não perdoa.


Chega-se rápido… mas sai-se devagar.


É o ponto onde o piloto decide se quer ganhar a corrida… ou só terminar.



Brundle cochicha no fundo:


BRUNDLE
Ou seja: perfeita pra última volta.



REAÇÕES DOS PILOTOS À “CURVA ARCURI”



TAMARA
Essa curva vai decidir o vencedor.


PIRRO
E vai decidir quem não chega ao final.


CAPELLO
Erro ali acaba com tudo.


Dale Sr. finalmente fala, sem tirar os olhos do telão.


DALE SR.
Gostei dela.


Silêncio absoluto depois disso.



O PILOTO X

Enquanto todos comentam, o Piloto X se aproxima do telão. Ainda de preto. Capacete fechado.

Ele olha fixamente para a Curva Arcuri.


Levanta a mão… e faz um gesto de aceleração com o polegar.



PILOTO X
(voz baixa, abafada)
Última curva… última chance.


Ricardo Arcuri o observa atentamente.


RICARDO ARCURI
Essa curva mostra quem entende de limite. O Piloto X vira o capacete na direção dele.


PILOTO X
Então a gente vai se entender bem.



ENCERRAMENTO

O diretor encerra o evento:



DIRETOR DE PROVA
Senhores, amanhã pela manhã… treino livre na pista de rua.
À tarde, classificação.
E no dia seguinte… a corrida.


Câmeras focam novamente na Curva Arcuri no telão. A legenda aparece:

CURVA ARCURI – ÚLTIMA VOLTA, ÚLTIMA DECISÃO


Fade out.



GRID DE LARGADA – RFINAL ALL STARS (SORTEIO OFICIAL)

P1 – Sebastian Vettel
P2 – Dale Earnhardt Sr.
P3 – Tamara Vidali
P4 – Cristiano da Matta
P5 – Piloto X
P6 – Martin Brundle
P7 – Emanuele Pirro
P8 – Dino Capello
P9 – John Paul Jr.
P10 – Patrick Dempsey P11 – Brian Simo
P12 – Ron Silk



O sorteio coloca Vettel na pole, Dale Sr. ao lado, e o Piloto X estrategicamente no meio do pelotão, exatamente onde confusão, leitura de corrida e coragem costumam decidir tudo — especialmente com 50 voltas e a Curva Arcuri esperando no final.



GRID DE LARGADA – MINUTOS ANTES DA CORRIDA


Os 12 Super Karts já estão alinhados. Motores roncam baixo.

A arquibancada improvisada vibra. Câmeras passeiam pelo grid:


Vettel ajusta as luvas.

Dale Sr. olha fixo para a frente.

Tamara respira fundo dentro do capacete.

No P5, o carro preto sem número — o do Corredor X. O locutor começa a falar:


LOCUTOR OFICIAL

Senhoras e senhores, em instantes a largada do RFinal All Stars… De repente, algo foge do protocolo.


O GESTO

O Piloto X levanta a mão.


Os mecânicos congelam. O diretor de prova hesita.

As câmeras se viram imediatamente. Ele desliga o motor.

Silêncio.


Lentamente, ele leva as mãos ao capacete preto fosco… destrava… e retira.



A REVELAÇÃO

O rosto surge sob as luzes.



HÉLIO CASTRONEVES.


Por um segundo ninguém fala nada. Então o grid explode.


REAÇÕES IMEDIATAS


LOCUTOR (atônito)
Meu Deus do céu…
É o Hélio Castroneves!


VETTEL
(sorri, balança a cabeça)
Claro… só podia ser.


DA MATTA
Agora tudo faz sentido.


TAMARA
(rindo dentro do capacete)
Então era você…


BRUNDLE
Isso explica o silêncio.
E o jeito de observar tudo.


DALE EARNHARDT SR.

Dale gira lentamente a cabeça e encara Hélio. Os dois se encaram por alguns segundos.


DALE SR.
Então você era o fantasma.


HÉLIO (calmo, sorrindo)
Às vezes é melhor correr sem nome. Dale dá um meio sorriso — raro.


DALE SR.
Agora ficou interessante.


RICARDO ARCURI (NO COMENTÁRIO)

Na cabine.


RICARDO ARCURI
Senhoras e senhores…
o Corredor X tem nome, história e vitórias.
Quatro vezes campeão das 500 Milhas de Indianápolis.
Hélio Castroneves está no grid… e isso muda absolutamente tudo.



ÚLTIMO GESTO

Hélio coloca o capacete novamente.


Antes de fechar o visor, olha para a Curva Arcuri, visível ao fundo.



HÉLIO (para si mesmo)
Vamos ver se ela gosta de brasileiro. O visor se fecha.



LARGADA IMINENTE

O diretor de prova levanta a placa:


30 SEGUNDOS


Os motores sobem de giro. O locutor conclui:

LOCUTOR
O mistério acabou.
Agora só resta velocidade.


Fade out sonoro com os motores gritando.



LARGADA – SEGMENTO 1 (20 VOLTAS)



RFINAL ALL STARS – PISTA DE RUA DE SÃO PAULO



A volta de apresentação termina.



Os 12 Super Karts serpenteiam lentamente pela Curva Arcuri pela primeira vez em formação.



Guard-rails próximos.
Asfalto irregular.
Ninguém fala no rádio.


A fila se recompõe na reta principal.



BANDEIRA VERDE

VERDE, VERDE, VERDE!



Os motores sobem juntos.



PRIMEIROS METROS – CAOS CONTROLADO


VETTEL larga bem da pole, mas Dale Earnhardt Sr. vem por dentro, agressivo. Os dois entram lado a lado na primeira curva.


Atrás deles:



Tamara Vidali segura firme o P3

Cristiano da Matta tenta mergulhar por dentro

Hélio Castroneves (ex-Corredor X) sai limpo, sem forçar Mas é no meio do pelotão que tudo muda.



A SURPRESA: TODD SZEGEDY

Largando do fundo do grid, Todd Szegedy acerta PERFEITAMENTE a largada. Enquanto alguns hesitam, ele:

passa Ron Silk ainda na reta
ganha lado interno sobre Brian Simo
aproveita um toque leve entre Patrick Dempsey e John Paul Jr.


Em duas curvas…


Szegedy ganha TRÊS posições.



NARRAÇÃO – RICARDO ARCURI

RICARDO ARCURI
“Atenção no meio do pelotão! Olha o Todd Szegedy!
Largada cirúrgica, leitura perfeita… ele vem ganhando posições como se estivesse correndo aqui há anos!”



PRIMEIRA PASSAGEM NA CURVA ARCURI – VOLTA 1



O pelotão chega compactado à Curva Arcuri pela primeira vez em corrida.


Vettel entra defensivo.


Dale Sr. tenta o X por fora, mas segura.


Tamara não perde contato. No meio:


Szegedy mergulha por dentro, freando no limite do guard-rail.


A traseira do kart sai um pouco… mas ele segura.

Mais uma posição ganha.


REAÇÕES NO RÁDIO



BRUNDLE (no rádio)
“Quem é o cara amarelo aí atrás?!”


CAPELLO
“Ele está atacando tudo.”


DA MATTA
“Esse aí acordou pra corrida.”



FIM DA VOLTA 1 – POSIÇÕES EM MOVIMENTO



Depois da primeira volta:

Vettel mantém a liderança por centímetros

Dale Sr. Pressiona

Tamara sólida em P3

Hélio avança uma posição sem se expor E no destaque:

Todd Szegedy: +4 posições já na volta 1




ARCURI CONCLUI

RICARDO ARCURI
“Largada limpa na frente…
mas no meio do grid, meus amigos, temos um nome inesperado aparecendo.
Todd Szegedy largou como coadjuvante… e já corre como protagonista.”



O pelotão se estica.

As estratégias começam.

E ainda faltam 19 voltas só neste primeiro segmento.



**SEGMENTO 1 – VOLTAS 5 A 12

RFINAL ALL STARS – RESUMO DO QUE ACONTECEU**



VOLTA 5–6 | DALE COMEÇA A PRESSÃO

A partir da volta 5, Dale Earnhardt Sr. muda completamente o comportamento. Ele passa a:

entrar mais rápido no miolo
sair colado no difusor de Vettel
mostrar o kart nas freadas, sem tentar o mergulho ainda



RICARDO ARCURI
“Dale não está atacando… está avisando.”


Vettel percebe e começa a errar milímetros nas saídas de curva, especialmente antes da Curva Arcuri.


VOLTA 6 | PRIMEIRA TROCA NO TOP 5


Atrás dos dois líderes:

Tamara Vidali sofre leve desgaste de pneus

Cristiano da Matta pressiona

Hélio Castroneves observa tudo, calculista



Na volta 6:

Da Matta passa Tamara na freada forte da curva após a praça, assumindo o P3. Tamara não perde contato, mas fica sob ataque de Hélio.



VOLTA 7–8 | A LEITURA DE HÉLIO



Hélio começa a mostrar por que escondeu a identidade. Ele:

não força ataque
estuda as linhas alternativas
usa zebras que ninguém mais usa



Na volta 8, ele dá o bote limpo e irrefutável em Tamara, na saída do trecho sinuoso.


Hélio sobe para P4.


Tamara cai para P5, mas sem errar.



ARCURI
“Hélio está correndo com a cabeça, não com o instinto.”



VOLTA 8–9 | O SHOW DE TODD SZEGEDY CONTINUA



No meio do pelotão, Todd Szegedy segue sendo o nome inesperado. Entre as voltas 8 e 9:


passa Brian Simo
força erro de Patrick Dempsey, que sai um pouco largo
cola em Dino Capello


Szegedy já aparece em P7.


Rádios começam a comentar:


BRUNDLE (rádio)
“Esse cara não comete erro.”




VOLTA 9 | PRIMEIRO ERRO NA CURVA ARCURI



John Paul Jr., forçando para segurar posição, freia tarde demais na Curva Arcuri. O kart escapa de traseira, sem bater no muro, mas:
perde 3 posições
permite passagem de Capello, Szegedy e Pirro



ARCURI
“Curva Arcuri cobrou o primeiro pedágio.”



VOLTA 10 | PIT STOPS COMEÇAM



A janela de pit obrigatório abre. Surpresa:
Vettel entra no pit na volta 10.


Tentativa de undercut.


Dale fica fora.


Na mesma volta:


Brundle também entra
Capello faz o pit
Szegedy decide ficar na pista



VOLTA 11 | DALE HERDA A LIDERANÇA


Com Vettel no pit:

Dale Sr. assume a ponta


Mas o ritmo de Vettel com pista livre é fortíssimo.



ARCURI
“Essa escolha vai decidir o segmento.”



VOLTA 12 | A CORRIDA SE REORGANIZA

Ao final da volta 12:


TOP 6 PROVISÓRIO

Dale Earnhardt Sr.
Vettel (voltando do pit, aproximando)
Cristiano da Matta
Hélio Castroneves
Tamara Vidali
Todd Szegedy (grande surpresa)


Szegedy, largando atrás, agora anda junto com nomes de elite, sem erro, sem medo — e começa a ser marcado no retrovisor dos líderes.


ARCURI (encerrando)

“Entre a quinta e a décima segunda volta, a corrida deixou claro quem veio para desfilar… e quem veio para disputar.”


**SEGMENTO 1 – VOLTAS 13 A 20

RFINAL ALL STARS | FINAL DO 1º BLOCO (20 VOLTAS)**



VOLTA 13–14 | O CONTRA-ATAQUE DE VETTEL

Com pneus mais novos, Vettel começa a descontar rapidamente o tempo sobre Dale Sr.


Em duas voltas:


Reduz a diferença de 1.2s para 0.4s

Se aproxima perigosamente na saída do miolo



RICARDO ARCURI
“Esse undercut funcionou. Vettel vem com tudo.” Dale percebe e passa a fechar as entradas.



VOLTA 15 | O PRIMEIRO DUELO DIRETO



Na aproximação da Curva Arcuri, Vettel finge o ataque por dentro… Dale protege.

Vettel cruza para fora, mantém a linha e sai melhor na reta, colocando o kart lado a lado.


Troca de posições na reta principal!


Vettel reassume a liderança por centímetros. A arquibancada explode.



VOLTA 16 | RESPOSTA IMEDIATA DE DALE

Dale não aceita.


Na curva seguinte:


Ele entra mais fundo, leva o kart até o limite do guard-rail. Contato mínimo. Limpo.

Dale recupera a P1.


ARCURI
“Isso é corrida raiz!”



VOLTA 17 | CAOS NO MEIO DO PELOTÃO

Enquanto a frente pega fogo:

Brundle e Capello disputam posição com portas fechadas
Dempsey força, passa Simo
Szegedy se aproveita e quase ganha mais uma posição


Na Curva Arcuri:


Hélio dá susto em Da Matta, mas prefere não mergulhar.




VOLTA 18 | A TENTATIVA DE HÉLIO


Hélio muda a trajetória. Na saída do trecho lento:

Ataque certeiro sobre Da Matta, assumindo o P3.


Da Matta segura o P4.


Tamara permanece logo atrás, esperando erro.



VOLTA 19 | ÚLTIMA CHANCE

Vettel cola novamente em Dale.


Chegam à Curva Arcuri praticamente juntos. Dale fecha por dentro.

Vettel tenta o X por fora, mas escapa um pouco. Nada feito.



VOLTA 20 | BANDEIRA VERMELHA – FIM DO SEGMENTO 1

Dale Sr. cruza a linha primeiro.


RESULTADO DO SEGMENTO 1 (20 VOLTAS)

1º – Dale Earnhardt Sr. → 3 pontos
2º – Sebastian Vettel → 2 pontos
3º – Hélio Castroneves → 1 ponto
4º – Cristiano da Matta
5º – Tamara Vidali
6º – Todd Szegedy (surpresa absoluta)
7º Brundle
8º Capello
9º Pirro
10º Dempsey
11º Simo
12º John Paul Jr.



REAÇÕES IMEDIATAS


VETTEL (no rádio)
“Ok… agora entendi o jogo.”


DALE SR.
“Bom começo.”


HÉLIO
“Agora começa a nossa corrida.”



RICARDO ARCURI (fechando o bloco)
“Vinte voltas não definiram tudo…
mas já deixaram claro quem está disposto a ir até o limite. E isso é só o primeiro terço da história.”



Os karts diminuem velocidade. Bandeira vermelha.

Preparação para nova largada do Segmento 2 (20 voltas).




RESULTADO – SEGMENTO 1 (COMPLEMENTO)


13º – Ron Silk
Perdeu posições logo na largada, ficou preso no tráfego e não conseguiu reagir no trecho mais travado do circuito.
14º – Dino Morelli
Teve dificuldades de adaptação ao Super Kart nas primeiras voltas, chegou a errar linhas no miolo e optou por uma abordagem conservadora para evitar riscos no primeiro segmento.



RICARDO ARCURI
“Morelli e Ron Silk preferiram sobreviver ao primeiro bloco. Com dois segmentos ainda pela frente, essa não é uma escolha errada… mas cobra seu preço depois.”



ANTES DA LARGADA – SEGMENTO 2 (20 VOLTAS)

RFINAL ALL STARS – GRID PARADO


Os karts já estão novamente alinhados após a bandeira vermelha do fim do primeiro segmento.

Mecânicos se afastam.

Motores entram em marcha lenta.

No fundo do grid, algo foge do roteiro.



O PROBLEMA

O Super Kart nº 14 – Dino Morelli permanece parado.


Morelli gira a chave.

Nada.

Tenta novamente.

O motor engasga… e morre.

Ele levanta a mão imediatamente.



COMUNICAÇÃO DE PISTA


DIRETOR DE PROVA (rádio)
“Kart 14 sem funcionamento. Confirme.”


O chefe de equipe se aproxima correndo, ajoelha ao lado do kart.



CHEFE DE EQUIPE
“Pane elétrica. Não temos reset possível.”



Morelli permanece sentado, capacete ainda no rosto. Respiração pesada.


A DECISÃO

Um fiscal chega, faz sinal negativo.

ABANDONO CONFIRMADO – DINO MORELLI


O painel eletrônico mostra:


CAR 14 – OUT


REAÇÃO DE MORELLI
Dino tira o capacete ainda sentado no kart. Olha rapidamente para a reta.
Bate com a luva no volante — frustração, não raiva.


MORELLI
(para o fiscal)
“Essas coisas acontecem. Boa corrida pra eles.” Ele sai do kart sob aplausos do público.


REAÇÕES NO GRID


VETTEL
(olhando pelo retrovisor)
“Uma vaga a menos… mas nunca é bom perder alguém assim.”


BRUNDLE
“Rua não perdoa, nem antes da largada.”


DA MATTA
“Esses motores estão no limite.”


Dale Sr. permanece imóvel, focado à frente.


RICARDO ARCURI (CABINE)

RICARDO ARCURI
“Fim de prova para Dino Morelli antes mesmo da bandeira verde do segundo segmento. Problema técnico — o único adversário que todos têm medo aqui hoje.”



PROCEDIMENTO DE LARGADA

Fiscais empurram o kart de Morelli para fora da pista. O grid se ajusta.

Agora são 13 karts.

O diretor levanta a placa:


5 SEGUNDOS

Luzes vermelhas se acendem novamente.


ARCURI
“Tudo pronto. Segmento 2 vai começar… e agora, cada posição vale ainda mais.”



**SEGMENTO 2 – LARGADA

VOLTA 21 | REINÍCIO DA CORRIDA**

Os 13 Super Karts restantes alinham. Motores altos.

Freios chiando.

Guard-rails cada vez mais próximos agora que todos já entenderam o traçado. As luzes vermelhas se apagam.

VERDE PARA O SEGUNDO SEGMENTO!



NA FRENTE: CAUTELA ABSOLUTA

Dale Earnhardt Sr. segura a liderança
Vettel cola imediatamente
Hélio e Da Matta mantêm posições
Tamara evita qualquer risco nas duas primeiras curvas


Ninguém na ponta quer estragar 20 voltas de trabalho em uma relargada.


O FOCO MUDA: O 7º LUGAR

Mas é no meio do pelotão que surge o fator decisivo.


Disputa direta pelo P7:
Martin Brundle
Dino Capello
Todd Szegedy


Três estilos totalmente diferentes.


POR QUE O 7º LUGAR É CRUCIAL?


RICARDO ARCURI
“Importante explicar:
o sétimo colocado larga à frente da linha limpa para o último segmento de 10 voltas. Quem fica atrás disso pega tráfego pesado na largada final.”


Essa informação cai como bomba no paddock.


VOLTA 21–22 | ATAQUE IMEDIATO


Capello parte para cima logo na relargada.


Ele mergulha por dentro sobre Brundle, mas trava os freios e espalha.


Brundle segura o P7 por milímetros.


Atrás, Todd Szegedy observa.
Não ataca.
Não se defende.


Só mede.



VOLTA 23 | O MOVIMENTO DE SZEGEDY


Na saída do trecho travado:
Brundle protege o meio
Capello insiste por fora
Szegedy escolhe a linha esquecida


Ele entra por dentro da curva anterior, corta a zebra com perfeição e:

passa Capello
se coloca lado a lado com Brundle



CURVA ARCURI – PRIMEIRO ALERTA


Os três chegam juntos à Curva Arcuri.


Brundle freia cedo.
Szegedy freia no limite absoluto.
Capello vem embalado atrás.


Por centímetros, Szegedy não toca no muro.

Todd Szegedy assume o 7º lugar.


A arquibancada vibra.


REAÇÕES IMEDIATAS


BRUNDLE (rádio)
“De onde saiu esse rapaz?!”


CAPELLO
“Ele está atacando como se fosse a última volta.”


ARCURI
“Não é só posição… é visão de corrida. O sétimo lugar virou ouro.”


CONSEQUÊNCIA DIRETA


Agora:
Szegedy controla o ritmo do grupo
Brundle passa a estudar, não atacar
Capello força mais do que deveria


O duelo deixa de ser apenas por posição.

Vira uma batalha estratégica para o último segmento.


FECHAMENTO DO MOMENTO

RICARDO ARCURI
“O segundo segmento começou morno na frente… mas fervendo onde menos se esperava. Todd Szegedy entende a corrida como poucos aqui hoje.”


A corrida segue.
Ritmos se estabilizam.
E todo mundo já pensa nas 10 voltas finais.



**SEGMENTO 2 – VOLTA 27

O ACIDENTE QUE SILENCIA O CIRCUITO**


A corrida entra numa fase crítica. Os pneus já mostram desgaste.
Os muros parecem mais próximos.
A Curva Arcuri começa a cobrar concentração absoluta.


O MOMENTO DO IMPACTO

Na volta 27, dois nomes grandes se aproximam disputando posição:
Cristiano da Matta
Martin Brundle


Brundle tenta pressionar por fora, Da Matta fecha levemente a porta — nada fora do normal.
Mas…
Um ressalto invisível no asfalto. O kart de Brundle quica na freada. A traseira escapa.


O ACIDENTE

Brundle tenta corrigir.

Da Matta já está comprometido na trajetória.


TOQUE DE RODA COM RODA.

Os dois karts são lançados para lados opostos:

Brundle bate de frente no guard-rail, seco

Da Matta roda, escapa por centímetros da quina do muro e bate de traseira O barulho ecoa pelo circuito urbano.

As arquibancadas se levantam em um susto coletivo.


SILÊNCIO ABSOLUTO


RICARDO ARCURI (voz séria)
“Atenção… atenção… impacto forte entre Brundle e Da Matta… Vamos aguardar.”


As câmeras focam nos dois.

Ambos se mexem.

Ambos levantam a mão.

SEM FERIDOS.


A respiração volta ao normal no circuito.


CONSEQUÊNCIAS ESPORTIVAS

Os fiscais entram rapidamente.

Não há bandeira vermelha — apenas amarela localizada.

Os dois conseguem religar os karts… mas com danos evidentes:

Brundle
volante torto
perde velocidade nas retas
cai para o fim do pelotão

Da Matta
alinhamento comprometido
kart vibra nas freadas
perde 5 posições em duas voltas


ARCURI
“Os dois seguem, mas a corrida deles… praticamente acabou.”



REAÇÃO IMEDIATA DOS FAVORITOS


VETTEL (rádio)
“Uau… isso foi grande.”


HÉLIO
“Esses muros não perdoam.”


TAMARA
“Foi por pouco…”


Dale Sr. permanece em silêncio absoluto.



O EFEITO DOMINÓ

Enquanto isso:
Todd Szegedy se beneficia e mantém o 7º lugar com margem
Capello sobe posições sem atacar
Pirro entra no top 8 pela primeira vez


O acidente muda completamente o desenho do Segmento 2.



FECHAMENTO DRAMÁTICO


RICARDO ARCURI
“Foi assustador. Foi forte.
Mas sobretudo… foi decisivo.
Dois favoritos seguem na pista… mas fora da luta real pela vitória.”
Os karts aceleram novamente. A corrida continua.
E agora, todo mundo respeita ainda mais a Curva Arcuri.


ORDEM DE CHEGADA – SEGMENTO 2 (20 VOLTAS)



1º – Dale Earnhardt Sr.
Controlou o ritmo com frieza absoluta. Sem riscos, sem exposição. Corrida de veterano.

2º – Sebastian Vettel
Pressionou sempre que pôde, mas respeitou os muros. Guarda ataque para o segmento final.

3º – Hélio Castroneves
Consistência total. Lê o desgaste melhor que todos no miolo do circuito.

4º – Tamara Vidali
Brilhante no tráfego. Foge de confusão e cresce exatamente quando outros erram.

5º – Emanuele Pirro
Regular, cirúrgico e silencioso. Não aparece… mas está perigosamente próximo.

6º – Dino Capello
Se beneficia do acidente à frente e consolida posição sem forçar o equipamento.

7º – Todd Szegedy
Confirma tudo o que mostrou na largada do segmento. Corrida grande até aqui.

8º – Patrick Dempsey
Constante, limpo e muito respeitoso em pista urbana.

9º – Brian Simo
Perde ritmo no fim, mas se mantém no jogo.

10º – Cristiano da Matta
Segue após o acidente, porém com kart desequilibrado. Limita os danos.

11º – Martin Brundle
Volante torto e perda clara de rendimento após a batida.

12º – Ron Silk
Corrida discreta, focado apenas em chegar inteiro ao fim do segmento.

13º – John Paul Jr.
Sofre com o desgaste e trânsito, mas evita problemas maiores.

Dino Morelli – ABANDONO (antes do segmento)



RICARDO ARCURI
“Segmento dois encerrado. Agora não tem mais gerenciamento, nem paciência… são 10 voltas para decidir quem entra pra história.”

O grid se reorganiza.
Os freios esfriam.
Os olhares mudam.


**SEGMENTO FINAL – 10 VOLTAS


VOLTA 41 | REINÍCIO**


Os 7 primeiros estão separados por menos de dois segundos.

Ninguém pensa em defender posição — todos pensam em ganhar.


BANDEIRA VERDE.


VOLTA 41–42 | O ESTOPIM


Dale Earnhardt Sr. acelera forte, mas:
Vettel sai melhor da última curva
Hélio mergulha por dentro
Tamara já aparece colada no trio
Pirro, Capello e Szegedy vêm juntos, como um bloco


RICARDO ARCURI

“Senhoras e senhores… isso aqui não é duelo. É um pelotão inteiro brigando pela vitória.”



VOLTA 42 | SETE PELO PRIMEIRO

Na aproximação da Curva Arcuri:


Vettel coloca por fora
Dale fecha na linha clássica
Hélio freia tarde por dentro
Tamara cruza trajetórias com precisão milimétrica
Pirro se esgueira por onde ninguém vê
Capello força a saída
Szegedy espera… sempre espera


Sete karts entram praticamente lado a lado.


O público vai ao delírio.



VOLTA 43 | QUEM LIDERA? TODO MUNDO.


A liderança muda três vezes em meia volta:
Dale lidera na reta
Vettel assume no miolo
Hélio cruza a linha em primeiro
Tamara fecha a volta empatada com Pirro



ARCURI (gritando)
“Não dá nem pra atualizar o gráfico!”



VOLTA 44 | O DUELO VIRA SOBREVIVÊNCIA


O desgaste aparece.
Capello escapa de leve e perde contato
Pirro evita o muro por centímetros
Tamara se segura friamente
Vettel começa a forçar o limite dos freios
Dale continua… imperturbável
Szegedy cola novamente. Sempre presente.



VOLTA 45 | A CURVA ARCURI FAZ SUA ESCOLHA



Na freada mais famosa do circuito:
Hélio passa reto por milímetros
Tamara segura a linha
Vettel corrige no volante
Dale faz a curva perfeita
Earnhardt Sr. reassume a liderança.




VOLTA 46–47 | A FILTRAGEM



Agora são 5 na briga direta:

Dale
Vettel
Hélio
Tamara
Szegedy
Pirro e Capello ficam para trás.



ARCURI
“Não é falta de talento… é o circuito escolhendo.”


VOLTA 48 | O ATAQUE IMPROVÁVEL


Todd Szegedy faz o movimento mais ousado da corrida.

Ele mergulha por dentro onde ninguém tinha tentado o dia inteiro.

assume o P2 temporário.



O público explode.



VOLTA 49 | TUDO OU NADA


Vettel dá o troco em Szegedy. Hélio tenta cruzar os dois.
Tamara permanece viva, à espreita.


Os cinco entram na última volta grudados.



ARCURI
“Não respira agora!”


VOLTA 50 | A DECISÃO SE APROXIMA



Dale defende por dentro. Vettel prepara o ataque.
Hélio procura o espaço impossível. Tamara escolhe a saída perfeita.
Szegedy não desiste.


A Curva Arcuri aparece pela última vez. E tudo vai se decidir ali.


RETA FINAL – RFINAL ALL STARS


Dale Earnhardt Sr. sai primeiro da Curva Arcuri, perfeito, colado no muro.
Mas Vettel embala melhor, vem por fora com mais velocidade final.
Hélio pega vácuo dos dois.
Tamara escolhe a linha limpa, sem turbulência.
Szegedy vem no limite absoluto do limitador.



RICARDO ARCURI (em êxtase)
“É tudo agora! É tudo agora!”


OS ÚLTIMOS METROS
Vettel chega lado a lado com Dale
Hélio tenta o mergulho impossível entre os dois
Tamara aparece de repente, encaixada atrás de Vettel
Szegedy joga o kart para fora da sombra aerodinâmica

Cinco linhas diferentes na mesma reta.



A CHEGADA


O público levanta antes da linha.

Dale segura até o último centímetro.

Vettel joga o kart para frente.

Tamara estica tudo.

Hélio cruza no limite da tração.

Szegedy quase toca rodas.



BANDEIRA QUADRICULADA!


Silêncio por meio segundo. Painel pisca.



VENCEDOR: DALE EARNHARDT SR.

Por apenas 0s041.



ORDEM DOS 5 PRIMEIROS

Dale Earnhardt Sr.
Sebastian Vettel
Tamara Vidali
Hélio Castroneves
Todd Szegedy


ARCURI (voz embargada)
“História. Pura história.
O homem da NASCAR vence na rua de São Paulo… contra o mundo inteiro.”


DEPOIS DA LINHA


Dale ergue o punho, ainda dentro do kart.
Vettel tira o volante e balança a cabeça, sorrindo.
Tamara recebe a maior ovação da noite.
Hélio aplaude com o capacete.
Szegedy encosta… exausto.
Não houve ultrapassagem final.

Houve respeito no limite extremo.








ARQUIBANCADAS – MOMENTOS APÓS A CHEGADA


Enquanto os cinco primeiros ainda comemoram no pódio, as câmeras se voltam para um setor específico da arquibancada principal.

Dois nomes conhecidos do automobilismo sul-americano estão de pé, aplaudindo com entusiasmo:

Agustín Canapino
Diego Furlan

Ambos vestem jaquetas da Top Race V6, discretas, mas inconfundíveis.

Canapino bate palmas com um sorriso largo, balançando a cabeça em aprovação.
Furlan aplaude de braços erguidos, visivelmente impressionado com o que acabou de ver.



RICARDO ARCURI (narração)


“Olha só quem está na arquibancada…
Agustín Canapino e Diego Furlan, dois pesos-pesados da Top Race argentina. E eu conheço esse olhar… esse olhar é de quem já quer estar na pista.”


O ANÚNCIO OFICIAL

As telas gigantes ao redor do circuito mudam o layout. Surge o logo RFINAL ALL STARS.

Uma pausa.


E então o texto aparece:


CONFIRMADOS PARA 2026
AGUSTÍN CANAPINO
DIEGO FURLAN


A arquibancada responde imediatamente.


Assobios.

Bandeiras argentinas aparecem no meio do público brasileiro. O clima é de festa continental.


REAÇÃO DOS PILOTOS NO PÓDIO


Vettel olha para o telão e sorri:
“Interessante…”

Hélio aplaude olhando para a arquibancada. “Vai ficar ainda melhor.”

Dale Earnhardt Sr. apenas cruza os braços e comenta, em tom baixo: “Boa escolha.”



FECHAMENTO


RICARDO ARCURI (encerrando a transmissão)
“Se 2025 já entrou para a história…
2026 acaba de ganhar dois novos capítulos escritos em espanhol. Senhoras e senhores, isso foi a RFINAL ALL STARS.”


As luzes do circuito diminuem. O público continua aplaudindo. E a sensação que fica é simples:

Isso não foi um evento único. Foi o começo.



ENTREVISTAS DO PÓDIO – RFINAL ALL STARS

Com Rodrigo Carelli

Os cinco karts estão parados em frente ao pódio. O público ainda não se sentou.

Rodrigo Carelli sobe com o microfone na mão.


DALE EARNHARDT SR. – VENCEDOR


RODRIGO CARELLI
Dale Earnhardt Sr., vitória decidida por quatro centésimos… em uma pista de rua, em São Paulo. O que passou pela sua cabeça nessa reta final?


DALE EARNHARDT SR.
(respira fundo, sério)
Passou que eu não ia tirar o pé.
Esses caras são alguns dos melhores do mundo… mas corrida de rua é sobre posição, respeito e coragem.
Eu sabia que, saindo da Curva Arcuri na frente, ninguém ia me tirar isso.


CARELLI
Você segurou Vettel, Hélio, Tamara… cinco pilotos juntos até a linha. Isso foi instinto ou experiência?


DALE SR.
Experiência.
Instinto faz você atacar.
Experiência faz você sobreviver… e ganhar.

(aplausos intensos)


SEBASTIAN VETTEL – 2º LUGAR
Sebastian Vettel, foi uma das chegadas mais apertadas que já vimos. Faltou muito pouco.


VETTEL
(sorrindo, ainda ofegante)
Faltou… quatro centésimos.
Mas sinceramente? Foi incrível.
Sete pilotos brigando pela liderança, pista estreita, muro perto… isso é automobilismo puro.


CARELLI
Você tentou até o último metro.


VETTEL
Claro.
Se eu tivesse mais dois metros, talvez fosse diferente. Mas perder assim… eu aceito.


TAMARA VIDALI – 3º LUGAR


CARELLI
Tamara Vidali, terceiro lugar em uma corrida histórica. Que leitura você fez dessa final?


TAMARA VIDALI
Eu sabia que alguém ia exagerar. Então eu escolhi não errar.
Na reta final, eu vi tudo acontecer na minha frente… e estiquei o que dava.


CARELLI
Você foi uma das mais aplaudidas hoje.


TAMARA
(emocionada)
Porque eu representei muita gente aqui. E subir nesse pódio… valeu cada curva.


CARELLI
Hélio, do mistério do Corredor X ao quarto lugar por centímetros. Dá pra dizer que foi uma corrida especial?


HÉLIO CASTRONEVES
Muito.
Eu me diverti como há muito tempo não me divertia.
Esses Super Karts exigem tudo… e a Curva Arcuri, meu amigo, não perdoa ninguém.


CARELLI
Tentou algo impossível no final?


HÉLIO
Sempre.
Mas às vezes o impossível fica só no rádio.


(risos do público)


TODD SZEGEDY


CARELLI
Todd Szegedy, talvez o nome mais comentado do dia. Você saiu do meio do grid e terminou entre gigantes.


SZEGEDY
Eu só fiz uma coisa: respeitei a pista. Quando todo mundo atacava, eu observava. Quando apareceu a chance… eu fui.


CARELLI
Você ganhou muitos fãs hoje.


SZEGEDY
Isso é maior que qualquer troféu.


ENCERRAMENTO

Rodrigo Carelli se vira para a câmera.


CARELLI
Senhoras e senhores, aqui não tivemos só um vencedor. Tivemos uma corrida que entra para a história.
Isso foi a RFINAL ALL STARS.



Os pilotos se abraçam.

O público aplaude de pé.

As luzes do circuito se apagam lentamente.


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