O palco estava montado para um confronto feroz entre dois gigantes: Estanislau Franco, a bordo do seu Maverick, e Edgard Mello Filho, pilotando o Opala. Os dois duelaram intensamente durante seis das oito voltas da corrida em Interlagos.
O Jogo Sujo e a Tática:
Estanislau Franco utilizou de meios considerados "não muito limpos" para tentar segurar Edgard, empregando táticas como atravessar o carro nas freadas, antecipar o ponto de frenagem e mudar o traçado várias vezes. O objetivo era segurar a fúria de Edgard e fazê-lo errar, levando o seu famoso "sangue quente" a níveis borbulhantes.
A tática principal do Maverick era "matar" as saídas de curva do Opala. Com a maior potência de seu carro, Estanislau ganhava preciosos metros de vantagem na reta.
Mas Edgard, conhecido como "Promessinha", estava num dia excepcional! Com uma verdadeira aula de pilotagem e derrapagens controladas, lá estava ele, colado na traseira do Maverick.
Na arquibancada, a galera ia ao delírio e a torcida era unânime pelo Edgard. Era palpável a ira colérica que o Promessinha devia estar sentindo, tendo que se segurar para jogar limpo o tempo todo, sem "totós" ou batidas.
O Momento Decisivo:
No fim da sexta volta, ao sair colado ao Maverick na Curva do Sargento, já se via uma marca funda na porta do carro de Estanislau, bem em cima do número 200.
E então, na Curva do Bico de Pato, Edgard atacou! Ele enfiou o Opala por dentro numa manobra arriscada: "agora vai ou ficamos os dois aqui". E ele foi! Para o delírio total da arquibancada, o Opala foi de lado, todo torto. Em meio a correções frenéticas no volante, o "hôme" ultrapassou o Estanislau. Foi um momento maravilhoso, uma verdadeira explosão de aplausos.
A Aula de Pilotagem:
A ultrapassagem aconteceu, mas iniciava-se a sétima volta, e faltavam duas. A grande questão era se o italiano conseguiria segurar o Maverick no Retão e na Subida dos Boxes, os pontos fracos do Opala naquelas condições.
O que se viu a partir dali foi a maior aula de pilotagem num Opala Divisão 1 já vista em Interlagos. Edgard Mello Filho executou frenagens absurdas. As curvas 1 e 2 foram feitas com as quatro rodas desgarrando.
Na entrada da Ferradura, o Opala saltava de frente, pois Edgard o tomava quase na terra pelo lado de dentro. Num golpe rápido, com o carro quase no ar, ele jogava a frente para a esquerda, de lado, trancando toda a frente. Com isso, ele neutralizava a vantagem que o Maverick, ali na cola, poderia ter na saída da curva para ganhar a posição na freada da Reta Oposta.
O Triunfo:
E foi assim, pelas duas voltas finais, que Edgard Mello Filho toreou um carro que era muito mais potente que o seu. Ele venceu, mesmo com uma pista que tinha curvas de alta, média, subidas e descidas, tudo enfim contra ele. Ele demonstrou o imenso talento que tinha, ganhando muitos fãs eternos naquela gloriosa tarde de domingo em Interlagos.
À noite, nos pontos de encontro dos "malucos" da cidade – Ibirapuera, Rick Store, Rua Augusta, Panamericana – só se falava nisso: no show do Promessinha e seu Opala.
Show 👏👏👏
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