Graças a uma cortesia do meu amigo André, a quem agradeço aqui, estive presente neste último sábado na etapa brasileira da Fórmula E, o mundial de carros elétricos. O traçado da prova foi montado no complexo do Anhembi, aqui em São Paulo, com a reta principal na avenida do desfile do sambódromo paulista. Com um total de 2,8 quilômetros de extensão, a pista, mais larga que os demais traçados do calendário, proporcionou excelentes disputas.
O saldo final do evento foi um misto de satisfação com a corrida dentro da pista e decepção com a organização e estrutura fora nas dependências do local. Se a corrida teve muitas disputas em toda a duração da prova, com os três primeiros colocados cruzando a linha de chegada praticamente juntos, os dissabores para o fã que foi ao Anhembi começaram ainda na ida ao complexo, com os ônibus dedicados a levar o público da estação de metrô Tietê, atrasando quase uma hora da saída prevista - às 7 da manhã. Ao chegar lá, era preciso caminhar mais de 3 quilômetros para chegar às catracas. Ainda assim, a liberação demorou a ser dada.
O vídeo em formato de Vlog do nosso canal "Entusiastas sobre rodas", com um pouco do sábado no Anhembi acompanhando a Fórmula E
Com um público estimado de 23 mil pessoas, a presença de apenas cinco (!) food trucks para atendimento ao público gerou filas quilométricas para uma ação simples que seria comprar um alimento. Eu mesmo fiquei mais de duas horas para comprar um sanduíche. Muita gente perdeu treinos e boa parte da corrida nas filas. Os pontos de bebidas também eram escassos, tanto da cerveja, refrigerante e sucos, quanto das estações de hidratação. Um problemão para um dia de sol a pino e calor de verão.
Apesar dos problemas, as atrações extra-pista eram muito legais e, para mim, ficou a sensação de que assistir a Fórmula E na pista é muito mais interessante que acompanhar pela televisão. O público foi brindado com a locução de arena "de luxo" do nosso amigo jornalista Alex Grünwald, que transbordou o público de informações e entretenimento em todas as atividades de pista, Ao final da prova, a organização liberou os portões para o público invadir a reta do sambódromo. Fui no embalo e consegui acompanhar a cerimônia e festa do pódio de muito perto. Ao final, ficou o gostinho de "quero mais", a vontade de voltar no ano que vem, esperando que os problemas extra-pista de organização e estrutura sejam solucionados.
Resultado final:
1º - Mitch Evans - Jaguar Racing
2º - Nick Cassidy - Envision Racing
3º - Sam Bird - Jaguar Racing
4º - Antonio Felix da Costa - Porsche Team
5º - Jean-Eric Vergne - DS Penske
6º - Stoffel Vandoorne - DS Penske
7º - Pascal Wehrlein - Porsche Team
8º - Jake Hughes - McLaren
9º - René Rast - McLaren
10º - Sébastien Buemi - Envision Racing
11º - Maximilian Gunther - Maserati Racing
12º - Andre Lotterer - Andretti Autosport
13º - Lucas di Grassi - Mahindra Racing
14º - Dan Ticktum - NIO Formula E Team
15º - Robin Frijns - Abt-Cupra
16º - Oliver Rowland - Mahindra Racing
17º - Sergio Sette Camara - NIO Formula E Team
18º - Nico Müller - Abt-Cupra
19º - Edoardo Mortara - Maserati Racing
20º - Jake Dennis - Andretti Autosport
21º - Sacha Fenestraz - Nissan e.dams
22º - Norman Nato - Nissan e.dams
Espero que façam uma estrutura compatível no próximo ano. Lamentável!
ResponderExcluirPois é! A etapa de 2024 já está garantida, também espero que estes problemas não se repitam!
ExcluirCaramba, que pena que teve esses problemas na organização. Tomara que melhorem pra entregar um evento a altura do esporte e respeito aos fãs!
ResponderExcluirPois é, essa é a nossa expectativa!
ResponderExcluir