quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Aston Martin Vantage e DBX - os carros de serviço do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 2022



Na edição deste ano do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, o safety car e o carro médico utilizados foram os da fabricante inglesa Aston Martin, que alterna com a Mercedes Benz os carros que prestam serviço para as provas da categoria máxima.



O safety car é o esportivo Aston Martin Vantage. O cupê está equipado e preparado para quaisquer intervenções necessárias nas provas de Fórmula 1. Por fora, é possível identificar diversas luzes de sinalização, bem como um aerofólio traseiro que dá ao cupê ainda mais o aspecto esportivo. Esta peça, em conjunto com assoalho e difusores instalados no fundo do carro e um spliter dianteiro, incrementaram o downforce do Vantage em até 60 quilos a mais em relação ao cupê vendido ao público.








No interior do cupê, foram instalados diversos equipamentos para permitir ao piloto e seu assistente acompanhar todos os acontecimentos da corrida, como telas, cronômetro e equipamento de comunicação direta com a direção de prova. Os elementos de segurança são de um carro de corridas: cintos de competição, bancos concha e santoantônio.



Para melhorar a estabilidade, as suspensões foram recalibradas. Já os freios, construídos com materiais nobres como carbono e cerâmica, são os mesmos do carro vendido nas lojas da marca inglesa, apenas com dutos de refrigeração maiores devido ao esforço empregado mas frenagens em pista.



Para andar rápido e acompanhar os Fórmula 1, o motor V8 de 4 litros, que originalmente é bi-turbinado e gera 510 cavalos de potência, foi retrabalhado para chegar aos 535 cavalos, com força de 69,8 Kgfm de torque.



Sem dúvidas uma belíssima máquina, que divide a primazia de ser um dos safety cars da Fórmula 1 ao lado do Mercedes Benz AMG GT.




Aston Martin DBX - o SUV medical car

Nos fins de semana de corrida em que o Aston Martin Vantage presta seus serviços como safety car, o SUV DBX assume o posto de carro médico. O sport utility da marca inglesa é equipado com toda a sorte de itens necessários para atendimentos de emergência: desfibriladores, kit de socorros, kit para atendimento de queimaduras, extintores de incêndio, além é claro de levar os médicos da categoria.










Para chegar rápido aos locais de atendimento e também acompanhar os Fórmula 1, já que o DBX larga junto com os carros da categoria, no final do grid, o SUV tem um V8 de 4 litros biturbo, que debita 550 cavalos de potência. O ronco do veoitão tanto do Vantage quanto do DBX em ação é música para os ouvidos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário