sábado, 20 de agosto de 2022

O esportivo GT Mariella

 

Quem foi ao Salão do Automóvel da edição de 1994 teve a oportunidade de ver um protótipo esportivo fora-de-série que chamou muito a atenção do público. Com projeto do professor da FEI (Faculdade de Engenharia Industrial de São Paulo), Oscar Nishimura, o GT Mariella teve sua construção realizada com o auxílio de seus alunos. O nome do carro - Mariella - foi inspirado pelo nome da filha do professor, que na década de 80 chegou a produzir em Piracicaba, alguns mini-carros voltados para o público infantil.



O GT Mariella - clara inspiração no Dodge Viper



Em uma época em que a produção dos esportivos fora-de-série (como os Pumas e Miuras) estava perdendo força - muito pela abertura das importações de automóveis no início da década de 90 - a presença do GT Mariella no Salão despertou muita curiosidade. Em uma chamativa cor amarela perolizada, o esportivo tinha nítida inspiração no desenho do Dodge Viper. Como todo bom esportivo fora-de-série brasileiro, o carro era equipado com peças de outros modelos de produção nacional, como por exemplo, faróis dianteiros e lanternas traseiras do Chevrolet Corsa.


A ficha técnica do modelo era bem interessante. O esportivo era equipado com motor 2 litros do Fiat Tempra (que rendia 165 cavalos de potência), acoplado a um câmbio de Volkswagen Santana, montado entre as rodas traseiras. Os materiais de construção do carro eram o kevlar e o alumínio, o que faria do modelo um esportivo ultra-leve, com o total de 650 quilos e uma relação peso potência excelente, de 3,94 quilos por cavalo. Para parar o esportivo, os freios eram a discos ventilados, equipados nas quatro rodas.


A carroceria era acoplada a um chassi tubular, composto por dois tubos longitudinais e um central, que abrigava o eixo cardã, uma vez que a tração era nas rodas traseiras. As suspensões tinham uma construção e concepção bem moderna, com disposição independente, molas inclinadas, braços triangulares duplos na dianteira e tensores na traseira.










Segundo o seu mentor, Oscar Nishimura, o GT Mariella poderia alcançar a velocidade máxima de 250 Km/h. Nas palavras dele para a revista Quatro Rodas, "resgatamos o verdadeiro conceito de esportivo leve com performance". Infelizmente, o projeto sequer chegou à produção em escala. Mas impressionou pelo seu desenho e pela interessante ficha técnica.






































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