quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Subida de Montanha – Hillclimb Brazil 2021 – Etapa de São Bento do Sapucaí (SP)



Neste fim de semana estivemos presentes em São Bento do Sapucaí, na divisa de São Paulo com Minas Gerais, e realizamos a cobertura da prova de Subida de Montanha do ano. A programação começou na sexta-feira da semana passada, com a apresentação dos carros e vistoria técnica, e prosseguiu com as provas de classificação no sábado e as finais realizadas no domingo.




Box da BTS Performance


O traçado escolhido para a prova foi bastante desafiador, com muitos “cotovelos”, “esses”, subidas bem íngremes e asfalto inclinado, o que trouxe um sabor especial para a prova. Mais de 30 carros participaram da prova, que contou com uma variedade já costumeira de modelos, como os tração 4x4, os aircooled (motores refrigerados a ar), passando por “gaiolas” e também kart´s shifter. Essa característica de ser uma prova totalmente democrática, dentre outras, faz da Subida de Montanha uma competição muito especial.


No sábado estive presente realizando a cobertura não só aqui para o Blog, mas também para o nosso canal no Youtube, Entusiastas sobre Rodas. Acompanhamos as provas de classificação, que começaram por volta das 10 horas da manhã. Aqui cabe um elogio ao time liderado por Silvio Novembre – o organizador da prova –, que organizaram de forma eficaz toda a prova. Esta organização envolve, para além dos detalhes desportivos, uma coordenação nos diversos pontos do traçado, que entre as baterias libera a passagem de moradores, transeuntes e afins, uma vez que a prova é realizada em via pública – uma estrada aberta e com fluxo de veículos. A forma como o pessoal de mídia e imprensa foi acolhido no evento, com uma liberdade de trabalho pouco vista em eventos automobilísticos, também é digna de elogios. Fica aqui o nosso agradecimento.




O desafiador traçado de estrada da Subida de Montanha



A ameaça de chuva forte prevista para o sábado não se concretizou – apenas uma garoa apareceu em momentos isolados -, o que ajudou e muito na realização das atividades. Tivemos algumas quebras sentidas – como a do Fusca número 55 de André Soeiro, que teve um problema no motor ainda no alinhamento para a primeira prova classificatória do dia. O belíssimo Chevrolet Corvette C7 Conversível número 22 teve uma escapada de pista e abandonou a competição. Fernando Baptista, o Batistinha, até então o detentor do título de “Leão da Montanha”, levou o tradicional Ford Maverick número 16 ao limite, mas infelizmente teve uma quebra de embreagem e até uma saída de pista, e abandonou a disputa, ainda no sábado. A vitória na classificação geral e o título de Leão da Montanha ficou com o piloto Iures de Castro Delfino, que andou muito bem com seu Mitsubishi Lancer Evolution e levou o caneco para casa.







No domingo tive a companhia do meu parceiro Felipe, para mais um dia de cobertura do evento. O clima ajudou muito e fazia sol e calor, com uma temperatura agradável. Ao chegarmos, conseguimos acompanhar a primeira largada do domingo, do ponto de partida. O dia de atividades começou ainda com provas de classificação e depois foram realizadas as finais. Confira o resultado final da prova e a classificação separada por categorias. Mais abaixo, o primeiro vídeo feito pelo nosso canal no Youtube Entusiastas sobre Rodas da cobertura do evento e as nossas fotos.


Resultado final - Classificação geral:


1º - #76 Iures Delfino - Mitsubishi Lancer Evolution - Categoria 4x4 - 2min34s68
2º - #1 Luiz Simões Neto - Porsche 911 Carrera - Categoria Tração Traseira Aspirado - 2min54s88
3º - #113 Rafael Paschoalin - BMW 328i Touring - Categoria Tração Traseira Aspirado - 3min01s19
4º - #43 Daniel Pereira - Volvo V40 R Touring - Categoria Tração Dianteira Turbo - 3min08s83
5º - #62 Gustavo Pimenta - Citroen DS3 - Categoria Tração Dianteira Turbo - 3min11s76
6º - #3 Vinicius Michielli - Subaru WRX - Categoria 4x4 - 3min12s08
7º - #77 Rodrigo Taubaté - Volkswagen UP - Categoria Tração Dianteira Turbo - 3min17s29
8º - #29 - Cristiano Rio - Gaiola Tubular - Categoria Tubular - 3min22s37
9º - #12 - Guilherme Bahia - Renault Sandero RS - Categoria Tração Dianteira Aspirado - 3min22s56
10º - #130 - Márcio Murta - Ford Fiesta - Categoria Tração Dianteira Aspirado - 3min23s31
11º - #42 - Carol Nunes - Ford Fusion - Categoria Tração Dianteira Aspirado - 3min25s74
12º - #70 - Mauricio Lanna - Volkswagen Fusca - Categoria Aircooled - 3min25s96
13º - #20 - Luiz Roberto Martinez - Shelby Cobra V8 - Categoria acima de 3.900cc - 3min30s00
14º - #9 - Antônio Francheschi - Puma AP - Categoria até 3.800cc - 3min30s29
15º - #2 - Luciano Parazzi - Gaiola Tubular - Categoria Tubular - 3min32s00
16º - #31 - Sandro Rosa - Volkswagen Karman-Ghia - Categoria Aircooled - 3min47s17
17º - #57 - Bruno Pereira - Volkswagen Parati 1996 - Categoria Tração Dianteira Aspirado - 3min47s29
18º - #238 - Leonardo Pegoraro - Mitsubishi L200 - Categoria Pick-up - 3min57s74
19º - #96 - Alexandre Galiotto - Volkswagen Fusca - Categoria Aircooled - 4min09s69
20º - #93 - Yvan Gatti - Fiat 147 - Categoria até 3.800cc - 4min19s97
21º - #98 - Ian Faleiros de Polli - Lada Laika - Categoria até 3.800cc - 5min00s87
22º - #99 - Nilton Miranda - Gaiola Tubular - Categoria Tubular - 6min06s19
23º - #17 - Alain Dubois - Peugeot 207 - Categoria 4x4 - 8min44s94


Resultado final - Classificação por categoria:


Categoria 4x4:


1º - #76 Iures Delfino - Mitsubishi Lancer Evolution - 2min34s68
2º - #3 Vinicius Michielli - Subaru WRX - 3min12s08
3º - #17 - Alain Dubois - Peugeot 207 - 8min44s94


Categoria Tração Traseira Aspirado:


1º - #1 Luiz Simões Neto - Porsche 911 Carrera - 2min54s88
2º - #113 Rafael Paschoalin - BMW 328i Touring - 3min01s19


Categoria Tração Dianteira Turbo:


1º - #43 Daniel Pereira - Volvo V40 R Touring - 3min08s83
2º - #62 Gustavo Pimenta - Citroen DS3 - 3min11s76
3º - #77 Rodrigo Taubaté - Volkswagen UP - 3min17s29


Categoria Tubular:


1º - #29 - Cristiano Rio - Gaiola Tubular - 3min22s37
2º - #2 - Luciano Parazzi - Gaiola Tubular - 3min32s00
3º - #99 - Nilton Miranda - Gaiola Tubular - 6min06s19


Categoria Tração Dianteira Aspirado:


1º - #12 - Guilherme Bahia - Renault Sandero RS - 3min22s56
2º - #130 - Márcio Murta - Ford Fiesta - 3min23s31
3º - #42 - Carol Nunes - Ford Fusion - 3min25s74
4º - #57 - Bruno Pereira - Volkswagen Parati 1996 - 3min47s29


Categoria Airlcooled:


1º - #70 - Mauricio Lanna - Volkswagen Fusca - 3min25s96
2º - #31 - Sandro Rosa - Volkswagen Karman - 3min47s17
3º - #96 - Alexandre Galiotto - Volkswagen Fusca - 4min09s69


Categoria acima de 3.900cc:


1º - #20 - Luiz Roberto Martinez - Shelby Cobra V8 - 3min30s00


Categoria até 3.800cc:


1º - #9 - Antônio Francheschi - Puma AP - 3min30s29
2º - #93 - Yvan Gatti - Fiat 147 - 4min19s97
3º - #98 - Ian Faleiros de Polli - Lada Laika - 5min00s87


Categoria Pick-up:


1º - #238 - Leonardo Pegoraro - Mitsubishi L200 - 3min57s74






O vídeo do nosso canal Entusiastas sobre Rodas, mostrando as atividades do sábado





O título de Leão da Montanha ficou com Iures Delfino e seu Mitsubishi Lancer Evolution






Peugeot 207 de Alain Dubois




Volkswagen Fusca de Alexandre Galiotto





O Fusca de André Soeiro teve um problema antes do primeiro alinhamento, ainda no sábado, e não participou das provas




Puma com motorização Volkswagen AP de Antônio Francheschi, o vencedor na categoria até 3.800cc




A simpática Volkswagen Parati do piloto Bruno Pereira, que competiu na categoria tração dianteira aspirado




O Ford Fusion de Carol Nunes - terceira colocação na categoria tração dianteira aspirado







Detalhes do lingo Corvette da BTS Performance




Daniel Pereira foi o vencedor na categoria tração dianteira turbo com sua Volvo V40 R Touring




O tradicional Ford Maverick #16 de Fernando "Batistinha" Baptista




Renault Sandero RS de Guilherme Bahia, o vencedor da categoria tração dianteira aspirado




O valente Lada Laika do piloto Ian Faleiros de Polli




O lindo Corvette C7 cabriolet, que abandonou a disputa ainda no sábado




Aqui a alegria estampada no meu rosto, posicionado para fazer as imagens e fotos da Subida





Tivemos a presença também de carros de Drift, como este Chevette




Os Karts Shifter também subiram a montanha



















Esta linda Alfa-Romeo GTV desfilou sua esportividade na montanha, nas mãos do piloto Jorge Farsky






Essa L200 bruta foi a única representante da categoria pick-up e deu show nas suas subidas




Gaiola de Luciano Parazzi, segundo colocado na categoria tubular






O lindo Subaru Impreza com a clássica pintura do WRC, do piloto Luis Fernando Carqueijo




Shelby Cobra V8 de Luiz Roberto Martinez, único representando na categoria acima de 3.900cc







Ford Fiesta de Márcio Murta, dono do canal no Youtube Alta RPM, finalizou a etapa na segunda colocação da categoria tração dianteira aspirado





O VW Fusca de Mauricio Lanna, vencedor na categoria Aircooled




Rafael Paschoalin e sua BMW 328i Touring conquistaram a segunda colocação na categoria tração traseira aspirado




O simpático Fiat 147 do piloto Ricardo Menck




Volkswagen Up do piloto Rodrigo Taubaté, terceiro colocado na categoria tração dianteira turbo




O raríssimo Karman-Ghia conversível do piloto Sandro Rosa, segundo colocado na categoria Aircooled




Volkswagen SP2 do piloto Thiago Marco Santos, um modelo bem difícil de ser ver nas competições




Subaru WRX do piloto Vinicius de Michielli, segundo colocado na categoria 4x4




Fiat 147 do piloto Yvan Gatti, segundo colocado na categoria até 3.800cc












4 comentários:

  1. O lindo corvette C6 da BTS Também abandonou a disputa no Sábado.
    Porque a depreciação de um e o endeusamento de outro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A intenção não foi depreciar, e sim o reporte dos fatos. Na Subida de Montanha, a bem da verdade, o espírito de competição é muito voltado para a participação e os competidores não ficam tão "bitolados" em só alcançar a vitória. Sugiro que você vá em alguma, se já não foi. Os Mavericks preparados pelos Batista são icônicos. O Corvette C6 veio como carro reserva, mas o Batistinha optou por não utilizá-lo depois da quebra do Maverick. O Corvette que abandonou a competição no sábado foi o C7 Conversível preto. Acredito que você tenha se confundido com as informações. Abraço!

      Excluir
  2. Que cobertura fantástica do evento! Parabéns! Obrigado!

    ResponderExcluir