quinta-feira, 3 de junho de 2021

Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos – Temporada de 1991


A expectativa de ter novos carros para a temporada de 1991 foi frustrada pelo excesso de burocracia por parte do Conselho Técnico Desportivo Nacional – CTDN e da Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA, que não aprovou o regulamento que permitiria a participação de modelos com motorização de até 2 litros. A intenção era trazer para a disputa o Chevrolet Kadett e o Volkswagen Apollo, para concorrer com os já tradicionais Volkswagen Gol / Voyage e também o Ford Escort. Andreas Mattheis, em depoimento à revista Quatro Rodas, lamentou a não aprovação do novo regulamento: “o investimento que faríamos num modelo inédito nas pistas seria compensado pelo maior interesse do público, das montadoras e dos fabricantes de auto-peças. Vamos começar o campeonato com carros novos, mas obsoletos.” Ficou a promessa da mudança de regulamento para a temporada de 1992. O formato de disputa continuaria com a realização de duas baterias de 45 minutos por etapa, com o revezamento de pilotos.


Em relação às equipes e pilotos, Toninho da Matta e Gunnar Volmer mantiveram a parceria e o VW Voyage para a temporada de 1991, assim como Chico Serra e Walter Travaglini, que dividiriam novamente o Fiat Uno. Outros que não abriram mão da parceria foram os gaúchos Waldir Buneder e Luis Castro, o Castrinho.





Registro fotográfico da última etapa da temporada, disputada em Interlagos: um mar de Voyages




Ricardo Cosac, atual campeão em parceria com Andreas Mattheis, deixou a categoria e foi substituído por Paulo Júdice. A dupla iria andar de Voyage, assim como Paulão Gomes e Cláudio Girotto. A equipe Greco, como a maioria dos times, aderiu ao VW Voyage, tendo a dupla Fabio Greco e Ingo Hoffmann como pilotos. Os cariocas Guga Ribas e Silvio Crema formaram uma forte dupla e correriam de Voyage. Outras duplas tomariam parte do campeonato, como os goianos Ananias e Laércio Justino, Paulo Sarmento e Rogério dos Santos, Amadeu Rodrigues e Paulo Quinan e Clemente de Farias e Vinicius Pimentel.



1ª Etapa - Tarumã – 14/04/1991


A temporada de 1991 começou no Sul do país com a etapa em Tarumã. Os trabalhos foram abertos com os treinos livres e os mais rápidos foram Toninho da Matta e Gunnar Volmer, que marcaram a melhor volta no tempo de 1m19s60 e foram seguidos pelo Fiat Uno de Walter Travaglini e Chico Serra.


A classificação começou com pista molhada, que foi secando com o avançar da sessão. Toninho da Matta e Gunnar Volmer, que tinham um carro acertado para pista molhada e outro para a pista seca, ratificaram o bom desempenho dos treinos livres e cravaram a pole position para a etapa, com o tempo de 1m19s359 e média de 136,816 Km/h de velocidade. Ao seu lado largaria a dupla “de casa”, os gaúchos Castrinho e Waldir Buneder. Chico Serra e Walter Travaglini, que em dado momento estavam com o melhor tempo no qualificatório, tiveram uma pane elétrica no Fiat Uno e despencaram para a oitava posição no grid.


A vitória na primeira bateria ficou com a dupla Álvaro “Neco” Torres e Jorge de Freitas. A segunda bateria foi vencida na pista por Castrinho e Buneder, mas tiveram seu resultado impugnado pela dupla Toninho da Matta e Gunnar Volmer, que os acusaram de um empurrão a largada da segunda bateria. Os gaúchos tiveram acrescidos 30 segundos do seu tempo na segunda bateria. Ao final das duas baterias a vitória da etapa ficou com Álvaro “Neco” Torres e Jorge de Freitas.








Resultado final:


1º - Álvaro “Neco” Torres / Jorge de Freitas – Volkswagen Voyage – 20 pontos
2º - Paulo Gomes / Claudio Girotto – Volkswagen Voyage – 15 pontos
3º - Toninho da Matta e Gunnar Volmer – Volkswagen Voyage – 12 pontos
4º - Guga Ribas / Silvio Crema – Volkswagen Voyage – 10 pontos
5º - Andreas Mattheis / Paulo Judice – Volkswagen Voyage – 8 pontos
6º - Waldir Buneder / Luis Castro “Castrinho” – Volkswagen Voyage – 6 pontos
7º - Xandy Negrão / Guto Negrão – Volkswagen Voyage - 4 pontos
8º - Ingo Hoffmann / Fabio Greco – Volkswagen Voyage – 3 pontos
9º - Eduardo Freitas / Paulo Souza – Volkswagen Gol – 2 pontos
10º - Egon Hertzfeldt / Walter Soldan / Ford Escort – 1 ponto



2ª Etapa - Brasília – 19/05/1991


O Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos voltou a correr em Brasília, que não tinha uma etapa do certame desde o ano de 1988. Os goianos Ananias e Laércio Justino de Voyage foram os mais rápidos nos treinos livres e garantiram a pole position no classificatório, seguidos no grid por Paulão Gomes / Claudio Girotto e Paulo Sarmento / Rogério dos Santos.


Foram duas baterias bem agitadas em Brasília. Ananias Justino, depois de uma briga intensa pela liderança, que envolveu Claudio Girotto, Guga Ribas, Ingo Hoffmann e Toninho da Matta, faturou a primeira bateria, seguido por Girotto. A segunda bateria não foi menos emocionante, com a ponta disputada entre Chico Serra, Walmir “Hisgué” Benavides, Ivan Mendes, Laércio Justino e Paulão Gomes, que foi o vencedor. Com os resultados, Paulão e Girotto assumiram a liderança na classificação de pilotos.


Classificação final:


1º - Paulo Gomes / Claudio Girotto – Volkswagen Voyage
2º - Andreas Mattheis / Paulo Judice – Volkswagen Voyage
3º - Chico Serra / Walter Travaglini – Fiat Uno
4º - Amadeu Rodrigues / Paulo Quinan – Volkswagen Voyage
5º - Toninho da Matta e Gunnar Volmer – Volkswagen Voyage
6º - Walmir “Hisgué” Benavides / Oscar Chanosky – Volkswagen Gol
7º - Jorge Fernandes / Ivan Mendes – Volkswagen Voyage
8º - Vinicius Pimentel / Clemente de Farias – Volkswagen Voyage


Classificação do campeonato até o momento:


1º - Paulo Gomes / Claudio Girotto – 35 pontos
2º - Andreas Mattheis / Paulo Judice – 23 pontos
3º - Álvaro “Neco” Torres / Jorge de Freitas – 20 pontos
4º - Toninho da Matta e Gunnar Volmer – 20 pontos
5º - Chico Serra / Walter Travaglini – 12 pontos
6º - Amadeu Rodrigues / Paulo Quinan – 10 pontos
7º - Guga Ribas / Silvio Crema – 10 pontos



3ª Etapa - Cascavel – 23/06/1991


Os pilotos enfrentaram em Cascavel muito frio, neblina e chuva, meteorologia característica do mês de junho para aquela região. Isso pode explicar a pouca adesão de público nas arquibancadas do autódromo Zilmar Beux por todo o fim de semana. Foi também uma etapa muito dura para os equipamentos, com muitas quebras. A pole position foi conquistada – debaixo de chuva – por Ingo Hoffmann e Fabio Greco, que tiveram o azar da quebra da junta homocinética do Voyage na segunda volta da primeira bateria. O acerto da equipe estava muito bom para Cascavel, tanto que Fabio Greco cravou a volta mais rápida na segunda bateria e fez uma ótima prova de recuperação, largando de trás do grid.


O domínio da etapa ficou com os cariocas do Voyage amarelo, vermelho e azul de Guga Ribas e Silvio Crema. Gunnar Volmer e Toninho da Matta até tentaram fazer frente aos vencedores, mas tiveram problemas com o equipamento, conforme relatou Toninho à revista Auto Esporte: “o carro falhava em vários trechos”. Os “cavaleiros solitários” do Fiat Uno, Chico Serra e Walter Travaglini, conseguiram bom resultado geral, finalizando na terceira colocação: Serra era só promessas quando falou com a reportagem da revista Auto Esporte, aspas para ele: “a verba ainda é curta, mas estamos reestruturando a equipe”.




Toninho da Matta e Gunnar Volmer - problemas no Voyage impediram uma briga maior pela vitória





Os vencedores Guga Ribas e Silvio Crema




Com os resultados em Cascavel, o campeonato de pilotos estava “pegando fogo”: as duplas Paulo Gomes / Claudio Girotto e Toninho da Matta / Gunnar Volmer saíram do Paraná empatados na pontuação.


Resultado final:


1º - Guga Ribas / Silvio Crema – Volkswagen Voyage – 1h32m04s33 – média de 142,072 Km/h
2º - Toninho da Matta / Gunnar Volmer – Volkswagen Voyage
3º - Chico Serra / Walter Travaglini – Fiat Uno
4º - Andreas Mattheis / Paulo Judice – Volkswagen Voyage
5º - Marcelo Gomide / Angelo Giombelli – Volkswagen Voyage
6º - Álvaro “Neco” Torres / João Araujo – Volkswagen Voyage
7º - Maria Cristina Rosito / Laércio Ferreira – Volkswagen Voyage
8º - Gastão Weigert / Francisco Maia – Volkswagen Voyage
9º - Paulo Sarmento / Rogério dos Santos – Volkswagen Voyage
10º - Vinicius Pimentel / Clemente de Farias – Volkswagen Voyage


Classificação do campeonato até o momento:


1º - Paulo Gomes / Claudio Girotto – 35 pontos
2º - Toninho da Matta / Gunnar Volmer – 35 pontos
3º - Andreas Mattheis / Paulo Judice – 33 pontos
4º - Guga Ribas / Silvio Crema – 30 pontos
5º - Álvaro “Neco” Torres / Jorge de Freitas – 26 pontos
6º - Chico Serra / Walter Travaglini – 24 pontos
7º - Amadeu Rodrigues / Paulo Quinan – 10 pontos
8º - Marcelo Gomide / Angelo Giombelli – 8 pontos
9º - Waldir Buneder / Luis Castro “Castrinho” – 6 pontos
10º - Walmir “Hisgué” Benavides / Oscar Chanosky – 6 pontos
11º - Xandy Negrão / Guto Negrão – 4 pontos
12º - Jorge Fernandes / Ivan Mendes – 4 pontos
13º - Vinicius Pimentel / Clemente de Farias – 4 pontos
14º - Maria Cristina Rosito / Laércio Ferreira – 4 pontos
15º - Ingo Hoffmann / Fabio Greco – 3 pontos
16º - Gastão Weigert / Francisco Maia – 3 pontos
17º - Eduardo Freitas / Paulo Souza – 2 pontos
18º - Sérgio Bürger / Ricardo Bürger – 2 pontos
19º - Paulo Sarmento / Rogério dos Santos – 2 pontos
20º - Egon Hertzfeldt / Walter Soldan – 1 ponto
21º - Holger Xavier / Justiniano Viana – 1 ponto



4ª Etapa - Jacarepaguá – 21/07/1991


Toninho da Matta e Gunnar Volmer mostraram sua força marcando a pole position no autódromo carioca. Nos treinos livres da sexta-feira, os mais rápidos foram Andreas Mattheis e Paulo Judice. Uma das novidades dessa etapa era a mudança do parceiro de Ingo Hoffmann, que teria ao seu lado no Voyage o piloto Xandy Negrão, além do parceiro de Fabio Greco, que seria agora Guto Negrão. As novas duplas largariam na segunda fila do grid. Os líderes do campeonato, Paulo Gomes e Claudio Girotto, largariam na oitava colocação. Seguem os mais rápidos no classificatório:


1º - Toninho da Matta / Gunnar Volmer - Volkswagen Voyage - 2m21s260 - média de 128,215 Km/h
2º - Guga Ribas / Silvio Crema - Volkswagen Voyage - 2m21s401
3º - Ingo Hoffmann / Xandy Negrão - Volkswagen Voyage - 2m21s535
4º - Fabio Greco / Guto Negrão - Volkswagen Voyage - 2m21s843
5º - Chico Serra / Walter Travaglini - Fiat Uno - 2m21s888
6º - Andreas Mattheis / Paulo Júdice - Volkswagen Voyage - 2m21s910


Os 15 mil espectadores presentes nas arquibancadas de Jacarepaguá presenciaram uma atuação "de gala" da dupla carioca Guga Ribas / Silvio Crema, que venceu as duas baterias do dia e alcançou a liderança do campeonato, ao lado de Toninho da Matta e Gunnar Volmer, empatados com 50 pontos cada. O equilíbrio do campeonato é tanto que os segundos colocados também estão com a mesma pontuação.




Mais uma vitória na temporada - agora em casa - para os cariocas Guga Ribas e Silvio Crema



Alguns pilotos falaram ao Jornal O Globo após a etapa. Toninho da Matta comentou sobre o desempenho dos vencedores: "o carro do Guga e do Silvio é imbatível aqui no circuito de Jacarepaguá, onde a corrida é uma maratona por causa do grande desgaste de pneus". Silvio Crema contou um pouco sobre a preparação do equipamento para a pista carioca: "o principal aqui é o acerto da suspensão, que diminui o desgaste dos pneus. Além disso, é aqui que nós fizemos todos os nossos testes e treinos este ano". Andreas Mattheis comentou sobre o equilíbrio do campeonato de pilotos: "essa situação, exatamente na metade do campeonato, ainda nos dá chances de chegar ao título".


Resultado final:


1º - Guga Ribas / Silvio Crema - Volkswagen Voyage - 1h32m12s919
2º - Toninho da Matta / Gunnar Volmer - Volkswagen Voyage
3º - Paulo Gomes / Claudio Girotto - Volkswagen Voyage


Classificação do campeonato de pilotos até o momento:


1º - Guga Ribas / Silvio Crema - 50 pontos
2º - Toninho da Matta / Gunnar Volmer - 50 pontos
3º - Paulo Gomes / Claudio Girotto - 45 pontos
4º - Andreas Mattheis / Paulo Júdice - 45 pontos



5ª Etapa - Interlagos - 18/08/1991


Em Interlagos a dupla de São Paulo Xandy Negrão e Ingo Hoffmann se aproveitou do bom conhecimento do traçado e cravaou a pole position para a etapa. O domínio de Ingo e Xandy se confirmou para a corrida e a dupla faturou a etapa. Foi um ótimo resultado para a equipe Greco, que fez a dobradinha com Fabio Greco e Guto Negrão terminando na segunda colocação. Outros que celebraram o bom resultado foram Paulo Gomes e Claudio Girotto, que foram os terceiros colocados na etapa e assumiram a liderança do campeonato de pilotos com 57 pontos. Os vice líderes do campeonato agora são Andreas Mattheis e Paulo Júdice, com 53 pontos. A dupla finalizou a etapa em São Paulo na quinta colocação.





Excelente resultado para os Voyages da equipe Greco




Resultado final:


1º - Ingo Hoffmann / Xandy Negrão - Volkswagen Voyage - 1h32m31s456 - média de 123,405 Km/h
2º - Fabio Greco / Guto Negrão - Volkswagen Voyage
3º - Paulo Gomes / Claudio Girotto - Volkswagen Voyage
4º - Amadeu Rodrigues / Paulo Quinan - Volkswagen Voyage
5º - Andreas Mattheis / Paulo Júdice - Volkswagen Voyage
6º - Franco / João Campos - Volkswagen Voyage



6ª Etapa - Goiânia - 22/09/1991


A sexta etapa da temporada de 1991 viu mais um triunfo da dupla carioca Guga Ribas e Silvio Crema, que levaram o VW Voyage para a vitória, depois de 50 voltas e 1h33min20s. A primeira bateria foi vencida pelo piloto da casa Ananias Justino. Na segunda bateria, Fabinho Sotto Mayor levou a taça "de presente", depois que o líder Oscar Chanoski parou na última volta com pane seca.


A classificação do campeonato até o momento está assim:

1º - Guga Ribas / Silvio Crema - 70 pontos
2º - Toninho da Matta / Gunnar Volmer - 65 pontos
3º - Andreas Mattheis - Paulo Júdice - 63 pontos
4º - Paulo Gomes / Cláudio Girotto - 57 pontos



7ª Etapa - Curitiba - 27/10/1991


Nos treinos livres de Curitiba o equilíbrio do Voyage dos cariocas Guga Ribas e Silvio Crema falou mais alto e a dupla foi a mais rápida do dia, com a marca de 1m43s72. A pole position definida na classificação do sábado ficou com a dupla Toninho da Matta e Gunnar Volmer.


Toninho da Matta largou na frente na primeira bateria e manteve a liderança até o final, quando perdeu rendimento e caiu para a terceira colocação, tendo uma briga direta com o Fiat Uno de Chico Serra. A vitória ficou com Claudio Girotto. Paulão Gomes largou em primeiro na segunda bateria e teve uma briga direta com Ingo Hoffmann pela vitória, que acabou ficando com o "alemão". O goiano Laércio Justino finalizou a segunda bateria na segunda colocação. Com a soma dos resultados, os vencedores da etapa foram Xandy e Ingo. O campeonato de pilotos, depois do resultado de Curitiba, estava muito acirrado, com três duplas em disputa. A definição do título ficaria para a última etapa, em São Paulo, no mês de dezembro.


Resultado final:


1º - Ingo Hoffmann / Xandy Negrão - Volkswagen Voyage
2º - Paulo Gomes / Claudio Girotto - Volkswagen Voyage
3º - Chico Serra / Walter Travaglini - Fiat Uno


Classificação do campeonato até o momento:


1º - Guga Ribas / Silvio Crema - 76 pontos
2º - Toninho da Matta / Gunnar Volmer - 75 pontos
3º - Paulo Gomes / Claudio Girotto - 72 pontos



8ª Etapa - Interlagos – 15/12/1991


Chegamos para a última etapa da temporada em Interlagos. Teríamos um total de 20 carros inscritos, sendo dezessete VW Voyages, dois VW Gols e um Fiat Uno. As duplas postulantes ao título de pilotos, Toninho da Matta / Gunnar Volmer e Guga Ribas / Silvio Crema, não finalizaram a etapa por conta de problemas mecânicos. A dupla Paulo Gomes e Claudio Girotto faturou a etapa e levou o título para casa. Os dois pilotos, que disputam o Brasileiro de Marcas e Pilotos desde a sua criação, em 1983, finalmente sagraram-se campeões.




Toninho da Matta e Gunnar Volmer - mais um ano de briga direta pelo título de pilotos





Fabio Greco na pilotagem do Voyage que dividiu com Guto Negrão




Os grandes campeões de 1991 - Claudio Girotto e Paulo Gomes




Resultado final:


1º - Paulo Gomes / Claudio Girotto – Volkswagen Voyage – 1h21m06s987
2º - Ingo Hoffmann / Xandy Negrão – Volkswagen Voyage
3º - Maria Cristina Rosito / Laércio Justino – Volkswagen Voyage
4º - Andréas Mattheis / Paulo Júdice – Volkswagen Voyage
5º - Fabio Greco / Guto Negrão – Volkswagen Voyage
6º - Amadeu Rodrigues / Paulo Quinan – Volkswagen Voyage
7º - Chico Serra / Walter Travaglini – Fiat Uno
8º - Walmir “Hisgué” Benavides / Oscar Chanosky – Volkswagen Voyage
9º - Sérgio Bürger / Ricardo Bürger – Volkswagen Gol
10º - Ricardo Mattos / Álvaro Mattos – Volkswagen Voyage


Campeonato de pilotos – resultado final:


1º - Paulo Gomes / Claudio Girotto – 92 pontos
2º - Guga Ribas / Silvio Crema – 76 pontos
3º - Toninho da Matta / Gunnar Volmer – 75 pontos
4º - Andreas Mattheis / Paulo Judice – 73 pontos
5º - Ingo Hoffmann – 64 pontos
6º - Xandy Negrão – 59 pontos



Mais imagens da temporada de 1991:





Voyage de Andreas Mattheis e Paulo Júdice na etapa de Jacarepaguá





Voyage dos campeões Claudio Girotto e Paulão Gomes (de pé)




Luis Antônio Greco ao lado de um dos Voyages da sua equipe




Escort de Amadeu Rodrigues e Paulo Quinan










Fiat Uno de Chico Serra e Walter Travaglini na etapa de Cascavel






Guga Ribas e Silvio Crema - os cariocas foram os vice-campeões




Voyage dos gaúchos Egon Hertzfeldt e Walter Soldan




A dupla Chico Serra e Walter Travaglini na etapa do Rio







































Foto gentilmente cedida pelo jornalista Paulo "McCoy" Lava - Foto de autoria de Ayrton Mitczuck - Voyage da dupla Maria Cristina Rosito e Álvaro "Neco" Torres





Observação: as fotos aqui reproduzidas foram localizadas na Internet. Se você conhece ou é o autor das mesmas, peço por gentileza entrar em contato com o blog para registrarmos os devidos créditos. Obrigado!

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