Diante dos resultados da primeira etapa do Grupo C Le Mans, algumas perguntas necessitavam de respostas na segunda corrida: "Marcelo Jaworski manteria o domínio absoluto demonstrado na primeira etapa? As Toyotas manteriam a hegemonia na pista? Os experientes pilotos Rodrigo Barbour, Sidney Lombardo, André Hiebra e Chico "Lauda" se recuperariam na tábua de resultados? Os novatos Jhones Santana, Teddy Putz e Rodrigo Carelli conseguiriam resultados expressivos?".
A segunda etapa nos respondeu que Marcelo Jaworski continua muito rápido e constante, as Toyotas permanecem sendo os carros mais rápidos deste campeonato (com destaque para o piloto André Hiebra) e os novatos conseguiram ótimos resultados (ressaltando a primeira vitória do Nissan R89C de Jhones Santana). Para os mais experientes, ótimo resultado para Chico "Lauda" e seu Jaguar XJR-12 na segunda bateria - pódio com uma terceira colocação.
Hora de acompanhar o que de melhor aconteceu na pista da Shelby.
A distribuição das fendas para a primeira bateria seria a seguinte:
- Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - branca
- Marcelo Jaworski - Toyota 88C - azul
- Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - preta
- Jhones Santana - Nissan R89C - verde
- Teddy Putz - Porsche 956KH - laranja
- Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - amarela
- André Hiebra - Toyota 88C - roxa
- Sidney Lombardo - Porsche 956KH - vermelha
André Hiebra ratificou a sólida pilotagem e excelente desempenho de sua Toyota 88C com os melhores tempos no primeiro treino livre, com o tempo de 07.97 e a pole position para a primeira bateria da noite, com a marca de 07.95. O carro de fato é muito veloz e sua performance é visível para quem está dentro e fora da pista, mesmo sem olhar a tela de tempos. Impressionante!
O grid de partida para a primeira bateria ficou assim:
1º - André Hiebra - Toyota 88C
2º - Marcelo Jaworski - Toyota 88C
3º - Jhones Santana - Nissan R89C
4º - Sidney Lombardo - Porsche 956KH
5º - Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85
6º - Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12
7º - Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85
8º - Teddy Putz - Porsche 956KH
Nissan R89C de Jhones Santana - primeira vitória no campeonato
Toyota 88C de Marcelo Jaworski, recordista de vitórias até o momento
O bonito Porsche 956KH de Sidney Lombardo
Toyota 88C de André Hiebra: desempenho assombroso
Jaworski manteve a liderança por pouco tempo, escapando já na primeira volta. Jhones Santana e André Hiebra disputavam a liderança da prova enquanto Jaworski buscava uma corrida de recuperação. Jhones liderou boa parte da corrida mas não conseguiu segurar a Toyota #37. Venceu Marcelo Jaworski, com Jhones em um excelente segundo lugar, quatro voltas atrás do líder. André Hiebra fechou o pódio na terceira colocação e cravou a melhor volta, com o tempo de 07.91.
1º - Marcelo Jaworski - Toyota 88C - 146 voltas
2º - Jhones Santana - Nissan R89C - 142 voltas
3º - André Hiebra - Toyota 88C - 141 voltas
4º - Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 129 voltas
5º - Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - 117 voltas
6º - Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - 110 voltas
7º - Sidney Lombardo - Porsche 956KH - 101 voltas
8º - Teddy Putz - Porsche 956KH - 64 voltas
A sequência de fendas para a última bateria do dia seria a seguinte:
- Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - preta
- Marcelo Jaworski - Toyota 88C - branca
- Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - laranja
- Jhones Santana - Nissan R89C - azul
- Teddy Putz - Porsche 956KH - roxa
- Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - verde
- André Hiebra - Toyota 88C - vermelha
- Sidney Lombardo - Porsche 956KH - amarela
Na segunda classificação, mais uma pole position para André Hiebra e sua Toyota 88C, com o tempo de 07.76. Segunda posição para a outra Toyota, de Marcelo Jaworski, consolidando os carros da marca japonesa como os favoritos do campeonato. A grelha de partida ficou assim:
1º - Marcelo Jaworski - Toyota 88C
2º - André Hiebra - Toyota 88C
3º - Jhones Santana - Nissan R89C
4º - Sidney Lombardo - Porsche 956KH
5º - Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85
6º - Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12
7º - Teddy Putz - Porsche 956KH
8º - Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85
Desta vez, o vencedor da primeira bateria teve uma corrida para esquecer. Com problemas na sua Toyota preta e amarela, Marcelo Jaworski desabafou: "não fazia curvas", relatou o piloto. A disputa pela liderança então ficou polarizada entre André Hiebra, Jhones Santana e Sidney Lombardo. E eis então que surge a primeira polêmica do campeonato. Marcelo Jaworski empurrou o Porsche de Teddy Putz da fenda, que por sua vez foi parar na fenda de André Hiebra, no momento, brigando pela liderança da prova. O que veio a seguir foi uma forte pancada entre os dois carros, com o prejuízo maior para a Toyota branca. André Hiebra abandonou a corrida por conta das avarias e ficou muito bravo. A seguir o que se viu foi uma forte discussão entre os dois pilotos protagonistas da carambola.
Outro incidente aconteceu entre Jhones Santana e Sidney Lombardo. O Nissan de Jhones acertou o Porsche de Lombardo, que levou a pior. O carro foi para as mãos do Mosca em busca de reparos, alijando o piloto das disputas.
Alheio a todos os acontecimentos, Jhones Santana caminhou firme para a sua primeira vitória em campeonatos. Na segunda posição, a Lancia LC2/85 de Rodrigo Carelli e em terceiro, Chico "Lauda" e seu Jaguar XJR12. Destaque também para os primeiros pontos de Teddy Putz, com o Porsche 956KH "Marlboro", o carro mais bonito do campeonato.
Veja como ficaram as posições finais da segunda corrida:
1º - Jhones Santana - Nissan R89C - 143 voltas
2º - Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 132 voltas
3º - Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - 121 voltas
4º - Marcelo Jaworski - Toyota 88C - 110 voltas
5º - Teddy Putz - Porsche 956KH - 83 voltas
6º - Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - 80 voltas
7º - Sidney Lombardo - Porsche 956KH - 71 voltas
Abandono: André Hiebra - Toyota 88C (acidente)
Melhor volta da prova: André Hiebra - Toyota 88C - 07.94
Após duas etapas, o campeonato está bem equilibrado. Vários incidentes deixaram os pilotos mais experientes longe da ponta da classificação, uma promessa de grandes disputas nas duas últimas etapas. Em contrapartida, os pilotos do topo da tabela não vão querer perder as suas posições. Promessa de grandes emoções!
A pontuação do Grupo C Le Mans, já com o cômputo dos descartes e após duas etapas é a seguinte:
1º - Marcelo Jaworski - Toyota 88C - 21 pontos
2º - Jhones Santana - Nissan R89C - 16 pontos
3º - Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 10 pontos
4º - Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - 10 pontos
5º - André Hiebra - Toyota 88C - 9 pontos
6º - Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - 7 pontos
7º - Teddy Putz - Porsche 956KH - 2 pontos
8º - Sidney Lombardo - Porsche 956KH - 1 ponto
A próxima etapa, a terceira do campeonato, acontece no dia 10 de junho. Até lá!
Excelente matéria!
ResponderExcluir