A terceira etapa da segunda edição do Classic Le Mans, disputada no último dia 15, ficou marcada pela competição ferrenha dentro da pista e muitas polêmicas fora dela. Diversos acidentes e incidentes e até punições completaram o enredo da etapa.
No decorrer do dia, fomos informados que o piloto do McLaren M8D, Fabricio Macieri, abandonaria o campeonato. O campeão da primeira edição do Classic Le Mans estava na quarta posição do campeonato, com 14 pontos.
Carros na pista, hora do aquecimento e preparação no treino livre. A sequência das cores das fendas era a seguinte:
André Hiebra (PRO) - Alfa Romeo T33/3 "Cascavel de Ouro" - Azul
Chico "Lauda" Takahashi (PRO) - Matra MS670B - Vermelha
Marcelo Jaworski (PRO) - Alfa Romeo T33/3 - Verde
Rodrigo Barbour (PRO) - Ferrari 312PB - Laranja
Jhones Santana (AM) - Ford MKII - Roxa
Alexandre Mello (AM) - Ford GT40 - Branca
Rodrigo Carelli (AM) - Ford MKII - Preta
A fenda amarela não seria utilizada por conta da ausência de Macieri.
O melhor tempo no treino livre foi de Marcelo Jaworski, com o tempo de 08.00. Segunda posição para a rápida Matra de Chico "Lauda" (08.03) e em terceiro, André Hiebra com a Alfa amarela. Ótima quarta posição para Jhones Santana, da categoria AM (08.28) seguido pelo líder do campeonato, Rodrigo Barbour (08.59). Para fechar, Alexandre Mello em sexto (08.74) e Rodrigo Carelli em sétimo (09.33).
Na classificação para a primeira bateria, Chico "Lauda" voou baixo na pista e fez um temporal: 07.76 com a sua sempre rapidíssima Matra, garantindo o primeiro ponto da etapa. Segunda posição para Marcelo Jaworski (07.90), seguido de Rodrigo Barbour (07.92), ambos andando muito próximos e também abaixo dos 8 segundos, espelho da intensa briga entre os dois pilotos pelo título deste campeonato. Completando o grid, André Hiebra na quarta posição (08.02), Jhones Santana em quinto (08.18), Alexandre Mello em sexto (08.67) e finalizando, Rodrigo Carelli (09.11).
Chegava então a primeira bateria do dia. Marcelo Jaworski cumpriria uma punição de 1 volta por conta da troca da guia de sua Alfa-Romeo, resultado de um acidente em um treino livre antes da terceira etapa.
E na formação do grid de largada, a primeira polêmica da etapa. Alguém posicionou a Ferrari de Rodrigo Barbour na fenda laranja e, na largada, o carro mal encaixado movimentou-se e parou mais à frente. Barbour ficou muito bravo e teve que cumprir a volta de resgate do carro, para o colocar devidamente na posição. Perdeu um tempo precioso e precisou fazer uma corrida de recuperação.
Na largada, Marcelo Jaworski tomou a primeira posição e liderou praticamente toda a prova. Jhones Santana, com seu Ford MKII da categoria AM, assumiu a segunda posição e com uma sequência de voltas rápidas e constância na pista, manteve o lugar, consolidando o melhor resultado de um piloto amador neste campeonato.
Chico "Lauda", o pole position, não fez jus à excelente posição de largada e realizou uma primeira bateria para esquecer. Ao menos marcou a melhor volta desta bateria. Outro que teve problemas foi André Hiebra. O problema foi no eixo do motor: "o pneu traseiro, quando expandia, raspava no eixo do motor" explica o piloto. "O Mosca desgastou o eixo com o esmeril, e teve que dar uma lixada no pneu, que deformou. Ou seja, ele não chegou a cortar o eixo, apenas o esmerilhou" completa Hiebra.
O grande destaque da primeira bateria foi Jhones Santana. O piloto do Ford MKII azul chegou perto da liderança e finalizou em uma excelente segunda posição na fenda roxa. Outro destaque vai para Rodrigo Barbour, que numa corrida de escalada de posições do final do pelotão após o problema na largada, terminou na terceira posição. Mais dois pilotos da categoria AM terminaram nos pontos, Rodrigo Carelli na quarta posição e Alexandre Mello, que vem melhorando seu desempenho gradativamente, em sexto. E por fim, o destaque vai para o vencedor, Marcelo Jaworski. Vencedor desta e da última bateria da segunda etapa, o piloto da Alfa-Romeo vermelha vem em um desenvolvimento progressivo e deve chegar na última etapa, que será disputada na próxima semana, no ápice do desenvolvimento.
Segue o resultado final da primeira bateria:
1º - Marcelo Jaworski (PRO) - Alfa Romeo T33/3 - 141 voltas - melhor volta: 08.05
2º - Jhones Santana (AM) - Ford MKII - 136 voltas - melhor volta: 08.44
3º - Rodrigo Barbour (PRO) - Ferrari 312PB - 132 voltas - melhor volta: 08.13
4º - Rodrigo Carelli (AM) - Ford MKII - 128 voltas - melhor volta: 08.99
5º - André Hiebra (PRO) - Alfa Romeo T33/3 - 121 voltas - melhor volta: 08.31
6º - Alexandre Mello (AM) - Ford GT40 - 102 voltas - melhor volta: 08.57
7º - Chico "Lauda" Takahashi (PRO) - Matra MS670B - 88 voltas - melhor volta da prova: 07.89
Ford GT40 de Alexandre Mello: evolução na pilotagem nesta terceira etapa
Em primeiro plano, o Ford MKII de Jhones Santana, a revelação deste campeonato
A Alfa de Marcelo Jaworski. Disputa direta pelo título
Chegava então a segunda classificação do dia. André Hiebra, às voltas com os problemas em sua Alfa, aguardava os serviços do Mosca enquanto a classificação estava em andamento. Participou dos minutos finais e ainda pinçou um terceiro posto no grid. Ao final das voltas rápidas, pole position para Rodrigo Barbour, com o temporal de 07.73, o recorde de volta em qualificação das duas edições do Classic Le Mans até o momento. Pertinho, em segundo, Marcelo Jaworski com o tempo de 07.89, reforçando ainda mais a rivalidade entre os dois pilotos.
Veja o resultado final da qualificação para a segunda etapa e as fendas utilizadas por cada piloto:
1º - Rodrigo Barbour (PRO) - Ferrari 312PB - Verde - 07.73
2º - Marcelo Jaworski (PRO) - Alfa Romeo T33/3 - Amarela - 07.89
3º - André Hiebra (PRO) - Alfa Romeo T33/3 "Cascavel de Ouro" - Vermelha - 07.95
4º - Chico "Lauda" Takahashi (PRO) - Matra MS670B - Branca - 08.20
5º - Jhones Santana (AM) - Ford MKII - Preta - 08.26
6º - Alexandre Mello (AM) - Ford GT40 - Roxa - 08.50
7º - Rodrigo Carelli (AM) - Ford MKII - Laranja - 08.99
Após a largada, acompanhamos uma corrida muito movimentada, acidentada e com algumas polêmicas. Até punição foi aplicada nesta bateria. Mais uma vez, Chico "Lauda" teve uma corrida para riscar da carreira e escapou bastante da pista. Foram ao menos 4 escapadas para a fenda laranja, onde corria o piloto da categoria AM, Rodrigo Carelli. Em uma das pancadas, um dos carros voou para fora da pista e acertou o celular posicionado para filmagens, por Rodrigo Barbour, na grande reta. Em outra pancada com Carelli, a Matra de "Lauda", também na reta principal, caiu para baixo da pista. Foi necessária a intervenção do Mosca para resgatar o carro das profundezas da Shelby...
Foi neste incidente que Rodrigo Carelli posicionou o carro de volta à fenda sem dar a volta obrigatória do resgate e posicionamento na linha de partida. Os outros AM´s, Jhones Santana e Alexandre Mello, ao lado de Carelli no cockpit, logo detectaram a irregularidade e sinalizaram aos outros competidores. Resultado: punição de 3 voltas de desconto no resultado final para o piloto do Ford MKII branco.
A câmera do celular flagra a colisão entre o Ford MKII de Rodrigo Carelli e a Matra de Chico "Lauda"
Ainda nesta bateria, um lance que gerou grande polêmica e inúmeras discussões após a prova (foram mais de cem trocas de mensagens entre os competidores, pelo grupo oficial da competição no Whatsapp). Rodrigo Barbour, em dado momento da prova, escapou de sua fenda no momento em que outro piloto realizava o resgate do carro. O piloto da Ferrari não cumpriu o resgate do carro e pediu para outro piloto posicionar seu carro na fenda, prosseguindo na corrida. Na sequência da prova, Barbour saiu novamente da fenda e informou a todos que a punição pelo primeiro incidente estava "paga". Para Marcelo Jaworski, Barbour deveria ter cumprido o padrão de resgate do carro e, como não o fez, teria de "pagar" a punição padrão de desconto de 3 voltas no resultado final da bateria.
André Hiebra foi o primeiro a se pronunciar: "sou contra a punição pois não existe a previsão do que ocorre em caso de saída por interferência externa. Eu bati com a mão no carro dele", confessa o piloto.
Jaworski rebateu: "o Alê bateu no meu carro na primeira etapa e segui o regulamento" (cumpriu o resgate).
Hiebra expôs a réplica: "na etapa anterior, aconteceu a mesma coisa com o Fabricio. o Chico (acho) colocou o carro dele na fenda sem que o Fabrício saísse do cockpit. Ninguém aventou punição". Marcelo conclui: "não achei correto".
Até o assunto da troca de guia foi colocado em pauta: "você (Hiebra) não foi punido pela troca da guia e eu fui", alfineta Jaworski.
O principal envolvido na polêmica, Rodrigo Barbour, defendeu-se: "não houve prejuízo, Marcelo, até porque uma curva depois saí da pista porque estava discutindo com você". Jhones votou contra a punição: "na dúvida. absolvo o réu", conclui.
Marcelo expõe a sua opinião sobre o tema: "independentemente da votação, está ocorrendo uma incrível injustiça. Foram duas medidas diferentes para uma mesma situação!", arremata.
No final, venceu a votação para a não punição de Rodrigo Barbour. André Hiebra também não foi punido pelos reparos no carro entre a primeira e segunda baterias.
Ao final da segunda bateria, vitória para Rodrigo Barbour, após 137 voltas de disputa. Na segunda posição, Marcelo Jaworski a apenas uma volta de distância. Completando o pódio, André Hiebra, que elogiou o trabalho feito pelo Mosca em seu protótipo e também cravou a melhor volta. Destaque positivo para a evolução de Alexandre Mello e negativo para mais uma bateria fora da pontuação para Chico "Lauda". Seguem as posições de chegada:
1º - Rodrigo Barbour (PRO) - Ferrari 312PB - 137 voltas - melhor volta: 07.900
2º - Marcelo Jaworski (PRO) - Alfa Romeo T33/3 - 136 voltas - melhor volta: 07.906
3º - André Hiebra (PRO) - Alfa Romeo T33/3 - 133 voltas - melhor volta da prova: 07.84
4º - Jhones Santana (AM) - Ford MKII - 123 voltas - melhor volta: 08.44
5º - Rodrigo Carelli (AM) - Ford MKII - 107 voltas - melhor volta: 09.14
6º - Alexandre Mello (AM) - Ford GT40 - 94 voltas - melhor volta: 08.56
7º - Chico "Lauda" Takahashi (PRO) - Matra MS670B - 53 voltas - melhor: 08.26
A Ferrari de Rodrigo Barbour, líder do campeonato
A tabela do campeonato após 3 etapas está assim:
1º - Rodrigo Barbour (PRO) - Ferrari 312PB - 38 pontos
2º - Marcelo Jaworski (PRO) - Alfa Romeo T33/3 - 32 pontos
3º - André Hiebra (PRO) - Alfa Romeo T33/3 "cascavel de ouro" - 22 pontos
4º - Fabricio Macieri (PRO) - McLaren M8D - 21 pontos
5º - Jhones Santana (AM) - Ford MKII - 14 pontos
6º - Rodrigo Carelli (AM) - Ford MKII - 9 pontos
7º - Chico "Lauda" Takahashi (PRO) - Matra MS670B - 8 pontos
8º - Alexandre Mello (AM) - Ford GT40 - 2 pontos
A classificação da categoria AM até o momento é a seguinte:
1º - Jhones Santana - Ford MKII - 48 pontos
2º - Rodrigo Carelli - Ford MKII - 28 pontos
3º - Alexandre Mello - Ford GT40 - 18 pontos
O campeonato está pegando fogo e a disputa pelo título está polarizada entre os grandes rivais de sempre. Não é de hoje que Rodrigo Barbour e Marcelo Jaworski brigam volta a volta por vitórias e títulos. A rivalidade mais uma vez será posta a prova na disputa desta quarta-feira, nas fendas da Shelby. A equipe Jaworski vem em uma linha ascendente de desempenho e desafia a constância de resultados da equipe Barbour.
Encontro marcado para o dia 22 de abril, para a última e decisiva etapa da segunda edição do Classic Le Mans.
Boa Carelli!
ResponderExcluirBoa Carelli!
ResponderExcluirNota do Carelli: Rodrigo Barbour pede para publicar duas erratas:
ResponderExcluir1º - Barbour não saiu da fenda simplesmente, o Hiebra quando fora resgatar o carro dele, bateu com a mão no carro do Barbour;
2º - Barbour não pediu para recolocar seu carro, o André o fez por conta própria, tanto que o Barbour estava indo recolocar o carro e voltou no meio do caminho.