quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Questão de bom senso

O acidente impressionante de Cacá Bueno, na última etapa do Troféo Linea, trouxe um tema muito comentado ultimamente no meio automobilístico nacional: as atitudes desleais e anti-desportivas dentro da pista.

Ao analisarmos as imagens da prova, é possível perceber que Cacá Bueno e Edson do Valle vinham "trocando tinta" por toda a volta. No entanto, até o momento do acidente, a disputa mantinha-se limpa, dentro do normal para provas com carros de turismo, onde as "encostadas" são mais comuns e até aceitáveis do que podemos imaginar.

Porém, o evento que culminou com o acidente ficou bem caracterizado, graças às imagens da transmissão da televisão: Edson da um "totozinho" na linha do eixo traseiro do Linea de Cacá que, a pouco mais de 200 Km/h, pouco pode fazer a não ser travar o pé no freio e esperar a batida.


O Linea destruído de Cacá Bueno. Carro provou ser seguro


O carro ganhou mais velocidade na grama e acertou o guard-rail (que absorveu de forma correta o impacto, com a flexibilidade na medida certa). Depois, foi só esperar o carro capotar e parar. Edgard Mello Filho, que narrava a prova para a Rede TV! (que bom ver Edgard na TV aberta, parece que ele também está narrando a Top Series na TV Bandeirantes), juntamente com Dudu Massa, que comentava a corrida, trataram de tranquilizar os telespectadores (por mais que o áudio captado da batida tenha impressionado mais do que a própria imagem do acidente), certos de que Cacá sairia ileso do acidente. E de fato saiu, sem nenhum arranhão, o que prova a segurança e integridade de todo o conjunto chassis/gaiola do Linea de competição.





Cacá ficou revoltado com a atitude de Edson do Valle e colocou à disposição as imagens das câmeras instaladas em seu carro, para as investigações dos comissários. Edson do Valle foi punido. Parece que o piloto já foi punido anteriormente por mal comportamento na pista.

Este incidente realimenta uma discussão muito séria para todos os envolvidos com o esporte. Cresce nas categorias nacionais casos desse tipo, muitos pilotos tomam atitudes sem pensar nas consequências de um acidente mais sério. É certo que o esporte a motor é uma prática de risco, mas atitudes que temos visto poderiam ser evitadas. Questão de bom senso.

Que o incidente desta última etapa da Copa Linea pese na consciência de pilotos, comissários e organizadores e sirva de aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário