quarta-feira, 15 de junho de 2022

CTC Pick-Up (Centro Tecnológico de Competição) – Temporada de 2006


Depois de cinco anos como DTM Pick-up (Divisão de Turismo Metrocar), o campeonato de picapes Ford Courier, que nos últimos anos vinha participando como categoria preliminar da Fórmula Truck, disputando etapas em diversas pistas pelo Brasil, em 2006 voltava para a programação do campeonato paulista de automobilismo, da mesma forma quando nasceu em 2001 – com provas disputadas somente em Interlagos.






A categoria agora se chamaria CTC Pick-Up - Centro Tecnológico de Competição. As mudanças trariam uma redução de custos por prova de 15 mil para 8 mil reais. Agora cada etapa teria duas baterias de 25 minutos, e as equipes poderiam disputar o certame com uma dupla de pilotos em cada carro. O campeonato agora estava sob a organização do empresário e piloto Sérgio Chamon – que foi um dos organizadores da DTM Picape – e do piloto Célio Debes Jr.


Mudanças técnicas foram adotadas. Os carros deixariam de utilizar a motorização Ford de 1.6 litros para usar o provado motor Volkswagen AP 1.8. Novas rodas – de liga leve e aro 15 – montadas em pneus slicks, seriam usadas. A CTC Pick-Up teria a sua disputa em duas divisões, a categoria Super e a categoria Light.


A primeira etapa da CTC Pick-Up aconteceu no dia 19 e fevereiro de 2006 em Interlagos e contou com um total de 15 pilotos participantes em seu grid, composto por 13 picapes, sendo 8 na categoria Super e 5 na Light.


A categoria realizou uma corrida extra-campeonato, denominada “Corrida de Pais e Filhos”. Fazendo parte integrante do GP Cidade de São Paulo, a corrida reunia duplas de pais e filhos, que disputavam a prova com as picapes Courier da CTC Pick-Up. A disputa foi dividida em duas baterias, sendo que a primeira seria disputada pelos pais e a segunda, pelos filhos. As duplas formadas foram as seguintes: Marcos Paioli/Graziela Paioli, Walter Derani/Rafael Derani, Roberto Posses/André Posses, Nabil Khodair/Allam Khodair, Peter Gottschalk/Peter Gottschalk Jr., Dito Gianetti/Felipe Gianetti, Titônio Massa/Eduardo “Dudu” Massa, Geraldo Meirelles/Felipe Meirelles e Fernando Parra/Fernanda Parra.



Pais e filhos na pista







Titônio Massa "rodou com gosto"!




Nabil e Allam Khodair









Marcos e Graziela Paioli




Ao final da temporada, Célio Debes Jr. sagrou-se campeão da categoria Super, depois de conquistar 222 pontos. Luiz Corazzari com 156 pontos e Peter Gottschalk com 80 pontos foram os melhores colocados dessa categoria. Na categoria Light, Francisco Moreira foi o campeão com 188 pontos. Beto D´Eboux com 159 pontos e Valeria Zopello, com 122 pontos, foram os melhores colocados dessa categoria.


Os campeonatos regulares com a picape Ford Courier findaram neste ano, mas ainda vemos muitos exemplares deste utilitário disputando corridas, como por exemplo lá no Sul do país e aqui em São Paulo, no campeonato paulista de automobilismo e nas Mil Milhas, com a equipe Lira Racing. A Ford Courier deixou de ser fabricada no ano de 2013, mas já havia marcado as pistas brasileiras e as ruas do país com seus ótimos serviços prestados. E continua marcando até os dias atuais.




Beto D´Elboux































Célio Debes Jr.




Domênio D´Ercole





Francisco Moreira





Luiz Corazzari





Marcos Paioli





Max Pimentel








Peter Gottschalk







Ricardo Serata





Robson Vieira




Romarcio Viola





Aristides "Tide" Dalécio






Valéria Zoppello






Walmir Chamon



Um comentário:

  1. Me lembro bem dessa corrida de pais e filhos. E da Valéria Zopello, que era namorada do Dinho, vocalista dos Mamonas Assassinas.

    ResponderExcluir