Depois de cinco anos como DTM Pick-up (Divisão de Turismo Metrocar), o campeonato de picapes Ford Courier, que nos últimos anos vinha participando como categoria preliminar da Fórmula Truck, disputando etapas em diversas pistas pelo Brasil, em 2006 voltava para a programação do campeonato paulista de automobilismo, da mesma forma quando nasceu em 2001 – com provas disputadas somente em Interlagos.
A categoria agora se chamaria CTC Pick-Up - Centro Tecnológico de Competição. As mudanças trariam uma redução de custos por prova de 15 mil para 8 mil reais. Agora cada etapa teria duas baterias de 25 minutos, e as equipes poderiam disputar o certame com uma dupla de pilotos em cada carro. O campeonato agora estava sob a organização do empresário e piloto Sérgio Chamon – que foi um dos organizadores da DTM Picape – e do piloto Célio Debes Jr.
Mudanças técnicas foram adotadas. Os carros deixariam de utilizar a motorização Ford de 1.6 litros para usar o provado motor Volkswagen AP 1.8. Novas rodas – de liga leve e aro 15 – montadas em pneus slicks, seriam usadas. A CTC Pick-Up teria a sua disputa em duas divisões, a categoria Super e a categoria Light.
A primeira etapa da CTC Pick-Up aconteceu no dia 19 e fevereiro de 2006 em Interlagos e contou com um total de 15 pilotos participantes em seu grid, composto por 13 picapes, sendo 8 na categoria Super e 5 na Light.
A categoria realizou uma corrida extra-campeonato, denominada “Corrida de Pais e Filhos”. Fazendo parte integrante do GP Cidade de São Paulo, a corrida reunia duplas de pais e filhos, que disputavam a prova com as picapes Courier da CTC Pick-Up. A disputa foi dividida em duas baterias, sendo que a primeira seria disputada pelos pais e a segunda, pelos filhos. As duplas formadas foram as seguintes: Marcos Paioli/Graziela Paioli, Walter Derani/Rafael Derani, Roberto Posses/André Posses, Nabil Khodair/Allam Khodair, Peter Gottschalk/Peter Gottschalk Jr., Dito Gianetti/Felipe Gianetti, Titônio Massa/Eduardo “Dudu” Massa, Geraldo Meirelles/Felipe Meirelles e Fernando Parra/Fernanda Parra.
Pais e filhos na pista
Titônio Massa "rodou com gosto"!
Nabil e Allam Khodair
Ao final da temporada, Célio Debes Jr. sagrou-se campeão da categoria Super, depois de conquistar 222 pontos. Luiz Corazzari com 156 pontos e Peter Gottschalk com 80 pontos foram os melhores colocados dessa categoria. Na categoria Light, Francisco Moreira foi o campeão com 188 pontos. Beto D´Eboux com 159 pontos e Valeria Zopello, com 122 pontos, foram os melhores colocados dessa categoria.
Os campeonatos regulares com a picape Ford Courier findaram neste ano, mas ainda vemos muitos exemplares deste utilitário disputando corridas, como por exemplo lá no Sul do país e aqui em São Paulo, no campeonato paulista de automobilismo e nas Mil Milhas, com a equipe Lira Racing. A Ford Courier deixou de ser fabricada no ano de 2013, mas já havia marcado as pistas brasileiras e as ruas do país com seus ótimos serviços prestados. E continua marcando até os dias atuais.
Beto D´Elboux
Célio Debes Jr.
Domênio D´Ercole
Francisco Moreira
Luiz Corazzari
Marcos Paioli
Max Pimentel
Peter Gottschalk
Ricardo Serata
Robson Vieira
Romarcio Viola
Aristides "Tide" Dalécio
Valéria Zoppello
Walmir Chamon
Me lembro bem dessa corrida de pais e filhos. E da Valéria Zopello, que era namorada do Dinho, vocalista dos Mamonas Assassinas.
ResponderExcluir