domingo, 22 de dezembro de 2019

500 KM de Interlagos 2019



Neste sábado acompanhamos direto do autódromo de Interlagos, do início ao fim, a edição de 2019 dos tradicionais 500 Km de Interlagos. Com largada por volta das 15h30, os mais de 30 competidores encontraram um clima quente, com sol e calor por toda a disputa. A variedade de tipos diferentes de carros, com mais de 4 categorias, foi um dos destaques da prova


A pole position ficou com o Spyder Volkswagen da dupla Deninho Casarini e Sérgio Pistilli. Os protótipos dominaram as primeiras posições do grid de largada. Na segunda posição da grelha de partida, estava o protótipo MRX da dupla Leandro Totti e José Vilela e no terceiro posto, o Spyder amarelo e vermelho de Roberto Dal Pont e Luiz Abbade. Na sequência, largou o Spyder negro de Ciro Paciello e Leandro Guerra. O clássico Maverick nº 16 de Luiz Fernando Baptista, o Batistinha, veio na sequência. A dupla formada por Batistinha e Kide Aranha fez o melhor tempo nos treinos classificatórios, mas foi punida com a perda de posições no grid pois desrespeitaram bandeiras vermelhas.


Na largada, Batistinha puxou o Maverick - que tem cerca de 650 cavalos no V8 que urra assustadoramente - para a esquerda na largada e conquistou a liderança. O desempenho do Ford era muito superior aos demais adversários. Enquanto os protótipos da categoria P2 viraram voltas em 1 minuto e 48 segundos, o Maveco branco estava rodando em 1 minuto e 41 segundos, uma diferença de desempenho que o fez abrir muito na ponta.


Nas posições intermediárias, as disputas não eram menos acirradas. O Aldee 2.0 cupê de Paulo Loco e Silvio Zambello (que é um dos organizadores da prova) largou dos boxes, teve problemas com o cabo de embreagem e amortecedor estourado mas, depois que resolveram os problemas, fizeram uma excelente prova de recuperação, que foi coroada com a quarta posição na classificação geral da prova.


Infelizmente, alguns abandonos tiraram da prova competidores que poderiam dar ainda mais emoção às disputas. O Vectra V8 Stock Car de Edras, Esdras e Juarez Soares (pai e filhos) bateu na entrada da reta oposta e quebrou a seção dianteira do carro. Foram danos severos ao carro que não voltou à prova. O protótipo MCR 2.1 de Mauro Kern e Humberto Guerra Jr. não qualificou-se, largou no fim do grid e prometia brigar na ponta, mas problemas no motor alijaram a dupla da disputa.


Mas e o Maverick de Batistinha? Bem, o torpedo não está preparado para provas de endurance. Após 17 voltas, o carro foi recolhido aos boxes. O intuito foi testar o carro em ritmo de corrida e medir força com os adversários para ter parâmetros para a temporada 2020 do campeonato paulista de automobilismo. Já foi o suficiente para mostrar o poder e o desempenho do carro, que se continuar nas competições, dará muito trabalho à concorrência. De qualquer forma, foi um privilégio ver esse carro tão lendário no nosso automobilismo (um dos mas antigos ainda em atividade) em ação na pista.


No mais, foi uma prova sem incidentes, apenas bandeiras amarelas localizadas, sem entradas do carro de segurança. Com a saída do Maverick, a disputa pela vitória ficou polarizada entre os protótipos da categoria P2. E a dupla Deninho Casarini e Sérgio Pistilli conseguiu manter um ritmo constante, não enfrentou problemas e após 4 horas de prova, faturou os 500 Km de Interlagos na edição de 2019. Na segunda posição, 11 voltas atrás, mais um Spyder, de Roberto Dal Pont e Luiz Abbade. Em terceiro na classificação geral o Mitsubishi Lancer GT capitaneado por Marco Scalamandré.


Foi mais um sábado muito gostoso de estar em Interlagos. Os registros fotográficos (selecionados, pois foram mais de 200 fotos! - clique nas fotos para ampliar) aqui do blog e um vídeo postado no Youtube estão abaixo:













Aldee Spyder Race do piloto e narrador Luc Monteiro e J. A. Machado finalizou a prova na sexta posição na classificação geral





Durou pouco a prova para a família Soares - um acidente alijou o Vectra Stock Car V8 da corrida






Chevrolet Corsa 2.0 - visual agressivo e 24ª posição ao final da prova






Este Puma disputou os 500 Km na categoria 1.6 e é equipado com motor Volkswagen refrigerado a água






Os Spyder marcaram a presença como os carros mais rápidos dos 500 Km desse ano






Foi um festival de Sanderos RS na prova, todos da categoria 2.0





Fiat Linea Turbo correu na categoria Turismo Força Livre e finalizou a prova na 10ª posição





Foi a volta de Eduardo Bernasconi, o idealizador da Revista Fullpower, às pistas, correndo ao lado de Felipe Pilli no Audi A3 DTCC





A Alfa-Romeo 156 de Erick Grosso finalizou na 16ª posição




Ford Maverick do Batistinha - V8 de 650 cavalos que assombrou os 500 Km, mas ainda não está preparado para provas de longa duração







Roberto Dal Pont e Luiz Abbade foram constantes e finalizaram os 500 Km na segunda posição geral





Aldee Spyder Race da dupla Tinoco e Cardoso terminou na sétima posição na geral
















O protótipo MRX da dupla Leandro Totti e José Vilela andou forte mas enfrentou problemas na prova









A dupla Mauro Kern e Humberto Guerra Jr. abandonou a prova com problemas no motor do MCR





Belíssimo Volkswagen Fusca 2.0, com aproximadamente 200 cavalos de potência, rodou apenas 9 voltas na prova - a quebra de um anel de pistão tirou precocemente o lindo carro da disputa






Excelente resultado do Volkswagen Brasilia: vitória na categoria 1.6 e 11ª posição na classificação geral






Coisa rara de se ver nas competições, um Chevrolet Kadett marcou presença na prova






Mitsubishi Lancer conquistou uma excelente terceira posição na classificação geral









O Gol 2.0 "Tomahawk" preparado pela Arias Motorsports foi o quinto colocado nos 500 Km






Essa foi a disputa pela vitória na categoria 1.6

















































































Silvio Zambello e Paulo Loco deixaram os problemas do início de prova para finalizar a prova na quarta posição com o Aldee fabricado em 1994











A democracia das provas de longa duração: um protótipo disputando freada com um carro de turismo












Os vencedores dos 500 Km de Interlagos 2019: Sergio Pistilli e Deninho Casarini














O excessivo "rolling" da carroceria do Volkswagen Brasília na tomada da curva do Laranjinha foi a diversão para que acompanhava a prova naquele trecho da pista





Um comentário:

  1. Parabéns pela cobertura irmão! Um sábado maravilhoso de corrida, quem sabe consigo assistir as mil milhas ano que vem!

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