Foi disputada neste sábado a quarta etapa da etapa 2025 do Britcar Endurance Championship no circuito de Thruxton. O traçado veloz proporcionou grandes disputas para os 24 carros que tomaram parte da etapa, que foi composta por duas corridas de 45 minutos.
Pela primeira vez na história, o Britcar Endurance Championship está sendo transmitido em língua portuguesa para o Brasil, com produção, narração e comentários próprios do Portal e TV High Speed Brazil no Youtube, CBTV e multi plataformas.
O Britcar Endurance Championship se notabiliza por reunir uma miríade de modelos diferentes em desempenho, concepção e configuração técnica. Nesta etapa, tivemos a presença de 19 modelos diferentes de 9 marcas – Ferrari, Porsche, BMW, Ginetta, McLaren, Cupra/Seat, Mazda, Aston Martin e Audi.
Enquanto esteve na pista, a Ferrari 488 Challenge EVO da dupla Bonamy Grimes e Johnny Mowlem andou rápido. Só não contavam com o azar de um toque e avarias no carro
A pole position na classificação geral e na categoria Challenge – a mais rápida do Britcar – para a primeira corrida foi conquistada pela Ferrari 488 Challenge EVO da dupla Bonamy Grimes e Johnny Mowlem com o tempo de 1min15s821 e 111,8 milhas por hora – 180 Km/h. Nas demais categorias, as poles positons ficaram assim:
Nathan Wells (BMW M3 GTR) – Categoria GT
Fynn Jones / Rob Ellick (Cupra TCR Gen1) – Categoria TCR
Jonny MacGregor / Josh Tomlinson (Mazda RX8) – Categoria Trophy
Chris Hayes / Jamie Hayes (Seat Supercopa) – Categoria CUP
Nick Casey (Ginetta G55 Supercup) – Categoria Ginetta
A primeira corrida do sábado iniciou com bandeira vermelha já no cumprimento da segunda volta, depois que o Porsche 911 evolução 991 da dupla Steve Gambrell / Dan Lloyd escapou e acertou a barreira de pneus no setor mais rápido do circuito inglês. Após a parada para recompor a pilha de pneus no local da batida, a prova foi reiniciada com as posições de largada do momento em que a corrida havia sido paralisada, para 40 minutos de disputas.
A Ferrari 488 Challenge EVO da dupla Bonamy Grimes e Johnny Mowlem relargou bem e passou a abir vantagem na liderança da classificação geral. Mais atrás, as disputas aconteciam de forma intensa entre as categorias GT, TCR e Trophy. O clima em Thruxton nesta primeira prova apresentava céu nublado e algumas gotas de uma leve garou em algumas partes do circuito.
A partir do minuto 16 de prova a janela obrigatória de paradas de boxes foi aberta, para oito minutos regulamentares disponíveis para as equipes efetuarem seus pit stops. Após as paradas, as posições foram restabelecidas, porém um lance traria uma reviravolta na briga pela vitória na classificação geral: a Ferrar 488 Challenge EVO da dupla Bonamy Grimes e Johnny Mowlem recolheu aos boxes para uma parada não programada. Era possível ver na lateral traseira esquerda o painel da carroceria quebrado, local onde estavam concentrados os trabalhos dos mecânicos.
Neste momento, a liderança da prova passou para a Ginetta G55 GT4 número 63 da equipe Raceworks Motorsport, pilotada por Chris Bingham, com uma vantagem até certo ponto confortável. Ainda na última volta, o Cupra Leon Competicion Gen 2 número 60, da categoria TCR, pilotado por Ash Woodman, ficou parado na margem da pista.
Os nomes do fim de semana: Dom Malone e Adam Smalley, da Categoria Challenge, vencedores das duas corridas com o Porsche 911 evolução 991 Cup
A Ginetta G55 GT4 cruzou a linha com a primeira colocação da classificação geral. A transmissão local entrevistou o piloto Chris Bingham como vencedor, porém, ao sair o resultado oficial na página do live timig do evento, para surpresa, a vitória havia sido creditada ao Porsche 911 evolução 991 Cup da dupla Dom Malone / Adam Smalley.
Resultado final – Corrida 1 – 30 voltas – 70.68 milhas (113,75 Km)
1º - #74 - Dom MALONE / Adam SMALLEY (Categoria Challenge) - Porsche 991 Cup – 42min19s567 (Equipe: AMSPEED)
2º - #147 - David FIELDER (Categoria GT) - BMW E46 (Equipe: SGM Motorsport)
3º - #63 - Chris BINGHAM (Categoria GT) - Ginetta G55 GT4 (Equipe: Raceworks Motorsport)
4º - #10 - Callum BATES (Categoria Trophy) - BMW M3 E46 (Equipe: Woodrow Motorsport)
5º - #7 - Fynn JONES / Rob ELLICK (Categoria TCR) - Cupra TCR Gen 1 (Equipe: TSR Performance)
6º - #118 - Dave MAY / Mark SKEATS (Categoria Ginetta) - Ginetta G55 Supercup (Equipe: 118 Rescue/Datum Motorsport)
7º - #23 - Nathan WELLS (Categoria GT) - BMW M3 GTR (Equipe: Woodrow Motorsport)
8º - #3 - Nick CASEY (Categoria Ginetta) - Ginetta G55 Supercup (Equipe: Datum Motorsport)
9º - #25 - Darren BALL (Categoria TCR) - Cupra Leon Competicion Gen 2 (Equipe: Capture Motorsport )
10º - #16 - Bonamy GRIMES / Johnny MOWLEM (Categoria Challenge) - Ferrari 488 Challenge EVO (Equipe: FF Corse & Red River Sport)
11º - #18 - Ash MULDOON / James KELLETT (Categoria Challenge) - Porsche 991 Cup (Equipe: AMSPEED)
12º - #38 - Noah COSBY / Caleb MCDUFF (Categoria GT) - McLaren 570S GT4 (Equipe: Team Brit)
13º - #888 - Andrew DAWBER / Nathan WRIGHT (Categoria Trophy) - BMW M2 CSR (Equipe: Brookspeed \ UBIQ)
14º - #721 - Chris MURPHY (Categoria Trophy) - BMW E36 M3 GTR (Equipe: Woodrow)
15º - #62 - James HARRISON / Steve HARRISON (Categoria Trophy) - Ginetta G56 GTA (Equipe: High Row Motorsport)
16º - #47 - Marco ANASTASI / Maurizio SCIGLIO (Categoria Ginetta) - Ginetta G56 (Equipe: Datum Motorsport)
17º - #77 - Mark JONES / Craig FLEMING (Categoria CUP) - Audi TT (Equipe: TSR Performance)
18º - #189 - Martin ADDISON (Categoria GT) - Aston Martin Vantage GT4 (Equipe: Addison Racing)
19º - #114 - Chris HAYES / Jamie HAYES (Categoria CUP) - Seat Supercopa (Equipe: JLC Group Motorsport)
20º - #4 - Bobby TRUNDLEY (PRO) / Asha SILVA (Categoria CUP) - BMW M240i (Equipe: Team Brit)
21º - #60 - Ash WOODMAN (Categoria TCR) - Cupra Leon Competicion Gen 2 (Equipe: EDF Motorsport)
22º - #33 - Jonny MACGREGOR / Josh TOMLINSON (Categoria Trophy) - Mazda RX8 (Equipe: MacG)
23º - #32 - David FIELDER (Categoria GT) - BMW E46 (Equipe: SG Racing)
24º - #8 - Steve GAMBRELL / Dan LLOYD (Categoria Trophy) - Porsche 991 Cup (Equipe: Toro Verde GT)
Voltas mais rápidas por categoria:
Challenge - #16 - Bonamy GRIMES / Johnny MOWLEM - Ferrari 488 Challenge EVO (Equipe: FF Corse & Red River Sport) - 1:16.731
GT - #147 - David FIELDER - BMW E46 (Equipe: SGM Motorsport) - 1:18.243
Ginetta - #3 - Nick CASEY - Ginetta G55 Supercup (Equipe: Datum Motorsport) - 1:19.038
TCR - #7 - Fynn JONES / Rob ELLICK - Cupra TCR Gen 1 (Equipe: TSR Performance) - 1:20.557
Trophy - #10 - Callum BATES - BMW M3 E46 (Equipe: Woodrow Motorsport) - 1:20.841
CUP - #77 - Mark JONES / Craig FLEMING (Categoria CUP) - Audi TT (Equipe: TSR Performance) - 1:21.360
Transmissão da corrida 1 em Thruxton pelo Portal e TV High Speed Brazil, com narração de Matheus Furlan e comentários de Rodrigo "Pancho" Favoretto e Rodrigo Carelli
A corrida que fechou a programação da quarta etapa da temporada 2025 da Britcar Endurance Championship já começou com intervenção de safety car e bandeira amarela em todo o circuito pela parada na pista do Seat Supercopa da dupla Chris Hayes e Jamie Hayes e o abandono do Mazda RX8 da dupla Jonny MaCGregor / Josh Tomlinson depois de soltar muita fumaça.
Após as paradas de boxes obrigatórias, tivemos alternâncias na liderança da classificação geral, com a BMW M3 GTR de Nathan Wells e a Ginetta G55 GT4 de Chris Bingham comandando algumas voltas na frente. Porém, faltando 10 minutos para o fim da prova, o Porsche 911 evolução 991 Cup da dupla Dom Malone / Adam Smalley assumiu a liderança para não mais largá-la ate a bandeira quadiculada. Um excelente resultado para a equipe AMSPEED, com 100% de aproveitamento na etapa. Ainda tivemos na última volta o abandono da Ginetta G55 Supercup de Nick Casey.
Resultado final – Corrida 2 – 30 voltas – 70.68 milhas (113,75 Km)
1º - 1º - #74 - Dom MALONE / Adam SMALLEY (Categoria Challenge) - Porsche 991 Cup – 46min00s228 (Equipe: AMSPEED)
2º - #23 - Nathan WELLS (Categoria GT) - BMW M3 GTR (Equipe: Woodrow Motorsport)
3º - #63 - Chris BINGHAM (Categoria GT) - Ginetta G55 GT4 (Equipe: Raceworks Motorsport)
4º - #10 - Callum BATES (Categoria Trophy) - BMW M3 E46 (Equipe: Woodrow Motorsport)
5º - #7 - Fynn JONES / Rob ELLICK (Categoria TCR) - Cupra TCR Gen 1 (Equipe: TSR Performance)
6º - #147 - David FIELDER (Categoria GT) - BMW E46 (Equipe: SGM Motorsport)
7º - #25 - Darren BALL (Categoria TCR) - Cupra Leon Competicion Gen 2 (Equipe: Capture Motorsport)
8º - #189 - Martin ADDISON (Categoria GT) - Aston Martin Vantage GT4 (Equipe: Addison Racing)
9º - #118 - Dave MAY / Mark SKEATS (Categoria Ginetta) - Ginetta G55 Supercup (Equipe: 118 Rescue/Datum Motorsport)
10º - #888 - Andrew DAWBER / Nathan WRIGHT (Categoria Trophy) - BMW M2 CSR (Equipe: Brookspeed \ UBIQ)
11º - #62 - James HARRISON / Steve HARRISON (Categoria Trophy) - Ginetta G56 GTA (Equipe: High Row Motorsport)
12º - #721 - Chris MURPHY (Categoria Trophy) - BMW E36 M3 GTR (Equipe: Woodrow)
13º - #60 - Ash WOODMAN (Categoria TCR) - Cupra Leon Competicion Gen 2 (Equipe: EDF Motorsport)
14º - #4 - Bobby TRUNDLEY (PRO) / Asha SILVA (Categoria CUP) - BMW M240i (Equipe: Team Brit)
15º - #77 - Mark JONES / Craig FLEMING (Categoria CUP) - Audi TT (Equipe: TSR Performance)
16º - #3 - Nick CASEY (Categoria Ginetta) - Ginetta G55 Supercup (Equipe: Datum Motorsport)
17º - #38 - Noah COSBY / Caleb MCDUFF (Categoria GT) - McLaren 570S GT4 (Equipe: Team Brit)
18º - #47 - Marco ANASTASI / Maurizio SCIGLIO (Categoria Ginetta) - Ginetta G56 (Equipe: Datum Motorsport)
19º - #114 - Chris HAYES / Jamie HAYES (Categoria CUP) - Seat Supercopa (Equipe: JLC Group Motorsport)
20º - #33 - Jonny MACGREGOR / Josh TOMLINSON (Categoria Trophy) - Mazda RX8 (Equipe: MacG)
Voltas mais rápidas por categoria:
Challenge - #74 - Dom MALONE / Adam SMALLEY - Porsche 991 Cup – 46min00s228 (Equipe: AMSPEED) - 1:17.248
GT - #147 - David FIELDER - BMW E46 (Equipe: SGM Motorsport) - 1:18.243
Ginetta - #3 - Nick CASEY - Ginetta G55 Supercup (Equipe: Datum Motorsport) - 1:19.038
TCR - #7 - Fynn JONES / Rob ELLICK - Cupra TCR Gen 1 (Equipe: TSR Performance) - 1:20.557
Trophy - #10 - Callum BATES - BMW M3 E46 (Equipe: Woodrow Motorsport) - 1:20.841
CUP - #77 - Mark JONES / Craig FLEMING (Categoria CUP) - Audi TT (Equipe: TSR Performance) - 1:21.360
Transmissão da corrida 2 em Thruxton pelo Portal e TV High Speed Brazil, com narração de Matheus Furlan e comentários de Rodrigo "Pancho" Favoretto e Rodrigo Carelli
#888 - Andrew DAWBER / Nathan WRIGHT (Categoria Trophy) - BMW M2 CSR (Equipe: Brookspeed \ UBIQ)
#10 - Callum BATES (Categoria Trophy) - BMW M3 E46 (Equipe: Woodrow Motorsport)
#23 - Nathan WELLS (Categoria GT) - BMW M3 GTR (Equipe: Woodrow Motorsport)
#8 - Steve GAMBRELL / Dan LLOYD (Categoria Trophy) - Porsche 991 Cup (Equipe: Toro Verde GT)
#7 - Fynn JONES / Rob ELLICK (Categoria TCR) - Cupra TCR Gen 1 (Equipe: TSR Performance)
#38 - Noah COSBY / Caleb MCDUFF (Categoria GT) - McLaren 570S GT4 (Equipe: Team Brit)
#33 - Jonny MACGREGOR / Josh TOMLINSON (Categoria Trophy) - Mazda RX8 (Equipe: MacG)
#60 - Ash WOODMAN (Categoria TCR) - Cupra Leon Competicion Gen 2 (Equipe: EDF Motorsport)
#147 - David FIELDER (Categoria GT) - BMW E46 (Equipe: SGM Motorsport)
#74 - Dom MALONE / Adam SMALLEY (Categoria Challenge) - Porsche 991 Cup (Equipe: AMSPEED)
#18 - Ash MULDOON / James KELLETT (Categoria Challenge) - Porsche 991 Cup (Equipe: AMSPEED)
#118 - Dave MAY / Mark SKEATS (Categoria Ginetta) - Ginetta G55 Supercup (Equipe: 118 Rescue/Datum Motorsport)
#721 - Chris MURPHY (Categoria Trophy) - BMW E36 M3 GTR (Equipe: Woodrow)
Chris HAYES / Jamie HAYES (Categoria CUP) - Seat Supercopa (Equipe: JLC Group Motorsport)
#25 - Darren BALL (Categoria TCR) - Cupra Leon Competicion Gen 2 (Equipe: Capture Motorsport)
Brasil no Britcar Endurance Championship
Adriano Medeiros é a presença brasileira no Britcar. Com vasta experiência no automobilismo de competição, Medeiros trabalha junto à equipe Datum Motorsport, auxiliando no desenvolvimento do piloto britânico Nick Casey e do equipamento Ginetta G55 Supercup. Adriano chegou a pilotar nas primeiras etapas do campeonato, porém nas últimas corridas vem desempenhando o importante trabalho nos bastidores da equipe inglesa.
Ginetta G55 Supercup da equipe Datum Motorsport, sendo pilotado por Nick Casey
Inclusão
A equipe Team Brit conta com dois carros no Britcar Endurance Champioship que propicia a inclusão de pilotos portadores de necessidades especiais. A McLaren 570S GT4 da categoria GT é pilotada por Noah Cosby, cadeirante, e Caleb McDuff, de 17 anos, deficiente auditivo com diminuição na sua capacidade de audição. Já o outro carro da equipe, uma BMW M240i da categoria CUP conta com a pilotagem de Asha Silva, uma piloto autista e portadora de ADHD (Transtorno do Defcit de Atenção) e Bobby Trundley, um dos melhores pilotos portadores do autismo do automobilismo de competição no mundo.
Noah Cosby, Caleb McDuff e a bela McLaren 570S GT4
Próximas etapas
O Britcar Endurance Championship volta às disputas no mês de agosto, com o cumprimento da quinta etapa da temporada 2025, em Donington Park, com uma corrida única de 90 minutos. Segue o calendário de provas do ano:
- 9 de agosto – Donington Park National – 1 prova de 90 minutos
- 13 de setembro – Snetterton – 1 prova de 90 minutos
- 11 de outubro – Oulton Park – 1 prova de 90 minutos
- 8 de novembro – Brands Hatch – corrida noturna – 2 provas de 45 minutos
As transmissões em língua portuguesa ficam a cargo do Portal e TV High Speed Brazil, pelo Youtube, CBTV e multi plataformas.
Excelente trabalho, feito por quem sabe e entende muito. Deu vontade de assistir as corridas, que perdi por compromisso.
ResponderExcluirAlém de apresentar as categorias e seus bólidos, bem como resultados e dados das corridas, com relato objetivo, o Blog contou os melhores momentos, sem perder os melhores detalhes da corrida. Um verdadeiro "High lights" de tudo o que rolou. Irei certamente assistir no YT.