quinta-feira, 7 de outubro de 2021

O curioso fenômeno dos carros “aventureiros de shopping center”


No ano de 1999 a Fiat inovou o mercado automotivo brasileiro ao lançar a versão Adventure da perua Palio Weekend. A proposta era oferecer um modelo fora-de-estrada, mas o carro na sua essência não era um off-road. Não tinha tração integral, requisito básico para um modelo que se propõe a encarar terrenos acidentados.




Palio Weekend Adventure de primeira geração




A segunda geração da Weekend Adventure




A evolução para a terceira geração




A última geração teve a maior mudança no visual



Mesmo com essa característica, o carro caiu nas graças do consumidor brasileiro, que gostou dessa proposta de veículo “aventureiro de shopping center”, um dos apelidos dados a estes carros. Nesta esteira, vieram, além da picape Strada, que ganhou também a sua versão Adventure, outros modelos de série e fora de série, que são oferecidos ao consumidor até hoje.


No caso da Palio Weekend Adventure, os diferenciais eram suspensão mais alta, quebra mato com faróis de milha, pneus com perfil mais alto, estribos laterais, molduras nas caixas de rodas e suspensão com ajuste de curso diferenciado. A agressividade ficava mais no visual do que na dinâmica.


A versão Adventure acompanhou a vida inteira da Palio Weekend, que durou até o ano de 2020. Ao longo da sua evolução, ganhou motor 1.8 de origem GM, interior renovado com instrumentos como bússola e o sistema Locker, que realiza o bloqueio do diferencial, fazendo com que as duas rodas tracionem no mesmo sentido, evitando o “giro em falso”. Foi o único recurso mais efetivo para a prática do off-road na vida da perua e da picape da Fiat.


A Fiat largou na frente neste segmento dos aventureiros urbanos, mas a ideia surgiu alguns anos antes, vindo de um gênio da indústria automotiva nacional: João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, que concebeu o Super Cross, baseado no Supermini, o carro de entrada da Gurgel. O carrinho tinha o visual de jipe, com estepe na tampa traseira, rodas e pneus grandes e maior altura do solo. Tudo isso no início da década de 90.










A seguir, mais alguns exemplos de modelos “aventureiros urbanos” comercializados no país:



Fiat Strada Adventure - a picape da Fiat recebeu a versão Adventure na segunda geração do modelo, depois do sucesso da sua irmã Weekend.










Volkswagen Gol Xtreme - essa versão do aventureira do Gol G2, também conhecido como "bolinha", não foi produzido oficialmente pela Volkswagen, mas sim uma montagem realizada pela concessionária Sopave, aqui de São Paulo, no ano de 2001, motivada pelo sucesso que a linha Adventure fazia naquela época. O Gol "bolinha" recebia um rack de teto, quebra-mato com faróis de milha, apliques escuros na coluna "B", molduras de caixas de roda e altura maior.










Chevrolet Celta Off-road - o "celtinha" de primeira geração também recebeu sua versão "fora-de-estrada". O popular recebia os acessórios tradicionais dos aventureiros da época. O carro não saia da fábrica assim. Quem quisesse o modelo, deveria recorrer a um kit vendido nas concessionárias da marca.









Peugeot 207 Escapade





Volkswagen CrossFox







Toyota Etios Cross





Ford Fiesta Trail




Volkswagen Gol Rallye









Hyundai HB20X





Volkswagen SpaceCross





Volkswagen Saveiro Cross





Fiat Mobi Trekking





Citroën C3 Urban Trail






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