quinta-feira, 13 de maio de 2021

Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos – Temporada de 1988


O ano de 1988 foi a sexta temporada do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos. Entre as marcas, a Volkswagen vinha "nadando de braçada", se consagrando como a grande vencedora. Entre os pilotos, até então não existia um competidor dominante, o que só atraia ainda mais o interesse dos profissionais brasileiros em tomar parte da categoria.



O regulamento para 1988 unificava a classificação do campeonato para carros equipados com motores turbinados e aspirados. Estava determinada a possibilidade da utilização de motores de até 1.600 cilindradas, aliados ao peso regulamentar de 840 quilos e também motores de até 1.142 cilindradas e peso de 800 quilos. Os aspirados agora teriam mais potência para brigar em pé de igualdade com os turbos. A temporada teria um total de 10 etapas, com visitas repetidas a Interlagos e a Jacarepaguá. As provas longas deixavam o calendário - desta feita, muitos pilotos optaram por correr sozinhos.


Pilotos e equipes reclamaram muito da organização do campeonato de 1988. As principais queixas residiam no fato de que cinco corridas coincidiram com provas da Fórmula 1, o que gerava uma concorrência desleal em busca da audiência, uma vez que na categoria máxima do automobilismo Ayrton Senna e Nelson Piquet estavam em evidência, brigando por vitórias e títulos naquela altura. Outros fatos que geravam descontentamento eram a falta de limitação de potência dos motores e também questões de segurança nos autódromos, com falta de uma estrutura adequada em muitas pistas do calendário.



2 Horas de Interlagos – 13/03/1988


Andreas Mattheis começou o ano de 1988 com tudo. Com o tempo de 3m14s85, levou o Passat Turbo ao limite e cravou a pole position. Aliás, os dezesseis melhores no grid em Interlagos - que teria um total de 24 carros - eram modelos turbinados. O melhor aspirado qualificou-se na décima-sétima posição - o Volkswagen Gol de Ricardo e Sérgio Bürger, com o tempo de 3m27s52. Mattheis era um dos vários pilotos que, por conta da adoção das provas mais curtas, passou a correr sozinho.


O grid de largada em Interlagos:


1º - Andreas Mattheis - Volkswagen Passat Turbo - 3m14s85
2º - Chico Serra / Marcos Gracia - Fiat Uno Turbo - 3m14s85
3º - Toninho da Matta / Arthur Bragantini - Fiat Uno Turbo - 3m15s16
4º - Rogério dos Santos - Volkswagen Passat Turbo - 3m15s18
5º - Ingo Hoffmann / Gunnar Volmer - Volkswagen Passat Turbo - 3m15s44








O público de mais de 10 mil pessoas presentes nas arquibancadas de Interlagos viu o pole Mattheis enfrentar problemas logo no início da corrida - o piloto parou no box na volta cinco com problemas em uma mangueira do turbo do seu Passat - e perder a batalha nas primeiras posições. Andreas voltou para a corrida na sétima colocação, começou uma recuperação mas teve um pneu do seu Passat dechapado, no meio do circuito. Voltou lentamente aos boxes, realizou o reparo, caiu para a décima colocação, iniciou outra prova de recuperação e terminou a corrida na quarta posição. Andreas falou ao Jornal O Globo depois da corrida: "não errei na corrida e tive um esquema de box perfeito. Mas de que adianta tudo isto se falta a sorte?"


Quando Mattheis parou na quinta volta, assumiu a ponta então Rogério dos Santos, também de Passat Turbo, que fez uma corrida impecável e venceu a prova. O toque de curiosidade é que Rogério quase não participou da corrida. Sem patrocínios - o Passat de Rogério exibia uma pintura toda branca -, conseguiu uma vaga de última hora na equipe do usineiro carioca João Batista Lysandro Gomes, que também correu em Interlagos e finalizou a prova na décima primeira colocação.





O Passat sem patrocínios do vencedor em Interlagos



Rogério dos Santos falou à Folha de São Paulo depois da vitória: "depois de um início de prova equilibrado, eu apenas administrei o meu carro, que estava extraordinário. Tanto assim que não senti nenhum cansaço". Ao Jornal O Globo, Rogério também falou: "coloquei este carro na pista pela primeira vez na sexta-feira quando o equipamento chegou do Rio de Janeiro. Felizmente, em apenas um treino, conseguimos ajustar a carburação e o turbo e correr bem. Mas o meu carro não andou tudo o que pode. Até a próxima etapa ele estará rendendo vinte porcento a mais."




A alegria estampada no rosto de Rogério dos Santos



Segue o resultado final em Interlagos, com amplo domínio dos turbos nas primeiras posições:


1º - Rogério dos Santos - Volkswagen Passat Turbo - 37 voltas em 2h03m24s47 – média de 140,728 Km/h
2º - Clemente de Farias / Vinicius Pimentel - Fiat Uno Turbo
3º - Fabio Greco / Paulo Judice - Ford Escort Turbo
4º - Andreas Mattheis - Volkswagen Passat Turbo
5º - Fabio Crespi / Jorge Claudio Schuback - Volkswagen Passat Turbo
6º - Ricardo Bürger e Sérgio Bürger - Volkswagen Gol Aspirado


Melhor volta: Andreas Mattheis - Volkswagen Passat Turbo – 3m15s58 – média de 143,996 Km/h



1 Hora do Rio de Janeiro - 02/04/1988


A segunda etapa do campeonato foi realizada juntamente com a programação do Grande Prêmio do Brasil em Jacarepaguá. Com a corrida realizada no sábado à tarde, a vitória foi conquistada por Paulão Gomes, de Passat Turbo. Seguem os três primeiros colocados no Rio:


1º - Paulo Gomes - Volkswagen Passat Turbo - 56min41s38
2º - Ingo Hoffmann - Volkswagen Passat Turbo
3º - Chico Serra - Fiat Uno Turbo








Classificação do campeonato de pilotos após duas etapas:


1º - Clemente de Farias / Vinicius Pimentel - Fiat Uno Turbo - 23 pontos
2º - Rogério dos Santos - Volkswagen Passat Turbo - 20 pontos
3º - Paulo Gomes / Walter "Tucano" Barchi - Volkswagen Passat Turbo - 20 pontos
4º - Gunnar Volmer / Ingo Hoffmann - Volkswagen Passat Turbo - 15 pontos
5º - Paulo Judice / Fabio Greco - Ford Escort Turbo - 14 pontos
6º - Fabio Crespi / Jorge Claudio Schuback - Volkswagen Passat Turbo - 14 pontos



2 Horas de Cascavel - 01/05/1988


O Brasileiro de Marcas e Pilotos rumou para o oeste do estado do Paraná para a disputa da terceira etapa do campeonato, no desafiador traçado de Cascavel. Nos treinos classificatórios a pole position ficou com a dupla Paulão Gomes / Walter "Tucano" Barchi, de Passat, com o tempo de 1m13s31. Os primeiros no grid de largada foram:


1º - Paulão Gomes / Walter "Tucano" Barchi - VW Passat - 1m13s31
2º - Ingo Hoffmann / Gunnar Volmer - VW Passat - 1m13s55
3º - Andreas Mattheis - VW Passat - 1m13s82
4º - Chico Serra / Marcos Gracia - Fiat Uno - 1m13s84


A corrida em Cascavel foi marcada pela chuva forte e por alguns acidentes. Um deles, envolvendo Chico Serra e José Romano Coelho obrigou a direção da prova a interromper a corrida em aproximadamente 30 minutos. A vitória ficou com a dupla Arthur Bragantini e Toninho da Matta, com o Fiat Uno número 31. A prova teve a liderança em boa parte por Ingo Hoffmann - que faz dupla com Gunnar Volmer -, que com problemas de câmbio em seu Passat perdeu a vitória na última volta, para tristeza do "alemão". Restou a ele a segunda colocação no final da prova e, como prêmio de consolação, a liderança do campeonato com 30 pontos conquistados até o momento.


Vencedores: Arthur Bragantini / Toninho da Matta - Fiat Uno (Equipe Sultan/Cofap) - 87 voltas em 2h01m22s - média de 130,806 Km/h




O Uno de Toninho da Matta e Arthur Bragantini

        

Campeonato de pilotos até o momento:


1º - Ingo Hoffmann - 30 pontos
2º - Paulo Gomes / Walter "Tucano" Barchi - 28 pontos
3º - Clemente de Farias / Vinicius Pimentel - 25 pontos



2 Horas de Brasília - 29/05/1988



Os treinos livres em Brasília tiveram como mais rápidos a dupla Gunnar Volmer e Ingo Hoffmann, com o tempo de 2m17s01. Problemas com a organização da prova, envolvendo ausências de fiscais de pista, bandeirinhas, comissários desportivos, balanças e até ambulâncias ameaçaram a não realização do fim de semana de atividades. Apesar destes problemas e de acidentes mais sérios com Cláudio Girotto e também com a dupla Walter Travaglini / Rogério dos Santos, que capotaram o carro, o prosseguimento do fim de semana de atividades foi confirmado. Os acidentados, com carros muito danificados, não participaram da corrida. A pole position ficou com a dupla Gunnar Volmer / Ingo Hoffmann, que já tinham sido os mais rápidos nos treinamentos livres.


Foi uma corrida dura para os equipamentos. Dos 18 carros que largaram, apenas 9 receberam a bandeirada depois de duas horas de corrida. O vencedor da prova, Andreas Mattheis, também não escapou dos problemas técnicos no seu Passat - correu desde a primeira volta sem a terceira marcha. Outros que tiveram problemas de câmbio foram Ingo e Gunnar. Eles cravaram a melhor volta da prova, estavam rápidos, mas a perda da terceira e quinta marchas fizeram com que o melhor resultado para eles fosse a quinta posição ao final da corrida. Em linhas gerais foi uma corrida sem grandes disputas - as grandes movimentações foram mesmo graças às quebras.


Os pilotos falaram à imprensa sobre os problemas de organização que ocorreram em Brasília. Aspas para Ingo Hoffmann, em entrevista para o jornal O Estado de São Paulo: "nada do que aconteceu aqui pode ser considerado dentro dos padrões normais". Chico Serra também deu a sua palavra ao mesmo jornal: "a Confederação Brasileira e o Conselho Técnico Desportivo Nacional não vêm às pistas há dois anos. Mexer no regulamento é sempre muito difícil, ainda mais com a omissão das autoridades. Daí, entende-se a falta de segurança para todos", concluiu Chico, preocupado com os rumos do campeonato.


Resultado final:


1º - Andreas Mattheis - Volkswagen Passat
2º - Paulo Gomes - Volkswagen Passat
3º - Chico Serra - Fiat Uno
4º - Arthur Bragantini / Toninho da Matta - Fiat Uno
5º - Ingo Hoffmann / Gunnar Volmer - Volkswagen Passat
6º - Xandy Negrão - Volkswagen Passat
7º - Clemente de Farias / Vinicius Pimentel - Fiat Uno
8º - Luis Otávio Paternostro - Volkswagen Passat
9º - João Carlos "Capeta" Palhares - Volkswagen Passat
10º - Edson da Annunciação - Volkswagen Passat


Campeonato de pilotos até o momento:


1º - Paulo Gomes - 43 pontos
2º - Andreas Mattheis - 40 pontos
3º - Ingo Hoffmann - 38 pontos
4º - Arthur Bragantini / Toninho da Matta - 30 pontos
5º - Clemente de Farias - 29 pontos
6º - Armando Balbi / João Carlos "Capeta" Palhares - 24 pontos
7º - Chico Serra - 24 pontos



2 Horas de Interlagos - 26/06/1988


O Marcas e Pilotos visitava Interlagos pela segunda vez no ano. Nos treinos livres o Uno Turbo de Toninho da Matta andou bem e cravou o melhor tempo, com a marca de 3m11s06. Na classificação a boa forma dos Unos Turbo se manteve, com a melhor volta e a pole position conquistada pela dupla Chico Serra e Marcos Gracia - o tempo registrado foi de 3m10s71, com média de 147,67 Km/h.


O pole Chico Serra teve sérios problemas no câmbio do seu Uno e abandonou a disputa ainda na primeira volta da corrida. Rogério dos Santos assumiu a ponta após a largada, seguido de Ingo Hoffmann. Foi uma prova muito movimentada, com alternâncias constantes na briga pela ponta. Mas o final teve lances emocionantes. O líder da corrida, Claudio Girotto, precisou parar para reabastecer seu Escort na volta 35, faltando dois giros para o fim. Girotto voltou para pista girando muito rápido, se recuperou e ultrapassou Andreas Mattheis na última volta para conquistar a vitória. Enquanto Girotto comemorava, outros competidores se viam às voltas com problemas de consumo e também mecânicos, como foram os casos de Rogerio dos Santos, Ingo Hoffmann e Paulão Gomes, que foram alijados da briga pela vitória.



Ótimo resultado para o Escort



Resultado final:


1º - Claudio Girotto – Ford Escort Turbo – 37 voltas em 2h02m16s33 – média de 142,036 Km/h
2º - Andreas Mattheis – Volkswagen Passat Turbo
3º - Toninho da Matta / Arthur Bragantini – Fiat Uno Turbo
4º - Rogério dos Santos – Volkswagen Passat Turbo
5º - Armando Balbi / João Carlos “Capeta” Palhares – Volkswagen Passat Turbo
6º - Ingo Hoffmann – Volkswagen Passat Turbo
7º - João Aguiar / Luis Rondinone – Fiat Uno Turbo
8º - Fabio Crespi / Jorge Claudio Schuback – Volkswagen Passat Turbo
9º - José Romano Coelho – Volkswagen Passat Turbo
10º - Marcelo Gomide – Volkswagen Passat Aspirado


Melhor volta da prova: Paulo Gomes - VW Passat - 3m13s51


Classificação do campeonato até o momento:


1º - Andreas Mattheis – 55 pontos
2º - Ingo Hoffmann – 44 pontos
3º - Paulo Gomes – 43 pontos
4º - Toninho da Matta / Arthur Bragantini – 42 pontos
5º - Armando Balbi / João Carlos “Capeta” Palhares – 34 pontos
6º - Rogério dos Santos – 30 pontos



2 Horas de Goiânia - 23/07/1988


Ingo Hoffmann estava satisfeito ao final das provas de classificação em Goiânia. Ele falou à Folha de São Paulo logo após conquistar a pole position com o tempo de 1m30s93 e média de 138,146 Km/h: "o carro esteve muito bem o tempo todo e não temos muito o que mexer para a prova de amanhã".


Os primeiros no grid de Goiânia:


1º - Ingo Hoffmann - VW Passat
2º - Claudio Girotto - Ford Escort
3º - João Carlos "Capeta" Palhares - VW Passat
4º - Andreas Mattheis - VW Passat
5º - Rogerio dos Santos - VW Passat
6º - Paulo Gomes - VW Passat
7º - Walter Travaglini - VW Passat
8º - Xandy Negrão - VW Passat
9º - Chico Serra - Fiat Uno
10º - Fábio Crespi - VW Passat


Foi uma corrida de domínio dos Passats. Ingo, que havia largado na pole, manteve a ponta após a largada e foi escoltado por Rogerio dos Santos. Mas a sorte não os acompanhou até o final e ambos abandonaram a prova com problemas mecânicos em seus respectivos Passats. A vitória ficou com Andreas Mattheis, ampliando sua vantagem nos pontos do campeonato de pilotos, com a segunda colocação conquistada pelos seus companheiros de equipe, a dupla "Capeta" Palhares e Armando Balbi.




Dobradinha dos Passats da equipe Texaco/Petrópolis



Resultado final:


1º - Andreas Mattheis - Volkswagen Passat
2º - João Carlos "Capeta" Palhares / Armando Balbi - Volkswagen Passat
3º - Clemente de Farias / Vinicius Pimentel - Fiat Uno
4º - José Romano Coelho - Volkswagen Passat
5º - Walter Travaglini / Luis Massa - Volkswagen Passat


Classificação do campeonato até o momento:


1º - Andreas Mattheis - 75 pontos
2º - João Carlos "Capeta" Palhares / Armando Balbi - 49 pontos
3º - Ingo Hoffmann - 47 pontos
4º - Paulo Gomes - 43 pontos
5º - Arthur Bragantini / Toninho da Matta - 42 pontos


Na disputa das marcas, a pontuação até o momento era a seguinte:


1º - Volkswagen - 187 pontos
2º - Fiat - 117 pontos
3º - Ford - 47 pontos



2 Horas de Jacarepaguá - 27/08/1988


E a surpresa em Jacarepaguá, palco da sétima etapa do campeonato foi o ótimo desempenho de Chico Serra com seu Fiat Uno, que cravou a pole position com o tempo de 2m13s090 e média de 135,262 Km/h, desbancando o Passat de Andreas Mattheis - segundo mais rápido, com o tempo de 2m14s29. Outro Uno andou bem, o de Toninho da Matta, conquistando a terceira posição no grid.


Serra manteve o bom ritmo na corrida em Jacarepaguá, conquistando a vitória e a melhor volta da prova, em um fim de semana de sonho para o piloto. Serra não conseguiu manter a ponta na largada, sendo superado por Ingo Hoffmann e por Claudio Girotto. Na volta dois, Serra superou Ingo e na sexta volta, retomou a liderança em cima do Escort de Girotto. Foi realmente uma ótima performance dos Fiats Uno no Rio, que tiveram um menor desgaste de pneus que a concorrência. A vantagem foi tanta que Chico recebeu a bandeirada com uma vantagem confortável de nove segundos para o segundo colocado.




Chico Serra e seu Uno, os vencedores no Rio



Serra falou para a Folha de São Paulo depois da corrida, aspas para ele: "os mecânicos conseguiram o acerto ideal de motor e suspensão para a pista carioca, tanto que os nossos dois carros (o dele e o de Toninho da Matta, companheiro na equipe Sultan/Cofap) chegaram em primeiro e terceiro lugares. A tendência agora é eu e Da Matta alcançarmos mais vitórias".


Resultado final:


1º - Chico Serra - Fiat Uno - 51 voltas em 2h00m23s58 - média de 127,8 Km/h
2º - Claudio Girotto - Ford Escort
3º - Toninho da Matta - Fiat Uno


Campeonato de pilotos até o momento:


1º - Andreas Mattheis - VW Passat - 81 pontos
2º - Ingo Hoffmann - VW Passat - 55 pontos
3º - Toninho da Matta - Fiat Uno - 54 pontos


Campeonato de marcas até o momento:


Volkswagen - 205 pontos
Fiat - 149 pontos
Ford - 63 pontos



2 Horas do Rio de Janeiro - 18/09/1988


A boa fase da Fiat se manteve na oitava etapa, que também seria disputada em Jacarepaguá. Na classificação a pole position foi conquistada por Toninho da Matta, que fez a melhor volta em 2m13s63, ligeiramente mais rápido que o tempo da pole conquistada por Chico Serra na etapa anterior, também no Rio. Os mais rápidos foram:


1º - Toninha da Matta - Fiat Uno - 2m13s63 - média de 135,552 Km/h
2º - Rogério dos Santos - VW Passat - 2m14s07
3º - Paulo Gomes - VW Passat - 2m14s11
4º - Chico Serra - Fiat Uno - 2m14s13


E a corrida teve a vitória de Rogério dos Santos, com VW Passat. Foi a segunda vitória de Rogério na temporada, que tinha vencido a etapa de abertura em Interlagos. Chico Serra terminou a prova na segunda colocação. Rogério dos Santos cumpriu a prova em 2h01m25s59, com média de 129,269 Km/h. A melhor volta da corrida também foi de Rogério, com a marca de 2m16s09. A combinação de resultados trouxe o quinto título de marcas para a Volkswagen. Entre os pilotos, a disputa está entre Andreas Mattheis, com 93 pontos e Chico Serra, em uma temporada bastante regular, com 61 pontos. Paulão Gomes é o terceiro na tabela com 57 pontos.



2 Horas de Tarumã – 23/10/1988


O Brasileiro de Marcas rumou para o Sul para a disputa da penúltima etapa de 1988, em Tarumã. A expectativa era da definição do título entre os pilotos, uma vez que Andreas Mattheis tinha uma ótima vantagem. Um resultado entre os cinco primeiros colocados seria suficiente para o carioca levar o caneco para casa.


Sob forte calor, Chico Serra conquistou mais uma pole position, mostrando que os Unos estavam muito rápidos neste fim de campeonato. Seu companheiro de equipe Toninho da Matta foi o segundo mais rápido. Seguem os melhores na classificação em Tarumã:


1º - Chico Serra - Fiat Uno - 1m14s55
2º - Toninho da Matta- Fiat Uno - 1m14s88
3º - Ingo Hoffmann - VW Passat - 1m15s28
4º - Rogério dos Santos - VW Passat - 1m15s30
5º - Cláudio Girotto - Ford Escort - 1m15s31
6º - Xandy Negrão / José Romano Coelho - VW Passat - 1m15s47
7º - Paulo Gomes - VW Passat - 1m15s54
8º - Armando Balbi / João Carlos "Capeta" Palhares - VW Passat - 1m15s76


Largando na nona colocação após quebra de motor de seu Passat nos treinos, Andreas Mattheis fez uma corrida tranquila, sem forçar o equipamento, finalizando a corrida na quarta colocação, resultado suficiente para a conquista do título brasileiro de pilotos para o piloto carioca. Mattheis foi entrevistado pela Folha de São Paulo e mostrou a tranquilidade com a qual administrou a busca pelo triunfo: "o quarto lugar foi um resultado calculado, já que não interessava partir para uma briga pela ponta. Com isso economizei equipamento, realizei uma parada tranquila no box e terminei a prova entre os cinco primeiros, como havia planejado".





Andreas Mattheis garantiu o título de pilotos em Tarumã




O pole Chico Serra, que brigava pelo título de pilotos, abandonou a corrida ainda na oitava volta, com problemas de superaquacimento no seu Uno. A vitória ficou com Claudio Girotto, a primeira do Escort no ano. Este resultado elevou Girotto, que faz um campeonato constante, à vice-liderança da tabela de pilotos. Girotto também falou à Folha de São Paulo: "meu carro estava excelente e sempre contei com a possibilidade de exigir mais dele se fosse necessário. Quando assumi a liderança pela primeira vez, senti que daria para ganhar a prova sem maiores problemas".


Resultado final:


1º - Claudio Girotto – Ford Escort Turbo (Cofap/Golden Cross) – 92 voltas em 2h01m10s850 – média de 137,184 Km/h
2º - Toninho da Matta – Fiat Uno Turbo (Sultan/Cofap)
3º - Ingo Hoffmann – Volkswagen Passat Turbo (Tesa/Juvena/Cofap)
4º - Andreas Mattheis – Volkswagen Passat Turbo (Texaco/Cofap/Petrópolis)
5º - Clemente de Farias / Vinícius Pimentel – Fiat Uno Turbo (Cofap/Unisa/Delp)
6º - Egídio “Chichola” Micci – Volkswagen Passat Turbo (Metaldur)
7º - Walter Travaglini / Luis Massa – Volkswagen Passat (Cofap/Caio)
8º - Armando Balbi / João Carlos “Capeta” Palhares – Volkswagen Passat Turbo (Texaco/Cofap/Petrópolis)
9º - Rogério dos Santos – Volkswagen Passat Turbo (Cofap/Autolatina)
10º - Paulo Gomes – Volkswagen Passat Turbo (HG/Giustino Jóias/Di Metallus)


Classificação do campeonato até o momento:


1º - Andreas Mattheis – 97 pontos (campeão)
2º - Claudio Girotto – 71 pontos
3º - Toninho da Matta – 69 pontos
4º - Ingo Hoffmann – 67 pontos
5º - Chico Serra – 61 pontos
6º - Paulo Gomes – 58 pontos
7º - Armando Balbi / João Carlos “Capeta” Palhares – 58 pontos
8º - Rogério dos Santos – 56 pontos
9º - Clemente de Farias / Vinícius Pimentel – 53 pontos
10º - Arthur Bragantini - 42 pontos


Campeonato de marcas até o momento:


1º - Volkswagen – 259 pontos (campeã)
2º - Fiat – 190 pontos
3º - Ford – 93 pontos



2 Horas de Interlagos - 20/11/1988


Com os títulos de marcas e pilotos definidos antecipadamente, o circo do Campeonato Brasileiro chegou a Interlagos para a realização da última etapa de 1988. Os Unos turbinados continuavam muito rápidos em provas de classificação. Chico Serra biscoitou mais uma pole position no ano, com o melhor tempo em 3m09s85 - média de 148,342 Km/h. O segundo mais rápido foi Rogério dos Santos, de Passat.


Livre de pressão, o campeão Andreas Mattheis foi o vencedor em São Paulo. O carioca largou em sexto e já na nona volta assumiu a liderança da prova. O público de mais de 15 mil pessoas presentes em Interlagos viu a disputa pela liderança nas primeiras voltas entre os Passats de Ingo Hoffmann, Rogerio dos Santos e Andreas Mattheis, acompanhados de perto pelo Escort de Claudio Girotto. Na oitava volta Ingo escapou da pista na rápida curva 1 graças à quebra de um pivô da suspensão dianteira de seu Passat. Na mesma volta, Girotto teve uma quebra de câmbio do seu Escort. A partir daí, Mattheis assumiu a ponta e seguiu para a vitória. Andreas falou à Folha de São Paulo: "foi uma prova tranquila. No início da corrida não forcei muito o ritmo, pois queria deixar para andar mais forte no final". Com o oitavo lugar em Interlagos, Toninho da Matta assegurou o vice-campeonato entre os pilotos, com a vantagem de apenas um ponto para Claudio Girotto, que contou com o infortúnio do abandono.





Mais uma vitória para o campeão Mattheis



Resultado final:


1º - Andreas Mattheis – Volkswagen Passat Turbo - 37 voltas em 2h03m09s72 - média de 141,009 Km/h
2º - Paulo Judice - Ford Escort Turbo
3º - Luis Rondinone / João Aguiar - Fiat Uno Turbo
4º - Fabio Crespi / Jorge Claudio Schuback - Volkswagen Passat Turbo
5º - Ricardo Cosac / Gabriel Franco - Fiat Uno Turbo
6º - Rogério dos Santos - Volkswagen Passat Turbo
7º - José Cherchiai / Hélio Massa - Volkswagen Passat Aspirado
8º - Toninho da Matta - Fiat Uno Turbo
9º - Armando Balbi / João Carlos "Capeta" Palhares - Volkswagen Passat Turbo
10º - Egídio "Chichola" Micci - Volkswagen Passat Turbo


Classificação final do campeonato de pilotos:


1º - Andreas Mattheis - Volkswagen Passat Turbo - 107 pontos
2º - Toninho da Matta - Fiat Uno Turbo - 72 pontos
3º - Claudio Girotto - Ford Escort Turbo - 71 pontos
4º - Ingo Hoffmann - Volkswagen Passat Turbo - 67 pontos
5º - Rogerio dos Santos - Volkswagen Passat Turbo - 62 pontos
6º - Chico Serra - Fiat Uno Turbo - 61 pontos



Mais imagens da temporada de 1988:





Equipe Tesa/Juvena, de Ingo e Gunnar





Fiat Uno dos irmãos Luis e José Pastore





Passat de Jorge Claudio Schuback / Fabio Crespi liderando o pelotão





Denisio Casarini à bordo do seu Escort








Ingo Hoffmann à bordo do Passat





Fiat Uno de Arthur Bragantini e Toninho da Matta






A beleza e o talento feminino na Copa Shell, com a participação de Danusa Palhares








Passat da dupla Gunnar Volmer e Ingo Hoffmann




Uno da dupla João "Bá" Aguiar e Luis Rondinone




O pódio das 2 Horas de Interlagos




Passat de Rogério dos Santos





O campeão Andreas Mattheis em ação





A equipe Texaco/Petrópolis, campeã do Brasileiro de Marcas, que também atuava na Fórmula Ford com os pilotos Ricardo Mattos e Djalma Fogaça






Observação: as fotos aqui reproduzidas foram localizadas na Internet. Se você conhece ou é o autor das mesmas, peço por gentileza entrar em contato com o blog para registrarmos os devidos créditos. Obrigado!

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