quinta-feira, 6 de maio de 2021

Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos – Temporada de 1987



Após a revolução que os motores turbinados geraram no campeonato de 1986, para a temporada de 1987 os organizadores do campeonato criaram uma classificação apartada entre os com carros equipados com motores aspirados, que podiam ter a capacidade volumétrica de até 1.600 cm³ e os turbo-alimentados, que tinham o limite de 1.160 cm³. A medida buscava agradar todos os competidores. O título de pilotos teria a mesma divisão, um campeão de cada sub-categoria.


As equipes vinham reformuladas para 1987. A Volkswagen trazia cinco Passats oficiais, com as seguintes duplas formadas: Xandy Negrão e Toni Rocha, Walter “Tucano” Barchi e Egídio “Chichola” Micci, Ingo Hoffmann e Rogério dos Santos, Andreas Mattheis e Paulo Júdice e Claudio Girotto e José Romano Coelho. A Volks continuava utilizando motores de aspiração natural.


Os Fiats Uno Turbo “da linha de frente” seriam capitaneados pela equipe Milano/HG e teriam um esquadrão formado por Atila Sipos e Silvio Zambelo e Paulo Gomes e Fabio Sotto Mayor. A equipe Banco Bandeirantes/Localiza, de Minas Gerais, prepararia dois Unos turbo para as duplas Vinicius Pimentel/Clemente de Farias e João Aguiar/Luis Rondinone.


A Ford tinha a equipe Greco/Cofap como oficial e continuava o desenvolvimento dos Escorts Turbo, sendo que para esta temporada o carro a ser utilizado era a nova versão do hatch lançada recentemente no mercado nacional. As duplas seriam Fabio Greco/Lian Duarte, Denísio Casarini/Luis Rosenfeld.


Correndo por fora destacavam-se boas duplas que não tinham apoio oficial mas que tinham potencial para buscar ótimos resultados na temporada, como por exemplo a dupla Luiz Evandro Águia e Dedê Gomes, que correriam com um Escort aspirado da primeira geração, além de Toninho da Matta/Gunnar Volmer, Amadeu Rodrigues/Nelson Alexandre, Titônio Massa/Walter Travaglini e Walter Silva/Hélio Massa, todos com Passats aspirados.



1 Hora do Rio de Janeiro – 11/04/1987


Mais uma vez a abertura do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos faria parte integrante da programação do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 em Jacarepaguá. Os treinos classificatórios foram dominados pelos carros turbo, com a melhor volta conquistada por Atila Sipos/Silvio Zambelo. O melhor carro aspirado classificou-se na quinta posição – o Passat de Girotto e Coelho. Segue o grid de largada com as seis primeiras posições:


1º - Atila Sipos / Silvio Zambelo – Fiat Uno Turbo – 2m16s750 – 132,443 Km de média
2º - Fabio Greco / Lian Duarte – Ford Escort Turbo – 2m18s010
3º - Luis Rosenfeld / Denisio Casarini – Ford Escort Turbo – 2m18s186
4º - Clemente de Farias / Vinicius Pimentel – Fiat Uno Turbo
5º - Claudio Girotto / José Romano Coelho – Volkswagen Passat
6º - Ingo Hoffmann / Rogério dos Santos – Volkswagen Passat


Na largada houve um enrosco que envolveu quatro carros: o Passat de Xandy Negrão/Toni Rocha, o Escort de Fabio Greco/Lian Duarte, o Passat de Ingo Hoffmann/Rogério dos Santos e o Passat de Claudio Girotto/José Romano. As batidas prejudicaram todos estes competidores e de cara os retiraram da disputa por posições no topo da tabela.



A largada confusa no Rio


Alheios a toda essa confusão a dupla Atila Sipos/Silvio Zambelo tratou de abrir vantagem com o Uno turbinado. A briga pelo segundo lugar foi muito boa entre o Uno de Vinicius Pimentel/Clemente de Farias e o Escort de Denísio Casarini/Luis Rosenfeld. Entre os carros aspirados, a vitória ficou com o Passat da dupla Ingo Hoffmann/Rogerio dos Santos, deixando a confusão da largada para trás e fazendo uma corrida de recuperação.




O Uno de Atila Sipos e Silvio Zambelo, os vencedores entre os carros turbo




Passat de Ingo e Rogério dos Santos - apesar das avarias na lataria, vitória entre os aspirados




Resultado final:


1º - Atila Sipos / Silvio Zambelo – Fiat Uno Turbo – 1h02m20s
2º - Clemente de Farias / Vinicius Pimentel – Fiat Uno Turbo
3º - Luis Rosenfeld / Denisio Casarini – Ford Escort Turbo
4º - Ingo Hoffmann / Rogério dos Santos – Volkswagen Passat
5º - Claudio Girotto / José Romano Coelho – Volkswagen Passat






O campeonato de marcas via neste momento a liderança da Volkswagen com 61 pontos seguida da Ford com 10 pontos, lembrando que os carros equipados com turbo não computam nesta pontuação.




Claudio Girotto e José Romano terminaram na segunda colocação entre os aspirados





Bonito esquema de cores do Escort de Luiz Evandro Águia e Dedê Gomez




3 Horas de Interlagos – 10/05/1987


A chuva foi a grande presente nos treinos livres em São Paulo e atrapalhou um pouco as pretensões de equipes e pilotos de realizarem os acertos para classificação e corrida. Entre os carros turbo, a melhor marca ficou com o Escort de Fabio Greco com o tempo de 3m18s72. Já entre os aspirados a melhor volta foi de Ingo Hoffmann de Passat, com o tempo de 3m21s60.


No classificatório a pole position foi conquistada pelo Fiat Uno Turbo #64 de Atila Sipos / Silvio Zambelo, com a marca de 3m13s96, a segunda pole consecutiva da dupla. Na segunda colocação mais um Uno Turbo, de Paulão Gomes e Fabinho Sotto Mayor, com o tempo de 3m15s44. Ingo Hoffmann e Rogerio dos Santos foram os melhores entre os carros aspirados, com o tempo de 3m20s63, quase sete segundos mais lentos que o Uno turbo na pole. O segundo melhor tempo entre os aspirados ficou com Xandy Negrão / Toni Rocha.


Os problemas de confiabilidade que assolaram os Unos turbinados na temporada anterior voltaram a assombrar os carros da equipe Milano/HG. Tanto Atila Sipos/Silvio Zambelo quanto Paulão Gomes/Fabinho Sotto Mayor abandonaram a corrida logo no seu começo. Assim, as melhores disputas ficaram por conta dos carros aspirados. Ao final da prova a vitória na classificação geral e entre os carros turbo ficou com a dupla Lian Duarte/Fabio Greco, da equipe Greco/Cofap, a primeira da Ford na temporada. Entre os aspirados a taça ficou com Xandy Negrão/Toni Rocha com Passat, que finalizaram na quarta colocação na geral.


Resultado final:


1º - Fabio Greco / Lian Duarte – Ford Escort Turbo - 54 voltas em 3h00m34s52
2º - Clemente de Farias / Vinicius Pimentel – Fiat Uno Turbo
3º - Luis Rosenfeld / Denisio Casarini - Ford Escort Turbo
4º - Xandy Negrão / Toni Rocha – Volkswagen Passat
5º - João Aguiar/Luis Rondinone - Fiat Uno Turbo
6º - Claudio Girotto / José Romano Coelho – Volkswagen Passat
7º - Toninho da Matta / Gunnar Volmer - Volkswagen Passat
8º - Amadeu Rodrigues / Nelson Alexandre - Volkswagen Passat
9º - Luis Antonio "Titônio" Massa / Walter Travaglini - Volkswagen Passat
10º - Hélio Massa / Walter Silva - Volkswagen Passat



Escort turbo de Fabio Greco e Lian Duarte, os vencedores em Interlagos





Clemente de Farias e Vinicius Pimentel foram bem em Interlagos




A classificação dos pilotos de carros turbinados, depois da etapa em São Paulo, estava assim:


1º - Clemente de Farias / Vinicius Pimentel – Fiat Uno Turbo - 130 pontos
2º - Luis Rosenfeld / Denisio Casarini - Ford Escort Turbo - 120 pontos
3º - Atila Sipos / Silvio Zambelo – Fiat Uno Turbo - 100 pontos
4º - Fabio Greco / Lian Duarte – Ford Escort Turbo - 100 pontos




Luis "Pitoco" Rosenfeld e Denísio Casarini - a constância de resultados os deixavam na vice-liderança entre os carros turbinados no campeonato




Entre os pilotos com carros aspirados, a situação da pontuação era essa:


1º - Claudio Girotto / José Romano Coelho – Volkswagen Passat - 130 pontos
2º - Amadeu Rodrigues / Nelson Alexandre - Volkswagen Passat - 105 pontos
3º - Ingo Hoffmann / Rogério dos Santos – Volkswagen Passat - 100 pontos


Entre as marcas, a classificação tinha a Volkswagen líder com 60 pontos e a Ford com 30 pontos.











3 Horas do Rio de Janeiro - 09/07/1987


O Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos voltava para Jacarepaguá, para a terceira etapa da temporada. Os Unos Turbo andaram bem nos treinos livres e a melhor marca ficou com a dupla Paulão Gomes e Fabinho Sotto Mayor. Entre os aspirados, o mais rápido foi Andreas Mattheis de Passat. Na classificação, Paulão e Fabinho ratificaram a melhor marca, registrando a pole position com o tempo 2m16s33. Foi a terceira pole em três provas disputadas na temporada. Os melhores entre os aspirados foram Ingo Hoffmann e Rogerio dos Santos, com o tempo de 2m19s31, conquistando a sexta colocação na geral. Seguem os melhores do grid no Rio:


1º - Paulo Gomes / Fabio Sotto Mayor - Fiat Uno Turbo - 2m16s33
2º - Fabio Greco / Lian Duarte – Ford Escort Turbo - 2m17s21
3º - Atila Sipos / Silvio Zambelo – Fiat Uno Turbo - 2m17s29
4º - Clemente de Farias / Vinicius Pimentel – Fiat Uno Turbo - 2m17s62


Paulão Gomes falou à Folha de SP após o classificatório: "nós já nos acostumamos com a regulagem do carro. Tivemos duas corridas para acertar o turbo e, em São Paulo, só não ganhamos a prova porque quebrou o freio". Atila Sipos também conversou com a Folha: "fiz sete poles consecutivas e só não consegui essa porque cheguei no autódromo no dia da classificação e tive que acertar o carro durante as tomadas de tempo. Se o carro quebrar, faz parte do jogo. Nós o poupamos em São Paulo e, mesmo assim, ele quebrou". Sipos demonstrava certa preocupação com a confiabilidade do carro turbo, que ainda carecia de um desenvolvimento focado em durabilidade.


Após a largada, Atila Sipos assumiu a liderança, deixando Paulão em segundo, seguido de Fábio Greco e Ingo. Sipos e Paulão abriram dos demais e começaram uma luta pela ponta da corrida. Quem largou mal foi Vinicius Pimentel, que partia da quarta posição com o Uno turbo da Localiza/Banco Bandeirantes. Após a parada de box, o líder Atila cedeu o carro ao companheiro Silvio Zambelo, que após 10 voltas do seu turno, passou a ter problemas com a caixa de câmbio do Uno, sobrando apenas a primeira e a quinta marchas. Com sérias dificuldades com o equipamento, Zambelo caiu de produção e perdeu a briga pela ponta. Fabinho Sotto Mayor, que assumiu o carro após o turno de Paulão, precisou realizar mais uma parada de box e também saiu da briga pela ponta. Clemente de Faria, em uma prova de recuperação após a péssima largada de seu companheiro, Vinicius Pimentel, assumiu a ponta após todos estes infortúnios dos adversários e não mais perdeu, conquistando a primeira vitória na temporada. Entre os aspirados, a melhor posição ao final da prova ficou com a dupla Ingo Hoffmann e Rogério dos Santos, que completaram a corrida na quarta posição na classificação geral, na mesma volta dos líderes. Por fim, dos 25 carros que largaram, 17 finalizaram a corrida.



O momento da largada em Jacarepaguá


Após o término da prova, Luis Antonio Greco, chefe de equipe da Ford, ressabiado com o resultado dos Fiats, confessou sua desconfiança à Folha de São Paulo: "eles (os vencedores) andaram quase uma hora e quarenta minutos sem reabastecer. Ninguém consegue isso com um motor turbo".


Após a realização desta terceira etapa, o campeonato de pilotos de carros aspirados tem a liderança da dupla Claudio Girotto / José Romano Coelho, com 185 pontos, seguidos de Ingo Hoffmann / Rogério dos Santos com 170 pontos e em terceiro Amadeu Rodrigues com 151 pontos. Entre os pilotos de carros turbo, após a vitória no Rio assumiu a ponta a dupla Clemente de Farias / Vinicius Pimentel, com 200 pontos, seguidos das duplas da Ford, Luis Rosenfeld / Denisio Casarini com 180 pontos e Fabio Greco / Lian Duarte com 135 pontos. Entre as marcas, a Volks lidera tranquila com 60 pontos seguida pela Ford com 30 pontos.


Resultado final:


1º - Clemente de Farias / Vinicius Pimentel – Fiat Uno Turbo - 71 voltas em 3h00m38s25
2º - Fabio Greco / Lian Duarte – Ford Escort Turbo
3º - Luis Rosenfeld / Denisio Casarini - Ford Escort Turbo
4º - Ingo Hoffmann / Rogério dos Santos – Volkswagen Passat
5º - Paulo Gomes / Fabio Sotto Mayor - Fiat Uno Turbo
6º - Xandy Negrão / Toni Rocha – Volkswagen Passat




Passat de Ingo Hoffmann e Rogério dos Santos em ação




500 Quikômetros de Brasília - 05/07/1987


Após três vencedores diferentes em três etapas, a corrida em Brasília estava cercada de uma boa expectativa para grandes lutas dentro da pista. Paulão e Fabinho conquistaram a segunda pole position consecutiva com o melhor tempo de 2m17s36 no traçado de mais de 5 quilômetros da capital federal. Ingo Hoffmann e Rogério dos Santos pretendiam estrear o primeiro motor turbo entre os VW Passats - de fato, andaram com este motor nos treinos livres - mas problemas com o novo equipamento fez a equipe voltar a instalar o motor aspirado no Passat número 6. Na classificação, foram os melhores entre os aspirados, com o tempo de 2m24s19. Seguem os melhores na classificação entre os turbos:


1º - Paulo Gomes / Fabio Sotto Mayor - 2m17s36
2º - Silvio Zambelo / Luis Otávio Paternostro - 2m18s48
3º - Fabio Greco / Lian Duarte - 2m19s42


Os mais rápidos entre os aspirados:


1º - Ingo Hoffmann / Rogério dos Santos - 2m17s36
2º - Claudio Girotto / José Romano Coelho - 2m24s55
3º - Toninho da Matta / Gunnar Volmer - 2m24s58


E foi um domínio dos Unos turbinados com mais uma vitória - tranquila por sinal - da dupla Clemente de Farias e Vinicius Pimentel, a segunda conquista consecutiva na temporada, consolidando a liderança do campeonato entre os pilotos de carros turbo, com 270 pontos. O primeiro trecho da prova foi polarizado pela dupla Luis Otávio Paternostro e Silvio Zambelo, mas problemas mecânicos fizeram o Uno da equipe cair de produção e finalizar a corrida na nona colocação. Outra dupla que não teve sorte foi a Chichola / Tucano, que brigou em pé de igualdade com os carros turbo, chegando a ocupar a terceira colocação na classificação geral, quando abandonou a corrida faltando 15 voltas para o final. As boas surpresas ficaram por conta da segunda posição da dupla Chico Serra e Marcos Gracia, com Uno Turbo, e a melhor colocação entre os aspirados de Toninho da Matta e Gunnar Volmer, que finalizaram na quarta posição e assumiram a liderança do campeonato de pilotos, com 214 pontos.




Os Unos turbinados andaram bem em Brasília



Resultado final:


1º - Clemente de Farias / Vinicius Pimentel – Fiat Uno Turbo - 3h44m15s79 - média de 134,762 km/h
2º - Chico Serra / Marcos Gracia - Fiat Uno Turbo
3º - Fabio Greco / Lian Duarte - Ford Escort Turbo
4º - Toninho da Matta / Gunnar Volmer - Volkswagen Passat
5º - Andreas Mattheis / Paulo Judice - Volkswagen Passat
6º - Luis Antonio "Titônio" Massa / Walter Travaglini - Volkswagen Passat
7º - Xandy Negrão / Toni Rocha – Volkswagen Passat
8º - Fabio Crespi / Jorge Cláudio Schuback - Volkswagen Passat
9º - Silvio Zambelo / Luis Otávio Paternostro - Fiat Uno Turbo
10º - João Aguiar / Luiz Rondinone - Fiat Uno Turbo
11º - José Catanhede / Délio Cardoso - Volkswagen Passat



3 Horas de Cascavel - 02/08/1987


O circo do Brasileiro de Marcas rumou para a região Oeste do estado do Paraná para a realização da quinta etapa de 1987, no traçado desafiador do autódromo Zilmar Beux, em Cascavel. Quem se deu bem nas classificações foi a equipe Greco/Cofap, que conquistou a pole position com o Ford Escort turbo número 46 da dupla Fabio Greco e Lian Duarte. os líderes do campeonato, Vinicius Pimentel e Clemente de Farias conquistaram a segunda colocação no grid. A novidade para a corrida era finalmente a estreia do VW Passat turbinado da dupla Ingo Hoffmann e Rogério dos Santos, que largaria na sexta posição. Ingo revelou que a equipe optou por não prosseguir com a utilização do turbo na etapa anterior pois tiveram pouco tempo para testá-lo. Aspas para Ingo em entrevista ao Estadão: "agora andamos bastante com o carro e achamos que está na hora de colocá-lo em disputa com os Uno e Escort, que já correm desde o ano passado com turbo."


A corrida em Cascavel foi bem movimentada e teve lances dramáticos no seu final. Na penúltima volta de prova, os líderes na classificação geral pararam no meio da pista com pane seca. Os líderes entre os aspirados, o Passat de José Romano e Claudio Girotto também pararam por falta de combustível. Quem teve também uma etapa para esquecer foi a dupla Ingo Hoffmann e Rogério dos Santos, que assumiram a ponta ainda na primeira volta - uma bela largada - e lideraram a corrida com folga na primeira hora da competição, mostrando força na estreia do novo equipamento. O infortúnio veio na parte final da corrida, quando tiveram problemas nos freios traseiros do Passat turbo. Ingo e Rogério finalizaram a prova na quinta colocação.


A vitória em Cascavel ficou então com a dupla Denisio Casarini / Luis Rosenfeld com o Escort turbo da equipe Greco/Cofap. Entre os aspirados, a vitória ficou com o Passat de Toninho da Matta e Gunnar Volmer. O campeonato de pilotos de carros turbo, após a prova no Paraná, seguia assim:




Gunnar Volmer (ao volante) e Toninho da Matta, os vencedores entre os aspirados em Cascavel




1º - Clemente de Farias / Vinicius Pimentel - 330 pontos
2º - Luis Rosenfeld / Denisio Casarini - 240 pontos
3º - João Aguiar / Luiz Rondinone - 220 pontos


A classificação entre os pilotos de carros aspirados estava assim:


1º - Toninho da Matta / Gunnar Volmer - 284 pontos
2º - Claudio Girotto / José Romano Coelho - 250 pontos
3º - Andreas Mattheis / Paulo Júdice - 245 pontos



12 Horas de Goiânia - 22/08/1987


A sexta etapa do campeonato de 1987 trazia a primeira corrida de longa duração da temporada em Goiânia. O endurance em Goiânia trazia preocupações para as equipes que tinham carros turbinados, prevendo problemas de durabilidade de equipamento - principalmente de motor e freios.


Nos treinos classificatórios a vantagem dos turbos prevaleceu, como vinha sendo em toda a temporada, e os mais rápidos foram Silvio Zambelo e Luiz Otávio Paternostro. O Passat turbo de Ingo Hoffmann e Rogerio dos Santos mostrou boa evolução e conquistou a quarta colocação para grid de largada. A prova teria a tradicional largada à meia-noite de sábado para domingo e teria a participação de um total de 29 carros. O evento contou com mais de 20 mil torcedores na arquibancada por todas as 12 horas de disputa - o maior registro de público até então em 1987.


A corrida, como prevista, foi dura para os equipamentos - apenas 14 carros finalizaram a corrida, dos 29 que largaram. A equipe Greco/Cofap foi uma das que sofreu com desgaste dos freios e teve que realizar três paradas para substituição das pastilhas dos Escorts. A menor complexidade e esforço mecânico demandado pelos motores aspirados foi preponderante na corrida. Os carros nesta configuração dominaram a prova.


Os vencedores, Xandy Negrão e Toni Rocha assumiram a ponta da prova no início da manhã - às 6h30, quando Paulão Gomes e João "Capeta" Palhares abandonaram a prova com problemas na caixa de câmbio do Uno Turbo. Quem também esteve às voltas com problemas mecânicos foi o trio Ingo Hoffmann / Rogério dos Santos / Walter Travaglini, que tiveram um estouro de uma mangueira de água no Passat.


A vitória de Xandy Negrão / Toni Rocha com o Passat foi a primeira do ano de um carro aspirado. Na segunda posição, mais um Passat, da dupla Toninho da Matta e Gunnar Volmer, que com o ótimo resultado ampliaram a liderança no campeonato de pilotos, com 349 pontos. O melhor carro turbo finalizou a corrida na terceira colocação - o Uno de Clemente de Farias / Vinicius Pimentel / João Aguiar.




A vitória do Passat de Xandy Negrão e Toni Rocha foi a primeira de um carro aspirado na classificação geral



Resultado final:


1º - Xandy Negrão / Toni Rocha – Volkswagen Passat - 388 voltas - média de 123,746 Km/h
2º - Toninho da Matta / Gunnar Volmer - Volkswagen Passat
3º - Clemente de Farias / Vinicius Pimentel / João Aguiar - Fiat Uno Turbo
4º - Chico Serra / Marcos Gracia - Fiat Uno Turbo
5º - Luis Rosenfeld / Denisio Casarini / Edmar Ferreira - Ford Escort Turbo
6º - Luis Otávio Paternostro / Silvio Zambelo - Fiat Uno Turbo
7º - Andreas Mattheis / Paulo Júdice - Volkswagen Passat
8º - Fábio Crespi / Jorge Claudio Schuback - Volkswagen Passat
9º - Fernando Goulart / Urbano Fernandes Jr. / Antonio Servulo - Volkswagen Passat
10º - Elpídio Brandão / Leonardo Campos / Carlos Santillo - Volkswagen Passat




A Volkswagen não perdeu tempo e aproveitou a vitória para fazer propaganda





2 Horas de Jacarepaguá - 13/09/1987


O Brasileiro de Marcas aportava pela terceira vez na temporada no autódromo de Jacarepaguá, para uma prova de duas horas. Nos treinos, que tiveram asfalto molhado, Paulão Gomes e João Carlos "Capeta" Palhares começavam a despontar como favoritos, marcando a melhor volta em 2m28s17. Entre os aspirados os mais rápidos foram José Romano Coelho e Claudio Girotto de Passat.


Paulão e Capeta realizaram uma excelente prova no Rio, vencendo praticamente de ponta a ponta no circuito de Jacarepaguá. Na segunda colocação finalizaram Chico Serra e Marcos Gracia, também de Uno turbo. Era esperado que, na volta de uma prova "tiro curto", os turbinados se sobreporiam aos aspirados. Por falar neles, a briga na categoria foi emocionante entre Xandy Negrão/Toni Rocha - sexto colocados na classificação geral e os vencedores na classe -, e Claudio Girotto/José Romano.


Na categoria Turbo a dupla Clemente de Farias e Vinicius Pimentel lideravam neste momento o campeonato de pilotos com a tranquilidade dos 455 pontos conquistados até então. Para levar a taça para casa, dependiam de apenas dois terceiros lugares nas três corridas restantes. A disputa entre os pilotos da categoria Aspirados via como líderes sólidos a dupla Toninho da Matta e Gunnar Volmer, com 404 pontos conquistados até aqui. Entre as marcas, a Volkswagen conquistava por antecipação o título, com 140 pontos, contra apenas 60 pontos da Ford.



Uno de Marcos Gracia/Chico Serra e Escort de Fabio Greco/Lian Duarte na disputa em Jacarepaguá




Passat de Walter "Tucano" Barchi e Egidio "Chichola" Micci




Resultado final - categoria Turbo:


1º - Paulo Gomes / João Carlos "Capeta" Palhares - Fiat Uno Turbo
2º - Chico Serra / Marcos Gracia - Fiat Uno Turbo
3º - Fabio Greco / Lian Duarte – Ford Escort Turbo
4º - Clemente de Farias / Vinicius Pimentel – Fiat Uno Turbo
5º - Luis Rosenfeld / Denisio Casarini - Ford Escort Turbo
6º - João Aguiar / Luiz Rondinone - Fiat Uno Turbo


Resultado final - categoria Aspirados:


1º - Xandy Negrão / Toni Rocha – Volkswagen Passat
2º - Claudio Girotto / José Romano Coelho – Volkswagen Passat
3º - Andreas Mattheis / Paulo Júdice - Volkswagen Passat
4º - Toninho da Matta / Gunnar Volmer - Volkswagen Passat




Paulão Gomes e Capeta Palhares, os vencedores no Rio




3 Horas de Guaporé - 04/10/1987


Paulão Gomes e "Capeta" Palhares ratificavam a boa fase marcando o melhor tempo nos treinos livres de Guaporé com a marca de 1m22s00. No classificatório, foram ainda mais rápidos - 1m21s883, com média de 135,495 Km/h - e cravaram a pole position. Entre os aspirados, Xandy Negrão e Toni Rocha foram os mais rápidos com o tempo de 1m24s648. Em Guaporé, uma das novidades era inscrição de mais um Passat Turbo, da dupla Atila Sipos e Amadeu Rodrigues.


Com um grid de 22 carros, sendo 12 da categoria Turbo e 10 da Aspirados, o grid em Guaporé largou para três horas de prova. Os líderes do campeonato entre os pilotos de carros turbo, Clemente de Farias e Vinícius Pimentel venceram a prova ao completar 126 voltas em 3h00m32s03, com média de 128,977 Km/h. O resultado aproximou a dupla do Uno Turbo número 38 do título. Entre os aspirados, a vitória - tranquila - ficou com a dupla Xandy Negrão e Toni Rocha, a terceira da dupla na temporada. Mas o ótimo resultado não foi suficiente para retirar da liderança do campeonato a dupla Toninho da Matta e Gunnar Volmer.




Vitória para os líderes do campeonato entre os turbos, Clemente de Farias e Vinicius Pimentel




2 Horas de Cascavel - 08/11/1987


O Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos de 1987 encaminha-se para o seu final. A penúltima etapa era um retorno a Cascavel. Na etapa de agosto as vitórias ficaram com os líderes de cada categoria, Vinicius Pimentel/Clemente de Farias e Toninho da Matta/Gunnar Volmer.


Os treinos livres foram debaixo de bastante chuva e recheados de rodadas, saídas de pista e batidas. Egídio "Chichola" Micci rodou na saída da rápida curva do bacião e estampou o guard-rail com seu Passat. Após esta pancada, os pilotos evitaram sair à pista com receio de danificar o equipamento. Os mais rápidos foram Marcos Mota e João Batista de Passat com o tempo de 1m16s.


A corrida foi vencida pelo Escort de Lian Duarte e Fábio Greco. Clemente de Farias e Vinicius Pimentel finalizaram a prova e conquistaram o título da categoria Turbo. Na categoria Aspirados a vitória ficou com o Passat de Claudio Girotto e Elio Seikel. Com os resultados, o campeonato da categoria tinha como líderes Toninho da Matta/Gunnar Volmer, com 519 pontos, seguidos de Paulo Júdice com 462 pontos.


Entre as marcas, a Volkswagen, com os resultados de Cascavel, conquistou antecipadamente o quarto título da história do campeonato.


Resultado final:


1º - Fabio Greco / Lian Duarte – Ford Escort Turbo
2º - João Aguiar / Luiz Rondinone - Fiat Uno Turbo
3º - Clemente de Farias / Vinicius Pimentel – Fiat Uno Turbo





Festa da equipe Greco/Ford com a vitória da dupla Fabio Greco / Lian Duarte




3 Horas de Interlagos - 22/11/1987


Com o título de pilotos na categoria Turbo definidos, uma das grandes atrações da última etapa em São Paulo era a briga pela taça na categoria Aspirados. A pole position em Interlagos ficou com a dupla Chico Serra e Marcos Gracia, com Uno Turbo, com o tempo de 3m13s04, seguidos de Silvio Zambelo/Luis Otavio Paternostro, também de Uno Turbo, com o tempo de 3m15s13. Ao final da classificação, o mineiro Toninho da Matta falou à Folha de São Paulo sobre as táticas para a corrida: "acertamos o carro para não forçar o motor de forma alguma."


Chico e Gracia foram impecáveis, lideraram a corrida em toda a sua extensão e venceram a prova na classificação geral. Os Escorts turbinados tiveram uma péssima etapa, ambos abandonando a prova com problemas de motor. Entre os aspirados, a vitória ficou com Xandy Negrão e Toni Rocha, mas não foi suficiente para vencer o título, que ficou com Toninho da Matta e Gunnar Volmer, que terminou na décima terceira colocação, conquistando os pontos necessários para levar o caneco.




Vitória categórica de Chico Serra e Marcos Gracia



Resultado final:


1º - Chico Serra / Marcos Gracia - Fiat Uno Turbo - 53 voltas em 2h57m54s - média de 140,743 Km/h
2º - Clemente de Farias / Vinicius Pimentel – Fiat Uno Turbo
3º - Xandy Negrão / Toni Rocha – Volkswagen Passat
4º - Claudio Girotto / José Romano Coelho – Volkswagen Passat
5º - Paulo Judice - Volkswagen Passat







Classificação final do campeonato - categoria Turbo:


1º - Clemente de Farias / Vinicius Pimentel – Fiat Uno Turbo
2º - João Aguiar / Luiz Rondinone - Fiat Uno Turbo
3º - Luis Rosenfeld / Denisio Casarini - Ford Escort Turbo
4º - Chico Serra / Marcos Gracia - Fiat Uno Turbo
5º - Fabio Greco / Lian Duarte – Ford Escort Turbo


Classificação final do campeonato - categoria Aspirado:


1º - Toninho da Matta / Gunnar Volmer - Volkswagen Passat
2º - Paulo Júdice - Volkswagen Passat
3º - Xandy Negrão / Toni Rocha – Volkswagen Passat
4º - Andreas Mattheis - Volkswagen Passat
5º - Claudio Girotto - Volkswagen Passat




Vinicius Pimentel / Clemente de Farias, os campeões entre os carros turbinados





Toninho da Matta e Gunnar Volmer, os campeões entre os carros aspirados





Na propaganda de apresentação da linha 87 do Passat, a Volkswagen fazia o "link" com as pistas de corrida





Mais imagens da temporada de 1987:




Laércio Justino







Luiz Evandro Águia à bordo do Escort aspirado em uma das etapas em Jacarepaguá








Marcos Gracia / Chico Serra




A carioca Danusa Palhares




Claudio Girotto /José Romano Coelho







A indústria de auto-peças utilizando a projeção do Marcas e Pilotos para promover os seus produtos na propaganda - amortecedores HG e Cofap:









Largada das 3 Horas de Interlagos





A dupla Fábio Greco / Lian Duarte recebendo a bandeirada nas 3 Horas de Interlagos





Passat de Ingo Hoffmann / Rogério dos Santos







Pódio das 3 Horas de Interlagos





Toninho da Matta na pilotagem do Passat





Passat de Xandy Negrão e Toni Rocha





Observação: as fotos aqui reproduzidas foram localizadas na Internet. Se você conhece ou é o autor das mesmas, peço por gentileza entrar em contato com o blog para registrarmos os devidos créditos. Obrigado!

2 comentários:

  1. Sensacional este documento, Carelli! Amo VW Passat e quando criança torcia para a dupla Toninho da Matta e Gunnar Volmer.

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  2. Legal, obrigado! Continue ligado que vem mais episódios do Brasileiro de Marcas e Pilotos. Abraço!

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