sexta-feira, 8 de março de 2019

Blog do Carelli Entrevista - Especial Dia Internacional da Mulher - Raysa Pacheco



Como tradicionalmente fazemos aqui no Blog, no Dia Internacional da Mulher realizamos uma entrevista especial com representantes do sexo feminino que praticam alguma atividade relacionada ao mundo do automóvel e do automobilismo.


Nesse ano, conversamos com Raysa Pacheco. Carioca de 26 anos e formada em Gastronomia, Raysa é praticante do fora de estrada. Conheci Raysa no evento Arena Jeep, há duas semanas. Ela foi uma das 7 representantes femininas que deram a instrução do teste drive off-road com os modelos da marca.







Entusiasmado com a forma com que ela passou as instruções e demonstrou os recursos disponíveis no carro testado, resolvi convidar a Raysa para falar um pouco mais desse mundo do fora de estrada e contar para todos que acompanham o Blog algumas curiosidades sobre essa presença feminina no meio.


O resultado da entrevista, com várias fotos pessoais da Raysa na prática do off-road como pano de fundo (clique para ampliar), você confere a seguir:



Blog: Como surgiu a paixão pelo off-road? De que forma você entrou para esse mundo? Há quanto tempo você pratica?

Raysa: Tudo começou quando a minha mãe comprou um Jeep 4x4 e um dia resolveu me chamar para fazer um treinamento off road. Nesse treinamento fui "mordida" pelo bicho do 4x4, o medo foi embora e foi substituído por uma nova paixão.



Blog: Quais são as dificuldades na prática dessa modalidade?

Raysa: Não chega a ser uma dificuldade, mas os obstáculos são sempre os maiores desafios, na maioria das vezes você não sabe os obstáculos que poderá enfrentar.


Blog: E quais são as coisas boas que a prática do off-road pode trazer?
Raysa: Liberdade para ir mais longe e chegar onde poucos conseguem e passear com diversão em lugares incríveis.



Blog: Quais são as dicas ou conselhos que você pode dar às mulheres que estão interessadas em entrar para competições de fora de estrada?

Raysa: Primeiro conheça bem o seu carro e confie no potencial dele, depois confie em você mesma. Se possível, faça algum tipo de treinamento para saber tanto os seus limites quanto os limites do seu carro, isso faz toda a diferença para a prática segura do esporte.






Blog: Você participa de competições oficiais, como por exemplo, rallys de regularidade e/ou velocidade? Se não, tem intenção de participar no futuro?

Raysa: Nunca participei, e ainda não pensei nessa possibilidade. Por enquanto fico apenas em passeios e expedições 4x4, aproveitando e conhecendo lugares e o carro. Mas quem sabe um dia!?!





Blog: Você enfrentou alguma dificuldade ou preconceito ao entrar para esse mundo que essencialmente é masculino?

Raysa: Não, meu primeiro contato com o off road foi em um treinamento e por sorte tinham mais mulheres do que homens, então nos unimos e desde então sempre fomos muito respeitadas no que fazemos. Caso isso aconteça, acredito que não será um problema, calamos o preconceito fazendo bem o que sabemos.


Blog: Você tem algum fato curioso, engraçado ou até mesmo dramático para nos contar relacionados às suas experiências no fora de estrada?

Raysa: Sempre tem histórias quando estamos em comboio.

Volta e meia fazemos passeis em grupo, não para viajar, mas por diversão, fugir um pouco da rotina do asfalto e ir para a terra, que é onde o 4x4 gosta de brincar. Nesses passeios sempre contamos com pelo menos dois carros de apoio, um puxando o comboio e outro fechando.

No último, o motorista de um desses carros, para aparecer, passou correndo para fazer um resgate e acabou caindo numa vala e atolando a ponto de ter que ser rebocado. Nessas situações, sempre tem os curiosos que querem filmar do melhor ângulo e nesse dia acabaram tomando banho de lama na hora que o carro acelerou para tentar sair.






Blog: Por fim, quais são os seus planos futuros em relação ao fora de estrada?

Raysa: Esse ano os planos são ir ao Ushuaia e ao Jalapão. Se tudo der certo esses serão os próximos destinos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário