A primeira edição da Londrina 600 Speed Fest ocorreu no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, no sábado, 29 de novembro. A prova foi idealizada para ter 600 km, equivalentes a 197 voltas, ou uma duração máxima de 4 horas, com a bandeira quadriculada prevista para, no máximo, às 21 horas. O evento foi um esforço para restabelecer a tradição de corridas de longa duração no traçado de 3.055 metros Londrina, e a próxima edição já está confirmada para 20 de junho de 2026. O grid abrigou uma variedade de carros, como os protótipos MRX e Spyder, Aldee, Stock Car V8, Ford Ka e Volkswagen Gol. A liderança e organização da prova ficou à cargo de Luc Monteiro, que já organiza as Gold´s Classic e Turismo.
A pole position foi conquistada pelo MRX com motorização Audi Turbo número 300, da classe P2, pilotado pela dupla Rodrigo Bonora e Igor Taques. Logo na largada, Edras Soares, pilotando o Vectra Stock Car #7, equipado como o fantástico motor Ford Coyote, deu uma forte travada de pneus na primeira curva. O Stock da família Soares estava sendo testado em preparação para as 12 Horas de Tarumã, neste mês de dezembro. O Vectra teve um início complicado, recebendo um drive-through por permanecer menos de 3 minutos e meio nos boxes em uma parada e sofrendo um furo de pneu. O abandono do Stock V8 veio infelizmente após cerca de meia hora de prova.
O protótipo Mamba Negra #96, pilotado por Marcelo Servidone enfrentou problemas eletrônicos e na linha de injetores. Servidone rodou na pista, causando a primeira bandeira amarela e a entrada do Safety Car. Apesar dos problemas, a equipe persistiu e retornou à pista diversas vezes. O vice-líder inicial, Blay Júnior, no MRX Audi Turbo #73, também rodou, forçando a entrada de um segundo Safety Car na prova.
Após cerca de 40 minutos de prova, o líder, Rodrigo Bonora, no MRX #300, foi forçado a abandonar a corrida devido à quebra da quarta marcha do câmbio. A liderança foi então assumida pelo protótipo MRX #77, da classe P3, pilotado pela família Soares (Juarez, Esdras e Edras Soares).
O Gol #71 da categoria Turismo A, tripulado por Toninho Espolador, David Dalpizol e Rafael Possente, surgiu como o principal desafiante na classificação geral. Rafael Possente pilotou de forma extremamente agressiva e a equipe tentou uma estratégia ousada, permanecendo na pista por mais de 2 horas sem paradas, flertando com a liderança geral.
A equipe LT Racing, com o MRX #73 (Blay Júnior, Zé Vilela e Leandro Totti), enfrentou problemas recorrentes, incluindo o carro entrando em modo de segurança por superaquecimento. O momento mais complicado ocorreu durante um pit stop quando o combustível vazou no reabastecimento, causando um incêndio ao entrar em contato com as partes quentes do carro. O chefe da equipe, Leandro Totti, que estava no carro, sofreu queimaduras nas mãos e rosto, mas estava consciente e foi atendido.
O Ford Ka #4 (Guilherme Silva, Eduardo Senra e Eduardo Teixeira) teve seu fim de prova decretado devido à quebra do coxim do motor. Na reta final, o Gol #71, já com David Dalpizol ao volante, sofreu um problema, parando na pista a 22 minutos do final (suspeita de problema no câmbio). O Aldee #40 da família Pardo, que disputava a P4, também parou na pista após sair dos boxes.
O MRX #77 da família Soares completou 143 voltas e garantiu a vitória geral, sendo a segunda vitória consecutiva da família em uma grande prova de longa duração em Londrina, após vencerem os 500 km de São Paulo em 2023.
Resultados Finais:
A corrida foi concluída após 4 horas, com 143 voltas completadas
1º - Edras Soares, Esdras Soares e Juarez Soares - MRX #77 – Categoria P3
2º - Mário Marcondes, Pedro Marcondes e Franco Borghesi - Spyder #26 – Categoria P4
3º - Admir Pardo, André Pardo e Diego Pardo - Aldee #40 – Categoria P4
4º - Toninho Espolador, David Dalpizol e Rafael Possente - Gol #71 – Categoria Turismo A
5º - Luiz Fernando Mussi, Guilherme Mussi e Douglas Januário - Gols #0 e #22 – Categoria Força Livre / Turismo B
6º - Blay Junior, Zé Vilela e Leandro Totti - MRX Turbo #73 – Categoria P2
7º - Guilherme Silva, Eduardo Senra e Eduardo Teixeira - Ford Ka #4
8º - Edras Soares e João Cardoso Neto - Vectra Stock Car Ford Coyote #7
9º - Marcelo Servidone, Marcelo Henriques e Enzo Sala – Protótipo Mamba Negra 2S #96
10º - Rodrigo Bonora e Igor Taques - MRX Audi Turbo #300 – Categoria P2












Nenhum comentário:
Postar um comentário