O Calibra Lotus construído pela preparadora alemã ARTZ em 1992 é um modelo único. Apenas um exemplar foi idealizado e preparado por Günter Artz, um construtor de carrocerias conhecido pelo estilo de combinar carros do dia a dia com um desempenho forte.
Engenharia e Modificações Estruturais
A Artz utilizou um Lotus Omega que estava completamente destruído, reconstruiu-o, e inseriu sua mecânica sob a carroceria de um Opel Calibra. O projeto, que concebeu o Lotus Calibra em 1992, envolveu a transferência de toda a mecânica, transmissão, rodas, sistemas de suspensão e eixos e interiores do Omega para o cupê.
Para acomodar o conjunto mecânico do Omega, a estrutura do Calibra foi completamente modificada: o carro teve que ser alongado em 20 cm e alargado em 10 cm. As modificações na carroceria não incluíram extensões de para-lamas. Em vez disso, a carroceria foi cortada no meio e alargada. Diversas partes foram modificadas, incluindo o teto, o para-brisa, o vidro traseiro, o porta-malas, o capô e os para-choques. Em termos de alongamento, a frente possui um pequeno balanço, mas foram principalmente as portas e janelas que foram estendidas.
O resultado da invenção foi um Calibra com 377 cavalos de potência e uma velocidade máxima superior a 280 km/h.
![]() |
Nenhum comentário:
Postar um comentário